sexta-feira, 4 de abril de 2008

II. AMOR BANALIZADO

Ao pensar nesse assunto, a primeira coisa que me veio à cabeça foi o fato de que no passado as pessoas eram mais românticas, acreditavam em amores verdadeiros e não amavam a qualquer um. Sabiam que esse é um sentimento verdadeiro e puro, sentido com a alma. Atualmente, ouvimos ‘eu te amo’ a qualquer instante, já não faz mais sentido. Hoje, ama-se o amor mais profundo, e amanhã, nada mais disso existe. O sentimento se banalizou; não sabemos mais distingui-lo do real.
Mas existe também o amor como sentimento profundo, como valorizar as pequenas coisas do mundo. Na correria diária do mundo moderno ninguém se preocupa com os abandonados, ou até mesmo, com a vontade de melhorar o nosso país, amar o lugar onde nascemos e vivemos. A falta de amor por aquilo que realmente é nosso, faz com que a cada momento deixemos de lado nossa essência. Se parássemos e observássemos o mundo a nossa volta, veríamos que com simples atitudes de carinho, melhoraríamos cada vez mais nossa sociedade. Mas nos conformamos e preferimos deixar tudo como está.
A própria sociedade capitalista fez com que amássemos cada vez mais o dinheiro e aquilo que se pode comprar. Idolatram-se os bens materiais e acredita-se que são a maior fonte de felicidade. São poucos os que ainda procuram se encantar com um simples pôr-do-sol, essas coisas pequenas, mas que são incrivelmente encantadoras.
Corajosos são aqueles que meio a todo esse esquecimento do significado do verdadeiro sentimento, ainda param para olhar ao lado, vivem o essencial. Aqueles que possuem amor-próprio, amor ao próximo e a vida. Essas são as pessoas realmente felizes de coração.

Isabelle – 1º ano – T: 1103

40 comentários:

Anônimo disse...

O amor foi banalizado! Algo que todos sabemos faz algum tempo, não? Acho que poucas pessoas conseguem reconhecer isso... Os romanticos em sua essencia, os sonhadores e os mais velhos resumem-se, talvez, em uma só categoria: os sobreviventes de um mundo dominado pela materialismo e falta de moral.
O amor deixou de ser um sentimento e tornou-se comercializável, ninguém ama nada! Só as deseja.

Barbara Mendes 1102 disse...

Muito bom texto ! Agora o que importa nessa sociedade capitalista são os bens materiais que cada um tem.

Vanessa Kranen disse...

Fiz um comentário anteriormente, mas vejo que ele não esta no novo blog.
Achei o texto interessantissimo, e concordo plenamente que o amor ja não é mais visto como antigamente e tem amor pelas coisas materiais se valorizou de forma impressionante.
Um assunto foi muito bem abordado Isabelle, parabéns =)

Unknown disse...

Nossa! Texto perfeito... Realmente o amor hoje em dia está assim, mas não se depender de mim. Suspeito muito dos "eu te amo" que escuto, é meio difícil de acreditar. Isso é mais com o tempo, e o que mais vemos por aí são pessoas que dizem "eu te amo" da boca pra fora, para "pegar" alguém ou algo assim. Confesso que às vezes, no sentido de querer amar de verdade, preferiria está vivendo no passado. Mas como isso aqui é o presente...
Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho. Amo não só bens materias(é claro que alguns estão incluídos), mas amo também as coisas mais naturais da vida, uma palavra de solidariedade, um gesto de carinho...
Danielle Manera, 11, T:1202

Anônimo disse...

Fiz um comentário no outro blog porám acho que por motivos técnicos foi perdido, não sei ao certo, mas enfim...

Realmente Isabelle, o amor está banalizado.
Devemos agora, em razão disto, refletir cada vez mais sobre o mundo em que vivemos e valorizar mais o amor que temos pelas pessoas que amamos.
Concoro quando você diz que as pessoas trocam bens da vida por coisas que não tem nada a ver...
Parabéns pelo seu texto e pela escolha do tema.
Gabriel Diniz, Nº:3, T: 1202

Anônimo disse...

Fiz um comentário no outro blog porám acho que por motivos técnicos foi perdido, não sei ao certo, mas enfim...

Realmente Isabelle, o amor está banalizado.
Devemos agora, em razão disto, refletir cada vez mais sobre o mundo em que vivemos e valorizar mais o amor que temos pelas pessoas que amamos.
Concoro quando você diz que as pessoas trocam bens da vida por coisas que não tem nada a ver...
Parabéns pelo texto e pelo tema escolhido.
Gabriel Diniz, Nº:3, T: 1202

Anônimo disse...

Há muito tempo, me peguei pensando nisso. Fiquei matutando como as pessoas dizem que amam as outras praticamente "do nada", hoje em dia.
Mas o que elas não sabem, é que falta esse "amor" dentro de nós, o amor-próprio e essencialmente o verdadeiro amor à vida.
Parabéns Belle, gostei demais!
Carolina G. - 1101

Anônimo disse...

Belle disse bonito.
Mas porém não certo dizer por exemplo o que a larissa disse em relação ao texto "O amor deixou de ser um sentimento e tornou-se comercializável, ninguém ama nada! Só as deseja", isso é pra quem não recebe amor, ou é mal correspondida.O texto foi bem escrito, e em certos pontos de vista até são certas as palavras, mas eunão acho que o amor mude, até porque é im sentimento involuntário, só não é demonstrado como antigamente, até porque o tempo passa, as coisas mudam, as pessoas, seus jeitos.

gabriela berner 1102

Anônimo disse...

Muito bom o texto! Concordo com você, hoje em dia o “eu te amo” é usado muitas vezes quase como “bom dia” dito a toda hora e muitas vezes sem sentimento. As pessoas estão se esquecendo de amar as pessoas e coisas simples e só pensam no dinheiro e nas coisas materiais.

Unknown disse...

concordo, o amor foi extrenamente banalizado, as pessoas nos tempos atuais, so pensam em bens materias, e o que vao ganhar com o que cada um tem.

Anônimo disse...

Realmente, Isabelle. O amor hoje em dia está sendo completamente banalizado. "Eu te amo" é uma frase que você ouve de uma pessoa que conheceu há dias.Algo que só deveria ser dito por alguém que realmente gosta de você, está sendo dito por pessoas que você nem conhece direito, o que é algo que não pode ser verdade, pois só amamos pessoas que temos contato há algum tempo.
Além disso, hoje em dia, os bens materiais têm mais valores que as pessoas, nesse aspecto. Muitos se preocupam muito mais com tais bens do que com as pessoas que vivem ao seu redor. Isso é um dos grandes fatores que faz a sociedade ser como ela é, hoje.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

Fiz o comentario no outro blog e fico triste que tenha sido perdido pois mo dia em que fiz estava inspirada e o comentario esta muito legal (por minha opinião). Como nestes comenários não estou achando o meu do outro blog irei fazer outro, mas me desculpe se não ficar tão bom quanto o outro porque agora não estou tão inspirada.

O amor hoje não é mais amor, dizemos que o amamos algem enquanto não é verdade não é mais o amor verdadeiro que é um amor que não se explica. Hoje em dia falta pessoas que acreditem neste amor verdadeiro, que ningem explica, na verdade as pessoas até tentam explicar o que é o amor! Precisamos de mais pessoas realmente romanticas que acreditem realmente e sem dúvidas no amor.

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto. Eu concordo totalmente com você. Atualmente as pessoas dão mais valor aos bens materiais do que qualquer outra coisa. Com isso elas acabam esquecendo o amor verdadeiro.
Mariana
Nº: 15
Turma: 1101

Unknown disse...

O amor hoje em dia deixou de ser sentimento,virou palavra dita para expressar qualquer sentimento. Antigamente amor era tratado como coisa séria. Quando havia amor entre duas pessoas o mundo podia acabar no exato momento em que estas estivessem juntas. O amor era algo mágico! Avia romance por todas as partes, cumplicidade afeto. Hoje em dia issso é algo raro. Acho surpreendente quando pessoas mais velhas contam sobre como gostavam de sofrer por amor! Não vejo mais isso, não vejo mais as pessoas gostando de sofrer por amor,gostando daquele clima de duvida, de paquera, vergonha; todo aquele envolvimento.
Parabéns pelo texto, foi muito bem escrito
Marianne Silveira - 1101

Anônimo disse...

Acho sim que a expressão "eu te amo" perdeu aquele sentido que tinha a algum tempo , porém o amor acho q é um caso diferente :antigamente, num é q o amor durasse para sempre , só que as pessoas não se separavam , viviam de aparências . Hoje em dia , não precisamos esconder nossos sentimentos e nem viver com pessoas q não amamos . (Sem generalizar)

Karla França T: 1102

Anônimo disse...

O amor realmente deve ser o sentimento mais puro, o temos desde pequeno com nossas mães e com ele realizamos mudanças em nós mesmos e no mundo que nos rodeia. Mas apenas quando é verdadeiro.
Infelizmente, os amores tornaram-se outros como você disse no texto, e são justamente esses que no final mesmo vemos que são os que fazem pouca diferença na nossa vida.
O que devemos fazer então é cultivar o amor puro e valorizar as pequenas demonstrações feitas no nosso cotidiano.

Jonathas - T:1201

Faiaia disse...

O amor pode ter sido banalizado pelas pessoas que o deixam ser banalizado. O amor continua sendo o motivo, razão de viver, para todo boêmio existente! É o amor e a pureza da alma que ainda os mantém vivos nos tempos de hoje. Eles não são muito difíceis de serem encontrados, basta querermos. O problema é q as pessoas associam amor com paixão. Paixão é algo que dá e passa. Amor é algo que dura.

Ana Flávia T:1201 nº:11

blablablah disse...

Tenho que discordar que o amor foi banalizado. Pelo contrário, o amor mantém a sua pureza, e creio até que seja mais difícil de ser encontrado hoje do que antigamente, justamente pelo fato de vivermos em uma sociedade na qual as palavras "Eu te amo" foram banalizadas.

Antonio 1201

Anônimo disse...

Seu texto me fez refletir e pensar que no mundo de hoje tudo é descartável e superficial: as amizades, o amor... As pessoas não têm mais tempo para as outras e só querem se divertir. Pensar que você está preocupada com isso me deixa feliz. Parabéns!

Clarissa 1101

Anônimo disse...

Concordo que o amor de certa forma tenha sido banalizado,afinal hoje em dia ,"Eu te amo",já não tem mais aquele significado de afeto e carinho,se tornou uma expressão cotidiana que é usada em qualquer ocasião e também porque antigamente não existia essa coisa de separação,que hoje em dia é comum.

Anônimo disse...

Texto muito bom isabelle!
O amor foi banalizado. Nos dias de hoje ja nao é mais possivel escutar tantos eu te amo que nos falam e poder acreditar. As pessoas deixaram o verdadeiro amor de lado, ninguem se ama de verdade so se quer ficar com ela.
nathalia 1101

Mariana Amorim disse...

Fiz o comentário no outro blog, porém acho que foi perdido.
Concordo plenamente que o amor está banalizado, ultimamente, se escutar um “eu te amo!”, verdadeiro é quase impossível, é uma frase que muito se usa, porém sem seu real significativo. O amor pelo próximo e pelas coisas simples da vida está ficando sempre em segundo plano, se é que até a esse patamar ele chega, o que mais importa nessa sociedade, é passar por cima do outro, sem se importar com as conseqüências, ou a quem isso pode afetar. E o pior é que todos nos fazemos isso, às vezes sem nos darmos conta, esquecemos pela correria do nosso dia-a-dia, o que é realmente importante para nos, acabamos dando mais atenção ao nosso trabalho, as nossa tarefas diárias, e acabamos esquecendo aqueles que amamos, ou daquilo que amamos fazer e o amor acaba se desgastando, e depois reclamamos que ele está se tornando banalizado!

Mariana Amorim nº13 T: 1201

Unknown disse...

infelizmente isso é verdade
o capitalismo fez com que as pessoas amassem apenas o dinheiro
e oque pode compra com ele,
paramos de valorizar as coisas
mais bonitas na vida e estamos
cada vez mais individualistas
e egoistas

Anônimo disse...

O texto está ótimo, parabéns.
Concordo, hoje o amor foi banalizado, sim.
As pessoas estão falanto '' te amo'' pra qualquer um.

Evandro T:1101

Anônimo disse...

N�o acho que o amor foi banalizado de uma forma geral.H� aqueles que se deixam levar pela "modinha".Mas pelo outro lado, se procurarmos pessoas romanticas como no passado, teremos sucesso.
MAs concordo totalmente que as pessoas estao cada vez menos valorizando as pequenas coisas, que podem ter um significado bem maior do que outras que aparentemente parecem ter.

Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

Hoje em dia, há uma grande valorização dos bens materiais, em oposição aos bens espirituais. Os sentimentos perderam importâcia em um mundo baseado em princípios capitalistas. Dessa forma, acredito que o texto retrata bem a nossa realidade.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, confunde-se o paixão com amor realmente hoje em dia.E concordo que o amor está nas coisas simples como um por do Sol, em ajudar o próximo, em pequenos gestos que tornam o mundo a sua volta um lugar melhor.

Bruno 1202

Patrícia disse...

Muito bom o texto!
Atualmente o amor se tornou mesmo banalizado. Para as pessoa o disser "eu te amo" não tem mais nenhum significado.

Patrícia Viana Carapeto
turma;1202 número:14

Matheus disse...

Muito bom o texto.

Concordo quanto ao amor ser banalizado porque as pessoas hoje em dia usam o "Eu te Amo" como dizem "Obrigado"

Anônimo disse...

Texto muito bom!
A banalização do amor realmente ocorreu o que é algo sureal.Quantas pessoas que você mal conhece dizem "eu te amo"?
concordo que as pessoas em geral deveriam mostrar maior valor e se importar com as coisas simples da vida porque isso que verdadeiramente traz a felicidade.
Marisa Bond
T:1202

Anônimo disse...

O amor foi banalizado. Mas apesar disso ainda existem muitas pessoas que são românticas e amorosas. O amor é a razão de vivermos todos os dias, sendo um amor de amigos, parentes ou de outras pessoas importantes. O amor torna nosso dia-a-dia muito melhor e faz com que estejamos bem todos os dias. Tenho um exemplo de amor na minha casa com meus pais, na escola com meus amigos e com pessoas que amo de verdade.

Anônimo disse...

Com esse egoísmo e esse individualismo exagerado das pessoas, o amor deixou de ser aquele sentimento forte, intenso como era reconhecido há tempos. Agora o "eu te amo" se compara ao "bom dia". O verdadeiro "eu te amo" é raro de ser dito, e felizes mesmo são aqueles que expressam o sentimento não só pelas palavras, mas de outras formas.

BRUNA - T. 1202 nº 09

Unknown disse...

Seu tema foi genial, pois há muito tempo o amor deixou de ser um sentimento especial que sentimos por uma pessoa e passou a ser algo normal de se falar e dizer assim se tornando somente mais uma palavra.

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

É verdade, a maioria usa um "eu te amo " muito em vão. Pra mim amor é um sentimento muito forte, e não é para todos que eu digo.
Bom texto
Tassia
1201

Unknown disse...

Nossa ! Conseguiu retratar o que realmente ocorre hoje em dia. Mas o mais triste de tudo é que as pessoas não percebem que estão fazendo isso. Porém, por outro lado, sei que há pessoas que ainda sabem amar, seja o que for, desde as coisas mais simples às coisas mais complexas. E esse saber amar é que torna a pessoa mais sensata e perceptiva da realidade. E sei também que o ''te amo'' escuta-se em toda esquina por pessoas que não sabem direito o que é o amor, nunca sentiram-no de verdade.

Anônimo disse...

Essa banalização realmente é negativa porque ao mesmo tempo que estamos banalizando o amor como sentimento, estamos diminuindo e desmerecendo as pessoas que realmente amamos !
Pedro Pieri
T:1202
nº6

Unknown disse...

Concordo com tudo isso, Belle.O amor realmente foi banalizado.Hoje quando uma pessoa diz "eu te amo" não é mais como antes,não tem o mesmo significado.E também o modo como as pessoas agem com o amor está diferente.Os romanticos estão desaparecendo e as pessoas acham o amor brega.Não há dúvidas...o amor realmente está sendo banalizado.
Joana Feital nº14 t:1102

Unknown disse...

é , devemos tomar cuidado ao falarmos um TE AMO pra alguem
nao devemos ser levianos

Anônimo disse...

Concerteza! Amei o texto! Nos dias de hoje as pessoas falam eu te amo como falam BOM DIA! O amor foi totalmente desvalorizado na sua essencia, as pessoas amoam por interesse, amam por valores! Mas eu ainda acredito que existam pessoas que consigam realmente sonhar e amar de verdade, são aquelas pessoas que sabem o verdadeiro sentido desse sentimentam e reconheçam tamanha importancia que ele tem pro mundo! Porque quem ama a si proprio não se destrói e nem acaba com a vida de ninguém! Mas, o "amor capitalista" é capaz de tudo para conceguir TER mais, Ter o melhor, isso que banalizou o amor!

Natália Oliveira t: 1102

Anônimo disse...

Muito bom o texto,o amor foi e vem sendo banilizado.Devemos reflitir sobre essa situação e darmos mais valor as coisas simples