quinta-feira, 10 de abril de 2008

XVIII. SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO


O sistema público de educação revela um descaso dos governantes, uma vez que há desvios de verbas de merendas escolares e uma péssima manutenção na infra-estrutura das escolas. Além do mais, os professores são mal remunerados e estão em poucas quantidades.

Como se já não bastasse crianças passarem fome em casa, estão passando também em suas escolas. Adultos que estudam à noite, depois de um dia inteiro de trabalho, também não têm o que comer. Enquanto isso, os políticos inventam notas fiscais de compras inexistentes e desviam o dinheiro para seus supérfluos.

Outro fator que mostra o descaso do governo é a situação em que se encontram muitas das instituições públicas. Paredes pichadas, infiltrações, banheiros com vazamentos, cadeiras, mesas e quadros quebrados, condições estas consideradas deploráveis. Somado a isso, o pouco número de professores e seus salários baixos geram greves e insatisfações. O que atrapalha, definitivamente, uma educação de qualidade.

Mencionado esses fatos, podemos perceber o quanto o sistema está passando por sérios problemas, o que acaba prejudicando futuros cidadãos de nosso país. E cabe a nós exigirmos dos políticos que cumpram o básico do que prometeram, e, mais uma vez, tentar mostrar o que seus professores ensinaram, e eles, talvez, tenham esquecido: ética.

Danielle Manera T. 1202

43 comentários:

Catarina Schumann disse...

...E pensar que esta terrível situação é a principal causadora dos males do país. Vamos torcer para que ela possa ser revertida, como você mesma sugeriu. Só com uma educação garantida, poderemos formar os verdadeiros cidadãos.

Um abraço da sua professora!

Anônimo disse...

É um ótimo assunto afinal a edução,ou melhor,a falta dela é a causa de vários problemas e todos esperamos que o Brasil possa crescer e melhorar nesse sentido.


Carolina valle t:1102

Anônimo disse...

Eu acho que se houvesse uma melhoria na educação , acabariam muitos dos problemas e haveria um enorme progresso.


Carolina valle t:1102

Anônimo disse...

Não sei se o pior é ver os políticos roubando, ou agindo como se nada estivesse acontecendo.
Afinal, o que mais vemos no´s noticiários são problemas que refletem a educação deficiente do Brasil.
Está mais do que na hora de nós, o povo, passarmos a agir.

Jonathas - T:1201

Anônimo disse...

Agora esses canalhas não só tiram doce de criança como educação e alimentos também! A pessoa tem que ser muito maldosa para não se importar com esses jovens, para tirar deles a chance de um futuro melhor! E começam a dizer quão precários os colégios estaduais e federais estão, é muito hipocrisia mesmo.
E o nosso presidente também não ajuda. Um homem que não estudou e que quase não possui cultura, governando um país do tamanho e tão diverso quanto o nosso. Não que eu seja discriminatória, ao contrário. Mas o que me faz ter uma antipatia tão grande por ele é a falta de importância que parece atribuir à educação! Como se o fato dele ter chegado ao posto de presidente, mostrasse que qualquer um pode fazer parte do governo.

Anônimo disse...

A educação em nosso país está cada vez pior, o que é um grande problema, pois a educação é a melhor arma que um país pode ter. E é um ótimo assunto a ser abordado. Parabéns!!

Clarissa 1101

Faiaia disse...

Tema muito interessante!Cá estamos nós, falando de educação em nome da educação!!!Se mais pessoas tivessem acesso ao que nós temos e as verbas para educação pública não fossem desviados, o Brasil seria um país muito melhor socialmente falando.E o que é mais irônico nessa situação toda é que nós assistimos à tudo isso e não fazemos nada.Um bom exemplo de "tapa-buracos" do governo é a lei de cotas nas universidades federais.Isso é só uma forma de aceitar a mediocridade de uma população que seria completamente capaz se tivesse a chance de mostrar que sim!!!

Faiaia disse...

Esqueci de colocar meu nome no último comentário.

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
T:1201 nº:11

Anônimo disse...

É triste a situaçao do país em relaçao a educaçao, como você disse.
e como retratou a professora, é a base da qual desenrolará vários outros problemas. Portanto, na minha opiniao, o primeiro a se fazer é colocar em prática a manutençao da educaçao brasileira , para assim pensar em chegar em algum lugar!
Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

Um otimo assunto, pois com a educação, o Brasil poderia ser um país melhor e acabaria com todos os problemas existentes. Porém, o Brasil nunca poderá ter um futuro bom sem a ajuda do governo. E isso só poderá ser mudado, se nós conseguimos a lutar por nossos ideais.

Karina Yamamoto t.:1201

Vanessa Kranen disse...

é, concordo com todos os argumentos citados, chega a ser ridicula a situação do ensino público brasileiro. É algo que deveria ser mudado urgentemente, porém isso só acontecerá quando os nossos politicos pensarem um pouco menos neles mesmos.
muito bom o texto, parabéns !
Vanessa 1103

blablablah disse...

A corrupção realmente é uma mal terrível, pois desgraçando a Educação, são desgraçados basicamente todos os outro pilaes da sociedade. Concordo plenamente com voce, Danielle!

Anônimo disse...

Se a educação melhorasse no Brasil, vários problemas iriam ser resolvidos.
As pessoas deveriam se preocupar mais com isso e tentar ajudar.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Mariana Amorim disse...

Acho que já passou da hora de fazer alguma coisa em relação ao nosso país, acabar de vez com aquela palhaçada que está acontecendo em Brasília, muito se reclama porem pouco se faz. Não só o setor da educação está precário, todos os setores públicos estão. E chegamos ao ponto de pagar um rede particular, porque nossos governantes não possuem mais capital(capital que é nosso, capital, que damos o suor de conseguir com o esforço do nosso trabalho) para investir nesse setores, porém “tadinhos” temos que ver o lado deles, realmente a compra do seu novo iate era questão primordial para investir esse capital, porque investir no futuro do Brasil, quando o modelo do seu carro favorito e de última geração entrou em promoção?!? E o pior é que esse são aqueles que escolhemos para colocar no poder.

Mariana Amorim nº13 T: 1201

Bruna disse...

é a nossa conivência e o descaramento notável de funcionários públicos que resultam nos nossos atrasos, e isso é irrevogável.

Anônimo disse...

É tão grande o descaso que os políticos fazem dessa situação, que chega a ser assustador. Tantas escolas públicas ficam sem professores, são completamente pichadas, sem nenhum cuidado.
O governo não dá assistência a essas pessoas que freqüentam essas escolas. Além de não ter professores, não têm comida para dar aos alunos, como foi dito no texto.
Essa situação está ficando cada vez mais crítica, e cada vez mais o descaso dos políticos aumenta.

Márcia Viegas
Turma 1103

Unknown disse...

Este assunto é realmente muito polemico, concordo com vocÊ , é realmente uma falta de vergonha na cara , o descaso com a educaçao no Brasil, acho que a melhoria da educaçao no país iria trazer muitos outros beneficios ao país .
Parabens pelo texto,muito bOM!


Oswaldo Alves-1103

Anônimo disse...

Bom texto!Os baixos investimentos do governo em educação é um fator preocupante para a população brasileira. As escolas públicas estão em péssimas condições, em virtude da ausência do governo.

Unknown disse...

Penso que só conseguiremos mudar com uma grande conscientização social e forte pressão sobre o governo e seus governantes, pois querendo ou não o ensino é o futuro pais e não podemos deixar assim educação continuar do jeito que está.

Ramon Dias T:1202

Anônimo disse...

A situação da educação brasileira realmente é grave. E é com certeza uma das causas da maioria dos problemas sociais no Brasil como foi dito em muitos comentários acima. Além disso, os governantes envoltos em corrupção, nada fazem para mudar essa realidade.

Bruno 1202

Karla França disse...

A educação é a base !
Porque a escola não serve só para passar cultura ,uma boa escola deve ajudar a formar um cidadão!Se não temos isso como podemos querer uma nova sociedade !

Karla França T:1102

Anônimo disse...

O sistema de educação público em nosso pais está precário. Sem dúvida a educação é uma saída para vários problemas ainda hoje enfrentados, mas o que mais nos revolta é a falta de preocupação das autoridades em melhorar esta situação.
Marisa T:1202

blablablah disse...

A corrupção realmente é uma mal terrível, pois desgraçando a Educação, são desgraçados basicamente todos os outro pilaes da sociedade. Concordo plenamente com voce, Danielle!

Antonio T 1201 n*1

Um passo à frente disse...

"Sistema de Educação Público Brasileiro"...seria este um assunto que lembra-se vergonha? Com plena certeza a resposta seria:"Sim".

Quando,nós,pensamos em educação pública não nos questionamos tanto quanto deveríamos...pois estamos completamente fora desta realidade!Vejamos,o que sabemos é superficial e já é "monstruoso"!

Tais mudanças têm maiores chances de se concretizarem quando a comunidade se organiza para melhorar o seu cotidiano e reinvindica os seus direitos,caso contrário,esta ausência se mantem.

O pior de "TUDO" é pensar que os mesmos políticos que os cidadãos elegeram...São estes que não cumprem com mérito o seu dever!

E é por isso que vos digo:"A força da transformação está dentro de cada um.Esta só poderá ser liberada por cada indivíduo que lutar por ela."

Ótima dissertação!

André Cabral 1101

Anônimo disse...

O Brasil só vai pra frente com a melhora na educaçao!

Evandro 1101

Unknown disse...

A primeira coisa que o governo tem
que fazer pro Brasil ir pra frente
é investir mais em educação mais
parece que quanto mais investem
mais desviam dinheiro.Muito bom esse texto,parabéns!

Patrícia disse...

Você tem razão Dani,
se o governo investisse mais na educação brasileira talvez não nos encontrariamos na situação em que estamos, com alunos que não estão capacitado para enfrentar o futuro.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

É realmente lamentável a situação em que se encontra a educação brasileira, tanto no que diz respeito ao lado estrutural e educacional.
O pior disso tudo, é que são os estudantes de hoje que formaram a economia futura do Brasil, e se a formação dos alunos continuarem assim, podemos nos considerar num país economicamente fracassados.
As pessoas de baixa renda nao podem se sentir seguras qantos ao ensino público aos seus filhos, tudo por causa de políticos ladrões que desviam o dinheiro.
O texto está otimo, e é um assunto bastante preocupante!
Tassia
T: 1201

Anônimo disse...

é ótimo penar assim, pois expondo a realidade podemos ver a onde stamos errando e colocar em prática novas ações!
Belo Texto, assunto bem abordado.

Anna Carolina Botelho 1101

Anônimo disse...

Educacao é a base de qualquer cidadania.
Um grande problema do nosso pais, é a corrupcao, é ver politicos roubando!
se esses politicos fossem um pouco menos sensatos e tevessem educacao suficiente para entender o que é Corrupcao.. nada estaria como esta hoje.!

Matheus disse...

Concordo com o texto porque...
Se os politicos quisessem eles investiam para que o povo melhorasse sua educação mas caso isso aconteça eles poderiam não conseguir mais roubar o dinheiro pertencente a esse povo.

Matheus 1201

Anônimo disse...

É realmente um absurdo o sistema de educação do país estar nessa situação. Pagamos impostos em tudo que compramos, e o dinheiro arrecadado nessas vendas que deveriam ser utilizados para a melhora na situação do país, acaba indo para a conta de políticos corruptos, que gastam os mesmos sendo que é um dinheiro sujo, roubado. E as pessoas que mais sofrem com isso é a população de baixa renda, que não tem o que merece porque o governo não investe na melhoria da educação no país. Com esse motivo, adotando o sistema de cotas nas universidades. Ao invés de ter cotas para alunos de colégio público, deveriam melhorar o ensino, para esse alunos conseguirem fazer o vestibular como nós, não entrando na faculdade pelo sistema de cotas.

Anônimo disse...

É,para mim se a educação melhorasse muita coisa iria mudar, pois os jovens teriam mais informaçao, mais conhecimento e muitas das coisas erradas que ocorrem hoje em dia nao acorreria, agora cabe ao governo ser mais justo e honesto com o povo e tentar mudar isso, já que a corrupção por enquanto fala mais alto para a maioria.

Luana Magri 1102

Unknown disse...

A situação cada vez se complica mais.Já houveram até acidentes com tetos caindo e ferindo alunos.Nossa a que ponto estamos chegando. O governo tem dever de melhorar as condiçoes nas escolas públicas, nos salários dos professores..porque se não houver professor quem vai dar aula? e as crianças e adultos que os estão esperando..querendo ganhar o saber?é por isso que o Brasil não anda pra frente!
Sem pessoas informadas..o voto nao é tão consciente.
Será que eles, o governo, não tem um pingo de amor a sociedade?

Joana Feital 1102

Fernanda - 1103 disse...

assunto delicado, educação é o que forma bons cidadãos, e precariedade desse sistema na área pública está afetando toda a sociedade brasileira. E é completamente injusto que só possa ter uma educação de qualidade jovens de famílias com uma certa renda.

Barbara Mendes 1102 disse...

onde se mais precisa, é onde as verbas são desviadas. a falta da educação é que causa todos esses problemas q o brasil enfrenta hoje, como a violencia, mas o que podemos fazer se os responsáveis por isso só pensam´neles mesmos e esquecem de quem o colocou no poder.

Anônimo disse...

A educação eh um dos poucos recursos q temos para nos defendermos desse mundo tão injusto e complexo,c houvesse uma melhoria na educação haveria um enorme progresso.



Giuseppe T:1102

Anônimo disse...

Com toda certeza a base de um país desenvolvido é a educação, e como foi dito no texto esta se encontra em estado deploravel já que a maior parte do governo não se importa com o nosso futuro.

Isabelle T. 1103

Anônimo disse...

É uma vergonha, a forma com que esses políticos tratam da educação pública no Brasil. Estudar em boas condições, é um direito de qualquer cidadão, seja ele criança, adolescente ou até mesmo adulto.

Fernanda
T:1202

Unknown disse...

É um fator preocupante a má educação. E só de pensar que isso se deve exclusivamente ao egoísmo das pessoas, ficamos impressionados. Se as pessoas de preoupassem mais com os outros não estaríamos nessa situação. Políticos só querem o seu próprio bem, sem pensar que foram eleitos justamente para defender o direito dos cidadãos que habitam esse país, não para se beneficiar dele. E acabam destruindo gerações com sua ambição. Essas gerações ficam sem uma boa educação, que influencia em seus futuros e determinando-os: praticar a violência.

Camila - Turma:1202

Anônimo disse...

Tudo tem como base a educação. É ai que começa o desenvolvimento intelectual e social do país. O cidadão só pode ser assim chamado a partir do momentos que ele dipõe de uma educação de qualidade, tendo assim a capacidade de olhar a vida ao seu redor com olhos criticos. Nesse ponto é que se tem origem a maior parte dos problemas so nosso país. O governo não bota a educação em um status de importancia estrema, ele a vê como mais um serviço que seria obrigação dele manter! Seria, porque infelizmente isso não se concretiza!

Natália Oliveira t: 1102

Anônimo disse...

A educação que é a base do cidadão está numa situação tão precaria que tenho até medo do futuro do Brasil

Anônimo disse...

é, realmente o sistema de educação brasileiro é precário.
A cada dia que passa pensamos em medidas que poderiam ser tomadas para que essa educação se torne melhor e que todos os estudantes tenham uma educação de qualidade.

Parabéns pelo tema escolhido.

Gabriel Diniz t:1202