sexta-feira, 4 de abril de 2008

VII. BRASIL: FUTEBOL E SAMBA?

Segunda-feira, Março 31, 2008

As primeiras coisas em que se pensa quando se fala no Brasil é futebol e samba. E isto porque todo brasileiro adora futebol e samba. Eu, por exemplo, adoro futebol. Mas o Brasil não é formado somente por isso. É necessário reconhecer que o nosso país possui muitas outras qualidades, boas e ruins. A violência, o analfabetismo, a fome, a miséria e a pobreza são exemplos de coisas ruins que temos em nosso país. E as praias, as riquezas naturais, a cultura e a natureza são exemplos de coisas boas que temos no Brasil.
O governo, juntamente com os meios de comunicação, deveria se preocupar em divulgar mais esse outro lado do Brasil, não só aqui dentro, mas como fora do país também. Porque o Brasil é um país com riquezas de diversos tipos, a ponto de causar inveja a muitos outros países do mundo. No entanto, se o Brasil não souber aproveita-las, não sei como vai ser. Reportagens, propagandas, imagens em revistas são exemplos de maneiras para se divulgar essas qualidades.
Portanto temos que reconhecer todas as coisas boas, que o Brasil tem a nos oferecer, sabendo aproveitar as boas e tentar solucionar as ruins para que ele possa ir para frente. Tudo isso, sem nos esquecermos do futebol e do samba.
Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?


Gustavo C. Maciel T:1103

43 comentários:

Catarina Schumann disse...

Eu concordo com todos quando dizem que temos quee mudar essa imagem que as pessoa tem de que o Brasil é só futebol e samba.Têm que ser mostrados também os outros patrimonios culturais muito importantes existentes em nosso país.



Você tem rasão, mas eu acho que o governo mostra sim o que o Brasil tem de bom, além do futebol e do samba, tanto é que se não me engano tem uma propaganda que mostra a beleza de algumas cidades do país, eu acho também que o Brasil mostra ao exterior que temos coisas de bom, o problema é como o país está cuidando das suas riquesas naturais, pois cada vez mais tem poluição, desmatamento e nãu estão mostrando tudo que a cultura, riquíssima que temos, tem a oferecer.



O texto está ótimo! Concordo com vc Gustavo. As pessoas estão apenas associando o Brasil ao futebol esquecendo das outras maravilhas aqui existentes!Precisamos que divulguem-nos para que cada vez mais, nós, os brasileiros, nos destaquemos não só como o país do futebol mas sim por nossas lindas riquezas.



O Brasil tem uma rica cultura. Muitas pessoas de outros países só conhecem o samba e o futebol, mas muitos brasileiros também não ligam para a cultura brasileira e só querem imitar outros países. Então, é importante que o brasileiro dê valor a sua cultura. 1° ano Turma: 1101



concordo com voce, a sociedade no mundo em que vivemos so pensam em futebol e samba. Porem nossa cultura é muito mais que issu, podemos apontar varios outros aspectos bons e ruins do meio em que vivemos, e pensarmos de outra forma.



Concordo plenamente. Lá fora as pessoas só veêm o Brasil como o país do samba e do futebol, como se não houvesse nada melhor que fosse produzido aqui e pudesse ser admirado. Mas acho que, em parte, pode ser considerada nossa culpa, pela imagem que exportamos, através dos flilmes, por exemplo. Seu texto está ótimo, parabéns!



Gustavo,eu concordo com voce. E acho que devemos fazer algo para sermos lembrados apenas do pais das mulheres bonitas, do samba, do futebol. E sim de um ótimo país para morar.



Eu concordo com o Gustavo. O Brasil se destaca muito pelo samba e pelo futebol brasileiro, mas o Brasil tem outras maravilhas, e nós precisamos explora-las. Muito bom o texto!



Realmente, as pessoas passaram a associar Brasil ao futebol, e esquecem que existem muitas outras maravilhas nesse país. Parabéns pelo texto Gustavo.



não sei sambar, muito menos jogar futbol, mas é inevitavel, que o brasil só é conhecido e reconhecido por isso. esta na hora de mudar essa visão. concordo com o Gustavo, o texto esta muito bom, parabéns!


Eu acho que não só eu, mas todos os brasileiros já estamos cansados dessa nossa "referência" , o Brasil tem muita coisa além de carnaval e de futebol ! Paro o mundo Brasil = samba e futebol !!!




Concordo com a visao do gustavo, acho que realmente o Brasil nao é feito somente de futebol e samba. Em outros somos reconhecidos somente por essas atividades quando na verdade o Brasil é muito bonito e tem muitas outras qualidades. Acho sim que deveriam divulgar mais, um pais tao belo, com tanta cultura mas certas belezas e culturas estao escondidas por essa falta de divulgação.Torço para que em um futuro bem proximo nosso pais seja reconhecido por mais que um pais de futebol e samba. Parabens pelo texto gustavo !




É verdade Gustavo,até mesmo por nós que moramos no Brasil, nosso país é valorizado apenas pelo futebol e pelo nosso samba... Seu texto está otimo !



Realmente gustavo nosso país é reconhecido apenas pelo nosso futebol e samba. Muito bom texto e bom assunto. Parabéns.



Concordo com você Gustavo, o Brasil não é limitado apenas pelo futebol ou pelo samba, temos diversas qualidades como você mesmo disse, temos que mudar essa impressão, temos que mostrar nosso valores culturais para os outros. Um belo texto, Abraço!



Concordo completamente! O Brasil não é só samba e futebol, o nosso país e povo tem muito mais a oferecer. Claro que esses dois tópicos são uma parte ativa da nossa cultura, mas existem inúmeras outras coisas que também merecem destaque. A nossa literatura, nossa dramaturgia, nossa história! Tantos pontos incrives a serem discutidos e lembrados, que não podem ser deixados de lado pela simples ignorancia dos estrangeiros! A beleza natural, da musica, da perseverança do povo; coisas memoráveis. Parabéns pelo texto!



Realmente Gustavo, o nosso país é muito valorizado, por nós mesmos, apenas pelo samba e pelo futebol. Às vezes esquecemos que o Brasil tem outras riquezas, outros pontos positivos, e que devem ser mais valorizados.



Isso mesmo Gustavo, o Brasil só é reconhecido pela população pelo samba e futebol, o que é muito ruim. Devíamos mudar isso e começar a reconhecer o Brasil pelos outros lados positivos e não julgá-lo por ser um país onde pessoas passam fome e não tem onde dormir, e devíamos ajudá-lo a melhorar seus lados negativos. Parabéns.
Editar Deletar
01-04-2008 14:21:36
Realmente as vezes paramos muito pra falar de futebol ou samba, e esquecemos de lembrar, por exemplo, que o Brasil é um dos maiores exportadores de laranja do mundo, temos que começar a valorizar outros lado positivos do Brasil e começar também a tomar iniciativas para melhorar o que está ruim. Parabéns pelo texto !



31-03-2008 22:29:25
O samba e o futebol são realmente as grandes paixões do brasileiro. Você falou que adora futebol, mas não disse se gosta de samba. Eu, por exemplo, prefiro o samba ao futebol. Porém não deixo de reconhecer que existem mil outras qualidades do nosso país que podem se tornar também preferências nacionais. Mas o que me dá motivo mesmo para acreditar no Brasil, é quando vejo jovens como vocês falando do país com tanta seriedade. Saiba que o país está nas mãos dos jovens brasileiros. E que são vocês, os bem nascidos, os privilegiados, que, certamente, serão os responsáveis pela mudança do país. Sem dúvida, você marcou um golaço com este texto!
Um abraço da sua professora.

Anônimo disse...

Concordo...O nosso Brasil apesar de possuir maravilhas como nosso futebol e nosso samba ele não deveria ser conhecido e lembrado apenas por isso já que temos muitas outras riquezas e belezas tão importantes quanto essas duas.

Luana Magri 1102

Barbara Mendes 1102 disse...

O Brasil tem uma rica cultura que deve ser mostrada para todo o mundo e além da cultura devemos mostrar que temos um povo trabalhador para que acabe a imagem de malandro, preguiçoso que os outros países têm do povo brasileiro.

Vanessa Kranen disse...

não sei sambar, muito menos jogar futbol, mas é inevitavel, que o brasil só é conhecido e reconhecido por isso. esta na hora de mudar essa visão. concordo com o Gustavo, o texto esta muito bom, parabéns!

Anônimo disse...

No texto está sendo abordado o lado positivo do Brasil. Hoje em dia, pouco disso é publicado, as pessoas só ficam sabendo dos lados negativos do país.
Mas para que a sociedade seja tida como "invejável", é preciso haver algumas modificações, mesmo o país tendo muitos pontos positivos.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

O que você disse é verdade, as belezas do Brasil deveriam ser mais apreciadas e não só o samba e o futebol. Devemos mudar essa visão e mostrar que o nosso país tem muito mais a oferecer!

Anônimo disse...

Nós vemos o Brasil como futebol e samba, principalmente, porque foram os primeiros fatores que desenvolveram um sentimento nacionalista entre os brasileiros. (Matéria de geografia desse ano... Já serviu pra alguma coisa. rs)
Antigamente só o estrangeiro era valorizado, e Vargas foi quem mudou isso através de sua política. Ainda estamos desenvolvendo esse sentimento, mas hoje em dia está pior devido a tantos meios de comunicação e multinacionais em nosso país, o que nos oferece mais produtos estrangeiros que são divulgados pelas propagandas. Com isso tudo, somos expostos a uma grande invasão cultural.
Além disso, como foi mencionado no texto, as riquezas naturais são outros aspectos importantes de nosso país. Mas ainda existem muitas pessoas que nunca pensaram em conhecer o Brasil antes de viajar pra fora. É claro que seria ótimo conhecer diversos lugares do mundo, mas porque não as demais regiões de nosso país?
Danielle Manera T:1202

Anônimo disse...

Isso mesmo Gustavo, o Brasil só é reconhecido pela população pelo samba e futebol, o que é muito ruim. Devíamos mudar isso e começar a reconhecer o Brasil pelos outros lados positivos e não julgá-lo por ser um país onde pessoas passam fome e não tem onde dormir, e devíamos ajudá-lo a melhorar seus lados negativos. Parabéns.

Anônimo disse...

Você tem rasão, mas eu acho que o governo mostra sim o que o Brasil tem de bom, além do futebol e do samba, tanto é que se não me engano tem uma propaganda que mostra a beleza de algumas cidades do país, eu acho também que o Brasil mostra ao exterior que temos coisas de bom, o problema é como o país está cuidando das suas riquesas naturais, pois cada vez mais tem poluição, desmatamento e nãu estão mostrando tudo que a cultura, riquíssima que temos, tem a oferecer.

Anônimo disse...

O Brasil tem uma rica cultura. Muitas pessoas de outros países só conhecem o samba e o futebol, mas muitos brasileiros também não ligam para a cultura brasileira e só querem imitar outros países. Então, é importante que o brasileiro dê valor a sua cultura.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Lá fora as pessoas só veêm o Brasil como o país do samba e do futebol, como se não houvesse nada melhor que fosse produzido aqui e pudesse ser admirado. Mas acho que, em parte, pode ser considerada nossa culpa, pela imagem que exportamos, através dos flilmes, por exemplo. Seu texto está ótimo, parabéns!

Clarissa 1101

Unknown disse...

concordo com voce, a sociedade no mundo em que vivemos so pensam em futebol e samba. Porem nossa cultura é muito mais que issu, podemos apontar varios outros aspectos bons e ruins do meio em que vivemos, e pensarmos com outros pontos de vista.
Nathalia ferreira 1101 n17

Anônimo disse...

Eu acho que não só eu, mas todos os brasileiros já estamos cansados dessa nossa "referência" , o Brasil tem muita coisa além de carnaval e de futebol ! Paro o mundo Brasil = samba e futebol !!!

Karla França T: 1102

Faiaia disse...

O Brasil é um país de uma cultura riquíssima, mas com a Era Vargas, Getúlio passou a incentivar o desfile das escolas de samba de uma forma que até hoje o brasil é conhecido por tal festa! Pelo mundo afora somos reconhecidos como macacos e selvagens. A impressão que as pessoas possuem de nós, brasileiros, é de que somos selvagens! Essa imagem tem de mudar, mas antes de mudá-la lá fora, devemos reconhecê-la aqui dentro. Muitas pessoas dizem que o brasil tem de ser reconhecido lá fora, mas aqui dentro não valoriza sua própria cultura. Somos todos parte de uma geração coca-cola, que foi programada para seguir um padrão norte americano d vida, acreditando sempre que eles são melhores que nós. Ao invés de sentirmos a necessidade de provar algo pelo mundo afora, devemos sntir orgulho de nossa nação e nosso povo bonito aqui dentro, sempre de cabeça erguida!

Ana Flávia T:1201 nº11

Anônimo disse...

Concordo, e acho que o Brasil tem muito a mais a ser apreciado em sua cultura do que ssó samba e futebol , e é nisso que todos deveriam prestar atenção.


Carolina valle t:1102

Anônimo disse...

Concordo completamente! O Brasil não é só samba e futebol, o nosso país e povo tem muito mais a oferecer. Claro que esses dois tópicos são uma parte ativa da nossa cultura, mas existem inúmeras outras coisas que também merecem destaque. A nossa literatura, nossa dramaturgia, nossa história! Tantos pontos incrives a serem discutidos e lembrados, que não podem ser deixados de lado pela simples ignorancia dos estrangeiros! A beleza natural, da musica, da perseverança do povo; coisas memoráveis. Parabéns pelo texto!

blablablah disse...

De fato há muito além de futebol e samba nesse país. E isso é obviamente o que o governo tenta mostrar, com o objetivo de lucrar com turismo. Mas o problema é que com o mundo globalizado há repórteres de inúmeros jornais de todo o mundo aqui para mostrar as matérias mais sórdidas e apelativas, pois tristemente, isso vende mais jornais.
Portanto pois mais corrupto e ineficaz que seja o governo, a imagem brasileria lá fora independe da ação do governo. Porque mesmo países com baixíssimos níveis de criminalidade ou analfabetismo, tem justamente suas exceções mostradas na mídia por jornais sensacionalistas.

Anônimo disse...

Concordo com você. O Brasil não é só samba e futebol, há outras maravilhas que nosso país possui que precisam ser mostradas ao mundo. O Brasil pode sim ser lembrado por samba e futebol, mas também por outras coisas!

Anônimo disse...

Acho que o Brasil possui tantas riquezas, tantas qualidades, que ser visto pelo mundo como o país do samba e do futebol não é algo que devamos nos orgulhar. É algo bom, ,porem não tudo, o Brasil possui muito mais do que isso! Temos uma cultura riquíssima que na maioria das vezes é deixada de lado. Vivemos num país de cores, de pessoas diferentes, alegres, sorridentes, vivemos num país que possui grandes talentos em várias áreas! Pra que isso cresça e seja reconhecido, precisamos passar pelo processo de mudança que deverá começar por nós mesmos. Devemos buscar mais que o título de país do samba e do futebol. Somos cabazes só precisamos acreditar mais no nosso país, mais no nosso povo, em nós mesmos.

Anônimo disse...

Verdade , o Brasil tem muitas outras características a serem exaltatadas além do futebol e samba. Como nossa riqueza natural e nossa diversidade cultural. Mas como dito no texto não podemos ver só as qualidades. Os defeitos também tem que ser observados pra que tenhamos progresso e o número de qualidades a serem exaltadas seja ainda maior.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Verdade , o Brasil tem muitas outras características a serem exaltatadas além do futebol e samba. Como nossa riqueza natural e nossa diversidade cultural. Mas assim como é dito no texto, não podemos pensar apenas nas qualidades. Temos de lembrar também dos defeitos para que possamos corrigi - los de modo a ter ainda mais qualidades para exaltar.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Gustavo,eu concordo com voce. E acho que devemos fazer algo para sermos lembrados apenas do pais das mulheres bonitas, do samba, do futebol. E sim de um ótimo país para morar.

Evandro 1101

Mariana Amorim disse...

Mas eu não acho isso ruim, sermos reconhecidos, por uma paixão que é dos próprios brasileiros no cenário internacional, é algo positivo , somos reconhecidos em algo em que somos os melhores em relação aos outros países, é claro que temos outras riquezas, muito mais importante e bela para mostrarmos, mas estamos mostrando nossa cultura, como os Estados Unidos nos mostra o Hip Hop, o Rep , a Disney..., a Itália, as pizzas, a Grécia a beleza encantadora, todos os países tem uma marca símbolo, e isso é bom!

Mariana Amorim nº13
T:1201

Anônimo disse...

Realmente o que falta mais ao brasileiro é valorizar o que o nosso país tem de melhor, e não só apontar seus defeitos. Afinal, nenhum país está livre de sofrer problemas. O Brasil não é (e não será) uma exceção.
Não significa que devemos ser patriotas ao extremo, mas reconhecer o que nosso país oferece (e divulgar isso) já é um grande passo para a transformação de suas deficiências.

Jonathas - T:1201

Anônimo disse...

Já vi que a galera está sabendo a materia de geografia de cor!!! rs
Isso é bom.
Mas também acho que o Brasil nao é só futebol e samba como é reconhecido lá fora.Porem tambem acho que a beleza naturalseja divulgada nos outros paises, pois o que mais vemos em feriados e férias sao turistas nas praias encantados com a nossa beleza.Ah, sem contar que tambem estao por dentro da beleza feminina brasileira, das mulatas com corpos esculturais, mas que isso esteja meio implícito no samba!

Sofia Maia
T:1201

Unknown disse...

Concordo em parte o que o gustavo falo nesse texto,acho que a pouco tempo atrás era assim mais hoje as coisas estão mudando por exemplo:
o Brasil também e conhecido como
o pioneiro na produçao de biodisel
e também por semos uma das maiores
econômias do mundo

blablablah disse...

De fato há muito além de futebol e samba nesse país. E isso é obviamente o que o governo tenta mostrar, com o objetivo de lucrar com turismo. Mas o problema é que com o mundo globalizado há repórteres de inúmeros jornais de todo o mundo aqui para mostrar as matérias mais sórdidas e apelativas, pois tristemente, isso vende mais jornais.
Portanto pois mais corrupto e ineficaz que seja o governo, a imagem brasileria lá fora independe da ação do governo. Porque mesmo países com baixíssimos níveis de criminalidade ou analfabetismo, tem justamente suas exceções mostradas na mídia por jornais sensacionalistas.

Antonio 1201

Anônimo disse...

Tá certo Gustavo, o Brasil pode se destacar no futebol e no samba, mas não pode ser conhecido só por essas coisas
Aqui também tem muitas belezas naturais como a Floresta Amazônica, as praias etc.E essas belezas tem que ser mostradas nos jornais e revistas, ao invés de mortes e pobreza

Anônimo disse...

Concordo! O governo deve mostrar mais a cultura e a riquezas naturais do Brasil... Mas antes, disso devemos pensar em cuidar melhor dessas riquezas para que possa mostrar esse lado positivo...

Karina Yamamoto t.:1201

Patrícia disse...

Você está certo quando diz que temos que mudar a imagem do Brasil afinal ele não é feito só de futebol e samba também temos muitas outras coisas boas de que nos orgulhamos.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

Claro que o Brasil é também feito do futebol e do samba.
Mas o que é passado para o cenário internacional acredito que algo exagerado, no sentido de pensar que aqui é uma verdadeira "festa".
Mas como todos os lugares do mundo temos qualidades e defeitos.
Marisa Bond
T:1202

Matheus disse...

Concerteza há muito mais que samba e futebol mas os problemas que o proprio país tem fazem o Governo e os meios de comunicação só mostrarem isso para o exterior para que assim o Brasil não perca seu "prestígio"

Matheus 1201

Anônimo disse...

Brasil pode ser ftebol, pode ser samba, mas o mais importante o Brasil tem que ser educação!
Sem educação não tem futebol, não tem samba.

Anna Carolina Botelho 1101

Anônimo disse...

Realmente, as pessoas que não conhecem o Brasil de verdade acham que só tem futebol e samba. Mas não é só isso. O Brasil possui muitas riquezas tanto na população quanto na natureza. Os brasileiros são muito acolhedores e muito bons com aqueles que vem de fora nos visitar. E a natureza é exuberante com sua bela fauna e flora.
Devemos mostrar não só o futebol e o samba, mas também mostrar as outras riquezas que temos nesse país, sem deixar de lado as situações ruins também.

Unknown disse...

Concordo com você ele deveria ser lembrado como futebol e samba mais não só com essas duas coisas, pois possui muitas outras formas de expressões nacional e riquezas, e nem todos os brasileiros gostam de futebol e sabem sambar!

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

O samba e o futebol são realmente características fortes de um brasileiro, numa época de Carnaval quem não gosta de ir ver o desfile na Sapucaí? Na época de copa do mundo qual o Brasileiro que não sofre junto com os jogadores, e se emociona a cada gol marcado? O problema é que esse excesso de nacionalismo só é demonstrado na época de copa do mundo, e como o texto diz, as riquezas naturais são esuqecidas e pouco valorizadas.
Beijos
Tassia
1201

Unknown disse...

Vejo, sim, a iniciativa de certas empresas de mostrar o Brasil exuberante em belezas. Não estamos parados em relção a isso, há exaltação de tudo aqui do nosso país lá fora. Sabem que há no Brasil muitos casos de violência mas também sabem das belezas daqui, o que nos resta agora é preservar o que há de bom e tentar melhorar o ruim. Isso somente a saociedade lutando com o governo irá adquirir.

Camila - t.: 1202

Anônimo disse...

O Brasil também é reconhecido mundialmente como um paraíso tropical !

muitos turistas vêm pra cá com o objetivo de conhecer as riquezas naturais brasileiras. Mas também temos a imagem de um país pobre e não civilizados, um exemplo dessse preconceito é o filme "Turistas" que degrine a imagem do Brasil
Pedro Pieri
nº 6
T:1202

Unknown disse...

O Brasil ,lá fora, é apenas reconhecido por seu samba e futebol, porém e nossa belezas? E as belezas de nossas matas, nossas praias, nossos pontos turíscos como o cristo redentor? Deveriam ser mais divulgados la fora...até porque o que mais temos aqui são turistas disfrutando de nossas beleazas!!

Joana Feital 1102

Anônimo disse...

Concordo totalmente com você, Gustavo. Nosso querido Brasil tem tantas qualidades culturais, belezas naturais pra se mostrar. Nossa pátria deve ser valorizada, pois ela tem porte para isso.
É claro que não podemos descartar o futebol e o samba, mas vamos combinar que eles apenas são algumas de nossas qualidades não é?

Carolina 1101

Anônimo disse...

Somos conhecidos apenas pelo futebol e pelo samba,devemos mostrar q nosso pais tem mto a oferecer.



Giuseppe 1102

Anônimo disse...

Concordo com você. Eu também gosto muito do samba que só o brasileiro tem, acho que o carnaval do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro é uma festa a ser idolatrada mundialmente. Nosso Futebol também da um show no cenário mundial, só que muitos que vêem isso de fora acham que o nosso país vive nessa monotonia, o que não é verdade! Concordo que temos problemas e maravilhas que as vezes nós mesmos, povo brasileiro, desconhecemos! Talvez pelo fato da mídia não divulgar tanto, ou talvez apenas pela falta de valor que damos ao Brasil!

Natália Oliveira - T: 1102

Anônimo disse...

Concordo em gênero e número com vc Gustavo,o Brasil só lembrando no exterior pelo país do futebol,do samba e das famosas "mulatas".