quinta-feira, 10 de abril de 2008

XVII. A FEBRE ORIENTAL

Com a 2ª Guerra Mundial, vários aspectos da cultura oriental foram adotados no cenário ocidental. Lutas e filosofias, a partir daquele período, não se limitavam mais apenas ao Japão e à China. As pessoas passaram a se vestir, falar, agir e viver como aquele povo. Décadas se passaram e tais filosofias e artes marciais continuam a influenciar o ocidente, fazendo com que, cada vez mais, gerações de crianças, jovens e adultos dediquem seus tempos a aprender sobre essa maravilhosa cultura.

Durante muito tempo, caratê, jiu-jitsu e outras artes marciais muito conhecidas são praticadas pelas pessoas que, na maioria das vezes, são estimuladas por animes, mangás, filmes e certo reconhecimento dentro de uma específica tribo, a dos “otakus” (“viciados” em japonês). Porém tais lutas praticadas no ocidente, nem sempre são completamente “orientais”, ou seja, nem todas essas lutas foram mantidas em suas filosofias e padrões. Uma vez que passaram a ser usadas para motivos reprovados pelas filosofias orientais, que visam o uso de artes marcias para defesa de uma nação, imperador ou familiares Por respeito, amor e honra, algumas novas lutas passaram a selecionar seus alunos.

Recentemente, uma nova luta surgiu no cenário ocidental, que é mais rígida e não foi modificada pelas influências da 2ª Guerra Mundial, o Ninjutsu. Essa luta tornou-se muito conhecida nos últimos dois anos, devido ao anime recém divulgado nos EUA, Naruto, que fala sobre ninjas japoneses que se enfrentam usando jutsus e conhecimento sobre pontos de chacra, etc. O ninjutsu vem atraindo muitas pessoas de todas as idades e regiões que querem entender e ser como tais personagens do anime. Com ensinamentos sobre respeito, união e perseverança, tanto o anime quanto a luta em si podem ser usadas como um bom exemplo para crianças e adolescentes de todas as idades. Da mesma forma que a absorção dessa cultura pode trazer coisas boas, ela pode gerar péssimas conseqüências quando usadas da maneira errada.

Em alguns dojôs pelo mundo afora existem academias de ninjutsu que não são registrados em nenhum dojô no oriente, muito menos são supervisionados por algum shidoshi-ho faixa preta para guiar e indicar o melhor ou o mais correto treinamento. Nessa filosofia, acredita-se que o ninja dos dias de hoje, aquele que entra para o ninjutsu e realmente continua treinando, possui o espírito de um guerreiro samurai e/ou ninja que voltou em outro corpo para continuar com sua trilha espiritual. Na maioria das vezes, os adeptos desses dojôs são pessoas que, por alguma razão, de acordo com o treinamento e filosofia ninja, não deveriam estar seguindo o caminho da espada. São os chamados “fakes”. Os “fakes” chegam a criar organizações que podem influenciar as pessoas de maneira errada, ensinando técnicas milenares que atacam ossos, músculos e pontos de chacra que podem vir a ser muito perigosas quando aplicadas da maneira errada.

A falta de informação e negligência das pessoas pode levá-las a correr risco de vida ao colocar suas mentes e corpos à mercê do aprendizado de pessoas mal intencionadas. O acesso à cultura que foi passado de geração em geração e que agora é ensinado abertamente pra quem esteja disposto a aprender é algo para ser aproveitado da melhor maneira possível, mas também, levado muito a sério.

ANA FLÁVIA DE OLIVEIRA BARBOSA T:1201

41 comentários:

Catarina Schumann disse...

Pelo jeito, essa luta traria para o jovem brasileiro mais contribuições negativas do que positivas. Por isso mesmo, acho que, no Brasil, nada seria melhor do que uma boa capoeira.
Na verdade, penso que nehum tipo de luta nos seria necessário. Essa coisa de lutas, marciais ou não, sempre me deu a impressão de que a garotada que as pratica se acredita invencível e acaba gerando toda essa confusão e violência com que somos brindados na "noite" carioca. Rapazes se envolvem em brigas, e muitos deles acabam morrendo ou saindo bastante machucados desses combates inúteis.
São palavras de mãe. Acho que estão corretas.
Um abraço de sua professora!

Anônimo disse...

Acho que cada país deve ter sua cultura,claro que existe uma certa influência , umas boas outras ruins , e acho que as ruins devemos simplismente despensar e dar valor as boas.


Carolina valle t:1102

Anônimo disse...

Interessante abordar o tema Oriente aqui. Assim desmistifica algumas idéias erradas que as pessoas têm, como, no caso, às lutas achando que são apenas gritos "sem noção" de "pessoas malucas" ou que "são muito violentas", mas não procuram conhecer a verdade por trás disso tudo.
E pior ainda é ver pessoas se aproveitando dessas culturas para divulgarem o desrespeito e a violência.
Todos os jovens têm o direito de conhecerem o que outras partes do mundo têm para nos oferecer, mas, primeiramente, ter disciplina e escutar quem realmente entende do assunto.

Eu, por exemplo, não me dedico às lutas, mas a outras questões culturais do oriente e aconselho, pois realmente há muito o que aprender e apreciar.

Jonathas - T:1201

Anônimo disse...

Não necessariamente pessoas que fizeram lutas são violentas. Geralmente quando entramos em instituições sérias, a primeira coisa ensinada é nunca atacar sem motivo, e sim se defender quando necessario e possível (nunca reagindo a algum assalto, por exemplo). Já fiz alguns tipos de luta pois minha mãe sempre se preocupou pelo fato de ser mulher e supostamente "indefesa" nesse mundo de hoje. É claro que muitos jovens, como a Catarina falou, usam as técnicas que aprendem para ficarem se gabando e arrumar brigas na rua, mas na maioria das vezes, as pessoas usam para se defender de pessoas como essas, ou coisas do tipo...
Danielle T:1202

Anônimo disse...

A cultura oriental é realmente muito interessante, adoro as filosofias e tudo que engloba. As artes marciais e lutas também tem sua beleza, são uma mostra do conhecimento que têm do corpo humano.
E acho até que, num país tão violento como o Brasil, é bom sabermos como nos defender. Claro que essas artes podem ser usadas contra nós, mas é um risco que corremos desde que inventaram as armas também. Saber usar de artificios não-fatais, mas que servirão na hora de se proteger.

Anônimo disse...

Engraçado que hoje em dia tenho conhecido muita gente que é louca pela cultura oriental. Eu, particularmente, mesmo não conhecendo muito sobre o tema, acho bem interessante. Mas existem também o outro lado da história, ou seja, aquelas pessoas que nuca vão perder o preconceito e sempre vão cahar aquele povo com uma cultura "estranha". Acho legal alguém escrever algo sobre um lugar que está cada vez mais em evidência.

Clarissa 1101

Unknown disse...

É interessante o sentido de artes como capoeira, krav-magá e o próprio ninjutsu. O problema é que muita gente ainda não percebeu que essas lutas não são propriamente (nem propriamente, tem gente que usou esse tipo de prática para fins violentos mesmo) para atos relacionados ao vandalismo, ou seja, já ocorre um certo preconceito e desrespeito à filosofia e o modo da 'luta' ser.

Unknown disse...

Ahh, me desculpa, esqueci do nome e turma! E que bom que apareceu um texto do segundo ano =)

BRUNA - 1202 nº 09

Anônimo disse...

Devíamos valorizar mais o respeito, não pecisando assim, utilizar de lutas para se defender.
Jovens atualmente utilizam a luta como algo para se difrenciar dos outros.
A vinda da cultura oriental tem seus pontos positivos e negativos, como qualquer outra cultura, basta nós sabermos escolher qual caracterítica dessa cultura nós iremos adotar.
Um tema diferente e bem escolhido.
Gabriel Diniz, Nº:3, T:1202

Anônimo disse...

Tenho de concordar que atualmente est� se tornando muito comum a valoriza�ao intensa da cultura oriental em nosso pais. Contudo, sou a favor da prioriza�ao da nossa!! Sabendo respeitar a do outro, sem d�vida.

Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

Concordo, que a febre oriental tenha aumentado bastante, com um sucesso tão grande do anime (desenho japonês)Naruto. Mas isso poderá incentivar sim as pessoas, principalmente crianças que idolatra esse desenho, a querem entrar e treinar lutas orientais. Nessas dojôs, ensinam muito suas filosofias, as culturas orintais, e principalmente nunca atacar ninguem, além de se defender, sempre em último caso. Mas também existe muitas pessoas que treinam, acaba utilizando essas lutas sem um bom motivo, para atos de violência. E nisso na minha opinão (como uma descendente de oriental) acaba desonrando o dojô e tambem desrespeitando a cultura oriental, e por causa disso muitas pessoas acham que essas lutas são muito violêntas e ficam falando mal da cultura oriental, sem ao menos conhecerem direito a cultura oriental.

Karina Yamamoto t.: 1201

Vanessa Kranen disse...

Sinceramente, animes, ou lutas marciais não me atraem nem um pouco.
Respeito a cultura, mas não gosto.
Seu texto esta muito interessante gostei de le-lo
parabéns !
Vanessa Kranen 1103

blablablah disse...

Ana Flávia, este texto é realmente a sua cara! Só de ler o título já sabia que foi escrito por você.
Gostaria de te parabenizar por ser a primeira com um texto realmente informativo e original.
Ainda que não entendesse algumas palavras (dojô, shidoshi...), seu texto realmente foi ótimo!

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto, ele mostrou um pouco da cultura oriental.
Eu conheço bem pouco dessa cultura, então foi bem interessante ler o seu texto.
Mariana
Nº:15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Acredito que em lugares aonde as artes marciais são levadas a sério, não formarão pessoas que oferecerão risco a vida de outras pessoas.
Acho que a cultura oriental de uns temos pra cá tem sido um pouco de “modinha” . Porem respeito o gosto de cada um e suas preferências, não deixando de achá-la uma cultura rica e que mereça o respeito de todos nós.

Mariana Amorim disse...

Eu sinceramente não conheço muito sobre o assunto, mas adorei o tema abordado e o texto, muito informativo. Mas em relação a "imitação" de outras culturas, não acho muito legal, acho que cada país tem que ter sua cultura, temos tantas coisas tão magníficas em nossa cultura, mas sempre acabamos olhando para um cultura internacional. Acho que devemos valorizar mais o que temos.

Mariana Amorim nº13 T: 1201

Anônimo disse...

A cultura Oriental está bem presente na nossa sociedade de hoje. Muitos jovens apreciam essa cultura através de animes, mangás...Então a cultura é mais facilmente expandida para o mundo.
As lutas não são apenas para serem utilizadas para a violência, e sim, na maioria das vezes, usada para se defender. Muitas pessoas têm preconceito com essas lutas, mas não têm consciência de que elas são usadas como arte, não como objeto de violência (mesmo havendo pessoas que as usem para isso).

Márcia Viegas
Turma 1103

Unknown disse...

Essas lutas devem ser ensinadas cuidadosamente a jovens de todos os paises, não somente no Brasil, pois ela poderia aumentar em grande parte a violência , sendo que jovem,ou pessoa qualquer te tivesse conhecimento sobre alguma dessas lutas poderiam usa-las de forma “maligna” e não somente para auto defesa e conhecimento pessoal.

Ramon Dias T:1202

Anônimo disse...

O japão, devido a seu avanço tecnológico, consegue produzir animações que envolvem a animação das crianças. A luta japonesa por sua vez, se expandiu muito em todo o mundo e recebeu a adesão de milhares de pessoas.Contudo não gosto muito dessas lutas, mas tem quem goste, e respeito elas.

Unknown disse...

Muito legal o texto, com bastante informação. Apesar de, assim como o Antonio , não entender algumas palavras(shidoshi...).

Gostei de ver toda a ideologia por trás da arte marcial. O que mostra que não é só uma luta, não significa apenas contato físico como a maioria das pessoas acham.

E acho que essa, quando ensinada pela pessoa errada pode se tornar um problema grave. Concordo com a Catarina que o jovem acha que é invencível e acaba se envolvendo em confusões que geralmente tem consequências trágicas.

Bruno 1202

Karla França disse...

Acho que cada um deve respeitar a cultura dos outros,ia ser tão melhor se em vez de impusessemos nossa cultura , trocassemos , e assim iríamos enriquecer mais ainda a nossa !

Karla França

Anônimo disse...

Texto bastante interessante.
Confesso não entender muito do assunto, porém, acho ao contrário de muitos comentários, e quem já fez luta deve ter essa conciência, que essas artes não são apenas uma luta física. Muitas delas valorizam o respeito ao adversário e exigem disciplina. Além de trabalhar o corpo a agilidade e o corpo energérico como o exemplo dos chacras.
Marisa T:1202

blablablah disse...

Ana Flávia, este texto é realmente a sua cara! Só de ler o título já sabia que foi escrito por você.
Gostaria de te parabenizar por ser a primeira com um texto realmente informativo e original.
Ainda que não entendesse algumas palavras (dojô, shidoshi...), seu texto realmente foi ótimo!

Antonio T 1201 n*1

Anônimo disse...

Seu texto fala sobre a cultura oriental, e eu acho que tem muita gente que admira essa cultura aqui no Brasil

Evandro 1101

Anônimo disse...

Acho que só deviamos dar valor a coisas que sofreram influencias de modo bom, nao as ruins, que so pensam em lutas, e deviamos sim dar valor ao samba entre outras

Unknown disse...

O texto esta bem legal
mais não so muito chegado
a animes e lutas marciais

Patrícia disse...

Foi bom você ter tocado no assunto sobre as academias pois, o que mais vemos pelo mundo atualmente são academias inlegais que não dão um bom treinamento a seus alunos.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

É bom comentar sobre esse assuntos pois é necessario que os jovens de hoje deixem ´somente sua mente vontada para os EUA, você escrevendo um texto sobre Japão é diferente.
Causar polemica com textos assim, nos faz refletir quem somo, a onde sstamos.
Belo texto

Anna carolina Botelho 1101

Anônimo disse...

Axo interessante o intercâmbio de culturas, desde que elas nao se tornem instrumentos de mau uso.
Geralmente as lutas são violentas e não muito recomendads, porque a maioria das pessoas que as praticam nao têm responsabilidade na hora de usá-las. O melhor mesmo é praticar artes mais saudáveis.
Beijos
Tassia Cordeiro
T:1201

Anônimo disse...

Nao gosto de lutas.
Para mim ela so convem a negatividade.
Nao acho que possua o lado bom da luta..
para que lutar? para que aprender esta atividade? Issu so nos traria mais confusoes em nossa sociedade!
Nathalia ferreira

Matheus disse...

O texto é muito bom mas já que eu nunca tive um interesse profundosobre a cultura Oriental eu nem posso comentar direito.

Matheus 1201

Anônimo disse...

Ótimo texto!! Adorei o assunto das lutas. Não acho que traz nenhum ponto negativo, embora algumas pessoas utilizam tipos de luta como forma de violência. Devemos respeitar todas as culturas não importam de onde sejam. Ao contrário de alguns que dizem que devemos dar mais importância ao samba, não acho certo, pois devemos dar valor a todas as culturas, não só às nossas, um ato de egoísmo e falta de conhecimento. Não devemos ter preconceito contra os mesmos só porque são diferentes e que não são como os que estamos acostumados. Cada um tem sua cultura e cada um tem seu modo de viver o seu dia-a-dia.
Aki Uehara
nº 10 T:1201

Anônimo disse...

Apesar da luta nao ser algo negativo, para o Brasil talvez nao é muito bom, nosso país infelzmente sofre de grande violencia e muitas pessoas usam isso para o mal que é o que muitas vezes acontece com vários tipos de luta onde principalmente garotos se acham os mais fortes e acabam se metendo em confusões como vemos na tv e jornais, agora, se houver conciencia...pq não?!

Luana Magri 1102

Anônimo disse...

Sinceramente conheço muito pouco sobre a cultura oriental ... Mas acho muito interessante a questão da origem de uma luta e porque foi criada.
Acho importante saber que a maioria das lutas foram criadas para a defesa da população contra guerras etc ...
Pedro Pieri
nº 6
T:1202

Unknown disse...

Bem, eu não sei muito sobre a cultura oriental mas eu acho que essas lutas não deviam entrar aqui no Brasil pois ele é um país muito violento e não acho q as pessoas iam praticá-los como defesa e sim como algo para machucar e atingir as pessoas mesmo.O brasil deve ficar mesmo é com a capoeira que ja é fruto de si mesmo, apesar de eu tambem achar que nem sempre aqui a capoeira é utilizada como defesa.

Joana Feital 1102

Fernanda - 1103 disse...

Particularmente a cultura oriental é super interessante, pois são completamente diferentes de nós, e em certos pontosacho a cultura oriental mais correta que a nossa, porém também tem muitos furos, mas cada um tem sua cultura e o principal é o respeito, a cultura e aos limites.

Barbara Mendes 1102 disse...

Não sou contra a cultura oriental, mas acho melhor o brasil ficar com a sua capoeira e deixar eles com as suas lutas.

Anônimo disse...

Não sei muita coisa sobre a cultura oriental, mas acho muito interessante. Mas eu sou contra a vinda dessas lutas para o Brasil, no nosso país tem muita violência e as lutas acabariam sendo usadas de maneira errada.

Unknown disse...

Não sou muito fã da cultura oriental talvez por falta de informação. Sei que essa cultura tomou conta do mundo mas não me atrai muito pelo fato de eu gostar muito do meu país e preferir exaltar o que tem por aqui. Sei que muitos costumes aderidos à nossa cultura foram benéficos, como certo tipo de alimentação e medicamentos, que ajudam na nossa saúde. Mas o resto das coisas servem mais como conhecimento e deve ser interessante pesquisar e saber mais sobre isso.

Camila - Turma:1202

Anônimo disse...

O Oriente realmente vem crescendo sua influencia sob as demais regiões e são promessas de potencias para o futuro. Porém eu acho que podemos até aceitar essas influencias, mas sem deixar que elas sobressaiam sobre as nossas.
Sabendo escolher o que realmente contribuira positivamente pra nós e para a nossa sociedade!
Natália Oliveira - t: 1102

Anônimo disse...

avanlzCatarina,discordo com sua ideia que a luta seja um aspecto negativo na formação de carater de uma pessoa.Eu já penso ao contrario,normalmente as lutas passam uma filisofia de só se defender.