sexta-feira, 4 de abril de 2008

I. DENGUE

Muitos doentes para poucos médicos. É assim que se encontram os hospitais públicos e postos de saúde no Rio de Janeiro.

Como se pode deixar de fazer procedimentos tão simples como não deixar água parada, virar garrafas de cabeça para baixo, e botar terra no lugar de água nos pratos dos vasinhos de planta? O resultado foi que a doença se tornou uma epidemia.

Só neste ano de 2008, já houve milhares de casos de dengue registrados e um número de mortes absurdo. Mas não foi por falta de aviso, tanto que o dia D (o Dia Nacional de Combate à Dengue) já existe há muito tempo. Mas é aquela velha frase que explica tudo:

"NUNCA VAI ACONTECER COMIGO!”

E é por isso que estamos onde estamos.

O que temos a fazer agora, é aquilo que já deveríamos ter feito: a prevenção contra a dengue, ajudando da maneira que pudermos.

Só assim nós acabaremos com essa epidemia.

Você concorda?

Ana Beatriz Ribeiro Fieschi Lavagnino t. 1103

42 comentários:

Catarina Schumann disse...

É a mais pura verdade,atos tão simples,e que as pessoas não se dão ao luxo de ter,é necessário que ocorra com ela ou com alguém próximo para que se preocupe,não tiro a culpa do governo,mas já que chegou a esse ponto não custa cada um fazer a sua parte!!

03-04-2008 17:36:13


Concordo! Falta de aviso é que nao faltou..acho q chegou a hora de as pessoas se tocarem e começarem a agir, porque essa situação chegou a um ponto terrivel para nós! Será que é tão difícil virar algumas garrafas, esvaziar pneus com água e fazer esses pequenos procedimento para ajudar?é tão simples, não sei porque ainda tem gente q não está nem ai pra isso!


03-04-2008 13:33:54
Concordo plenamente com você Bia , se nós não começarmos a fazer a nossa parte ninguém fará, muito menos esse governo que temos que não se preocupa com coisas importantes , quem dirá com uma doença , mesmo que esteja afetando a todos. Gostei muito do seu texto , porque quis dizer exatamente o que eu e muitas outras pessoas com certeza pensam !


03-04-2008 13:25:30
Concordo. Tanto é nossa culpa quanto a do governo que nãu cuida bem dos hostitais, para que possam cuidar direito das pessoas com denge. A denge pode acontecer com todos e nau somo nós que estamos imunizados, quem não contibrui precisa contribuir e quem já contribui contribua mais para nos livrarmos desta epidemia o quanto antes.

02-04-2008 21:34:41
Concordo...as pessoas realmente sempre pensam que nunca vai acontecer com elas e quando elas veem já é tarde demais.Infelismente as pessoas só começam agir quando o problema acontece com elas e em relação aos hospitais, é um absurdo e muito triste ver tanta gente precisando de ajuda sem conseguir. Espero que a gente consiga mudar isso.

02-04-2008 21:30:56
Bia, voce apresentou sobre um assunto, muito importante na época em que estamos. A dengue é conhecida por todos, a muito tempo, porem a sociedade so esta levando esta doenca a serio agora que virou epidemia. O que nao se preocupavam tanto antes, agora nos jornais so se falam da dengue, mas o que adianta? deveriamos ter nos proucupado com ela mais cedo, pois agora..é tarde demais! nathalia ferreira 1101


01-04-2008 21:50:23
Sim . A população vem sendo advertida a muito tempo ! Basta a nós agora ,correr atrás do tempo perdido , e fazer a nossa parte!


01-04-2008 19:05:19
Gostei,você abordou um assunto muito importante para a nossa sociedade,e,realmente temos, que tomar todas as providências necessárias para tentar erradicar de vez essa doença.Parabens


01-04-2008 17:49:51
Concordo plenamente. Fez muito bem em abordar esse assunto, já que é algo atual e constante em nossas vidas. Mas sinto em dizer que mesmo que nós façamos os procedimentos para evitar o nascimento de mais mosquitos que transmitem a dengue, não seria o bastante, pois nós somos uma mínima parcela da população, é necessário que o resto da população se coincentize e contribua para que possamos por um fim nisso.

Concordo com você Bia, nossa população não se previniu e agora está pagando um preço alto pela falta de atenção com a dengue. O numero de mortos é um absurdo relamente para um país que tem o dia D, esse número tão elevado é uma vergonha. Nosso governo falhou em não dar uma atenção mais rígida a dengue e agora está tendo que se virar para tentar amenizar esse caso. Um belo texto, Beijos!

Concordo totalmente. A Ana Beatriz abordou um tema atual, e que nos preocupa muito: a DENGUE. Muitas crianças estão morrendo por causa de pessoas sem responsabilidade, que não tomam cuidados básicos, como tampar a caixa d'água, etc. Se cada um fizesse sua parte, talvez essa situação não seria tão alarmante.

Concordo plenamente com ela.Esse surto que está tomando conta do Rio, nada mais é do que o total descaso do governo em relaçao a saúde e questões socias do Estado.Simplismente não dão a menor atençao necessária,alegando que todos os casos e mortes são casos "isolados".Muita ignorância não?


Eu concordo com isso, pois a população não liga realmente para tudo o que o governo diz, isso realmente ajudou a causar um surto maior do que o de alguns anos atrás. A dengue é um problema que já devia ter sido resolvido a algum tempo, mas sem a ajuda do governo e da populaçao a dengue nunca vai acabar.

Concordo. Muito inteligente o texto. Me impressiona a capacidade das pessoas de deixar alguns cuidados pra lá. Mas o governo também deveria agir melhorando os hospitais, é triste ver como nosso prefeito reage a essa epidemia. Parabéns pelo texto!

Concordo. O governo tem uma grande culpa, mas a população também tem que colaborar com coisas simples, mas que fazem grande diferença.

Seu texto fala exatamente da realidade. As pessoas só ficam reclamando e esperando uma atitude do governo, mas, no fundo, esquecem de fazer a sua parte. Com isso, até as coisas mais simples, como combater um mosquito, se tornam quase impossíveis. As pessoas deveriam ser mais ativas e menos passivas. Parabéns! Concordo plenamente.

O texto está ótimo, e fala sobre um assunto bem atual. Todos concordamos sim, e acho que devíamos fazer mais para que essa doença não se prolonge por mais tempo.

Um texto muito bom que fala de um tema atual. Muitas pessoas não fazem a sua parte para evitar a dengue. Turma: 1101

Óbviamente eu concordo com a bia. Uma doença que é tão simples de se impedir tornando-se epidemia é algo grave e deve ser combatido, tanto pela população, mas também e acredito que principalmente pelo governo, que deve conscientizar a todos da seriedade da situação. Gostei muito do texto, um tema atual e muito bem escolhido, parabéns bia ! Beijos, Vanessa Kranen

Sim, mas o Governo (Federal, Estadual e Municipal) também deve fazer a sua parte! O descaso público é notório! Que todos aprendam a lição! Ana Beatriz, você escolheu um tema palpitante, sem dúvida! Grande abraço: Paredes

Concordo, pois o país está passando por uma crise que poderia ser evitada se a população e o governo ajudassem a combater e previnir contra essa epidemia. Karina - 2º ano - T. 1201

Catarina Schumann disse...

Realmente Bia, a situação já está mais que agravante. A falta de preocupação por parte do governo, se juntou à população que não se manifestou da forma que devia: ter se precavido contra os focos do mosquito transmissor. E ainda mais, acusam somente ao governo, como se o problema fosse de total culpa do mesmo. Não olham para si mesmo e não vêem que contribuem para que a Dengue, se espalhe cada vez mais. Gostei do tema, bem atual. Está de parabéns!

Concordo plenamente com você Bia. Há um desleixo e total falta de preocupação, as pessoas por mais que sejam informadas e haja até mesmo um dia em especial para o combate a dente , não tomam atitude, esperam sentadas por um milagre, que nunca acontecerá! E o pior de tudo são os comentários do prefeito, que tem a ousadia de dizer que a cidade não passa por um período de epidemia e que para a precaução as pessoas devem usar calças e meias. Acredito que isso seja um tanto quanto cômodo né? Afinal é preferível ver a população do Rio de Janeiro inteiro usando calças e meias diante de um calor de quase 40° , do que tomar uma atitude decente, cuidar daqueles que já foram picados pelo mosquito e não tem ao menos tratamento. Passam horas nos corredores de um hospital para receber mais um diagnóstico, Dengue.

Um tema bem escolhido. Um tema bastante discutido atualmente, tendo em vista os problemas que o mesmo tem causado na população do Rio de Janeiro. O governo tem parte na culpa dessa epidemia, porém a população também tem sua parecla de culpa, por as vezes deixar de lado as campanhas e avisos a respeito da doença que se agrava cada vez mais. Um belo texto com um tema muito importante. Parabéns ! Gabriel - 2º ano - T: 1202

Claro que concordo. É bem verdade que houve omissão e falhas por parte do governo, mas a população, que se fez de surda para as inúmeras campanhas, contribuiu bastante para o agravamento da situação.

Anônimo disse...

Um tema recente e polêmico, parabéns!
Acho que as pessoas são muito egoístas, elas se envolvem tanto em si mesmas que se esquecem de tomar precauções para também ajudar os outros. Concordo com você, atos simples e que podem evitar uma doença fatal! Ah, se cada um fizesse a sua parte...
Mas, afinal, estamos falando de um país que só consegue se unir se estivermos falando de futebol, aí sim!

Barbara Mendes 1102 disse...

O que é preciso ser feito para se previnir a doneça é simples, porém somente avisar não é o bastante, precisamos de hopitais em boas condições e de médicos, falar que avisou não é o suficente e independente da dengue, é obrigação do governo ter esse serviço público em boas condições, afinal, para que pagamos impostos?

Vanessa Kranen disse...

Óbviamente eu concordo com a bia. Uma doença que é tão simples de se impedir tornando-se epidemia é algo grave e deve ser combatido, tanto pela população, mas também e acredito que principalmente pelo governo, que deve conscientizar a todos da seriedade da situação. Gostei muito do texto, um tema atual e muito bem escolhido, parabéns bia ! Beijos, Vanessa Kranen

Unknown disse...

A dengue anda preocupando não só a quem já teve a doença... Agora a tal frase "Não vai acontecer comigo" não está mais sendo tão pensada ou dita. Todos já têm a noção de que podem sim pegar dengue! Andam cheios de repelente, calça, tênis, porque está brabo mesmo! Acho que como a Bia disse,todos têm que fazer sua parte! Não adianta só cobrar dos políticos, pois cada um têm sua parte à fazer nessa epidemia.
Danielle Manera Almeida, número 11 (T: 1202)

Anônimo disse...

Concordo com você. As pessoas sempre acham que nada vai acontecer e por isso nunca se preocupam em tomar cuidado com a doença mesmo que as medidas para isso sejam muito simples! Por causa dessas atitudes é que a epidemia chegou no ponto em que está agora com tantos doentes. Cada um tem que fazer sua parte para acabar com essa doença!
Carolina Fernandes 1102

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Procedimentos tão simples iriam salvar a vida de tantas pessoas que perderam a vida por causa de um simples mosquito.
Não podemos pôr a culpa apenas no governo, como muitos fazem. Grande parte da culpa é dele, por não oferecer o atendimento médico necessário para atender esse grande número de pessoas doentes. Mas grande parte dessa culpa é do próprio povo, por não agir adequadamente diante dessa situação. Sabemos que há uma epidemia, e é necessário combater-mos esse mal.O mínimo que devemos fazer é tentar combatê-lo pelo menos em casa.
Se todos fizerem um pouco, a situação irá melhorar! =]

Márcia Viegas
Turma 1103

Portilho .. disse...

concordo! acho q todos falam que nunca iria acontecer com o proprio, porem nunca é ruim deixar de cuidar porque nao se sabe se realmente nao ira acontecer com a pessoa.
acho q todos nós , mesmo nao acontecendo com alguns, devemos fazer nossa parte para q nao acontece com nos mesmos e nem com os outros

daniel portilho 1102

Anônimo disse...

Concordo. Tanto é nossa culpa quanto a do governo que nãu cuida bem dos hostitais, para que possam cuidar direito das pessoas com denge. A denge pode acontecer com todos e nãu somos nós que estamos imunizados, quem não contibrui precisa contribuir e quem já contribui contribua mais para nos livrarmos desta epidemia o quanto antes.

Anônimo disse...

Um texto muito bom que fala de um tema atual. Muitas pessoas não fazem a sua parte para evitar a dengue.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Seu texto fala exatamente da realidade. As pessoas só ficam reclamando e esperando uma atitude do governo, mas, no fundo, esquecem de fazer a sua parte. Com isso, até as coisas mais simples, como combater um mosquito, se tornam quase impossíveis. As pessoas deveriam ser mais ativas e menos passivas. Parabéns! Concordo plenamente.

Clarissa 1101

Unknown disse...

Concordo plenamente com você Bia. Há um desleixo e total falta de preocupação, as pessoas por mais que sejam informadas e haja até mesmo um dia em especial para o combate a dente , não tomam atitude, esperam sentadas por um milagre, que nunca acontecerá! E o pior de tudo são os comentários do prefeito, que tem a ousadia de dizer que a cidade não passa por um período de epidemia e que para a precaução as pessoas devem usar calças e meias. Acredito que isso seja um tanto quanto cômodo né? Afinal é preferível ver a população do Rio de Janeiro inteiro usando calças e meias diante de um calor de quase 40° , do que tomar uma atitude decente, cuidar daqueles que já foram picados pelo mosquito e não tem ao menos tratamento. Passam horas nos corredores de um hospital para receber mais um diagnóstico, Dengue.
Marianne Silveira - 1101

Anônimo disse...

É a mais pura verdade,atos tão simples,e que as pessoas não se dão ao luxo de ter,é necessário que ocorra com ela ou com alguém próximo para que se preocupe,não tiro a culpa do governo,mas já que chegou a esse ponto não custa cada um fazer a sua parte!!

Karla Franca T: 1102

Anônimo disse...

Concordo, sim. O maioria do povo brasileiro infelizmente resolve agir apenas quando ocorre com alguém próximo ou com ele mesmo.
Mas o que importa é a prevenção, pensar mais no outro e fazer a sua parte. Pois além de já possuirmos um governo deficiente, temos uma população que se aliena do que acontece.

Vamos cada um auxiliar e diminuir esse número de casos absurdos, e aproveitar para cobrar um sistema de saúde que satisfaça nossas necessidades.

Jonathas - T:1201

Anônimo disse...

Concordo, nós temos a tendência clara de criticar o governo. Reclamamos da sua ineficiência , do seu despreparo e da sua desatenção com essa doença que era uma ameaça já conhecida por nós. Portanto , poderia ter sido facilmente evitada já que já tinhamos um conhecimento prévio da mesma e sabíamos que viria e quando viria . No entanto, a crise já está acontecendo e gastamos toda nossa energia criticando o governo e não nos esforçamos para tomar as atitudes preventivas, o que seria mais produtivo. Além disso, podemos tentar conscientizar as pessoas próximas de nós.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Concordo. A dengue nunca chegará ao fim se todos não se conscientizarem e fazerem a sua parte. Se fizermos o que é necessário, menos pessoas estarão doentes e haverá a diminuição de mortes. Temos de deixar os fiscais da saúde entrar nas nossas casas para verificar se não há nenhum foco de dengue. E se houver, colocar larvicida para acabar com os mosquitos transmissores.

Anônimo disse...

Estou remandando meu comentário, a pedido da professora, pois ele estava lá no outro site que deu problemas.

"Realmente Bia, a situação já está mais que agravante. A falta de preocupação por parte do governo, se juntou à população que não se manifestou da forma que devia: ter se precavido contra os focos do mosquito transmissor. E ainda mais, acusam somente ao governo, como se o problema fosse de total culpa do mesmo. Não olham para si mesmo e não vêem que contribuem para que a Dengue, se espalhe cada vez mais. Gostei do tema, bem atual. Está de parabéns!"

Carolina 1101

blablablah disse...

Eu concordo que temporariamente deve-se tomar todas esssas medidas acima descritas, como não deixar água parada, etc. Mas creio que estas sejam meramente paleativas, creio que o que deveria ser feito para erradicar a doença é investir na criação de uma vacina contra a dengue.

Faiaia disse...

Mais uma vez, a falta de consideração e comodismo das pessoas as leva à sua própria destruição. Realmente não foi por falta de avisos que essa epidemia aconteceu. Agora, após muito tempo, muitas mortes, finalmente, o governo resolveu admitir que era uma epidemia e trazer médicos recém formados de São Paulo para o Rio de Janeiro. Minha mãe e meu padrasto são médicos e viram um padrão de dengue nos hospitais onde trabalham muito assustador:dengue hemorrágica. Eles, em todo seu esforço, tem enfrentado filas de pacientes esperando para ser atendidos. O problema é que não é a incompetencia dos médicos do Rio de Janeiro que faz com que a epidemia persista. É o vírus que se tornou mais forte, a negligência da população em relação aos cuidados a serem tomados e a falta de seriedade dos governos em relação à saúde pública que está transformando este, num dos piores períodos de epidemia existentes no Rio de Janeiro!

Ana Flávia T:1201 nº:11

Anônimo disse...

Concordo com certeza.Temos pleno conhecimento da gravidade dessa doen�a que est� se alastrando cada vez mais.E basta a popula�ao primeiramente ter acesso �s informa�oes para assim cada um fazer sua parte!

sofia t:1201

Anônimo disse...

Acho que isso não passa deuma questão de egoísmo,afinal as pessoas se privam de ações tão simples pois não se importam quando está acontecendo com os outros só se importa quando acontece com elas mesmas.Não parte dessa culpa do governo,porém a culpa não é só dele.


carolina valle t:1102

Patrícia disse...

Concordo plenamente com você!
Se cada pessoa fizesse a sua parte detro de casa e evitasse deixar lugares para que o mosquito se proliferase com certeza o número de mortes e pessoas com dengue diminuiria muito.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

´´Muitos doentes para poucos médicos´´
Gostei desta frase. Seu texto esta muito correto e fala a pura verdade do que estamos passando nos dias de hoje.
As pessoas acham que nunca vai acontecer com ela, acha q ajudar nao vai fazer a diferenca.. estao completamente errados!. Precisamos realmente coloborar contra dengue que mata tantas pessoas.

Nathalia 1101

Mariana Amorim disse...

Nossa concordo plenamente, são atos tão pequenos, são mudanças fáceis que poderiam ser feitas no dia-a-dia, que faria uma diferença agora. Só que as pessoas são resolvem agir depois que o pior acontece, só dão valor a pequenos atos depois que os mesmos já não são mais tão eficazes!

Mariana Amorim nº13
T:1201

Anônimo disse...

O texto está ótimo, e fala sobre um assunto bem atual. Todos concordamos sim, e acho que devíamos fazer mais para que essa doença não se prolonge por mais tempo.

Evandro T:1101

Anônimo disse...

Concordo. A dengue está tomando conta do Brasil. Todos acham que nunca vão pegar dengue, e não se previnem de nenhum jeito. O que que custa evitar água parada e colocar areia nos vasos de planta? A resposta é, a sua vida.

Unknown disse...

Redação muito boa da Bia,a dengue
volto mais uma vez e não é por
falta de aviso não é a primeira e nem a segunda epidemia de dengue
no estado do Rio mais ela volto
por causa do relaxamento do governo
e voltou como nunca

blablablah disse...

Eu concordo que temporariamente deve-se tomar todas esssas medidas acima descritas, como não deixar água parada, etc. Mas creio que estas sejam meramente paleativas, creio que o que deveria ser feito para erradicar a doença é investir na criação de uma vacina contra a dengue.

Antonio n*1 t-1201

Matheus disse...

Concordo com o texto, pena que ninguem faça nem 25% do que está escrito ai o que acaba deixando uma margem para que varias pessoas fiquem doentes. Todos contra dengue!

Anônimo disse...

Com certeza concordo, a culpa não é só de um setor e não adianta entrar nessa discusão agora. Cada um tem sua parcela de culpa.
O que realmente adiante é cada pessoa se conciêntizar de que o problema é de todos é precisa ser solucionado.
Marisa Bond
T:1202

Anônimo disse...

É necessario sim, ter conciencia do que você está fazendo e fazer bem feito.
Tem que ser sim algo bem rigoroso, pois você não está somente criando problema pra você, mas para uma sociedade inteira.

Anna Carolina Botelho 1101

Anônimo disse...

Claro que concordo. Realmente, é bem cansativo ouvir esses procedimentos o tempo todo, mas é justamente isso que surte efeito. Com a ajuda do governo investindo em meios de comunicação e prevenção e a colaboração da população, isso pode terminar sim. Basta querer.

BRUNA - T. 1202 nº 09

Unknown disse...

A dengue é uma doença muito simples de se “evitar”, é somente não deixar água parada e como deixamos algo tão fácil virar uma epidemia, que é culpa de cada um de nos que não cumpre seu papel para erradica-la e/ou evita-la.

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

A dengue se tornou uma epidemia muito pirigosa, devido ao descaso de muitos. E ocorre exatamente como o texto diz: " não vai acontecer comigo".
E assim deixamos a dengue se alastrar e se tornar fatal.
Tassia
1201

Anônimo disse...

A negligência das pessoas foi o motivo principal da epidemia que agora ocorre. Não é possível que uma pessoa não consiga fazer esses procedimentos que não gastam nem muito dinheiro nem muito tempo, o que é a preocupação popular. Tudo o que fizerem contra os mosquitos e contra as larvas será bom pra eles mesmos! Deviam de ter pensado nisso antes.

Camila - Turma 1202

Anônimo disse...

A dengue chegou a esse estado critico devido ao desinteresse da população de ajudar o proximo e pelo egoísmo daquelas que achavam que problema não era delas !
Mas a populção diante da epidemia está reagindo muito bem, se unindo fazendo campanhas, instruindo quem não tem o conhecimento do assunto .
Pedro Pieri
nº6
T:1202

Unknown disse...

Concordo! Falta de aviso é que nao faltou..acho q chegou a hora de as pessoas se tocarem e começarem a agir, porque essa situação chegou a um ponto terrivel para nós! Será que é tão difícil virar algumas garrafas, esvaziar pneus com água e fazer esses pequenos procedimento para ajudar?é tão simples, não sei porque ainda tem gente q não está nem ai pra isso!
Joana Feital, nº14
t:1102

Anônimo disse...

Devemos começar previnindo a doença e medicos q estão com tempo vago devem ajudar hospitais a tratar doentes.



Giuseppe 1102

Anônimo disse...

O mal do ser humano é que ele só acredita vendo! Só acorda pra vida quando ele sente na pele as concequencias de seu relaxamento!
Concordo plenamente com você e acho que nesse momento em vez de tentarmos achar o culpados devemos olhar para nós mesmos e acharmos nossos erros e como podemos melhorar e colaborar!
Natália Oliveira t: 1102

Anônimo disse...

Dengue...só tendo paa saber com é ruim.Tive no mês passado...e essa doença fácil de se previnir acabou virando uma epidemia graças novamente ao descaso do governo e do estado

Anônimo disse...

Realmente o governo tem sua parcela de culpa, mas penso que se a doença já atinge a quase toda a população, não vemos esperar que o governo decida nos ajudar...Fazendo a nossa parte garantimos pelo menos que algumas pessoas não sejam picadas...Uma pessoa somente não vai resolver em quase nada, mas se todos, juntos, fizermos algo para conter essa epidemia, logo isso acabrá!