sábado, 5 de abril de 2008

XIV. A ILUSÃO DA PERFEIÇÃO

A beleza de um corpo escultural é o sonho de muitos jovens que cada vez exigem mais de si mesmos. A cobrança estética já não é exclusivamente feminina há um bom tempo, por isso não são só mulheres que exageram na corrida contra a balança.

Em ambos os sexos, a preocupação exagerada com a imagem faz com que as pessoas mudem suas dietas drasticamente por conta própria, o que as leva a desenvolver distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia.

A anorexia é considerada a única doença psiquiátrica fatal, pois o doente se achando gordo faz dietas absurdas ou pára de comer. Entretanto na bulimia, a pessoa se sente culpada em relação à comida e acaba provocando vômitos, e tomando laxantes ou diuréticos para eliminar o que foi ingerido e não engordar.

É importante relatar que diferentemente das mulheres, os homens não chegam à extrema magreza, porque geralmente já foram obesos e só não querem voltar a ser gordos.

Para chegar à cura mais facilmente, o apoio familiar, juntamente com a ajuda profissional é o que conta para a aceitação do próprio corpo. Conscientizar-se seria entender que a saúde está acima da beleza.

Arnoldo Mansur T.1102

50 comentários:

Catarina Schumann disse...

Não há explicação plausível para essa ditadura do corpo que afeta, principalmente, as adolescentes. O que podemos constatar é uma cruel padronização voltada para um modelo de aceitação social, acompanhado de um desumano preconceito em torno dos que não conseguem atingir tal padrão de "beleza". Meninas lindas transformam-se em verdadeiros espectros; garotos tomam overdose de anabolizantes para atingirem a musculatura perfeita; todos vitimados por mais um mal do século XXI.
Um abraço da sua professora!

Anônimo disse...

É um fato triste, mas é a realidade. Hoje em dia, muitas pessoas, principalmente os jovens, sofrem destas "doenças da beleza". Mas será que vale arriscar a saúde pela simples aparência?

Parabéns pelo texto !

Anônimo disse...

É, hoje em dia, as pessoas são julgadas pela sua aparência, fazendo com que essa "corrida pela beleza" seja mais intensa e os valores importantes, que devem ser reconhecidos, acabam sendo esquecidos por essa massa de gente que só pensa na sua aparência.

Barbara Mendes 1102

Anônimo disse...

As pessoas infelizmente vem cada vez mais se combrando para possuir o corpo perfeito e acabam esquecendo que isso nem é o mais importante sem contar que acabam tendo distúrbios como vc disse que causam até mesmo a morte...

Luana Magri 1102

Anônimo disse...

Primeiramente, não existe perfeição! Sempre há alguém querendo mudar algo em seu corpo. As pessoas nunca estão satisfeitas com o que possuem e procuram se modificar, é daí que vem esse disturbios.
Essas regras de beleza foram impostas pela mídia, que nem se importam com o que um comercial pode causar nas pessoas! Os mais afetados somos nós, o jovens, que não temos ainda uma noção do mundo ou do que queremos; alvos fáceis para essa tendencia de escravos da moda. Porque essa obseção pelo corpo começou faz pouco tempo, uma moda de fanaticos!
Mas precisamos nos manter firmes, senão seremos engolidos por esse mundo cheio de atrocidades magérrimas e fisionomias irreconheciveis graças à cirurgias plasticas.

Vanessa Kranen disse...

não nego que me acho que meu corpo poderia ser melhor, mas ja vi casos de anorexias, e estes são muito ruins, então acho que cada um deve se coinsientizar do corpo que tem
o texto esta muito bem feio Arnoldo, gostei muito do tema abordado, parabéns!

Unknown disse...

É incômodo notar interferências (in)diretas feitas pela mídia em relação ao padrão estético. Não adianta ser inteligente se você não tem olhos claros e cabelos lisos; não adianta você ser a pessoa mais legal do mundo se você não se encaixa no perfil "magro (esquelético atraente)". A sociedade não respeita as diferenças, tanto psicológicas quanto físicas, embora ainda haja inúmeras campanhas que preguem o contrário.


BRUNA - 1202

(a turma não aparecia na identificação do nome porque eu já estava cadastrada só como 'Bruna' e não consegui mudar)

Caio Cordeiro Turma 1102 disse...

Acredito que você esteja certo, meu amigo. Essa "ilusão" vêm tornando-se cada vez mais visível no dia-a-dia da nossa sociedade.

Anônimo disse...

Não pode-se negar que todos procuram ter um corpo que agrade a eles próprios, porém não vale apena você buscar tanto a perfeição a ponto de se descuidar de sua própria saúde. Para começar, a perfeição é algo relativo: "É impossível agradar a todos" é a pura verdade. Com cuidados e um pouco de vaidade, todos podem obter um corpo bonito, lembrando sempre, que ninguém é perfeito.

Anônimo disse...

Realmente esse é um fato que muitos presenciam, tanto por experiência própria, como por pessoas próximas.Hoje em dia, muitos jovens, principalmente, tem uma preocupação exagerada com a estética, e com essa preocupação, acabam adiquirindo "doenças pela beleza". Existe um esteriótipo que todos querem seguir arduamente, e isso muitas vezes prejudica a saúde e socialmente, pois as pessoas que não se encaixam em tal esteriótipo, são tidas como diferentes, sofrendo até descriminações.Então essas pessoas seguem esses padrões sem pensar, em muitas vezes, se aquilo é realmente o que ela quer, o que ela se sente bem, ou se está seguindo só para ser "igual".

Márcia Viegas
Turma 1103

Rodrigo Gonzalez disse...

Realmente as pessoas de hoje em dia pensam muito mais em sua aparencia do que em suas ações mal pensadas como é o caso da maioria. Muito bom, um tópico bem abordado. Parabéns!

Rodrigo Gonzalez T: 1101

Anônimo disse...

Beleza é um conceito relativo , pq o que é bonito para um , pode não ser para o outro !
A beleza verdadeira está em aceitar como o outro é !

Anônimo disse...

As pessoas atualmente deixam de valorizar o que tem de mais importante, para dar importancia as coisas que a sociedade julga valiosa.
Por outro lado, muitas pessoas "lutam" contra esses problemas que nos dias de hoje afetam uma grande parcela dos brasileiros.
Elas devem se conscientizar de que elas vivem num século onde as pessoas investem muito na beleza externa e que a cada dia que passa a beleza interna é deixada de lado.
Parabéns pelo tema bem abordado !
Gabriel Diniz, Nº:3, T:1202

Anônimo disse...

O "imperialismo" da beleza já mostrou-se prejudicial a uma vida saudável principalmente dos jovens da atualidade.
Esses sentem-se forçados "entrarem nos padrões" da beleza para sentirem-se incluídos em um grupo social, mas esquecem de valorizar o que possuem de melhor: a sua individualidade, a capacidade de serem únicos.
Realmente o que falta é a família estar presente mais ativamente no desenvolvimento psicológico do jovem (inclui-se meninos e meninas) para criar seres humanos aptos a primeiramente aceitarem a si mesmos, e depois as diferenças que o mundo oferece.

Parabéns pelo texto!

Jonathas - 1201 - n°4

Anônimo disse...

Como está dito não é somente as garotas que se preocupam com a beleza, os homens também estão cada vez mais se preocupando. O mais importânte é sempre não exagerar!

Anônimo disse...

Hoje em dia as pessoas são julgadas apenas pela aparência. Se não se excaixam no "padrão de beleza", são excluídas e até ridicularizadas. É a pura e triste ralidade. Se texto está ótimo.

Clarissa 1101

Anônimo disse...

As pessoas querem ficar igual a artistas, modelos... e para isso muitas pessoas arriscam a própria vida. Para elas a única coisa que importa é a beleza.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Faiaia disse...

A forma como a sociedade afeta a consciencia das pessoas chega a ser assustadora. Olhando de fora, a mídia faz a cabeça das pessoas para que elas se sintam mal consigo mesmas se não possuem um certo padrão de beleza. Obesidade é algo que deveria ser evitado apenas por questões de saúde e não porque a sociedade é incapaz de ver a beleza nas pessoas em suas diferenças.

Ana Flávia T:1201 nº:11

Anônimo disse...

Infelizmente , no mundo atual as pessoas estão sempre tentando alcançar a beleza perfeita que vêem nas revistas e com isso acabam sofrendo de distúrbios alimentares, como esses, que podem até levar a morte. Todos tinham que entender que a verdadeira beleza é a que vem de dentro!

Portilho .. disse...

é uma situaçao ruim, mas é oq realmente acontece. hoje em dia, a maioria das pessoas sofre por nao estar satisfeito com sua forma fisica, e mts se submetem a tratamentos q poêm em risco a propria saude.

bom texto!

daniel portilho 1102

Anônimo disse...

Realmente essa ditadura da beleza é um problema sério atualmente. Todos tentam buscar aquele estereótipo de mulher perfeita ou homem perfeito. E existe uma grande pressão dos meios de comunicação e das pessoas, com os que não estão de acordo com os padrões. Isso leva a cirurgias plásticas, anorexia etc. E nessa busca perdemos o que há de melhor que é a individualidade. Temos de estar de bem com nós mesmos, colocar a saúde em primeiro lugar e admirar a individualidade de cada um.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Valorizo sim se uma pessoa gosta de se cuidar. Mas acho que tudo deve ser controlado. Sem exageros, senão acaba se tornando uma futilidade e fica feio. Como o Michael Jackson, por exemplo. ele era tão melhor antes! Pra que fazer aquilo?! E essas meninas que vomitam ou deixam de comer para não engordar? Porque não entram para uma academia, fazem algum esporte? Tão mais saudável...
Acho que a pessoa deve mudar se ela não se sente bem, não para se encaixar no padrão da sociedade.
Danielle T:1202

Anônimo disse...

Beleza é um assunto muito complexo afinal é um conceito relativo , nós aprendemos a considerar beleza o que vemos na tv ,o que leva muitas pessoas a fazerem loucuras por uma ilusão da perfeição.


Carolina valle t:1102

Anônimo disse...

Devido aos padrões criados pela sociedade, todos vivem em busca da beleza perfeita, e acabam adoecendo ou ficando obsecado. Na verdade, cada um tem uma certa beleza, mas as pessoas esquecem disso.

Isabelle n.15
T.1103

Anônimo disse...

Infelizmente muitas pessoas ficam doentes devido a isso, é um caso grave que atinge grande parte da população. É muito triste ver pessoas sofrendo assim apenas para alcançar um padrão de "beleza", que em nada vai mudar o caráter e a personalidade da pessoa, que é o realmente importa.

blablablah disse...

Mais uma vez é mostrado o efeito negativo da mídia na vida dos jovens, ditando corpos inalcançáveis saudavelmente.
Como citado pela professora, é mais difundida no meio masculino a vegorexia, ou seja, uma anorexia ao inverso. Homens tomam anabolizantes para obter músculos vistosos e exacerbados, resultando, em alguns casos, em fatalidade.

Anônimo disse...

Ilusao da perfeicao-> titulo perfeito. Pra que se iluudir se a perfeicao nao existe? pra que querer ser tao bonita e acabar adiquirindo doencas? como a bulimia ect.
pense na beleza interior

nathalia ferreira 1101

Um passo à frente disse...

A realidade é dura!
Como jovens bonitas se criticam e tentam ao máximo se modificar para que possam ser "aceitas" dentro deste padrão de beleza estipulado por nossa própria sociedade? E assim colocando a própria vida em risco apenas para ser dita como bonita!
Isso é um verdadeiro absurdo!

Ótimo texto.

André Cabral 1101

Anônimo disse...

Hoje em dia, vemos muitas pessoas se aperfeiçoando, se modificando para possuir uma imagem perfeita, de uma boa aparência, por sem nenhum bom motivo. Isso poderá estragar tanto a sua saúde quanto sua vida, então não vale a pena tentar mudar a sua aparência, pois a sua personalidade é o que conta...

Karina Yamamoto t.:1201

Anônimo disse...

Realmente,
muitos se preucupam tanto com a estética,com a aparência, que destroem a saúde, muitas vezes destroem suas vidas no final.É, se preupar com a beleza tambem é algo que não se deve abandonar, mas nada em exagero da certo, assim como a beleza devemos nos preucupar tambem com a saúde e com o resto todo.

gabi berner 1102

Mariana Amorim disse...

Realmente, a busca pela perfeição é um perigo, digo por experiência própria, eu, por exemplo, sempre fui muito magra, e alguns anos para cá engordei muito, e sofri muito preconceito, coisas que obviamente não me deixava feliz, e entrei em uma de emagrecer custe o que custar, tomava laxante todos os dias, simplesmente parava de comer, e tentei várias vezes provocar o vômito, mas felizmente não conseguia, acho que eu era muito covarde e eu sentia doer e não chegava até o final, nossa eu fiquei muito mal naquela época, ficava muito tonta, e passava muito mal, sem contar o lado psicológico, e eu não contava para ninguém, muito menos para os meus pais (e acredito que até hoje eles não saibam disso). E o pior é que me sentia fracassada, porque quando não aquentava mais ficar com fome, eu comia tudo, e voltava a engordar tudo de novo. Mas até que um dia, por um motivo pessoal, eu passei a valorizar a vida, e vi que não valia à pena, sacrificar a mim e ao meu corpo, para poder ser aceita pelos outros, e passei a seguir a risca a famosa frase: "Primeiro ama-te a ti mesmo, para depois amar ao próximo", e decidi que não queria ser mais uma na linha de montagem, onde o produto final é exatamente igual ao outro. Ainda bem que essa fase já passou, e tenho até medo de pensar o que poderia ter me acontecido se eu continuasse, mas ainda hoje em dia, escuto uma piadinha aqui outra ali, mas sinceramente, isso não me afeta mais!

Mariana Amorim nº13
T:1201

Anônimo disse...

O padrao de beleza na minha opini�o � estabelecido pela m�dia.
AS pessoas est�o seguindo essas regras ditadas, nao somente de aparencia, sem question�-las.
Mas n�o acho ruim ,nao s� mulheres como homens tamb�m gostarem de se sentir bem e que para isso tenham que malhar mais, comer menos ou comprar tal roupa.

Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

A busca pela beleza e a vaidade é compreendível e considerado normal ao menos que haja o exagero destes.
Como outros já disseram acho que o fator mais influenciador,que mais preciona a sociedade é a mídia com o seu poder.
Cada um deve ter consiência e procurar a beleza dentro do que é saudável.
Marisa Bond
T:1202

Unknown disse...

Gostei da redação,muito boa,realmente é a realidade,triste mais é

blablablah disse...

Mais uma vez é mostrado o efeito negativo da mídia na vida dos jovens, ditando corpos inalcançáveis saudavelmente.
Como citado pela professora, é mais difundida no meio masculino a vegorexia, ou seja, uma anorexia ao inverso. Homens e mulheres tomam anabolizantes para obter músculos vistosos e exacerbados, resultando, em alguns casos, em fatalidade.

Antonio 1201 n*1

Anônimo disse...

é a realidade da nossa sociedade,infelizmente. As pessoas cada vez mais preocupadas em ser ''perfeitas''.
seu texto está ótimo
parabens


evandro 1101

Anônimo disse...

Acho que as pessoas so tem um problema, elas estao deixando a beleza subir à cabeça, o que acaba matando pessoas e gerando doenças.

Anônimo disse...

essa disputa de quem tem um corpo mais bonito é causada pela sociedade que empõe o corpo perfeito, a roupa perfeita, o cabelo perfeito.Isso faz com que todas as pessoas sejam iguais, e só é aceito quem tem aquele estilo de vida imposto pela sociedade.Com essa luta contra um corpo feio muitas jovens acabam tirando sua propria vida.

Erick 1103

Anônimo disse...

As mulheres querem cada vez mais serem magras, e chegarem ao corpo das modelos das revistas. Muitas delas para obter isso, fazem de tudo, como dietas, tomando remédios, etc. O pior disso tudo é que elas não percebem que ao deixar de comer e ao tomar esses remédios, elas acabam com sua saúde.

Patrícia disse...

Realmente, a busca por um corpo escultural não é exclusivamente só das mulheres atualmente até os homens entraram nesse dilema do corpo perfeito e é horrivel a que ponto essa pessoas podem chegar.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Matheus disse...

As pessoas hoje em dia se preocupam mais com a estética do que com a propria saúde e tomam bombas, não comem e etc.
Eu acho que a beleza serve pra um primeiro contato mas o que conta msm no fim é o geito da pessoa porque ngm consegue manter um relacionamento saudável com alguem insuportável.

Matheus 1201

Unknown disse...

Penso que todas as pessoas deveriam ser felizes com seus corpos e deveriam te orgulho dele sem se preocupar com a opinião dos outros, contanto que esse “bem “ não interfira em sua saúde, penso também que cada ser humano deveria aceitar que cada um é feliz como cada um e não pelo padrão social!

Ramon Dias T:1202 Nº:7

Anônimo disse...

Essa ditadura do corpo perfeito é o de uma pessoa magra devia ser banido. Acho que cada um deve se orgulhar do jeito que é. Só porque a pessoa não é magra não devia ser excluída da sociedade, muito menos ser discriminada por estar fora do padrão. Não há problema se a pessoa quer emagrecer, desde que faça com consciência e sem prejudicar a saúde. Isso é possível com acompanhamento médico, através de uma nutricionista que indica o que se deve fazer para perder peso sem afetar sua saúde.
A beleza não está somente nas pessoas magras, e sim em todos nós, seja lá como for.
Aki Uehara
nº10 T: 1201

Unknown disse...

ótimo texto Arnoldo!
Hoje em dia as pessoas se cobram demais! e elas esquecem que nem tudo é aparência...as pessoas podem até rir mas o que conta mesmo é a beleza interior!Bem, por exemplo..o que vale a um menino trocar uma garota que nao é tão bonita mas que é mito legal..por uma que é maravilhosa em termos de beleza mas que não da pra conversar nem um segundo com ela de tão chata que é?
Essas neoroses de corpo perfeito podem matar! E as pessoas que só pensam nisso deviam perceber, e os amigos e a família deve ajudar ao máximo!

Joana Feital 1102

Fernanda - 1103 disse...

Esse assunto de distúrbios alimentares é bem sério. A culpa muitas vezes é da mídia que passa a idéia de que a perfeição é aquela e que todos tem que seguir, esquecendo o mal psicológico que podem fazer a algumas pessoas, pricipalmente adoloscentes.

Anônimo disse...

A combrança de um corpo perfeito não vem apenas da própria pessoa. Na maioria da vezes vem da sociedade que impõe um padrão de beleza, e todos aqueles que não se encaixarem não são dignos da tal 'beleza'.
Devemos entender que mais importante que beleza é saúde, essa sim deve vim em primeiro lugar.

Fernanda
T:1202

Unknown disse...

A Ditadura da Beleza é ditada pela mídia, que com suas influências consegue atingir a todas, sejam de classes baixas até as classes altas. Esse padrão é dito e cumprido. Fazer uma dieta balanceada para atingir seu peso ideal - não o que é dito mas sim aquele que evita certas doenças causadas pela obesidade e acúmulo de gordura - é válido, desde que tenha acompanhamento médico. E há o preconceito contra quem não segue certo padrão de roupas, corpo, cabelo, tornando as pessoas obsessivas na busca do que a mídia diz. É deplorável o estado de pessoas cuja busca pelo modelo padrão é obsessiva. Devemos implantar uma medida que cesse essa busca, começando pela proibição da mídia de impor a moda. Cada um deve ser o que acha que é, não seguir os outros. Autencidade, por favor !

Camila - Turma:1202

Anônimo disse...

Hoje em dia,mtas pessoas estão preocupadas em agradar os outros a agradar a si mesma,infelizmente essa eh a triste realidade em nosso mundo vc eh oq vc aparenta ser.



Giuseppe t:1102

Anônimo disse...

Essa é a realidade,as pessoas querem tanto agradar as outras para serem aceitadas e bem vistas na sociedade que esqueçem de agradar a si mesmas

Anônimo disse...

Muitas são as pessoas que hoje sofrem desse mal...
É terrivel pensar em quantas vidas são destruidas por isso...A beleza é realmente boa, mas a saúde deve estar sempre a cima dela!

Thais Kroff
1101