sexta-feira, 4 de abril de 2008

VI. DIREITO DE ESCOLHA, VANTAGEM?

Domingo, Março 30, 2008

Vestibular, carreiras, carro,casa, amigos, amores. Aonde ir? Com quem? Quando? Como? É tudo uma questão de escolha. Desde muito pequenos, somos “forçados” a escolher. Inicialmente, as opções são simples: um brinquedo ou outro; colo da mãe ou do pai; comer isso ou aquilo.
A dificuldade passa a aumentar de acordo com a nossa maturidade e a quantidade de aniversários que fazemos. Chega um momento em que uma única escolha pode vir a mudar a nossa vida.
Desde o início dos tempos, o direito da escolha foi sempre muito reivindicado por aqueles que não o tinham: escravos, mulheres, trabalhadores... Alguns desses direitos foram dados a eles, mas mudou alguma coisa?
Os trabalhadores, se escolhem dar uma boa escola aos filhos e ter uma aposentadoria descente, têm que trabalhar muito mais que oito horas por dia.
As mulheres, que tanto lutaram por seus direitos de escolha, até ganharam um dia internacional, mas, ainda hoje, recebem menos do que os homens, mesmo quando ocupam o mesmo posto que eles.
Os escravos foram libertados, mas seus descendentes, até os dias de hoje, sofrem um preconceito injusto e dificuldades, entre outros problemas...
As escolhas estão em nossas mãos e à nossa frente. Mas quantas vezes alguém não passou por um mendigo na rua e, se não passou reto, a única coisa que disse foi “coitadinho”? Quantas vezes, não reclamou dos políticos, mas na hora de votar, votou neles? Quantas vezes, olhou “torto” para um negro e depois disse que não é preconceituoso? Ou disse que a cidade está imunda, mas é incapaz de jogar um papel de bala no lixo?
Tudo o que acontece em nossas vidas, em nossa cidade ou nosso país, é fruto de uma reunião de escolhas de uma ou de várias pessoas.
Se o país está com tantos defeitos, por que as pessoas não utilizam dos seus tão reivindicados direitos de escolha para mudá-lo? Talvez a solução do mundo sejam as pequenas ações resultantes das escolhas. Cada mente, pensando em não poluir, em não julgar; cada pessoa deixando de discriminar... Um pensando no outro, e o outro pensando no um. Talvez, com essa pequena escolha, a de tentar mudar, possamos realmente mudar o país... o mundo.

Vanessa Kranen T. 1103

36 comentários:

Barbara Mendes 1102 disse...

Muito bom o seu texto, concordo com tudo que voce escreveu.

Caio Cordeiro Turma 1102 disse...

Belo texto! Concordo plenamente, mas é uma pena... nossos antepassados batalharam tanto para que pudéssemos ter nossos direitos e nós não os utilizamos de forma a criar um futuro melhor....É realmente uma pena.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com tudo dito. As crianças de hoje em dia estão tendo muita liberdade. Os pais dão tudo que elas querem, e quando não querem dar, as crianças choram, gritam, às vezes até chingando os pais, e eles acabam cedendo. Essas crianças, futuramente, irão se tornar adultos egocêntricos. Isso está acontecendo cada vez com mais freqüência.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

Que palavras eu posso usar nesse comentário? Viram? Tudo é baseado nas escolhas, como a Vanessa disse em seu texto. Podemos, sim, escolher tentar mudar o mundo, ou tentar AJUDAR a mudá-lo, basta um pouco de iniciativa. Se cada um fizer sua parte vai aparecer uma grande mudança. Mas se ficarmos parados esperando um super-herói (é.. tem que ser um super-herói!) vir e fazer algo, o mundo cada vez irá piorar mais...
Fazemos às vezes certas escolhas que mudam completamente nosso destino ou nossa história, mas acho que se não tentarmos, nunca saberemos. Não adianta parar e chorar pelas coisas ainda não conquistadas por nós. Não vou desistir de uma carreira pelo fato da mulher ganhar menos, ou porque talvez encontre no caminho algum obstáculo, dificuldade. A minha escolha é tentar sempre, e lutar até o fim. Por mais que não consiga realizar minhas vontades, eu terei aprendido algo com isso tudo.
Danielle Manera, n°11, T:1202

Anônimo disse...

É sempre bom olhar cada detalhe da vida e dizer que viveu bem, que nãu se arrepende de nada e que se tentar melhorar acabaria estragando porque melhor que estava nãu poderia ficar, é sempre bom sonhar no dia em que vai encontrar a alma gêmea e que poderá confiar nessa pessoa para sempre e é sempre bom viver amando a tudo até os minimos detalhes, mas na verdade a vida nau é mais como antes e vivemos apressados demais para olharmos o lado e repar uma pessoa e sempre ficamos dizendo que poderia ter sido diferente, melhor e que o amor na verdade nau existe e é um sentimento que se faz e nau que se tem e é misterioso. As pequenas coisas da vida fazem diferença por mais que minúsculas, não é?

Anônimo disse...

Seu texto me fez refletir e pensar que no mundo de hoje tudo é descartável e superficial: as amizades, o amor... As pessoas não têm mais tempo para as outras e só querem se divertir. Pensar que você está preocupada com isso me deixa feliz. Parabéns!

Clarissa 1101

Anônimo disse...

Seu texto me fez refletir e pensar que no mundo de hoje tudo é descartável e superficial: as amizades, o amor... As pessoas não têm mais tempo para as outras e só querem se divertir. Pensar que você está preocupada com isso me deixa feliz. Parabéns!

Clarissa 1101

Anônimo disse...

O direito de escolha é realmente algo muito importante.
Porém, muitas pessoas não dão valor a esse direito.
Nós deveriamos dar mais valor as nossas escolhas e sempre escolher o melhor para todos e não só para nós.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Vanessa, fiz um comentério no outro blog, mas ele não está aqui. Achei seu texto muito bom. Trata de um tema que é perfeito. Querer mudar e poder só depende de nós. Precisamos fazer nossas escolhas com convicção e não nos deixar influenciar, pois elas mudam tudo. Paabéns!!

Clarissa 1101

Karla França disse...

Professora vc colocou os coment. do texto "Amor banalizado" aqui no direito de escolha e não colocou os comentarios do "Direito de escolha,vantagem?"!

Bjos
Karla França T:1102

Faiaia disse...

Nossa, fiquei impressionada com esse texto. Acho muito legal parar pra pensar nesse tipo de coisa. O comodismo da nossa sociedade faz com que as pessoas façam exatamente o contrário de seus discursos. Nãos sei se é apenas mais um caso de hipocrisia. Acredito que as pessoas, muitas vezes, não percebem. Estão tão alienadas que acabam fazendo as coisas por fazerem, julgam injustamente, são discriminadoras, não só para com os negros, mas também para gordos, baixos, magros, feios, bonitos, etc;maltratam o próximo, poluem. É como um vício que não percebemos que possuímos até que nos pegamos no meio de suas complicações.Só espero que a sociedade não precisese deparar com suas complicações para fazer alguma coisa para concertar o mundo!!!

Ana Flávia T:1201 nº:11

Anônimo disse...

De fato desde pequenos vivemos entre lados, escolhas; somos incetivados de todas as formas por nossas pais, escola, até mesmo em desenhos animandos aonde temos que escolher entre e o lado do tido como o "bomzinho e o malvado".
Temos em nossas mão o direito de espressar que escolhas julgamos como certas. As pessoas tem abdicado desse seu poder, dessa sua decisão. As pessoas lutam por liberdade de espreção, por direito de escolha e utilizam minimante disso pro que é certo, pro que é bom pra ela e pras pessoas ao seu redor.

Anônimo disse...

Cocordo plenamente com tudo que está no texto, e acho que realmente nãoadianta para e se lamentar pelo que não e sim comemorar por tudo que já conseguimos e claro nunca parar de lutar.


Carolina valle t:1102

blablablah disse...

O último parágrafo foi um clichê um tanto pueril, mas enfim, não deixa de ser verdade.
Discordando de algumas frases("Alguns destes direitos foram dados a eles, mas mudou alguma coisa?". Claro que mudou, se não fosse por mulheres que lutaram pelos seus direitos, você não poderia estar expressando sua opinião aqui, autora.), o problema realmente está em não saber exercer os direitos que foram conquistados ao longo dos séculos por nossos ancestrais.

Anônimo disse...

Seu texto fala muito bem sobre a desigualdade,como os trabalhadores de classe social baixa que tem de trabalhar muito mais que 8 horas para as vezes não receberem um salário decente.
Adorei o texto.

Evandro 1101

Anônimo disse...

"Alguns desses direitos foram dados a eles, mas mudou alguma coisa?"

Com certeza houve mudanças, e significativas.
Isso entra mais em uma questão de desejo, sonho. As mudanças não ocorreram da forma que se almeja, mas estão aí.
A História da Humanidade é repleta de transições lentas que, muitas vezes, séculos depois foram percebidas e registradas. O primeiro passo é o reconhecimento da situação vivida (e atual) para então agir de alguma forma que convenha ao grupo.

É aprendendo com o passado que poderemos tomar uma postura em relação ao futuro e construí-lo. No momento que você faz a "sua escolha" pensando em tudo isso, é válido, e é assim que realmente deve ser.

Jonathas - T:1201

Mariana Amorim disse...

Mas realmente nossas vidas são feitas de escolhas, cabe a nos fazermos a escolha certa ou não, se é que temos como saber esse parâmetro do que é o certo e o errado! Mas eu acredito que tenha mudado sim, pelas conquistas de alguns direitos citado no texto, afinal ainda não acabaram as mudanças, ainda estamos nessa fase de transição!
ADOREI o texto, muito realista, infelizmente!
Parabéns

Mariana Amorim nº13
T:1201

Karla França disse...

Esse texto me fez refletir , sobre minhas escolhas , e sei que todas que irei tomar , serão muito importantes!!!

Karla França T;1102

Unknown disse...

Concordo com o Jonathas. Também acho que ouveram avanços sim. No entanto, também acredito que ainda existe muito a se conquistar e muito a melhorar. Por isso vamos aprendendo com os erros do passado e usando os direitos conquistados por nossos antepassados escolher construir um mundo melhor.

Bruno 1202

Anônimo disse...

É meio dificil para mim falar de um tema desses pois sou uma pessoa super indecisa, embora saiba que isso nao é bom para mim. A vida é feita de escolhas, mas agora que estamos vivenciando uma delas( qual profissao seguir)percebemos o quao dificil é tomar uma decisao, a qual lado seguir.
Contudo sao dessas pequenas escolhas que poderemos mudar o mundo ou melhor, fazer a nossa parte para essa mudança.Lixo no lixo, parar para pensar em nossos atos...em pequenas atitudes poderemos ter sucesso!!

SOfia Maia
T:1201

Unknown disse...

Nossa essa redação da Vanessa foi profundo em...muito boa,serviu de
reflexão,pra pensar sobre a vida e
as escolhas que fazemos nela e com
pequenas escolhas podemos mudar o mundo por exemplo:
se na rua você desse um simples bom dia!prum mendigo aposto que ele
iria ficar bem feliz e isso ja valeria o seu dia mais as pessoas
nuna pensam nessas pessoas e sempre
passam direto,pequenos jestos mudam o mundo.
Parabéns Vanessa,bom texto

Unknown disse...

Gostei muito do texto mais só uma observaçao a maioria das pessoas
reclamam mesmos dos politicos mais
de um jeito ou de outro tem que votar neles não é culpa do povo
eles iriam votar em quem na mãe
deles,nulo?O jeito é votar no menos
pior politico mesmo

blablablah disse...

O último parágrafo foi um clichê um tanto pueril, mas enfim, não deixa de ser verdade.
Discordando de algumas frases("Alguns destes direitos foram dados a eles, mas mudou alguma coisa?". Claro que mudou, se não fosse por mulheres que lutaram pelos seus direitos, você não poderia estar expressando sua opinião aqui, autora.), o problema realmente está em não saber exercer os direitos que foram conquistados ao longo dos séculos por nossos ancestrais.

Antonio 1201

Anônimo disse...

Antigamente, as pessoas lutavam mais por seus direitos e acabaram proporcionando uma vida melhor para seus descendentes. No mundo contemporâneo, a sociedade simplesmente parou de lutar, o que resultou em uma certa trofia nos avanços sociais. Ainda precisamos melhorar muito mais, logo devemos nos libertar e caminhar em direção a um futuro próspero.

Anônimo disse...

Ao passar dos anos, pessoas que escolheram e lutaram pelo que escolheram conseguiram mudar alguma coisa e ajudou muito o futuro para as novas gerações. Indepedente das escolhas que fizermos, sempre mudará alguma coisa, pode até não ser pra você, mas para alguem no futuro, tanto para melhor ou para pior.

Karina Yamamoto t.:1201

Patrícia disse...

Muito bom seu texto!!!
Concordo plenamente com você.Hoje em dias as pessoas só sabem criticar, elas não fazem nada para mudar a situação em que nos encontramos afinal as nossa ações de hoje terão consequências no futuro.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

Realmente a todo o momento devemos escolher que decisão tomar e a cada dia que passa essas decisões parecem ser mais sérias.
Contudo o que é a vida a não ser escolhas consecutivas, sejam erradas ou certas só sabemos quando passamos pelo momento.Mas o mais importante é acreditar no que se escolhe.
Marisa Bond
T:1202

Matheus disse...

Concordo em parte.

Só acho que o principal problemas das escolhas não é optar por uma coisa ou outra e sim que 90% das pessoas fazem as escolhas que serão mais beneficas para si e não para a sociedade o que gera todos esses problemas citados no texto como o preconceito, o lixo e etc.

Matheus 1201

Unknown disse...

O direito de escolha é comum a todos mais mesmo assim nem todo mundo sabe os limites de escolha(como crianças) assim deveríamos pensar mais antes de fazermos nossas encolhas e pensar para não fazer somente escolhas descartáveis.

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

É verdade, nossas condições de vida atuais são frutos das nossas próprias ações. É fácil reinvidicar, mas colaborar é algo muito discutido.
O maior problema é que o brasileiro não tem uma coinsciência radical, e se conforma rápido com o ruim.
Tassia
1201

Unknown disse...

Acredito que o mundo seja feito de escolhas e que a que você fizer poder sim mudar tudo o que já aconteceu na sua vida de forma radical. Acho também que as pessoas adotam as escolhas mais fáceis, com medo de lutar e perder no final. Se elas podem escolher melhorar, por que não optam por isso ? Pela comodidade. Se estão bem assim, pra quê mudar, né ? É entristecedor...

Camila - t.: 1202

Unknown disse...

Tomar ecolhas, uma coisa muito difícil.Ainda mais eu que confesso ser superindecisa!Eu sei que devemos escolher e tomar decisões com precisão e não temer estar errado ou algo do tipo.
Pode ser difícil tomar uma decisão mas não podemos ficar aqui parados esperando alguem nos salvar né?
Vanessa ótimo texto!
Joana Feital t:1102

Anônimo disse...

Nós somos os responsáveis pelas nossas escolhas, aprendemos a arcar com a consequencia do que fazemos desde que nascemos. Mas também aprendemos como as pessoas lutaram para que tivéssemos esses direitos.
Concordo com o texto, muitas coisas mudaram...Outras nem tanto. Mas a ideia é continuar batalhando e escolhendo pelo o que vale a pena lutar!
Pois é, só assim podemos ver que até mesmo o futuro do mundo é nossa escolha.

Anônimo disse...

Inevitávelmente, tudo que está ao nosso redor foi conseqüência de uma série de escolhas. Temos que refletir e ver que a partir de hoje, cada escolha que a gente fizer, mudará completamente o rumo do nosso destino. Adorei o texto Vanessa, está de parabéns!

Carolina 1101

Anônimo disse...

O seu texto me faz refletir bastante sobre este assunto, tão importante nesta fase da vida. É triste ver o que nossos pais, avos.. Lutaram para chegar onde estão hoje, e poder nos dar de tudo, para termos um bom futuro, e não sabermos aproveitar certamente disto.
Um texto muito bom realmente.

Anônimo disse...

Muito bom o texto,como vc disse tudo é baseado nas escolhas que vc faz ou deixa de fazer.Essas escolhas ou iniciativas tomadas apesar de serem pequenas podem levar a história a outro rumo