sexta-feira, 4 de abril de 2008

III. VOCÊ JÁ LUTOU PELO SEU PAÍS HOJE?

Sexta-feira, Março 28, 2008

Comerciais do governo federal na televisão incentivam o voto da população, mostrando os "heróis"do país que tanto lutaram para nos dar este direito que, hoje, infelizmente, muitos desperdiçam por simples falta de "saco" para votar pelo futuro do país e votam em um candidato qualquer que só age de forma banal.
Nosso querido Brasil, já não é tão querido. Problemas com saúde, educação etc fazem com que o cidadão brasileiro acabe desistindo de lutar. Alguns dizem que a melhor batalha é aquela que não se trava. Essa frase é dita com muita certeza, mas, ao mesmo tempo, com grande ingenuidade de quem a fala.
Nosso país precisa de ajuda! Precisamos de mentes pensantes e batalhadoras para tirar o Brasil do Terceiro Mundo e o transformar em um território realmente brasileiro, porque temos condições plenas de sermos um país do Primeiro Mundo. Isso a nossa reserva de dinheiro já nos mostra claramente. Podemos parar de baixar a cabeça diante de outros países e deixar de sermos subordinados, mas sim chefes, mandantes; como os grandes.
Tantos lutaram desde muito tempo para termos todos os direitos que temos hoje, e ninguém pode negar isso. No entanto, temos de convir que muitos outros nos colocaram em "sinucas" espetaculares, transformando o nosso país no que ele é hoje: um país do Terceiro Mundo subordinado às grandes potências.
Vamos deixar isso como está, ou lutaremos pelo que queremos ter?
“Vamos deixar isso como está.” É a resposta de muitos. E continuam: “Ah! o que eu tenho a ver com isso? Cheio de problemas na minha vida e ainda vou sair à rua pra ganhar um direito inútil?"
As conseqüências estão aí. Nossas escolas estão sujas e mal cuidadas, a educação é de péssima qualidade. Por quê? Porque os poderosos não querem pessoas que pensem. Não querem lutadores da pátria para não gerar mais problemas (para eles, é claro).
Mas eles já nem se importam com tal coisa; pois devem imaginar que se até hoje ninguém fez uma revolução, mesmo com um ensino melhor que o atual, agora é que não vai acontecer nada mesmo. Então, para que se preocupar?
Portanto vamos lutar! Lutemos pelos nossos direitos! Avante força brasileira! Vamos mudar essa situação!

E você... já lutou pelo seu país hoje?

Rodrigo Gonzalez Gonzalez de Castro T: 1101

40 comentários:

Anônimo disse...

Esse chegou a emocionar.
O Brasil precisa de pessoas pensantes! O Brasil precisa de povo e não de zumbis idiotas, que aceitam tudo que lhes dizem!
Nosso país é enorme, com uma economia ascendente e com recursos incriveis. As pessoas tem que acordar e perceber que somos nós que temos que fazer acontecer! Não seremo submissos, não nos deixaremos abalar, não fraquejaremos!
Mas, obviamente, é facil falar; fazer que é dificil. Precisamos de gente, de pessoas que se importem de verdade. E não de homens gordos ou carecas com dinheiro saindo de tudo que é lugar, que fazem dança da pizza ou que só sabem mentir.Mas "eu não sei de nada", como diria nosso querido presidente.

Catarina Schumann disse...

Estes são os comentários do post número 40196831, ordenados por data. Você pode editar ou deletar qualquer um deles.



Iso é um extremo caso de egoísmo,cada um olha só por si e os outros que se virem,as pessoa tem pensamentos como:"se eu tenho dinheiro para pagar uma escola boa,porque deveria lutar pioor escolas de graça",e não pensam nas pessoa que não podem......isso só leva o Brasil para baixo cada vez mais!!!!



Realmente, esse mundo precisa de pessoas pensantes, nós, os jovens, também podemos ajudar! Nós q que vamos fazer do nosso futuro o que ele será! Não vamos deixar que o mundo se acabe vamos lutar com ele!Parabéns Rodrigo seu texto está muito bom!


É muito bom saber que ainda existem pessoas que pensam em nosso país. Parabéns Rodrigo, e espero que seu texto consiga passar essa mensagem tão bonita e brasileira para todos !


Como uma mera subordinada dos líderes da sociedade não; não porque não queira, mas pelo fato de ningem até hoje ter feito um texto marcante como o seu para me fazer pensar e agir no melhor para o país, pois ouvir o que você disse já ouvi em vários lugares, mas nãu com a mesma convicção na qual você colocou. É um texto bem marcante e que nos faz pensar em que situação estamos vivendo agora. Mostrando o seu texto a outras pessoas e cada pessoas refletindo sobre o seu papel na sociedade podemos, sim, construir uma força nacionalista transformando o Brasil em um país melhor.



Sabe porque muitos não lutam ?Porque muitos não querem ! Muitas pessoas pensam: porque lutaríamos pela melhoria da educação , se precimos de pessoa com baixa qualificação para servir de empregados para nós, que podemos pagar por boas escolas! Essas são pessoas q so pensam em si !E que querem saber do seu bem estar , os outro eles que lutem ! Por isso q não conseguimos "evoluir" , se um ajudasse o outro , construiriamos uma grande NAÇÃO!!!



impressionante é ver como algumas pessoas ainda pensam a esse respeito, as vezes, sem querer acredito que esqueço que devo lutar por ele. ma so seu texto esta muito bom, gostei muito do assunto e foi muito bem abordado.Parabéns !



Falou bonito Rodrigo! Os "heróis" não se foram meus amigos, os "heróis" podem ter mudado de faces e tamanho, podem não ter mais grandes vitórias, mas eles ainda vestem o verde e o amarelo e eles estão aqui! Nós somos esses "heróis", "heróis" que nossos pais deram duro para criar, como tais devemos lutar pelo nosso país! Abraço a todos



Você pensa como muitos outros, esse assunto que você utilizou na sua redação é muito importante, pois todos devíamos lutar pelo nosso país.



Fico feliz de saber que existe mai spessoas com o emsmo pensamento que o meu.Esse assunto é totalmente necessário de ser abordado,mais todos se contentam com o que está.Vamos lá gente,se nós não lutarmos,quem vai?



Parabéns pelo texto, faz qualquer um refletir! A situação do país está cada vez pior, legal a sua iniciativa. Parabéns ..


Seu texto fala de algo muito importante e que cada vez acontece mais. E ver que existe alguém que ainda pensa em reverter isso e passar a lutar é algo muito bom para o nosso futuro e o de nossa sociedade. Parabéns!



O assunto do texto é interessante e bom para refletir. Você está de parabéns.



Seu texto fala sobre algo muito interessante e descutivel que é a luta do brasileiro pelo país. Adorei o texto e a sua iniciativa.



Legal, Rodrigo! É bom ver esta força vindo da juventude! Que esta luta possa ser vitoriosa! Grande abraço: Paredes



Hoje, ainda não tinha lutado não. Tive um dia super atribulado e egoisticamente nem tinha pensado no meu país. Mas quando cheguei do trabalho, abri minha caixa de e-mails e li seu texto, não resisti. Corri para o blogue e publiquei suas palavras. Lindas, por sinal. Agora, sim, posso dizer: "Hoje, lutei pelo meu país!" Um abraço verde e amarelo da sua professora!

Anônimo disse...

Rodrigo, sempre cheio de palavras a dizer, como um pequeno revolucionário... hehehe

olha cara, eu concordo plenamente, precisamos de pessoas competentes!
nao precisamos de mais "ladrões de ternos e gravatas" como temos de montão no poder. Precisamos de jente pensante, pra tentar um dia mudar esse país.

Realmente espetacular seu texto cara, fui!

Barbara Mendes 1102 disse...

Concordo, temos que nos unir para que no futuro, o Brasil seja diferente do que é hoje, mas não basta somente a união, temos que agir.

Vanessa Kranen disse...

impressionante é ver como algumas pessoas ainda pensam a esse respeito, as vezes, sem querer acredito que esqueço que devo lutar por ele. ma so seu texto esta muito bom, gostei muito do assunto e foi muito bem abordado.Parabéns !

Anônimo disse...

As pessoas vem desistindo de lutar para a melhora do pais, passaram a se contentar com tudo o que acontece. Muito bom saber que ainda tem pessoas que se preocupam. Parabéns!

Isabelle T.1103

Unknown disse...

É isso ai! Concordo em gênero, número e grau. Talvez as pessoas que votem por votar são as que perderam a esperança de ver o páis evoluir. Desitiram de tentar acreditar que exista algum político honesto. Até eu às vezes me pego pensando nisso. Mas acho que o lema "Sou brasileira e não desisto nunca!" fala mais alto!
Danielle Manera , n°:11, T:1202

Anônimo disse...

É bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam com isso! Temos que lutar para mudar a situação do nosso país, não podemos deixar tudo pra lá se não nada vai melhorar! Não depende só do governo, mas também de nós que devemos escolher bem quem vai nos representar e fazer nossa parte como cidadãos.

Anônimo disse...

"...porque temos condições plenas de sermos um país do Primeiro Mundo."

E temos sim Rodrigo!
O Brasil é um paaís forte e bem capaz de ser um país melhor do que ele é.
E a responsabilidade não é só dos ministros, deputados, senadores e etc, a responsabilidade por um país mais digno, é do povo brasileiro também, que muitas vezes deixa e lutar pelo seu país.
Parabéns Rodrigo, belo tema escolhido.
Gabriel Diniz, Nº:3, T:1202

Anônimo disse...

É isso aí, Rodrigo!=] O Brasil está precisando é de pessoas que lutem para ele, pois pessoas que seriam para fazer isso, estão agindo contra ele. As pessoas têm que começar a votar conciente, não "votar por votar". O futuro do país está nas mãos delas, então elas devem agir com maturidade, decidindo quem irá representar melhor sua nação!

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

Parabéns seu texto esta muito bom, porque ele faz as pessoas pararem e pensarem sobre a condição em que os serviços públicos se encontram nesse país. Muitos desperdiçam seus votos porque já estão cansadas de votar em políticos que nunca fazem nada, essas pessoas perderam a esperança, na minha opinião o voto é importante mas em casos extremos como o nosso o povo deve fazer barulho e protestar, não só votar.

Filipe Borsani T:1202

Anônimo disse...

Como uma mera subordinada dos líderes da sociedade não; não porque não queira, mas pelo fato de ningem até hoje ter feito um texto marcante como o seu para me fazer pensar e agir no melhor para o país, pois ouvir o que você disse já ouvi em vários lugares, mas nãu com a mesma convicção na qual você colocou. É um texto bem marcante e que nos faz pensar em que situação estamos vivendo agora. Mostrando o seu texto a outras pessoas e cada pessoas refletindo sobre o seu papel na sociedade podemos, sim, construir uma força nacionalista transformando o Brasil em um país melhor.

Anônimo disse...

Muitas pessoas só querem saber delas e acabam não lutando pelo nosso país.
Essas pessoas sempre esperam que alguém mude o país, sempre reclamam... mas nunca fazem nada para ajudar.
Mariana
N° 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Seu texto fala de algo muito importante e que cada vez acontece mais. E ver que existe alguém que ainda pensa em reverter isso e passar a lutar é algo muito bom para o nosso futuro e o de nossa sociedade. Parabéns!

Clarissa 1101

Anônimo disse...

A população brasileira hoje em dia procura o tempo todo motivos para criticar o pais, criticar leis, criticar políticos, criticar uns aos outros. Criticas e mais criticas e entre uma e outra vemos crianças pedindo dinheiro nas ruas, mosquitos transmissores de doenças sendo tratados como animais domésticos, gente matando e gente morrendo; vemos um país sofrendo. A estagnação, a falta de voz para fazer alguma coisa pelo seu pais dominam os tempos atuais. Acho se tudo isso está acontecendo, se tantas criticas são feitas, porque não deixamos de apenas apreciar a paisagem e passamos a fazer parte dela. Vamos acrescentam alguma coisa ao meio em que vivemos, vamos mudar vamos não só fazer algo, vamos lutar pra melhorar
Texto muito bom, com um tema muito bem abordado.
Marianne Silveira -1101

Anônimo disse...

Sabe porque muitos não lutam ?Porque muitos não querem ! Muitas pessoas pensam: porque lutaríamos pela melhoria da educação , se precimos de pessoa com baixa qualificação para servir de empregados para nós, que podemos pagar por boas escolas! Essas são pessoas q so pensam em si !E que querem saber do seu bem estar , os outro eles que lutem ! Por isso q não conseguimos "evoluir" , se um ajudasse o outro , construiriamos uma grande NAÇÃO!!!

Karla França T : 1102

Faiaia disse...

O Brasil já não é mais um país do terceiro mundo. O Brasil é o 10º lugar na lista de maiores PIBs do mundo, com 1.067706 bilhões de dólares. Nossos níveis de industrialização são grandes. É muito curioso o Brasil, um país cujo desenvolvimento e industrialização só começou 50 anos após a Inglaterra, tentar e querer competir com os EUA, cuja posição na lista de maiores PIBs do mundo é 1º lugar, com quase 14 bilhões de dólares. Os primeiros países na lista dos maiores PIBs são EUA, Japão, Alemanha, China e Reino Unido. Chega a ser injusto e ridículo continuar chamando o Brasil de um país de terceiro mundo. O Brasil é um país industrializado. O único problema do Brasil, que é assustador, é social!!E nesse aspecto sim, eu devo concordar, nós precisamos levantar e lutar por nosso país!!Mas antes disso, acho que precisamos estudar mais sobre a política interna e o governo atual, que, embora tenha cometido grandes erros públicos e explícitos, vem melhorando o Brasil, lutando por ele a cada dia que passa!!

Ana Flávia T:1201 nº:11

blablablah disse...

Primeiramante, política é sempre um ótimo tema a ser discutido.
Bem, crucifiquem-me por ser o até agora o único a discordar (apenas em parte) do autor.
Concordo que seja culpa (em parte) do povo que vota levianamente que nosso país ainda esteja em condições subdesenvolvidas.
Mas quando o autor diz que o povo não tem "saco" para exercer o direito de voto, ele aparentemente não levou em conta os séculos de corrupção de nossa política possam vir a desincentivar um cidadão de exercer tal direito.
Agora, quanto ao termo 'direito', creio que seja um tanto inapropriado, já que somos obrigados a votar. Direito é a saúde, ao estudo e a tudo aparentemente ineficiente e precário neste país.

Unknown disse...

Muito boa a intenção de lembrar dessa luta pelo país que a maioria de nós esquece, mergulhado nos seus problemas do dia a dia. Temos sim que reinvindicar condições melhores, principalmente sociais. Atualmente amargamos a posição de número 68 no raking de IDH (Índice de desenvolvimento humano). Temos sérios problemas na saúde, escolas etc. No entanto não devemos desanimar, achar que nunca vai ficar melhor. Pois já esteve muito pior e a maioria dos direitos que temos hoje foram um dia conquistados ,com muita dificuldade ,por pessoas que acreditavam num Brasil melhor.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Concordo em cada palavra que você escreveu. Nessa situação, não dá mais pra ficar! Temos que lutar pela nossa pátria e "salvar" a nossa nação.
Vamos lá, mostrar pros "grandes" do que nós somos capazes!

Carolina G. 1101

Anônimo disse...

Isso é uma outra questão de extremo egoísmo ,muitas pessoas pensam:"Se eu tenho condição de pagar uma boa escola pro meu filho,porque devo lutar pr escolas de graça".Precisamos de pessoas que tenham sua própria voz e não mais de empresários que não fazem nadsa além de ganhar dinheiro.


Carolina valle t:1102

Anônimo disse...

A mesma pergunta eu faço ao autor: "Você já lutou pelo seus país hoje?"
Bom, realmente a situação do nosso país desestimula muitos cidadãos a exercerem seus direitos, e eles estão errados. Afinal, deveria fazer crescer a vontade pela luta por um país melhor.
Também acredito que o texto poderia ter citado os movimentos e pessoas que lutam efetivamente pelo Brasil, mas que infelizmente não são tão divulgados pela mídia.

Jonathas - T:1201

Anônimo disse...

Perfeito! Um texto otimo para reflexao. O brasil precisa de uma populacao que pense, mas que tambem nao so pense, Que expresse suas ideias. O egoismo é uma caracteristica muito comum nas pessoas e que deve ser mudado.
Nathalia 1101

Mariana Amorim disse...

O ato de votar é tão bonito, nossa exercer o nosso direito como cidadão, é tão importante. Esse ano eu já vou votar, e estou tão empolgada com isso, vou ter, mesmo sendo tão jovem, minha opinião sendo levada a serio, vou ter voz na sociedade, poxa eu acho isso muito legal, agora, é claro, votar consciente, sabendo tudo direitinho, pois afinal grandes poderes, levam a grandes responsabilidades. Acho que as pessoas estão muito desiludidas com o Brasil, elas estão vendo tudo que está acontecendo e acreditam que esse país já não tem solução. O que devemos é fazer jus ao nosso
hino: "Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!"

Mariana Amorim nº13
T:1201

Anônimo disse...

Esse assunto é muito importante de se tratar,porque daqui a 1 ou 2 anos estaremos votando, e para podermos mudar a imagem do país temos que votar consiente.
Parabéns pelo ótimo assunto ,rodrigo.

Unknown disse...

pois é,a maioria das pessoas so
se preocupam com si mesmo,
se eu tenho dinheiro pra pagar uma escola particula,porque vou lutar por uma boa escola publica??
um pessamento muito errado
mais infelizmente é oque acontece
o patriotismo esta acabando
poucos sao patriotas hoje em dia
como ja tiveram muitos no passado
como tiradentes.So axo que
ser pais de terceiro mundo não é vergonha nenhuma e não precisamos
nos torna do primeiro mundo pra
agirmos diferente

Anônimo disse...

Possibilidade de crescer o Brasil tem. Com a economia em ascensao, com reservas de agua para o futuro, tem tudo a seu favo.
Menos as condiçoes socias, que podem vir a melhorar com topicos já dicutidos em outros textos. Cabe a nós lutar sim, sem desistencia daqueles que nem sequer tentaram.

Sofia Maia
T:1201

blablablah disse...

Primeiramante, política é sempre um ótimo tema a ser discutido.
Bem, crucifiquem-me por ser o até agora o único a discordar (apenas em parte) do autor.
Concordo que seja culpa (em parte) do povo que vota levianamente que nosso país ainda esteja em condições subdesenvolvidas.
Mas quando o autor diz que o povo não tem "saco" para exercer o direito de voto, ele aparentemente não levou em conta os séculos de corrupção de nossa política possam vir a desincentivar um cidadão de exercer tal direito.
Agora, quanto ao termo 'direito', creio que seja um tanto inapropriado, já que somos obrigados a votar. Direito é a saúde, ao estudo e a tudo aparentemente ineficiente e precário neste país.

Antonio T 1201

Anônimo disse...

Em um mundo onde os corruptos são a maioria, precisamos prestar mais atenção na minoria que luta pelo nosso país. Ainda existem, mesmo que poucos, políticos honestos. Logo, devemos ingressar nesse pequeno time e lutar por um Brasil melhor!

Patrícia disse...

Concordo com você Rodrigo!
Se as pessoas dessem mais importância para o voto talvez não teriamos um país cheio de políticos incompetentes.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Matheus disse...

Discordo em parte do texto.

Não acho que o povo seja irracional, acho que o mesmo deixou de acreditar no pais devido a séculos de corrupçao e roubos.
Acho que o voto deveria ser facultativo porque assim só votaria quem realmente estivesse afim, e com isso, não seria necessário o voto nulo/branco.

Anônimo disse...

Verdade, a mentalidade hoje da sociedade brasieira é muito voltada para o próprio nariz, há um pensamento inteiramente egoíta que causa esse descaso com a preocupação de lutar por seus direitos e melhorar a situação do país.
Marisa Bond
T:1202

Anônimo disse...

O país na minha opinião não deveria ser considerado mais como um país de terceiro mundo, pois já é industrializado, estando entre os quinze melhores do mundo. Mas, apesar disso tudo, a questão social ainda é muito precária no Brasil.
A população deve colaborar no desenvolvimento social do país, votando nos políticos que confiam e que podem mudar o mesmo. Mas muitas vezes, isso não acontece: votam em qualquer candidato porque não se importa com o país que vive, acha que tem coisas mais importantes a fazer e só vota por obrigação. Não devemos pensar somente em si próprios, pois assim o país nunca vai "para frente" e nunca sairá do termo "país subdesenvolvido".

Unknown disse...

Isso ai o Brasil precisa de pessoas que lutem para ele, por ele e com ele, para levarmos o pais para a gente, pois este esta na mão de cada um de nos que com nossas simples ideologias podemos mudar não o mundo mais talvez em parte nosso pais.

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

É verdade precisamos de gente competente para governar e fazer mudanças radicais no país qu é o que reamente nós precisamos!
TASSIA
1201

Unknown disse...

Bem, é um assunto delicado. Votar exige das pessoas muita compreensão de mundo, o que num país como o nosso é muito limitada, por conta da decadente educação. Cada vez mais a sociedade brasileira está se mostrando fraca em relação a tomar atitudes que possam garantir seus direitos, fazendo com que o governo do país entre em decadência, seja por políticos corruptos ou por insatisfação popular. E ainda há as pessoas que dizem não se importar com a situação toda, mas no fundo todo mundo quer seu lugar ao sol, todos exigem seus direitos ! O que falta nos brasileiros é força de vontade e perseverança.

Unknown disse...

Exatamente. precisamos de pessoas pensantes nesse país!Porém o que temos são pessoas manipuladas,que não tem consiência do que estão fazendo!Precisamos de pessoas que se importem com o lugar que vivemos!!
Ótimo texto!
Joana Feital t:1102

Unknown disse...

O Brasil sem sombra de dúvidas é um país abençoado e por esse motivo precisa de um povo que o respeite e cuide dele, um povo que diga com orgulho: Sou brasileiro. Pessoas que lutem pelo seu país. Parabéns Rodrigo.

Anônimo disse...

Gostei muito do tema e da maneira que ele foi abordado.Mas cada deve fazer sua parte e talvez um pouco a mais para mudar essa situação.

Anônimo disse...

primeiro quero parabenlizar a todos q escreveram,e dizer q sao iniciativas como essas que vâo levar nosso pais adiante,temos que escrever mesmo,colocar pra fora nossas revoltas,e mostrar para os acomodados q o brasil precisa mudar,e somos nòs os principais responsàveis por isso nao podemos continuar de braços cruzados,nosso paìs è muito rico, e porque existe pessoas morrendo de fome?pessoas q dormem na rua por nâo terem teto,e quem tem a ver com isso?todo mundo!brasil,acorda!desse jeito vamos afundar!