domingo, 6 de abril de 2008

XV. NOSSA SOCIEDADE


Vivemos em uma sociedade capitalista, onde apenas o lucro interessa e, muitas vezes, pessoas cometem atos preconceituosos por motivos bobos, como “dinheiro”.

A diferença entre um homem negro e um homem branco é apenas uma questão de melanina.

Vivemos em uma sociedade de altos e baixos, onde ricos se dão com ricos e pobre se dão com pobres. Isso gera um conflito social.

A violência em geral é causada por motivo de inveja ou ambição. Tem o pobre que quer ser muito rico, porque teve uma infância difícil, sem nada; e há o outro pobre, que olha o rico bem vestido com roupa de marca e quer ter aquela roupa.

Atualmente o número de racistas tem diminuído, porém ainda há pessoas inocentes sendo mortas por motivos raciais. Aqueles que já têm uma noção básica de vida social já perceberam que todos somos “irmãos”, embora tenhamos cores diferentes.

Não se sabe quanto tempo irá demorar para que outras pessoas, as que ainda não entenderam somos iguais, o entendam. E até lá, muitas pessoas irão sofrer. Só espero que, quando essas pessoas descobrirem o quanto erraram a respeito do outro, não seja tarde demais.

Giuseppe Noronha T. 1102

50 comentários:

Catarina Schumann disse...

Infelizmente, em nossa sociedade, a diferença entre ricos e pobres ou brancos e negros não é apenas uma questão de melanina. É uma questão de entrada social e entrada de serviço; ensino de alta qualidade e ensino de baixíssima qualidade;oportunidade e marginalização; dignidade e indignidade. E o que é pior: tudo isso acontece de uma maneira covarde, por trás de um véu de dissimulação, onde a sociedade branca e rica finge que aceita o negro e o pobre, que, por sua vez, finge que acredita nela.
Um abraço da sua professora!

Caio Cordeiro Turma 1102 disse...

Talvez já seja tarde de mais para muitas, e mesmo assim isso se repete como se fosse um círculo de racismo/preconceito sem fim...Afinal é como dizem não é? "Aqui se faz, aqui se paga!"

Anônimo disse...

De fato nossa sociedade ainda tem muito o que mudar em relação ao racismo, e enfrentar os anos de preconceito que carregamos na História da humanidade.
Infelizmente, isso não ocorre apenas com os negros, mas também com membros de outras religiões, homossexuais, trabalhadores, etc.

Está na hora da sociedade parar e refletir seriamente sobre isso! É fácil dizer "que o racismo é uma vergonha", mas infelizmente na prática é outra, e isso devemos mudar.

Jonathas - T.: 1201 - N°4

Barbara Mendes 1102 disse...

Na nossa sociedade capitalista só é importante aquele que tem capital, hoje, valores como caráter, honestidade são esquecidos, infelizmente.

Anônimo disse...

Toda a sociedade, de uma forma geral, é um reflexo da sociedade que existia no mundo a séculos atrás. "Os negros não tem alma, portanto só servem para serem escravos" era uma ideologia que era dominante nas mentes dos europeus e, consequentemente, em suas colonias da época. Toda a marginalização e exclusão que foi sofrida pelos escravos, após a abolição da escravatura, não consiguiu ser completamente eliminada após mais de 100 anos de luta contra contra o preconceito. Esse reflexo é sentido hoje pela população negra, já que, alguns seres humanos preconceituosos e sem conciência continuam com essa ultrapassada ideologia sobre a superioridade dos bancos sobre os negros. Quem sabe um dia todos os projetos de inclusão social e tentativas de acabar com o preconceito tenham algum efeito e, enfim, possamos viver em uma sociedade em que uma pessoa não é julgada por sua aparencia, e sim, pelos seus atos.

Anônimo disse...

Concordo com o Giu.
Atualmente a sociedade gira entorno do capital.Ambiciosa e preconceituosa.Por isso entre diversos motivos, a sociedade vive na enorme diferença social, cujo a maioria vive com o mínimo,ou menos que isso, e a menoria vive com tanto, até mais do que o necessário para viver.E em torno de tamanha diferença social, giram diversos conflitos, entre eles raciais, em que convivemos mesmo que sublinarmente hoje em dia.


gabriela berner

Anônimo disse...

Se todos pensassem assim , seria muito mais fácil.Em vez de envejarmos o que é do outro , pq não trabalhamos para conseguir !São pequenos atos que se todos fizessemos , formaríamos assim uma verdadeira sociedade !

Anônimo disse...

É ruim lembrar e dizer isso, porém ainda há muito preconceito em nossa sociedade.
E contrariando o que muitos pensam, o preconceito não se dá só pela cor da pele; se dá também pela classe social que o próximo pertençe, o traje que o indivíduo está vestindo, o tipo de transporte que o outro está utilizando...
Há uma imensidão de fatores preconceituosos que aftema a nossa soiciedade atualmente.
O nosso dever é lutar contra isso e jogar fora o nosso preconceito.
Parabéns pelo texto e pelo importante tema abordado.
Gabriel Diniz, Nº:3, T:1202

Vanessa Kranen disse...

concordo com voce, em absolutamente todos os seus argumentos, nossa sociedade tem mudado sim, tem diminuido sim, mas ainda não é o bastante, tem que se fazer mais.
gostei muito do texto !

Vanessa Kranen disse...

esqueci de colocar minha turma em todos os meus comentários.
sou da 1103, colocarei a partir de agora !

Unknown disse...

É estranho notar a inversão de esterótipos, principalmente no carnaval. Pobres se caracterizando de ricos e ricos se caracterizando de pobres, especialmente com roupas de presídios. E não concordo a respeito da inveja, roupas etc. É questão de tentar visualizar o que aconteceu para que um tenha uma camisa bonita, de marca, enquanto o outro não. Tentar entender o porquê de uns terem muito e outros terem pouco. E a falha vem justamente de uma pseudo-mobilização social, para ajudar na integração de raças, culturas e costumes.


BRUNA - 1202 nº09

Anônimo disse...

Toda sociedade tem seua defeitos e suas virtudes e também toda sociedade é comandada por uma minoria, e a nossa não é diferente, sempre vai haver racismo, muito ou pouco. O que diferencia uma sociedade da outra é só sua idelogia fazendo com as coisas sejam muitas ou poucas.

Anônimo disse...

Nossa sociedade ainda tem muitos preconceitos e os atos preconceituosos podem acontecer mutio mais do que imaginamos, até porque, muitas vezes eles não acontecem de forma explícita, mas são mascarados e mais difíceis de combater. E só quem sofre sabe o quanto é duro. Prabéns pelo texto!

Clarissa 1101

Faiaia disse...

Na minha opinião, o que acontece em nossa sociedade hoje em dia é só mais um caso de comodismo das pessoas. Os que tem muito quase sempre se convencem de que não tem o suficiente e, sempre nesa busca por mais, não param pra pensar no que fazem, nas pessoas à sua volta e em quem pisam. Não é preciso ir muito longe para ver esse tipo de situação. É muito mais fácil impinar o nariz e fingir que as diferenças sociais não existem do que realmente sair de sua própria zona de conforto e fazer por onde que essa situação mude! Depende de nós o futuro de amanhã!!

Ana flávia T:1201 nº:11

Portilho .. disse...

concordo... acho q somos todos iguais, humanos, cores diferentes nao mudam nada...
só pq alguns sao negros, devemos tratar eles difente dos brancos?

acho q na nossa sociedade nao ha baixos nem altos...acho q todos nos devemos nos respeitar e manter a paz!

daniel portilho 1102

Anônimo disse...

A nossa sociedade ainda é muito preconceituosa.
Muitas pessoas só ligam para o dinheiro que os outros possuem e esquecem dos valores que realmente importam.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Infelizmente, o preconceito existe de forma marcante em nossa sociedade. O preconceito por cor da pele, com homosexuais, com religiões, por classe social etc.

Um grande agravante é que a maioria tem um discurso contra o preconceito; o qual não é visto na prática. Temos que falar menos e deixar que nossas ações façam isso por nós. Devemos ser mais tolerantes.Principalmente nesse Brasil onde existe uma grande mistura de raças, religiões etc. Que o tornam muito especial.

Bruno 1202

Anônimo disse...

infelizmente você está certo, nos dias atuais a sociedade é baseada apenas no dinheiro, e acaba excluindo os mais pobres (outro fator negativo, o preconceito). Se todos tivessem as mesmas oportunidades, o mundo seria melhor...

Luis octavio 1101

Anônimo disse...

Isso é um problema sério afinal cada um temum ponto de vista diferente sobre o problema uns acham que é por fallta de esforço.outros por falta de oportunidade ou educação ,eu acho que um pouco de cada coisa...!!



Carolina valle t:1102

Anônimo disse...

Como foi dito no texto e todos nós falamos, é a mais pura verdade. A discriminação vem desde os primórdios e até hoje não foi superada. E sderá que vai conseguir? Depende de CADA um...
Danielle T:1202

Anônimo disse...

A sociedade é baseada em diferenças: a cor de pele, o status, a religião. Por mais que tentemos fugir desses padrões, sempre acabaremos por encontrar alguém que ja foi vítima ou que pratica algum tipo de preconceito.
É um desafio se estabelecer, se manter íntegro, numa comunidade em que idéias estão sendo sempre impostas a você.
E podemos crer que essa é uma realidade bem longe de nós, mas sabemos que isso é uma mentira; que essas exclusões ainda ocorrem.
É dificil, realmente muito dificil, fingir que nada esta acontecendo, até porque, em algum momento, essa bolha de fantasia será destruída. Só espero que o impacto não seja grande demais.

Anônimo disse...

Infelizmente vivemos em uma sociedade que adora dividir as pessoas em grupos, e esquece que todos somos iguais. Mas em alguns casos não podemos culpar as pessoas, e sim a falta de oportunidades de estudo.

Isabelle n.15
T.1103

Anônimo disse...

Concordo, para muitos realmente pode ser tarde demais, mas ainda há tempo de mudarmos a sociedade e nosso padrão preconceituoso. Não é porque a maioria é assim que devemos ser, pelo contrário, devemos agir contra essa desigualdade e fazer um mundo melhor.

Anônimo disse...

O racismo é um dos problemas presentes no nosso país. Eu acho muito ridículo esse preconceito com os negros. Eu pelo menos, acho que todos nós somos iguais, idependentes de cor.

blablablah disse...

O preconceito é realmente um mal que deve ser extinto de nossa sociedade. Seja pela cor, sexo, faixa social,enfim,tudo é ignóbil e mostra uma certa falta de cultura.
Contudo, devemos admitir que nossa sociedade já avançou muito nessas questões. Hoje, com um maior número de pessoas estudando, aprendemos a respeitar o próximo, independentemente de suas respectivas individualidades.

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Talves para muitos essa questao de racismo nao importe. Sabe porque? porque nao estamos na pele dessas pessoas que sofrem todos os dias. Racismo é a pior burrice do mundo. Nao é uma questao de melanina ou classe social que vai excluir uma pessoa. sera que nao somos capazes de entender? que esse mundo cada vez esta para pior e cada pessoa deve lutar pelo seus direitos e é isso que queremos. O pior de tudo, é que há racistas que nao assume ser. Há ricos que fingem aceitar os mais pobres. É tudo uma mentira pura. Se todos aceitarem as pessoas do geito que elas sao, independente de qualquer coisa, eu tenho certeza que nosso pais vai longe, tenho certeza que o amor e amizade entre os proximos vai crescer! Racismo é burrice.

Nathalia ferreira 1101

Anônimo disse...

Infelizmente o racismo é uma herança cultural, os negros eram escravizados, tratados como animais e expostos a todo tipo de humilhação. Algumas pessoas não vêem que isso é coisa do passado, que os tempos mudarão e que já se sabe que negros e brancos não são diferentes, ninguém e melhor que ninguém! Concordo que as pessoas tem que perceber isso e que não seja tarde demais, tenho esperança, acredito nas pessoas e na sociedade atuais. Já evoluímos e ainda evoluiremos muito, mesmo que pessoas ainda insistam em erros.

Anônimo disse...

Em nosso sociedade, há muita diferenças, defeitos. Preconceito é o que predomina. Porém a sociedade está mudando pois aos poucos as pessoas vão mudando seus conceitos e acaba com o preconceito.A sociedade poderia ser melhor se as pessoas mudassem o conceito e acabasse de vez com o preconceito.

Karina Yamamoto t.:1201

Anônimo disse...

O preconceito racial é uma questão de ignorância por parte de quem o tem. Como foi escrito no texto, a cor da pele é só uma questão de melanina, não quer dizer que você é melhor que o outro apenas por ser branco ou negro. É ridículo tratar uma pessoa diferente apenas pela sua raça!
E a questão dos pobres visarem ser ricos apenas porque gostariam de ter a roupa de marca. A marca é apenas um símbolo que serve para quem usa aparecer, parecer rico. Discordo de quem sonha em usar roupas assim, apenas porque são de marca.
A sociedade está vivendo em desunião por causa desses fatos. As pessoas mais pobres começam a roubar para ter as coisas do rico, os ricos, por sua vez, descriminam todas as pessoas pobres.
Isso tudo influencia no modo de agir das pessoas, que esquecem que o mais importante é o caráter, não a aparência.

Márcia Viegas
Turma 1103

Mariana Amorim disse...

Realmente dizer, que na nossa sociedade não existe o preconceito, ou até mesmo que ele vem diminuindo, é ser hipócrita. Eu por exemplo conheço muitas pessoas que dizem não serem racistas, porém quando lhes é perguntado se teriam alguma relação amorosa com um negro, eles respondem que jamais, nossa se isso não é preconceito, então não sei o que é! Porém devemos ver por outro lado, essa situação do racismo não mudará de um dia para outro, se parar para pensar a muito pouco tempo, o negro era escravizado, o negro simplesmente não era NADA, e mudar uma sociedade tão conservadora como a nossa, levará muito tempo, não que isso justifique o preconceito, pois preconceito é sinal de ignorância!

Mariana Amorim nº13
T:1201

Unknown disse...

No Brasil ,uma das maiores diferenças que qualquer um pode perceber, é a diferença entre brancos e negros e o modo como eles sao tratados,seja para conseguir emprego,ou até amizades.
É triste ver que em pleno sexulo XXI aainda existam situaçoes como esta.

Parabens pelo texto


Oswaldo Alves-1103

Anônimo disse...

Ao meu ver, a quest�o do racismo apesar de que o discrimina�o racial n�o seja um ato de um cidad�o correto,envolve origens hist�ricas . Por�m, assim como preconceito com gays, de pessoas de diferentes classes sociais etc. deve ser destru�do.

Sofia Maia
T:1201

Unknown disse...

Penso que se todos entendessem e compreendessem os fatos acima citados por você a sociedade seria um local de mais paz e tranqüilidade e assim conseguiríamos viver nela com mais felicidade.

Ramon Dias T:1202 Nº:7

Anônimo disse...

Como consequência de nossa história até hoje o preconceito racial é muito claro. Porém,não só este com outros preconceitos,causam uma diferença social pela falta de compreenção das diferençasdo ser humano.
A questão entre ricose pobres ainda causa uma exclusão ainda maior, tendo em vista que a legislação do nosso país, na prática, só vale para os pobres e as oportunidades somente para os mais ricos.
Marisa T:1202

blablablah disse...

O preconceito é realmente um mal que deve ser extinto de nossa sociedade. Seja pela cor, sexo, faixa social,enfim,tudo é ignóbil e mostra uma certa falta de cultura.
Contudo, devemos admitir que nossa sociedade já avançou muito nessas questões. Hoje, com um maior número de pessoas estudando, aprendemos a respeitar o próximo, independentemente de suas respectivas individualidades.

Antonio 1201 n*1

Anônimo disse...

realmente..os pobres sao alvos de preconceito em nossa sociedade. e isso é um absurdo..uma ideia muito errada sobre as pessoas( um preconceito)

texto esta otimo

Evandro 1101

Anônimo disse...

Hoje em dia na nossa sociedade, so o que tem valor sao coisas materias, o capitalismo, mas o que deviamos respeitar era o que as pessoas sao, independente de que cor sao, classe social, e sim pelo o que sao por dentro.

Unknown disse...

Vivemos num munco capitalista
onde só o que importa é juntar
cada vez mais capital,hoje em dia
no Brasil o racismo racial ainda existe mais é pouco,o verdaderio
racismo hoje é o racismo social

Patrícia disse...

Eu discordo do que você escreveu pois, na minha opinião o racismo não vem diminuindo e para acabarmos com ele ainda temos um longo caminho pela frente.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

A diferença entre as pessoas fazem parte da sociedade, só não pode haver discriminação.
Mas se as pessoas fossem todas iguais, como seria o mundo? É fácil pensar que se todos fossemos iguais, seria mais livre o mundo, mas não seriamos obrigados a pensar, a agir como o outro.
Estar numa sociedade a onde não tenha racismo, mas sim diferenças, é uma boa idéia!

Anna Carolina Botelho 1101

Anônimo disse...

Nos dias atuais já se tornou passada essas pessoas que ainda têm problemas com pessoas de cor diferente da sua.
Já passou da hora d nos conscientizar que somos todos iguais, temos capacidades iguais, e deveriamos ter direitos iguais também.
Tassia
1201

Matheus disse...

Discordo em algumas partes. O racismo diminuirá aos poucos com a consientização(nossa é assim que escreve?) da sociedade.
Quanto ao capitalismo eu acho que as condiçoes educacionais deveriam ser iguais mas a desigualdade economica é uma caracteristica desse sistema porque somente os mais "aptos" conseguem os melhores empregos.

Ps: Não apoio nenhum sistema só quis tentar mostrar há tantas diferenças economicas dentro da sociedade.

Anônimo disse...

Devemos tratar e ser tratados da mesma forma, não importa quem somos: branco, negro, amarelo, rico ou pobre. Afinal de contas somos todos seres humanos e devemos trata-los como tal. Discordo da opinião de que o racismo vem diminuindo, pois existem muios que ainda tem preconceito contra aqueles que não são "como eles", que só se sentem bem na presença de pessoas da mesma raça que a deles, etc. Não só o negro sofre preconceito, mas o amarelo e o branco também. A raça amarela tem fama de ter muita inteligência, e se você que é amarelo não é inteligente como eles, você "fugiu" do padrão, o que já ouvi várias vezes. Devemos impedir que preconceitos como esse continuem acontecendo, pois estamos em um século em que não se deveria mais ter preconceito contra raça ou contra diferentes classes sociais, em que todos são iguais, todos em harmonia.
Aki Uehara
nº10 T: 1201

Anônimo disse...

Concordo Giu, a maioria das pessoas infelizmente sao muito preconceituosas, e esquecem que independente da cor de pele, nós somos todos iguais, possuimos os mesmos direitos, todos somos seres humanos! E nao importa a nossa cor de pele, classe social, enfim...nao importa nada, o peconceito nao é certo e deve ser vencido !

Luana Magri 1102

Anônimo disse...

Na minha opinião o racismo não diminuiu, ele apenas está camuflado em cada pessoa. Muitas vezes nós contamos piadas racistas e rimos sem nos darmos conta de que estamos cometendo um ato racista.
Acho que ainda levaremos um bom tempo pra acabar com discursos e pesamentos preconceituosos em relação aos negros, por exemplo, que são consequencia de toda aquela exclusão social herdada na época da escravião

Unknown disse...

Infelizmente nossa sociedade sofre de preconceitos.Quem nunca esteve na rua e quando viu um homem negro parado ja pensou que poderia ser um assaltante.Não se pode julgar pessoas, ninguém tem esse direito! Porém não podemos esquecer que também existem negros que por exemplo pensam assim: a você não gosta de mim porque eu sou negro. Eu mesma ja ouvi uma história assim.I sso me preocupa porque já estamos chegando a um ponto que as próprias pessoas ja estão se criticando. Todos devem se orgulhar de suas cores, elas representam sua cultura, sua região.E não podemos esquecer que todos somos iguais.Temos olho,nariz, perna, braço,coração! Vivemos do mesmo jeito!

Joana Feital 1102

Fernanda - 1103 disse...

E o pior é que nessa nossa sociedade tudo gira mesmo em volta do dinheiro e são deixadas de lado coisas muito mais importantes, como caráter, solidariedade, etc...

Anônimo disse...

Na minha opnião, quem ainda é preconceituoso, tem uma cabeça totalmente arcaica.
NÃO existe diferença entre um negro e um branco.
Você NÃO é o que você tem ou deixa ter.

Fernanda
T:1202

Unknown disse...

Mais uma vez, devemos recorrer a raiz do problema, que indica que esse fato ocorre desde os tempos da escravidão. Desde então, negros e pobres são excluídos pela sociedade, o que é literalmente um crime, afinal, é uma questão apenas de melanina. E quanto a pobreza, é uma questão mais longa, que requer muito tempo até a redistribuição de renda. O preconceito já está sendo abatido a partir da liberação de processos contra insultos, o que leva as pessoas tomarem cuidado ao falarem com certa pessoa negra. Não significa que o trato dessas pessoas mudou. Continua-se explorando essas pessoas, sejam pobres e/ou negras, tratando-as diferente e dando até salário e cargos diferenciados. Isso é um absurdo, pois num mundo complexo como o de hoje deveríamos buscar a igualdade para atingirmos o avanço. Afinal, o preconceito vem desde tempos primórdios, onde a cabeça do homem ainda não tinha um horizonte aberto.

Camila - Turma:1202

Anônimo disse...

Infelizmente isso é comum em nossa sociedade e mais infelizmente ainda isso é a realidade de todas as sociedades