quinta-feira, 10 de abril de 2008

XX. O PODER DA MÍDIA

Informações atuais através de televisões, revistas e jornais chegam às pessoas cada vez com mais intensidade, provocando diferenças no modo de vida e de pensar de muitas delas. Além de nos manter informados sobre acontecimentos mundiais, a mídia pode nos influenciar.

Tendências da moda e plásticas cirúrgicas estão comprovando o seguir de padrões de beleza estabelecidos pela mídia, os quais todos seguem sem pestanejar. Com essa falta de questionamento, estamos ascendendo o nível de “robotização populacional”, uma vez que todos cumprem as regras e perdem cada vez mais sua originalidade.

Sem sombra de dúvida, a mídia nos proporcionou um grande avanço em termos de conhecimento, à medida que possibilitou um mais rápido fluxo de informações, tornando-nos possíveis cientes de acontecidos do outro lado do mundo. Essa demora no leva e traz de informações era um peso no desenvolvimento humano.

De acordo com os fatos citados, podemos concluir que a mídia contém atributos bons e ruins. Cabe a nós distingui-los, aproveitando os bons e questionando aqueles que julgamos pouco interessantes.

Sofia Maia T. 1201

54 comentários:

Catarina Schumann disse...

Na mosca! Você acertou em cheio. A mídia pode ser muito negativa, mas, em compensação, contibui de forma bastante positiva para o conhecimento do indivíduo. Além do mais, debater e questionar será sempre um exercício saudável, para nosso crescimento como seres humanos.
Um abraço da sua professora!

Anônimo disse...

A mídia tem seu lado bom e seu lado ruim ,pode ser usada para influenciar ou até para programas bobos e inúteis ,mas também pode ser usada para informação e outros lados positivos.


carolina valle t:1102

Anônimo disse...

Verdade, a mídia possui tanto seu lado bom ou ruim. Nos traz informação, entretenimento, divulga, estimula a crítica,... E tudo isso chega a nós facilmente.
Mas acredito que nem todos estejam preparados suficientemente para suportarem a grande carga de informações que nos é oferecida, absorvendo-as assim em uma forma negativa, infelizmente, acontecendo o que você comentou no texto entre os fatores negativos.
Espero que a mídia cresça com o tempo juntamente com a humanidade e que possam encontrar um equilíbrio.

Jonathas - T:1201

Anônimo disse...

É verdade... Às vezes pode acabar influenciando muita gente, mas convenhamos que sem a tv, o rádio, jornais ourevistas, não estaríamos cientes dos acontecimentos em todo o mundo... Como foi dito, cabe a nós separar o que nos é útil e o que acaba sendo manipulador.
Danielle T:1202

Anônimo disse...

Com certeza, a velocidade com que as informações correm nos dias de hoje é íncrivel e muito benéfica. Mas, como tudo no mundo, tem seus prós e contras. Então, como você disse, é preciso saber filtrar. E, quanto mais conhecimento e experiência, melhor para fazer isso com mais eficácia.

Anônimo disse...

A TV, o rádio, as revistas e os jornais são meios de comunicação utilizados para entreter as pessoas, e fazer com que as mesmas fiqueim cientes dos fatos que estão em acontecimento no mundo.
Porém a mídia tambéms traz malefícios, tais como a alienação das pessoas por parte das propagandas e anúncios de produtos.
Gabriel Diniz, T:1202

Faiaia disse...

Globalização está aí!!!E como tudo nessa vida, existe um lado bom e um ruim!!Cada vez mais, sem perceber, vamos perdendo nossa personalidade e acabamos nos esquecendo de quem somos para ser quem eles esperam que sejamos.É muito difícil resistir a tal influência, mas há quem o faça. Não devemos ser radicais a ponto de nos desvencilharmos de tudo de novo, que facilita nossa vida e ajuda a melhorá-la, mas devemos filtrar o que entra em nossas casas e nossas mentes.Sem isso seremos só mais uma estatística, mais um número insignificante para as pessoas que comandam o mundo!

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
T:1201 nº:11

Anônimo disse...

A mídia pode ter seus pontos negativos, porém contribui muito as pessaos a ter um ótimo conhecimento não só do seu próprio país mais sim do mundo todo.

Karina Yamamoto t.: 1201

blablablah disse...

Romantizando a mídia, podemos dizer que esta é uma personagem com opostos coindidentes. Algo tão bom, que é a difusão da informação, sendo tão deturpada por maquiavélicos homens.

Anônimo disse...

A mídia tem seu lado bom e seu lado ruim.
Muita gente usa a mídia para influênciar outras pessoas.
Mas a mídia é importante para nos informar sobre o que acontece no mundo.
Mariana
Nº: 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

a mídia é muito importante como meio de informação nos dias atuais, mas como tem muito poder, pode acabar influenciando muito as pessoas, o que a torna perigosa. O texto ficou muito bom ! Parabéns !

Mariana Amorim disse...

Com certeza a mídia é uma grande formadora de opiniões, nossas opiniões acabam não sendo nossas, mas sim do que vemos na televisão e lemos nos jornais, infelizmente a mídia na maioria das vezes nos mostra a parte que lhe interessa mostrar, e nem sempre toda a verdade, porém sem ela acredito que estaríamos totalmente alienados sobre os acontecimentos mundiais!

Mariana Amorim nº13 T:1201

Bruna disse...

Discordo do Jonathas, sinceramente nunca vai haver um "equilíbrio", principalmente relacionado à humanidade. A mídia não quer andar junto, ela quer sempre avançar, aumentar. São raras as notícias dadas e que realmente aconteceram, sem nenhum alarde televisivo, ou impresso. Porém, como todo meio de entretenimento, ela também dispõe de uma gama de benefícios, avanços tecnológicos em prol da sociedade.

BRUNA - T: 1202 nº 09

Vanessa Kranen disse...

Definitivamente a mídia exerce papel de maior importancia na formação da mente dos indivíduos, este papel que pode ser visto como bom ou ruim, depende do ponto de vista...
Gostei muito do texto, é algo que em nosso país é Ruim, a nossa mídia nos influencia principalmente as coisas ruins, como o consumismo por exemplo.
parabéns
Vanessa 1103

Anônimo disse...

concordo.
As noticias hoje se espalham muito rapido e o que nos fornece é a televisao em primeiro lugar. Por isto , a televisao tem seus lados bons. Porem ela tambem nos passa um lado muito inutil, que sao novelas, filmes.. Ela possui um papel muito importante na sociedade, porem temos que saber usa-la.
Nathalia 1101

Anônimo disse...

As pessoas atualmente buscam informações prontas, tem preguiça de pensar ou formar opinião. Acatam como lei a primeira informação que lhe é passada . Perdemos a originalidade sim! Deixamos de gostar de coisas que nos agradam, passamos a dar valor e importância a algo que alguém em algum momento considerou legal mesmo quis sua opinião seja a mesma. Recebemos uma enxurrada de informações, o pior de tudo é deixar-se ser levada por ela

Unknown disse...

Você tem toda razão,a mídia tem esses dois lados, como você mostrou em seu texto.A mídia pode te informar,transmitir conhecimento, mas pode também te influenciar.

Parabéns pelo seu texto !


Oswaldo Alves-1103

Anônimo disse...

A mídia tem seus prós e contras. Os prós são que através dela, podemos saber de notícias muito rápido. Mas ela também têm seu lado ruim, pois tem certas vezes que ela manipula as pessoas principalmente no âmbito político.
Além disso, no caso da Isabella, por exemplo, a mídia está expondo muito a foto de uma criança inocente, o que acaba entristecendo ainda mais os familiares, os quais já estão deprimidos com o ocorrido!

Unknown disse...

Falo e disse Sofia o papel exercido pela mídia tem seus lados bons e ruins, pena que dificilmente devido a sua já grande e ativa influencia conseguiremos mudar os ruins citados por você acima. E espero que a humanidade de conta de todas as informações por ela dita para que entre em “equilíbrio”.

Ramon Dias T:1202

Anônimo disse...

Perfeito.A mídia pode trazer muitos benefícios e ser, ao mesmo tempo, negativa. Ela disponibiliza muita informação em grande velocidade e temos que ter consciência crítica para separar o bom do ruim. Além disso, não podemos nos deixar influenciar pela mídia. Que pressiona as pessoas a seguir padrões determinados por esta. O que leva à perda da individualidade.

Bruno 1202

Karla França disse...

'O poder da mídia'cabe a nós controlar , selecionar aquilo que estamos vendo , é um grande passo !
basta decidirmos o que vale a pena ou não !

Karla França T:1102

Anônimo disse...

Tem sido realmente dificil saber o que deve ser guardado e o que é lixo, na televisão. Mentiras, escândalos, pontos de vistas (errados ou não), são estilos muito presentes entre os meios de comunicação. Sempre tentando passar uma certa idéia as pessoas, fingindo ater-se a realidade.
Concordo com o texto, devemos sempre tomar cuidado com o que vemos e no que acreditamos.

Anônimo disse...

Amídia tem com certeza o poder influenciador na sociedade e além disso determina padrões com o objetivo de aumentar o consumo. Porém é esta que permite que setejamos em contato com o mundo a todo momento numa velocidade encrível e sem ela nos tornamos completos "alienígenas"
Marisa
T:1202

Um passo à frente disse...

A mídia é,com certeza,o maior método de influência já criado.Seu lado mais forte é o de "manipular" a vida de todos nós,os telespectadores.E é isto o que ela mais faz.
Não há como viver sem ela,pois pensando assim...não há como pensar em viver sem ela!É um meio de comunicação a qual,de certa forma,a maioria da população tem acesso e que nos fornece bastantes informações do conhecimento atual,principalmente.
O texto está muito bom,pois debate sobre estes dois "lados" da mídia.

André Cabral 1101

blablablah disse...

Concordo, Sofia. A mídia ao mesmo tempo que é ótima, trazendo-nos informações em tempo real de todo o mundo, fornece também muito joio. Mas cabe a nós separar este do trigo.

Antonio 1201 n*1

Anônimo disse...

Isso memso, a mídia pode influenciar na nossa modo de adquirir conhecimento de modo negativo e positivo, como por exemplo programas sem sentido, bobos e jornais, que nos fornecem informaçoes do cotidiano.

Anônimo disse...

A tv te influencia mais do que voce imagina,por isso nao acredite em tudo que voce ouve/ve nela.
Texto está com um assunto ótimo
Parabens


Evandro 1101

Unknown disse...

A TV pode ser muito boa se a pessoa
souber o que vai assistir,tem
muitos programas ínuteis mais também tem muitos programas interessantes e que informam muitas
coisas.
Parabéns,um bom tema pra ser discutido

Patrícia disse...

Você está certa!
A mídia contém atributos bons e ruins mas, na minha opinião, até hoje ela nos forneceu mais lados positivos do que negativos pois é atraves dela que ficamos sabendo o que está ocorrendo no mundo alem de termos as informações mais rápidas e precisas.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

Infelizmente a mídia nos impõe certos padrões, que para alguns se torna uma tarefa difícil , e muitas vezes fatal. A regra é: ser magra. Sendo assim, as pessoas procuram seguí-la a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário por em risco a própria vida!
Ignorar essa regra, significa excluir-se da sociedade, tornando-se sujeitos a maus olhares, provocações, entre outros. É por isso que a cada minuto,surgem inúmeros casos de jovens que sofrem por problemas causados pela ditadura da magreza.

Temos que nos cuidar sim, pela nossa saúde, mas exagerar não vale a pena!!

O texto ta ótimo, e o tema muito interessante!

Beijos!
Tassia Cordeiro
t: 1201

Anônimo disse...

A mídia é uma grande influência, sim, mas cabe a nós saber usa-lá.
Ter uma TV, um computador em casa é influência das coisas que recebemos exteriormente.
Você usa como você acha que deve usa, mas tem que ficar ciente que tem consequencias.

Anna Carolina Botelho 1101

Anônimo disse...

Com certeza, a velocidade com que as informações correm nos dias de hoje é íncrivel e muito benéfica. Mas, como tudo no mundo, tem seus prós e contras. Então, como você disse, é preciso saber filtrar. E, quanto mais conhecimento e experiência, melhor para fazer isso com mais eficácia.

Clarissa 1101

Matheus disse...

Vc está com a razão.

A Mídia vai nos dar coisas boas e ruins, cabe a nós escolher quais vamos usar nas nossas vidas.

Matheus 1201

Anônimo disse...

A mídia tem seu lado positivo que entretém e traz informações também, gerando discussões e debates sobre determinados assuntos. Mas além disso a mídia pode influenciar nas propagandas de produtos, fazê-los comprar pois facilitará algo que fazemos no nosso dia-a-dia.
Aki Uehara
nº 10 T: 1201

Anônimo disse...

estamos realmente nos tornando cada vez mais alienado pelo marketing, queremos adquirí-los a qalquer custo, issso se torna pereocupante.
Tassi 1201

Anônimo disse...

Realmente. Bem...acho que tudo tem um lado positivo e um negativo, cabe a nós sabermos o que devemos ou não seguir, até pq existem muitas pessoas que nao percebem isso e acabam se deixando influenciar.

Luana Magri 1102

Anônimo disse...

A grande questão é descobrir quais são os jornais, revistas (entre outros meios) mais confiáveis.
mesmo eles nos informando sobre os mesmos assuntos,cada um dá um ponto de vista diferente e atravéz da escrita(ou fala no caso do radio) podem nos levar conclusões que eles queiram que cheguemos !
por isso não é bom nos focarmos em apenas em um jornal ou uma revista, e sim variar nossa leitura !

Unknown disse...

Comcordo. A mídia tem um lado positivo e um lado negativo. Nós devemos saber escolher o que queremos.A televisão contém muitos programas que eu admito ver, mas que sei que não possui cultura nenhuma, nem conhecimento album, como exemplo disso o BBB.Mas tambem existem aqueles que são bastante informativos, temos os jornais, que por exemplo quem não tem tempo para ler um jornal pode assistir a ele e ficar informado com tudo que acontece no mundo!
Devemos saber fazer as escolhas, e assistir àquilo que nos agrada e nos informa.

Joana Feital 1102

Anônimo disse...

Com certeza, a velocidade com que as informações correm nos dias de hoje é íncrivel e muito benéfica. Mas, como tudo no mundo, tem seus prós e contras. Então, como você disse, é preciso saber filtrar. E, quanto mais conhecimento e experiência, melhor para fazer isso com mais eficácia.

Anônimo disse...

Infelizmente , muitas pessoas com ma intençao usam a midia para influenciar as pessoas.Acho isso errado, todos temos que ficar atentos a todo tipo de programaçao na tv, radio e outros tipos de comunicaçao

Oswaldo Alves-1103

Anônimo disse...

Muitas pessoas poderosas , usam da mídia para influenciar as pessoas,é necessario anteçao !
Mas pode tambem passar boas mensagens e informaçoes iimportantes, bom texto.

Fernanda - 1103 disse...

Concordo plenamente, não podemos condenar a mídia, pois ela também tem seu lado positivos, temos é que nos preparar para poder diferenciar os seus polos e absorver as informações úteis.

Anônimo disse...

A mídia possui um lado bom e um lado ruim,ela pode tanto fazer de um assunto n tão serio nem importante uma grande polemica e um assunto serio virar uma bobagem.



Giuseppe t:1102

Barbara Mendes 1102 disse...

voce so é influenciado pela midia se voce quiser, voce so tem q saber escolher o que voce vai assistir.

Anônimo disse...

Você está certíssima! A mídia possui seu lado bom e ruim, cabe a nos a escolha certa do que assistir. Existem aqueles programas que nos acrescentam informações importantes e enriquecimento do conhecimento e aqueles que somente possuem 'cultura inutil'.

Isabelle T.1103

Anônimo disse...

Texto muito interessante. A mídia realmente tem um grande poder sobre todos nós. Parebéns pelo texto.

Anônimo disse...

Texto muito interessante. A mídia realmente tem um grande poder sobre todos nós. Parebéns pelo texto.

Rodrigo - 1101

Anônimo disse...

É verdade, a mídia pode influenciar em nossas vidas tanto positivamente quanto negativamente. Temos é que ter a noção de até que ponto devemos deixá-la influênciar em nossas opniões.

Fernanda
T:1202

Anônimo disse...

É verdade, a mídia pode influenciar em nossas vidas tanto positivamente quanto negativamente. Temos é que ter a noção de até que ponto devemos deixá-la influênciar em nossas opniões.

Fernanda
T:1202

Anônimo disse...

É verdade, muitas vezes a mídia pode ser muito útil para informar as pessoas, e aumentar o seu conhecimento sobre o mundo. Porém, ela também pode ser muito prejudicial influenciando as pessoas. Se usada de maneira errada a mídia por ser realmente perigosa já que muitas pessoas acreditam em tudo que é dito na televisão. As pessoas tem que saber no que acreditar e assistir.

Natália disse...

A mídia pode nos ser muito útil se soubermos usufruir dela. Ela nos oferece a oportunidade de estarmos sempre informados com relação aos acontecimendos que nos rodeiam, nos mantendo sempre atualizados. Porém essa mesma pode nos influenciar de forma negativa se não soubermos selecionar as informações que chegam até nós podemos perder nossa identidade e nos deixar levar pelos padrões impostos por ela.

Natália Oliveira t:1102

Anônimo disse...

O mal da mídia é somente querer influenciar pelo capital que recebe. Claro que a própria mídia pode ser benéfica, quando nos traz informações que condizem com nossa cultura e até divertimento. Contudo, na maioria das vezes não nos traz benefícios e sim nos induz ao gasto de dinheiro e busca de um padrão de beleza, moda...

Camila - Turma:1202

Anônimo disse...

A mídia como já foi falado antes pode ser boa ou ruim e um exemplo dessa antítese pode ser observada na politica:a mídia pode ser o maior aliado político ou seu pior inimigo

Anônimo disse...

A mídia server sim para nos informar, etc. Mas basicamente ela server para nos manter manipulados e imbecis, com o objetivo de não refletirmos sobre o mundo miserável em que vivemos e não atrapalharmos os planos daqueles que controlam a mídia, que nos controla.
Lucas Santos T:1102