sexta-feira, 4 de abril de 2008

IV. A ALIENAÇÃO TRAZIDA PELA TELEVISÃO

Todos nós sabemos que os meios de comunicação são muito importantes para informar as pessoas sobre acontecimentos de seu bairro, país e mundo. O principal deles é a televisão, isto porque, todas as pessoas têm um aparelho de televisão em casa, porém, nem todas as pessoas têm o hábito de ler jornais, ouvir rádio ou não tem acesso à Internet.
Apesar disso, a televisão não usa sua influência para informar as pessoas, mas sim para influenciá-las, e existem vários exemplos para comprovar esse fato.
Primeiramente, podemos pensar no poder que a televisão exerce politicamente nas pessoas. A televisão não mostra com imparcialidade as idéias políticas de cada partido, o que ela faz é mostrar tais idéias, o que no final influencia na opinião dos telespectadores.
Em segundo lugar, a televisão atualmente está preocupada em vender produtos, os comerciais de roupas, acessórios e outras coisas são exemplo disso. Então, ela é mais um objeto a serviço do capitalismo.
Por fim, vemos que a televisão tende para uma posição de política de “pão e circo” na sociedade brasileira, pode-se falar disso porque percebemos que a televisão está mais preocupada em distrair e desviar a atenção de nossa população com programas de entretenimento, como “Big Brother Brasil” e novelas, do que de informar sobre problemas políticos e sociais brasileiros. Dessa forma, concluímos que a televisão se desviou de sua função e atualmente seu papel é de alienar o povo.

Bárbara Mendes 1102

Sexta-feira, Março 28, 2008

38 comentários:

Anônimo disse...

Eu não concordo inteiramente. A função da televisão sempre foi de entretenimento, um meio de diversão e comunicação entre todos. Sim, ela não transmite tudo com imparcialidade nem exatidão e pode afetar muitas vezes a opinião do povo. Mas quando surgiu, estava óbvio que seria para influenciar as pessoas! Um produto capitalista (como disseram no texto) que está lá para distrair a população. Talvez esteja sendo ridicula, mas acho que a televisão desempenha o seu papel muito bem, exatamente porque seu objetivo sempre foi alienar as pessoas!

Catarina Schumann disse...

Certamente, e essa alienação não causa problemas só pra aquela pessoa, ela resulta principalmente na política!Colocando no poder aquele político q não sabe lhe dar com sua profissão! A tv realmente só serve para distrair e fazer a cabeça das pessoas, além de tornar o mundo bem mais capitalista!




E quem ganha com a alienação não é o povo, mas os que estão no topo, pois são neles que os "alienígenas" vontam, beneficiam e compram coisas. Eu luto para nãu me transformar em uma "alienígena", mas hoje em dia esta cada vez mais difícil porque até os jornais, rádios e revistas também fazem parte da alienação; como por exemplo colocando uma só visão dos fatos, no que eles falam, que é a visão deles e que sirva para beneficiar somente a eles.


Concordo com você, realmente a tv influência muito as pessoas e infelizmente muitas delas não percebem isso, não sabem que estão sendo influenciadas e outras muitas vezes nem ligam também pra isso, acham por exemplo que votar não é nada e esquecem que o nosso futuro está apenas em nossas mãos.


concordo com voce barbara, a televisao esta ligada ao que realmente o povo gosta de ver, que sao as novelas, seriados e filmes. Porem, desta forma so estaremos desviando toda a cultura e pensamentos importantes que a televisao poderia ter passado para todos.



Verdade, a televisão por ser um meio de comunicação que a maior parte da população tem acesso deveria valorizar mais as verdadeira informações e a divulgação de nossa cultura. Infelizmente, atualmente sua maior ultilidade é o entretenimento, com uma programação lamentavel. Parabéns pela sua preocupação com o problema, Bárbara.



Muitos programas na televisão brasileira hoje em dia são realmente inúteis enquanto o nosso país está da maneira que está, assunto no qual abordei no meu texto. Parabéns pelo texto, além de muito bem escrito de qualidade.



Não consigo viver sem ! Porém eu sei que hoje em dia a TV é uma das únicas formas de lazer do povo brasileiro . Mas em troca disso o povo não recebe em troca a qualidade esperada. Porém como é uma das poucas formas de lazer(como eu disse no início ) as pessoas não avaliam desta forma !



Não posso negar, sou uma viciada assumida as novelas, gosto delas, elas me divertem, mas não deixo de discordar com uma única palavra dita pela barbara. a televisão brasileira se "ridiculariza" a cada momento, porém é algo sobre a qual temos pouca influencia... adorei o texto, o tema é interessante e muito discutivel. parabéns !




A TV brasileira vai de mal a pior e infelizmente tenho de concordar, os programas de boa qualidade tem se tornado cada vez mais raro dando lugar aos banais como o já dito e muito famoso "BBB".



A TV apesar de nos prejudicar co algumas programações, eu acho que ela é muito importante nas nossas vidas, pois ela transmite informaçoes sobre nosso país e sobre o mundo, mas quando essas informações estão sendo transmitidas, a a transmissora sempre influencia agente e é influenciada por alguém durante suas transmissões, o que é ruim por um lado e bom por outro.



Parabénsa pelo texto. Fora alguns poucos programas a TV brasileira é completamente inútil, boa iniciativa você começar a protestar. O que é pior é a manipulção que as redes de TV fazem, cabe a nós começar a pensar!



Parece que aqui há um consenso de opiniões sobre a TV. Pena que nem todos tenham essa consciência crítica a respeito! Outro bom texto. Grande abraço: Paredes




A televisão é muito importante para nos informar, mas devemos ter cuidado ao receber essas informações. Muitas vezes ela quer nos fazer pensar de um jeito que não é nosso e com isso todos nós ficamos iguais, pensando do mesmo jeito, seguindo a mesma moda e sem ver a realidade do mundo. 1° ano turma: 1101



Seu texto fala exatamente da realidade que vivemos. A televisão, como qualquer outro meio de comunicação, deveria ser usado para o bem, para difundir conhecimento e cultura, não para manipular ou distrair as pessoas e tirar sua atenção da poítica ou dos escândalos. A Tv não mostra o que acontece pura e simplesmente, mas com opiniões mascaradas que influenciam. É preciso estar atento e saber filtrar o que é realidade e o que não é.




Bárbara O mais lamentável de tudo isso é que temos uma das maiores redes de TV do mundo; a maior da América Latina. Isto quer dizer que teríamos tudo para que a televisão fosse um veículo a serviço da cultura e do crescimento intelectual do público. Porém, como você mesma diz, ela está a serviço da alienação e da aculturação. É lógico que há exceções. Alguns programas fogem à regra geral, mas são insignificantes diante de tanto lixo cultural que vemos por aí; inclusive da mais poderosa. Quanto às informações fornecidas pelos telejornais, são lamentáveis. A manipulação é tamanha que dá medo. Eles noticiam aquilo que convém aos patrocinadores e aos próprios donos das emissoras. A nós, só cabe protestar e reivindicar mais qualidade na programação da TV brasileira. Parabéns pelo texto!Um abraço da sua professora.

Vanessa Kranen disse...

Não posso negar, sou uma viciada assumida as novelas, gosto delas, elas me divertem, mas não deixo de discordar com uma única palavra dita pela barbara. a televisão brasileira se "ridiculariza" a cada momento, porém é algo sobre a qual temos pouca influencia... adorei o texto, o tema é interessante e muito discutivel. parabéns !

Unknown disse...

Um dos meios de comunicação mais utilizados, certamente, e com a intenção, sim, de manipularas pessoas. Afinal, o que mais seria divertido para eles? É fato de que influenciando as pessoas acham uma maneira de ganhar dinheiro e atingir o que querem.
Danielle Manera, n° 11, T:1202

Anônimo disse...

Sou de acordo com tudo o q a Barbara.A respeito da alienação e o o assunto foi muito bem abordado.
Não a muito o que dizer senão parabéns pelo texto =)

Anônimo disse...

O que você disse é verdade, a televisão deveria servir para o entretenimento, mas também para informar e conscientizar o povo. Porém cada vez mais surgem programas fúteis e inúteis que não acrescentam em nada para as pessoas além de programas que influenciam e induzem a população ao consumo.

Anônimo disse...

Realmente a TV hoje em dia, serve tanto para informar, quanto para alienar as pessoas. Existem programas informativos, e programas considerados inúteis, sendo que ambos influênciam a forma de agir das pessoas.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

Muito bom o tema !

A televisão é usada como instrumento para a alienação de pessoas.
Quanto mais vemos televisão, mais nos tornamos adeptos a imagem que a tv passa.
A tv influênica muito na vida das pessoas.
O programa "BBB" mencionado no texto, é um grande ícone dentre os programas de tv que mais influenciam as pessoas através de fofocas, brigas e piadas.
Parabéns pelo belo tema escolhido.
Gabriel Diniz, Nº:3, T:1202

Portilho .. disse...

a televisao serve para informar, entreter e outras coisas...
mas oq vem acontecendo ultimamente, como propagandas inuteis e futeis, é algo q nao nos informa, nao nos entretem, nao executa as basicas funçoes q a tv deveria executar mas sim incentiva o consumo. pq a principio a televisao serveria para informar, entreter e outros...

daniel portilho 1102

Anônimo disse...

E quem ganha com a alienação não é o povo, mas os que estão no topo, pois são neles que os "alienígenas" vontam, beneficiam e compram coisas. Eu luto para nãu me transformar em uma "alienígena", mas hoje em dia esta cada vez mais difícil porque até os jornais, rádios e revistas também fazem parte da alienação; como por exemplo colocando uma só visão dos fatos, no que eles falam, que é a visão deles e que sirva para beneficiar somente a eles.

Anônimo disse...

A televisão é muito importante para nos informar, mas devemos ter cuidado ao receber essas informações. Muitas vezes ela quer nos fazer pensar de um jeito que não é nosso e com isso todos nós ficamos iguais, pensando do mesmo jeito, seguindo a mesma moda e sem ver a realidade do mundo.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Seu texto fala exatamente da realidade que vivemos. A televisão, como qualquer outro meio de comunicação, deveria ser usado para o bem, para difundir conhecimento e cultura, não para manipular ou distrair as pessoas e tirar sua atenção da poítica ou dos escândalos. A Tv não mostra o que acontece pura e simplesmente, mas com opiniões mascaradas que influenciam. É preciso estar atento e saber filtrar o que é realidade e o que não é.

Clarissa 1101

Unknown disse...

concordo com voce barbara, a televisao esta ligada ao que realmente o povo gosta de ver, que sao as novelas, seriados e filmes. Porem, desta forma so estaremos desviando toda a cultura e pensamentos importantes que a televisao poderia ter passado para todos.

nathalia ferreira 1101 n 17

Anônimo disse...

Não consigo viver sem ! Porém eu sei que hoje em dia a TV é uma das únicas formas de lazer do povo brasileiro . Mas em troca disso o povo não recebe em troca a qualidade esperada. Porém como é uma das poucas formas de lazer(como eu disse no início ) as pessoas não avaliam desta forma !

Karla França T: 1102

Faiaia disse...

Bom, quero dizer que esse comentário de que a televisão brasileira "tende para uma posição de política de 'pão e circo'” é muito errado. Se você diz isso baseado em programas como novelas e BBBs, acho que você deveria se informar melhor. O BBB é a versão brasileira de um programa criado nos EUA. Com as mesmas inicias 'BB'. Novelas também existem em muitos outros países, portanto é muito errado generalizar dessa forma. A televisão realmente influencia a opinião das pessoas, ela acaba mostrando coisas, dando informações distorcidas para apoiar suas próprias opiniões e interesses.Mas ainda assim, na minha opinião, o grande problema da nossa sociedade não é a televisão, mas o comodismo das pessoas, que as impede de levantarem-se e pegar um livro pra ler, etc.O comodismo é o grande mal da nossa sociedade. A televisão é só um meio de incentivá-lo.

Ana Flávia T:1201 nº:11

Anônimo disse...

Concordo, porem acho que não podemos serm redundantes.A televisão possui sim um poder de influencia e o usa como bem entende, mas acredito que isso já faça parte de nossa soiedade, vivemos em um pais que vive com bases nesse capitalismo. Mas acredito tamném que nós não podemos achar que a Tv é a vilã da história. A sociendade é que deixa-se influenciar por tais informaçõe. se as pessoas no nosso pais tivessem melhores e maiores condições de estudo talveis elas fossem capaz de destinguir e ter opiniões próprias.

Unknown disse...

Bom, vc afirma que a televisão esta fugindo do seu objetivo. Mas qual é o objetivo da televisão? Instruir? Entreter? Distrair? A televisão não tem nenhum objetivo determinado. Eu concordo que ela tem grande poder de influência, não é imparcial e tem muitos programas com o objetivo único de entreter. Mas não podemos esquecer que são empresas privadas e tem direito de mostrar os programas de acordo com seus interesses comerciais. O nosso problema é a educação ruim e o fato de que muitos brasileiros não tem acesso ao conhecimento. Desse modo, não tem uma consciência crítica em relação às informações que recebem.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Concordo em partes. É certo dizer que a televisão é um objeto do capitalismo, que ela só privilegia apenas uma visão política, por exemplo. Porém, não posso deixar de dizer que os telespectadores só serão influenciados se eles deixarem. Pois conheço várias pessoas que assitem à televisão em grandes proporções e não "se deixam levar" pela mesma.

Carolina G. 1101

Anônimo disse...

Acho que isso depende muito,afinal não podemos olhar por um só lado a tv realmente tem seu lado ruim que com progamas de pouca qualidade que nada trazem de bom para a população, porém também tem seu lado bom ,onde traz informação e cultura e também é uma forma de lazer.






Carolina valle t:1102

blablablah disse...

Completamente concordando com o Bruno, o problema não é a televisão, mas sim a educação subdesenvolvida de nosso país.
Com o estudo, todos criam uma opinião política própria e não se deixam levar pela imparcialidade política dos donos de canais privados.

Antonio 1201

Anônimo disse...

Se " televisão está mais preocupada em distrair e desviar a atenção de nossa população com programas de entretenimento, como “Big Brother Brasil” e novelas, do que de informar sobre problemas políticos e sociais brasileiros", é porque há uma sociedade que permite isso ou que, infelizmente, não possui a instrução para dissernir o que é passado na televisão de sua opinião.
Quem já possui dimensão do papel que a televisão anda tendo deve reivindicar seu direito a informar-se, e, principalmente, estimular outras pessoas a exercitarem sua opinião própria.

Jonathas - T:1201

Anônimo disse...

A televisão sempre foi um meio de incentivar, entreter e também de comunicar. Pode sim alienar as pessoas com programas em que despertam curiosidade e também suspenses. Porém também serve para passar notícias de outros acontecimentos de várias partes do mundo. As propagandas são um meio capitalista, pois está sempre incentivando as pessoas a serem mais materialista e capitalista.

Karina Yamamoto t.:1201

Mariana Amorim disse...

Não concordo que a função da televisão seja só essa, não acho certo generalizar dessa forma, pode se disser realmente que a televisão, os telejornais no caso, nos influência conforme qual parte da verdade os convém que nos saibamos, porém o entretenimento é fundamenta, em uma época em que abrimos os jornais, escutamos na televisão só atrocidades, só crimes e tragédias, é bom esquecer, nem que seja por algumas horas, de tudo isso, para simplesmente ficarmos parados em frente à TV, assistindo um programa “água com açúcar”, só para relaxar!

Mariana Amorim nº13
T:1201

Anônimo disse...

Esse texto é bem parecido com o meu, nao sabia que esse tema já tinha sido abordado, porem...
Sinal de que realmente nos preocupamos com isso!
Concordo com o texto. essa alienaçao alem de trazer males para a pessoa ,acaba influenciando de manera geral a populaçao.
precisamos distinguir as informaçoes as quais nos sao jogadas.E acredito que podemos usufruir da televisao e outros meios como lazer.

Sofia Maia
T:1201

Unknown disse...

Concodo em parte no que esta escrito nesse texto,a televisão concerteza enfluência as pessoas
mais também tem seus lados bons,
claro que passa programas inuteís como big brother mais não se resumi
só nisso ela também te informa várias coisas por exemplo:
onde foi que você ouviu falar primeiro do mensalao?
e onde você ouviu quantas pessoas
morreram de no Rio dengue esse ano?
aposto que foi na TV,ela serve pra muitas coisas boas e se você fizer um bom uso dela ela só te influenciara positivamente

Anônimo disse...

Concordo com você, a televisão manipula a mente dos telespectadores, direcionando-os a um determinado ponto de vista. Assim, tornamo-nos marionetes, incapazes de pensar.

Patrícia disse...

Eu concordo em parte com você.
Afinal a televisão foi criada mais para o entretenimento da população do que para nos fornecer notícias do que está acontecendo no mundo.

Patrícia Viana Carapeto
Turma:1202 número:14

Patrícia disse...

Eu concordo em parte com você.
Afinal a televisão foi criada mais para o entretenimento da população do que para nos fornecer notícias do que está acontecendo no mundo.

Patrícia Viana Carapeto
Turma:1202 número:14

Anônimo disse...

A televisão ainda tem uma importante função de nos sintonizarmos com o mundo a fora. Mas com o seu desenvolvimento intenso ela possui variedade de programas para todos os gostos. Basta a pessoa decidir o que assistir se deseja ficar alienada ou sintonizada.
Marisa Bond
T:1202

Matheus disse...

Discordo em parte porque a TV nunca foi inteiramente informacional(canais abertos são piores ainda), ela funciona mais como um entretenimento do que qualquer outra coisa.
Vivemos em um mundo capitalista e querendo ou não todos os meios de comunicaçao possiveis serão usados para nos influenciar e a TV não é diferente.

Anônimo disse...

É correto dizer que a televisão de certa forma influencia a população, que traz mais entretenimento do que notícias. Mas muitas pessoas não têm acesso a outras formas de se adquirir informação, ou seja, não têm internet ou uma revista, um jornal. Além disso, a educação do nosso país é ruim, o que reduz mais ainda o conhecimento. Com isso, a população não tem um ponto de crítica sobre as informações que recebe, pois só tem a televisão como fonte.
Aki Uehara
nº 10 T: 1201

Unknown disse...

Seu texto também mencionou todos os fatos, pois hoje em dia a televisão não tem mais o trabalho de só trazer informações mais sim formar opinião publica, vender produtos e etc. Penso que deveríamos mudar isso mais só depende de cada um...

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

A televisão realmente tenta influenciar muito no modo de pensar das pessoas. Mas ela nos informa também de muitas coisas importantes. Por isso temos que ser formadores das nossas próprias opniões sem nos deixar influenciar facilmente. POruqe temos que concordar que a televisão é um meio extraodinário de entreterimento.
Tassia 1201

Unknown disse...

Não concordo com tudo que disse. Acho que numa sociedade complexa como a de hoje nos permite falar da TV como algo mais abrangente. Podemos dizer, sim, que a televisão aliena as pessoas mas essa não é a sua única função. Ela também tem o objetivo de divertir, entreter a família. Concordo, sim que a mídia influencia demais (e põe demais nisso) a sociedade. A televisão burla resultados afim de satisfazer a população e com isso não pararem de assisti-la.

Unknown disse...

Estou de acordo com tudo o q a Barbara falou.A respeito da alienação e o o assunto foi muito bem abordado.
Não a muito o que dizer senão parabéns pelo texto =)
Joana Feital nº14 turma:1102

Anônimo disse...

Eu acho que a Televisão não perdeu sua função inicial, em certos programas ela realmente nos informa acontecimentos, etc. Penso também que seu objetivo nao era exclusivamente esse, sempre foi uma forma de "fazer o tempo passar", se posso dizer assim! Porém concordo plenamente que nos dias de hoje as proprias pessoas se prendem a televisão por objetivos muitas vezes futéis! Não vo dizer que eu não goste de novelas, gosto sim, mas tenho que concordar que estas são realmente fonte de alienação e que TV hoje quer deixar bem claro sua opnião sobre os assuntos e fazer a cabeça do telespectador!

Natália Oliveira - t:1102

Anônimo disse...

AI ai...pelo o uso excessivo da palavra capitalista aqui vejo muitos comunistas caricatos aqui...o dinheiro desse computador veio daonde mesmo?E o computador?

A tv é um meio de entretenimento não de "alienação da mente por meio de um artificio capitalista"
se a pessoa não tem discernimento para se divertir de uma forma sadia sem se sentir alienado que venda sua tv e vá morar em cuba

Pedro disse...

A televisão nasceu para isso. Enquanto as grandes empresas de mídia
monopolizam o mercado da informação (vide a globosat que detem mais de 70% da rede de comunicação brasileira) e nos distraem com novelas e "big brothers" eles comandam o poder no país.
A record é a principal financiadora de partidos pouco importados com a causa social e muitas vezes os mais corruptos, os sociais-critãos. Corruptos até mesmo na estrutura da própria igreja, são donos da principal industria da fé no Brasil, vendem a crença em Deus e seus pastores lucram milhões com isso, a nova "Compania de Jesus".
A globo é a principal financiadora dos políticos da direita neo-liberal. E o SBT um dos principais filhotes da ditadura militar.
Belo texto, é gratificante ver que outras pessoas também estão conseguindo desmascarar a face feliz do canal de Tv, como o de um final de novela.

Pedro Bras t.:1201