sexta-feira, 4 de abril de 2008

V. QUESTÕES DE UM ESTUDANTE

Todo aluno já se perguntou no que o conteúdo de química ou de matemática ou de sociologia terá de funcional em sua vida adulta quando será médico, engenheiro, escritor ou desenhista e nada daquilo do que ele estudou será necessário em sua profissão.
Quando rabiscamos números, letras ou símbolos que nos parecem ter sido criados por gênios cujo nível nunca alcançaríamos, nós não percebemos que essas pessoas também passaram por tudo isso que passamos agora. Uma aula de espanhol pode mostrar coisas que nunca imaginaríamos. Lições de física são a realidade que vivemos em folhas de papel. A geografia é o estudo do que temos agora e do que podemos ter amanhã. Todas essas peças andam juntas para que possamos formar o conhecimento, a essência da cultura.
O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós. As matérias de que gostamos como biologia ou história, por exemplo, são as que nos guiam para as futuras profissões. A aptidão de cada um em uma matéria específica nos determina quem seremos no amanhã, mas o conjunto de todas nos mostra quem somos hoje. Então antes mesmo de pensar em ignorar a aula de inglês ou português, pense no que ela poderá lhe adicionar e aonde ela poderá levá-lo.

Bruno Aguilar
Turma 1101

41 comentários:

Anônimo disse...

Nós somos o que sabemos, o que aprendemos hoje é a representação do nosso futuro. Tudo bem que eu ja cheguei na aula de geografia, olhando para aquelas palavras embaralhadas que não pareciam fazer sentido e me perguntei: "Pra que eu vou usar isso na minha vida?!", mas todos temos nossos altos e baixos, as coisas que gostamos e que detestamos. Basta pensar que, de alguma maneira, esses ensinamentos serão úteis, senão no seu emprego, então em uma conversa ou uma brincadeira! Afinal, ninguém quer ser um ignorante.

Catarina Schumann disse...

Concordo.Cada matéria tem sua importância.Nós até podemos pensar a pra que eu vo estudar isso se nem mno meu futuro eu vou usar.Mas depois vc pode ir gostando e gostando..ai pronto, sua profissão vai estar baseada em tudo q vc nao achava que teria uso em sua vida.Cada matéria tem sua importância e com a tecnologia do mundo, com cada mudança q ocorre na ciência vai q voce usa ela?Então nós devemos prestar atenção em todas as matérias..pq se nós estamos aprendendo é porque alguma coisa ela vale certo?



Para min que nada faz sentido com nada agora posso melhorar meu rendimento, pois tenho que pensar no meu futuro e não somente no que vivo hoje e no que gosto hoje por que uma matéria que gosto hoje pode ser a que adeio amanhã e vice-versa,por isso temos que estuda-las hoje pois amanhã pode ser tarde de mais.



Concordo Bruno. Todas as matérias são importantes, não só porque precisamos saber para ter um futuro, mas também paro o nosso conhecimento, para a nossa cultura.Por isso devemos dar importância a todas as matérias e parar de ficar pensando que aquilo não serve pra nada porque conhecimento sempre serve e sempre servirá.



Concordo com você Bruno. Eu acho que é muito importante prestar atenção em todas as aulas e dar valor a todas as matérias, principalmente por causa do vestibular, e também para termos certeza do que queremos fazer no futuro.



matéria que algum engraçadinho logo pergunta como ele vai usar esse conhecimento futuramente.Antes de tudo,não haverá nenhum futuro,se o aluno não se focar para aprender aquilo que considera irrelevante,porque todos nós faremos um vestibular que irá cobrar tudo o que aprendemos.



Definitivamente, eu sou o tipo de pessoa que não sei o que vou fazer da minha vida, não sei ao certo que matérias gosto, não sei que rumo tomar, mas o seu texto é muito interessante e aborda um tema que é a questão de quase 90% dos estudantes que estão chegando perto de vestibular, adorei o texto, parabéns !



Eu já me fiz várias vezes essa pergunta . Nunca pensei nesse lado da positivo. Sempre achei que só deviamos estudar , o que realmente quisessemos para as nossas futuras profissões. Nós so podemos avaliar uma situação (no país , no bairro , etc...) quando sabemos realmente do que se trata , por isso acho importante esse conjunto de conhecimentos !



É verdade, sempre pensamos desse jeito e as vezes nao ligamos para algumas aulas que julgamos inuteis, quando na verdade essa aula nos ajudara em um futuro bem proximo. Acho que devemos respeitar cada materia pois apezar de nao gostarmos pode nos ser util para aquela que gostamos como por exemplo o laboratorio que nos ajuda em quimica e fisica. Parabéns pelo texto Bruno, é realmente a realidade de um estudante.



Realmente nós sempre pensamos isso,que uma aula não vai mudar nada em nossas vidas,mas essasa pequenas matérias,nas quais não nos importamos muito,podem fazer sim a diferença na vida de um aluno.Gostei Bruno.



Isso mesmo, quantas vezes já falamos para nossos amigos, ou até mesmo para nossos prórios professores das respectivas matérias que questionamos lhe perguntando pra que aquilo irá servir na nossa vida se um dia iremos exercer uma profissão que não utiliza aquela matéria ou se iremos um dia esquece-la.




Isso é uma questão importante para todos nós. Para que temos que aprender isso? Simplestemente para passar em uma boa universidade e consiguir uma boa carreira depois. Após se formar, muitas coisas podem ser esquecidas por não terem "utilidade", mas outras não, precisarão ser lembradas pelo resto da vida.



Eu admito que já me perguntei "Para que aprendo isso?" muitas vezes e nunca tinha pensado sobre isso que você escreveu, realmente faz total sentido! Parabéns, texto simples, mas muito inteligente.



Exatamente, toda matéria é importante para o nosso conhecimento. Além disso, elas podem nos ajudar no futuro, durante a escolha de uma profissão.



Cultura nunca é demais. Agora, saber escrever é essencial para qualquer profissão. Claro que umas necessitam mais desta habilidade e outras menos. Boa reflexão enseja o seu texto! Grande abraço: Paredes



Seu texto fala de um assunto do nosso cotidiano mas que muitas vezes nem ligamos. Sempre é bom ter novas informações. Essas informações sempre são importantes, talvez no presente ou no futuro. Mas muitas vezes nós só damos valor a matéria que vai cair na prova e nos esquecemos que essas informações também nos ajudam. Turma: 1101



Você tocou num ponto que é essencial. O conhecimento nunca é demais e por mais que pensemos que aquilo é inútil, de uma maneira ou de outra serão aplicados em nossas vidas, ainda que inconscientemente. Além disso, como no primeiro ano e ao longo do ensino médio é que vamos escolher a carreira, não dá para descartar todas aquelas matérias que odiamos ou que simplesmente não entar em nossa cabeça. Cada um tem sua aptidão, mas conhecer de tudo um pouco é conhecer o mundo e estar mais preparado para ele.


Você está certíssimo. O conjunto de informações fornecidas por professores das mais variadas matérias, durante os Ensinos Fundamental e Médio, fazem a diferença na vida futura de cada indivíduo. Estar ligado nelas significa estar antenado e preocupado com o amanhã que vai fazer de você mais um ou alguém especial que se destaca dos demais. Um abraço da sua professora!

Barbara Mendes 1102 disse...

Se essas matérias não tivessem nenhuma importância para o nosso futuro, com certeza não as estudaríamos, por isso acho que devemos ter a mesma atenção em todas as matérias, porque mesmo que você nao precise dela na sua profissão, niguém quer ser um ignorante.

Vanessa Kranen disse...

Definitivamente, eu sou o tipo de pessoa que não sei o que vou fazer da minha vida, não sei ao certo que matérias gosto, não sei que rumo tomar, mas o seu texto é muito interessante e aborda um tema que é a questão de quase 90% dos estudantes que estão chegando perto de vestibular, adorei o texto, parabéns !

Anônimo disse...

Um ótimo tema, afinal: quem nunca se perguntou o porquê de estar estudando prótons, elétrons, senos e cossenos? Ou a vida de alguém que foi importante, mas já está morto. É claro que todos se perguntam isso, mas, como o Bruno mesmo disse, é importante para nossa formação e nos diferenciar uns dos outros, seja para conseguir um emprego, seja em algum concurso ou simplesmente para desenvolver soluções e interpretações de fatos do nosso cotidiano mesmo...
Danielle Manera, n°11, T: 1202

Anônimo disse...

Todos um dia já se perguntaram "Mas pra que isso vai servir na minha vida?". Por mais que achemos que não, tudo isso vai servir um dia. Além de servir paras as provas bimestrais, esses conhecimentos são bons. Todo conhecimento é bem vindo. Nunca podemos negligenciar-los, pois tudo que aprendemos tem um fundamento, nada é a toa.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

O que você disse é verdade, muitas vezes nos questionamos em que usaremos aquela matéria em nossa vida. Porém acredito que nenhuma matéria é inútil, pois se estamos aprendendo deve existir alguma razão, afinal essas informações também são importantes para formar nosso conhecimento e cultura.

Unknown disse...

As perguntas que fazemos hoje é fundamental para o dia de amanhã. Se nos perguntamos para o que servir, onde vamos aplicar, é o que, futuramente, virá a surtir efeito. Se na nossa cabeça estiver uma opinião formada sobre casa assunto, estudando ao longo de nossas vidas, poderemos analisar melhor o que faremos daqui a alguns anos. Por exemplo, nem sempre iremos usar física, biologia na nossa vida profissional, mas em algum momento veremos estar matérias aplicadas em nosso cotidiano.

Anônimo disse...

As perguntas que fazemos hoje é fundamental para o dia de amanhã. Se nos perguntamos para o que servir, onde vamos aplicar, é o que, futuramente, virá a surtir efeito. Se na nossa cabeça estiver uma opinião formada sobre casa assunto, estudando ao longo de nossas vidas, poderemos analisar melhor o que faremos daqui a alguns anos. Por exemplo, nem sempre iremos usar física, biologia na nossa vida profissional, mas em algum momento veremos estar matérias aplicadas em nosso cotidiano.

Anna Carolina Botelho T:1101
(No comentario acima,esqueci que colocar a turma e o nome)

Anônimo disse...

Para min que nada faz sentido com nada agora posso melhorar meu rendimento, pois tenho que pensar no meu futuro e não somente no que vivo hoje e no que gosto hoje por que uma matéria que gosto hoje pode ser a que adeio amanhã e vice-versa,por isso temos que estuda-las hoje pois amanhã pode ser tarde de mais.

Anônimo disse...

Seu texto fala de um assunto do nosso cotidiano mas que muitas vezes nem ligamos. Sempre é bom ter novas informações. Essas informações sempre são importantes, talvez no presente ou no futuro. Mas muitas vezes nós só damos valor a matéria que vai cair na prova e nos esquecemos que essas informações também nos ajudam.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Você tocou num ponto que é essencial. O conhecimento nunca é demais e por mais que pensemos que aquilo é inútil, de uma maneira ou de outra serão aplicados em nossas vidas, ainda que inconscientemente. Além disso, como no primeiro ano e ao longo do ensino médio é que vamos escolher a carreira, não dá para descartar todas aquelas matérias que odiamos ou que simplesmente não entar em nossa cabeça. Cada um tem sua aptidão, mas conhecer de tudo um pouco é conhecer o mundo e estar mais preparado para ele.

Clarissa 1101

Unknown disse...

Realmente, eu concordo com voce. Os alunos de hoje em dia nao pensam no dia de amanha e levam a aula na brincadeira.
Estudar garante o futuro e o futuro depende de nós. Entao nao vamos disperdiçar a chances que temos.
Nathalia ferreira 1101 n17

Anônimo disse...

Eu já me fiz várias vezes essa pergunta . Nunca pensei nesse lado da positivo. Sempre achei que só deviamos estudar , o que realmente quisessemos para as nossas futuras profissões. Nós so podemos avaliar uma situação (no país , no bairro , etc...) quando sabemos realmente do que se trata , por isso acho importante esse conjunto de conhecimentos !

Karla França T: 1102

Faiaia disse...

Texto interessantemente filosófico!! Você fala como se estivesse baseado na frase:"Penso, logo existo!", o que é a mais pura verdade. É esse conhecimento geral e do mundo que nos fará ser ótimos profissionais, pessoas interessantes e cultas. A cultura e a informação podem nos levar a qualquer lugar que quisermos. Além do mais, aprender apenas as nossas específicas é um bom exemplo de mediocridade. Acho que ninguém gostaria de ser visto dessa forma!

Ana Flávia T:1201 nº:11

Unknown disse...

Muito interessante o texto. Realmente é um questionamento inevitável que todos fazemos. Mas conhecimento nunca é demais, quanto mais se aprende menos se parece saber. Além disso, podemos perder tudo ,mas ninguem pode tirar nosso conhecimento. E este nos torna pessoas mais interessantes, muda nossa visão do mundo, nos torna pessoas mais capazes.

Bruno
1202

Anônimo disse...

Adorei o texto! Um assunto super interessante e abordado por nós quase sempre. Eu confesso que de vez em quando, me dá um pouco de raiva de ter que aprender matérias que para mim, são impossíveis de ser entendidas, sabendo que para o meu futuro profissional, isso não servirá. Mas concordo com você Bruno, todos que hoje estão lá na frente, passaram por isso tudo e a vida é assim.

Carolina G. 1101

Anônimo disse...

Acho que se essas matérias fossem inútem não nos fariam estudá-las.Por mais que não sejam usadas no dia-a-dia concerteza é útil termos o mínimo de conhecimento para que não sejamos ignorantes.


Carolina valle t:1102

blablablah disse...

Admitindo minha ocasional mediocridade, sim, já me fiz essa pergunta. Contudo, como ja foi dito acima, o conhecimento geral nos torna pessoas interessantes, cultas e aptas para viver em um mundo, no qual exercemos inúmeras tarefas simultânes que demandam conhecimentos diversos.
E quando a ignorar professores, além disso ser um ato imaturo, é também desrespeitoso.

Anônimo disse...

Concordo com você Bruno. Eu acho que é muito importante prestar atenção em todas as aulas e dar valor a todas as matérias, principalmente por causa do vestibular, e também para termos certeza do que queremos fazer no futuro.

Anônimo disse...

temos que estudar sim, nos tranformar em cidadoes inteligentes, cápazes de pensar e formar uma propria opiniao. Nao é a educacao que esperamos parra nosso país? Parar de pensar importante de materias é dificil, mas temos que pensar corretamente. estudar é preciso, seja para seu trabalho ou nao.

Nathalia 1101

Um passo à frente disse...

Bruno,seu texto está demais!
Você abordou um tema super questionado e conseguiu dissertar muito bem sobre o mesmo.
Não sei o que dizer sobre o texto.Me identifiquei com cada pensamento relatado.
E saiba que me serviu de "estímulo" para continuar nesta busca informacional eterna!
Muito Obrigado meu caro!!

André Cabral 1101

Anônimo disse...

Concordo.Cada matéria tem sua importância. E mesmo voce preferindo umas a outras, somos obrigados a aprender isso, já que no vestibular todas matérias sao pedidas.
Seu texto é sobre um tema muito bom,e o texto está ótimo.Parabéns

Evandro 1101

Anônimo disse...

É engraçado ver um texto falando sobre isso, porque realmente o "desprezo" a certas matérias é comum entre os estudantes. E não há a mínima preocupação em buscar saber o que ela realmente tem a acrescentar.
Isso não significa que você vá aplicar as fórmulas da Queda Livre no seu dia-a-dia, e sim que ela pode ter ajudado você a, um dia, desenvolver seu raciocínio, superar seus "limites intelectuais", e criar um desejo de crescer cada vez mais.

Mas é claro que sempre há aqueles que preferem julgar, reclamar,... Seria isso "preguiça intelectual" ou outra coisa?
Daria um outro texto interessante também...

Jonathas - T:1201

Mariana Amorim disse...

É fundamental aprender outras matérias além de suas especificas, para uma carreira futura, é importante ter noção de tudo um pouco, porque se pararmos para pensar uma matéria acaba andando de mãos dadas com a outra. Conheço vários professores de matemática que cometem várias gafes de português, tanto na escrita quanto na fala, como se diz por ai “assassinando o Português”, e vice versa, professores de português, falando atrocidades sobre matemática, tudo bem que não é um assunto que costumam usar muito não seu dia-a-dia, mas quando nos tornarmos um profissional, devemos nos tornar um profissional por inteiro, e não pela metade!


Mariana Amorim nº13
T:1201

Anônimo disse...

Muito bom texto! Esse pensamento é constante mesmo entre nós.
Mas, penso que o quanto mais aprendemos, mais temos a nos acrescentar, mais buscamos saber e nos interessamos mais!
"Quanto mais sei, mais sei, que nada sei"!
Acho que cada materia tem seu grau de importancia para cada um, mas todas sao importantes.

Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

Muito bom texto! Esse pensamento é constante mesmo entre nós.
Mas, penso que o quanto mais aprendemos, mais temos a nos acrescentar, mais buscamos saber e nos interessamos mais!
"Quanto mais sei, mais sei, que nada sei"!
Acho que cada materia tem seu grau de importancia para cada um, mas todas sao importantes.

Sofia Maia
T:1201

Unknown disse...

Realmente todas as matérias tem a sua importância até as maisfaceis como ed.física,mais é difícil pra um adolescênte pensar assim mesmo
que ele diga que pensse isso se
ele pudesse escolher parar de estudar física conceteza ele pararia(bem pelo menos eu)
Bom texto,serviu pra refletir um pouco mais so um pouco.

blablablah disse...

Admitindo minha ocasional mediocridade, sim, já me fiz essa pergunta. Contudo, como ja foi dito acima, o conhecimento geral nos torna pessoas interessantes, cultas e aptas para viver em um mundo, no qual exercemos inúmeras tarefas simultânes que demandam conhecimentos diversos.
E quando a ignorar professores, além disso ser um ato imaturo, é também desrespeitoso.

Antonio 1201

Patrícia disse...

Você tem razão!
Afinal a matéria que gostamos hoje pode definir que profissão iremos querer amanhã. Além disso é fundamental estudar porque é o estudo que nos torna pessoa cultas e capacitadas para o futuro.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

Quem nunca fez esta pergunta, não é mesmo?
Mas se refletirmos com certeza temos que admitir que isso nos proporciona uma cultura e conhecimento que muitos não têm e gostariam de ter e ainda reclamamos.
Muitas vezes não imaginamos o quanto tudo isso é importante para o nosso futuro.
Marisa Bond
T:1202

Matheus disse...

Concordo.

Todas as matérias são importantes e em conjunto das experiencias vividas e da educação recebida o caracter de alguem é formado.
Como ninguem é igual há pessoas que tem facilidade para umas materias do que outras o que ajuda a decidir a carreira se deve seguir.

Matheus 1201

Anônimo disse...

É verdade. Todas as matérias tem sua importância separadamente, e que juntas fazem com que tenhamos informação sobre passado, presente e futuro e nos mostra a cultura que temos tanto no nosso país como no mundo. São essas matérias que formam profissionais bem sucedidos e que não "ignorantes" com relação a várias situações.
Aki Uehara nº 10 T: 1201

Anônimo disse...

Exatamente. E, talvez, justamente na matéria que você nunca pensou ter aptidão, você acaba descobrindo um jeito de dinamizá-la, ou torná-la aprazível.

BRUNA - T. 1202 nº 09

Unknown disse...

Você falo e disse tudo não preciso nem comentar sobre seu texto você abordou o fato de uma forma simples e certa e sua conclusão foi genial!

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

Eu por exemplo quando encontro dificuldade em alguma matéria me pergunto sempre, quando a usaria novamente. Quando na verdade nem sei o quanto estão sendo importantes para a nossa formação como pessoas cultas e bem informadas.
Tassia
1201

Unknown disse...

Hoje em dia, o que leva uma pessoa a ser um bom profissional, reconhecido, não é saber tudo da sua área de atuação mas sim saber de tudo um pouco. Isso se chama CULTURA. A cultura é muito mais que um simples saber. Ela serve pra te levar aonde deseja ir, trabalhar, viajar, conhecer. Quant maior carga de cultura você tiver, mais bem recebido na sociedade você é.

Anônimo disse...

o conhecimento e a cultura são os melhores recursos do ser humano.
Na vida as pessoas podem peder tudo, trabalho, dinheiro etc ... mas o conhecimento ninguém tira de você! ele te dá sucesso na vida, no trabalho e bem estar pessoal.

Pedro Pieri
nº6
T:1202

Unknown disse...

Sabe aquele seriado "Você é o que você come" ? Então é igualzinho neste ponto. Você é aquilo que você sabe, que aprendeu, que vive.Muitas vezes eu mesma já cheguei a me perguntar em aulas..para que eu vou usar isto na minha vida? Mas eu sei que nesta vida precisamos saber de tudo...senão seremos pessoas alienadas.E pessoas desse tipo não fazem o mundo acontecer.

Joana Feital t:1102

Anônimo disse...

Esse questionamento é muito comum entre os alunos já que ao mesmo tempo que estamos na escola olhando para aquele quadros cheio de letras e simbolos que na maioria das vezes não entedemos o que querem dizer, pensamos que poderiamos estar em casa dormindo ou na praia relaxando. Porém se não soubessemos a metade do que sabemos hoje, deixariamos até mesmo de fazer o que nós gostamos por não ter conhecimento suficiente para realizar certos atos. E se pararmos para refletir, se hoje não pararmos e dedicarmos miseras horas do dia para adquirirmos conhecimentos, no futuro quando nos dermos conta, ai sim não poderemos fazer o que nós realmentes gostariamos de fazer, porém ai não terá mais volta!

Natália Oliveira t: 1102

Anônimo disse...

Falou bonito Bruno,tbm concordo com vc no aspecto das materias ou tópicos inúteis