sábado, 19 de abril de 2008

PALAVRAS DA PROFESSORA VII

O prazo para a entrega dos comentários foi estendido para 25 de abril, sexta-feira. Em virtude dos próximos feriados, eu não irei à escola e só levarei as médias no meu retorno. São 20 textos de alunos, e cada comentário correto sobre eles valerá 0,5 pontos, atingindo um total de 10 pontos.
O texto PALAVRAS DA PROFESORA V, quando comentado corretamente, acrescenta 0,5 ponto de bônus ao resultado da nota deste blog. Eu fui bem clara na sala de aula: todos os alunos têm que comentar os textos dos colegas. O blog faz parte da nota de Redação. Muitos ainda não comentaram, e, se você tiver como avisar a alguns deles, por favor, faça isso por mim. Desde já, agradeço muito!

Um abraço da sua professora!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

PALAVRAS DA PROFESSORA VI

Vocês foram fantásticos. Em menos de um mês, nosso blog atingiu a marca de vinte textos produzidos por vocês. Agradecimentos especiais ao primeiro ano, que foi a série que primeiro "vestiu a camisa" e acreditou nesta atividade. Já tenho mais três ou quatro textos guardados para a segunda fase que começará em breve. Agora temos que terminar os comentários dos que estão postados, e, assim que eu fechar as notas, iniciarei a próxima etapa do blog. Aos meus grandes escritores, só tenho que agradecer, pelo empenho, pelo crédito e pelo talento.

Um abraço da sua professora!


XX. O PODER DA MÍDIA

Informações atuais através de televisões, revistas e jornais chegam às pessoas cada vez com mais intensidade, provocando diferenças no modo de vida e de pensar de muitas delas. Além de nos manter informados sobre acontecimentos mundiais, a mídia pode nos influenciar.

Tendências da moda e plásticas cirúrgicas estão comprovando o seguir de padrões de beleza estabelecidos pela mídia, os quais todos seguem sem pestanejar. Com essa falta de questionamento, estamos ascendendo o nível de “robotização populacional”, uma vez que todos cumprem as regras e perdem cada vez mais sua originalidade.

Sem sombra de dúvida, a mídia nos proporcionou um grande avanço em termos de conhecimento, à medida que possibilitou um mais rápido fluxo de informações, tornando-nos possíveis cientes de acontecidos do outro lado do mundo. Essa demora no leva e traz de informações era um peso no desenvolvimento humano.

De acordo com os fatos citados, podemos concluir que a mídia contém atributos bons e ruins. Cabe a nós distingui-los, aproveitando os bons e questionando aqueles que julgamos pouco interessantes.

Sofia Maia T. 1201

XIX. GUERRAS E SUAS IDEOLOGIAS


O mundo sofre e sempre vem sofrendo com suas guerras e ideologias, muitas das vezes, incabíveis, por serem somente avaliadas e estudadas por um único ponto de vista. Este é o caso da guerra do Iraque, que se agravou muito nos últimos anos. A “guerra” no Brasil também aconteceu: em forma de ditadura militar.

Nesse último século, a guerra do Iraque vem se alastrando de forma descontrolada. Ela já causou inúmeras mortes dos dois lados e mortes que ainda estão longe do seu fim. Esta, como outras guerras, foram causadas por uma ideologia mentirosa e mais tarde considerada incabível e inaceitável, pois inicialmente ela foi feita pelos Estados Unidos, que usaram o pretexto de que o Iraque estaria desenvolvendo armas de destruição em massa (mais tarde comprovado que não) e depois continuada com o pretexto de que os EUA estariam para lá levando a cultura democrática.

Outra guerra, só que feita em forma de ditadura, foi a que aconteceu aqui mesmo no Brasil, no século passado. Esta guerra foi o golpe militar, quando disseram que queriam fazer o país evoluir, mudando a economia, pois falavam que ela era insuficiente para o nosso desenvolvimento. Nessa, morreram muitos brasileiros lutando por seus ideais.

Devido a esses fatores, todos nós deveríamos pensar antes de iniciarmos uma guerra, por menor que ela seja, pois podemos estar vendo somente por um ponto de vista. Entretanto muitas são iniciadas com o intuído de ajudar ou melhorar algo só que não nos damos conta de que muitas das vezes essa ajuda é desnecessária e ninguém alcançará os resultados pretendidos.

Ramon Dias Bastos Ferreira T. 1202

XVIII. SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO


O sistema público de educação revela um descaso dos governantes, uma vez que há desvios de verbas de merendas escolares e uma péssima manutenção na infra-estrutura das escolas. Além do mais, os professores são mal remunerados e estão em poucas quantidades.

Como se já não bastasse crianças passarem fome em casa, estão passando também em suas escolas. Adultos que estudam à noite, depois de um dia inteiro de trabalho, também não têm o que comer. Enquanto isso, os políticos inventam notas fiscais de compras inexistentes e desviam o dinheiro para seus supérfluos.

Outro fator que mostra o descaso do governo é a situação em que se encontram muitas das instituições públicas. Paredes pichadas, infiltrações, banheiros com vazamentos, cadeiras, mesas e quadros quebrados, condições estas consideradas deploráveis. Somado a isso, o pouco número de professores e seus salários baixos geram greves e insatisfações. O que atrapalha, definitivamente, uma educação de qualidade.

Mencionado esses fatos, podemos perceber o quanto o sistema está passando por sérios problemas, o que acaba prejudicando futuros cidadãos de nosso país. E cabe a nós exigirmos dos políticos que cumpram o básico do que prometeram, e, mais uma vez, tentar mostrar o que seus professores ensinaram, e eles, talvez, tenham esquecido: ética.

Danielle Manera T. 1202

XVII. A FEBRE ORIENTAL

Com a 2ª Guerra Mundial, vários aspectos da cultura oriental foram adotados no cenário ocidental. Lutas e filosofias, a partir daquele período, não se limitavam mais apenas ao Japão e à China. As pessoas passaram a se vestir, falar, agir e viver como aquele povo. Décadas se passaram e tais filosofias e artes marciais continuam a influenciar o ocidente, fazendo com que, cada vez mais, gerações de crianças, jovens e adultos dediquem seus tempos a aprender sobre essa maravilhosa cultura.

Durante muito tempo, caratê, jiu-jitsu e outras artes marciais muito conhecidas são praticadas pelas pessoas que, na maioria das vezes, são estimuladas por animes, mangás, filmes e certo reconhecimento dentro de uma específica tribo, a dos “otakus” (“viciados” em japonês). Porém tais lutas praticadas no ocidente, nem sempre são completamente “orientais”, ou seja, nem todas essas lutas foram mantidas em suas filosofias e padrões. Uma vez que passaram a ser usadas para motivos reprovados pelas filosofias orientais, que visam o uso de artes marcias para defesa de uma nação, imperador ou familiares Por respeito, amor e honra, algumas novas lutas passaram a selecionar seus alunos.

Recentemente, uma nova luta surgiu no cenário ocidental, que é mais rígida e não foi modificada pelas influências da 2ª Guerra Mundial, o Ninjutsu. Essa luta tornou-se muito conhecida nos últimos dois anos, devido ao anime recém divulgado nos EUA, Naruto, que fala sobre ninjas japoneses que se enfrentam usando jutsus e conhecimento sobre pontos de chacra, etc. O ninjutsu vem atraindo muitas pessoas de todas as idades e regiões que querem entender e ser como tais personagens do anime. Com ensinamentos sobre respeito, união e perseverança, tanto o anime quanto a luta em si podem ser usadas como um bom exemplo para crianças e adolescentes de todas as idades. Da mesma forma que a absorção dessa cultura pode trazer coisas boas, ela pode gerar péssimas conseqüências quando usadas da maneira errada.

Em alguns dojôs pelo mundo afora existem academias de ninjutsu que não são registrados em nenhum dojô no oriente, muito menos são supervisionados por algum shidoshi-ho faixa preta para guiar e indicar o melhor ou o mais correto treinamento. Nessa filosofia, acredita-se que o ninja dos dias de hoje, aquele que entra para o ninjutsu e realmente continua treinando, possui o espírito de um guerreiro samurai e/ou ninja que voltou em outro corpo para continuar com sua trilha espiritual. Na maioria das vezes, os adeptos desses dojôs são pessoas que, por alguma razão, de acordo com o treinamento e filosofia ninja, não deveriam estar seguindo o caminho da espada. São os chamados “fakes”. Os “fakes” chegam a criar organizações que podem influenciar as pessoas de maneira errada, ensinando técnicas milenares que atacam ossos, músculos e pontos de chacra que podem vir a ser muito perigosas quando aplicadas da maneira errada.

A falta de informação e negligência das pessoas pode levá-las a correr risco de vida ao colocar suas mentes e corpos à mercê do aprendizado de pessoas mal intencionadas. O acesso à cultura que foi passado de geração em geração e que agora é ensinado abertamente pra quem esteja disposto a aprender é algo para ser aproveitado da melhor maneira possível, mas também, levado muito a sério.

ANA FLÁVIA DE OLIVEIRA BARBOSA T:1201

Nathalia, socorro!!!!
Sem querer, deletei seus dois comentários. Era para deletar só um e foram os dois.

terça-feira, 8 de abril de 2008

PALAVRAS DA PROFESSORA V

Estou bastante feliz com a adesão de todos vocês ao blog; principalmente pela qualidade dos textos e dos assuntos escolhidos. Gostaria muito de agradecer a cada um em particular, especialmente a um comentarista assíduo, que está nos acompanhando desde a primeira postagem - o Dr. José Roberto Paredes - pai de aluno da Escola Cambaúba que, com suas palavras sempre incentivadoras, me faz acreditar que estou no caminho certo. Agradeço também a participação da nossa diretora, Maria Masello Leta, como comentarista, incentivando-nos e acreditando neste trabalho.
E por falar em trabalho, eu gostaria muito que vocês conhecessem uma outra atividade que exerço fora da sala de aula. Reparem que no canto esquerdo do nosso blog, tem dois links: um para o site da escola e outro, chamado Companhia Livro Vivo, cliquem neste último. Ele mostra uma das paixões da minha vida. Visitem-no e depois, me digam o que vocês acharam. Será uma grande satisfação saber que meus alunos estão conhecendo um pouquinho mais de mim e do meu trabalho fora de sala de aula.
Um abraço da sua professora!

PS.: Não sei o que aconteceu com o texto da Nathalia que ganhou um fundo branco. Juro que não foi de propósito. Quem souber me explica, tá?

XVI. MEU MELHOR AMIGO


Quando nasci, um anjo bonito e simpático me disse: “Desce para este mundo que lhe espera e seja muito feliz.”

Quando eu nasci, talvez eu não me lembre, mas sei que meu anjo estava lá, torcendo por mim, dizendo que eu teria uma vida de grande sorte, uma vida de ouro.

“Nunca desista dos seus sonhos”, disse meu anjo. Mas às vezes eu acabava desistindo. Eram sonhos que pareciam impossíveis para se tornarem verdadeiros e, desta forma, meu anjo se entristecia. O anjo cuida de mim, me dá força, e me ajuda nos momentos em que eu preciso dele.

Mas tinha dias em que eu ficava triste, sem forças para lutar e tudo dava errado. E era nesses momentos, que eu sentia falta do meu anjo, e enfim eu rezava. Pedia-lhe ajuda, e ele respondia: “Não fique magoada, nunca chore, lute e corra atrás do que você mais espera.” E meu anjo, era quem acabava com minhas tristezas; era quem fazia meus sonhos virarem realidade.

Ele é um anjo que nunca vai morrer, que nunca vai me deixar. É um anjo que comigo sempre vai estar. Esse anjo tem um nome; chama-se Deus.


Nathalia Ferreira T. 1101

domingo, 6 de abril de 2008

XV. NOSSA SOCIEDADE


Vivemos em uma sociedade capitalista, onde apenas o lucro interessa e, muitas vezes, pessoas cometem atos preconceituosos por motivos bobos, como “dinheiro”.

A diferença entre um homem negro e um homem branco é apenas uma questão de melanina.

Vivemos em uma sociedade de altos e baixos, onde ricos se dão com ricos e pobre se dão com pobres. Isso gera um conflito social.

A violência em geral é causada por motivo de inveja ou ambição. Tem o pobre que quer ser muito rico, porque teve uma infância difícil, sem nada; e há o outro pobre, que olha o rico bem vestido com roupa de marca e quer ter aquela roupa.

Atualmente o número de racistas tem diminuído, porém ainda há pessoas inocentes sendo mortas por motivos raciais. Aqueles que já têm uma noção básica de vida social já perceberam que todos somos “irmãos”, embora tenhamos cores diferentes.

Não se sabe quanto tempo irá demorar para que outras pessoas, as que ainda não entenderam somos iguais, o entendam. E até lá, muitas pessoas irão sofrer. Só espero que, quando essas pessoas descobrirem o quanto erraram a respeito do outro, não seja tarde demais.

Giuseppe Noronha T. 1102

sábado, 5 de abril de 2008

PALAVRAS DA PROFESSORA IV

Como vocês podem ver, este espaço está bem melhor que o outro. Continuo não entendo por que não consigo mais fazer comentário lá. Deve ser por alguma bobagenzinha qualquer, que eu, excelente internauta, não consigo atinar qual seja.
Agora, um aviso importante: os comentários desse blog, só aparecerão depois que eu autorizar; isto é, eu os lerei antes de irem para o ar.
Outro procedimento necessário é não esquecer de colocar seu nome e turma nos comentários; da mesma forma que a Larissa fez.
Aqui vou poder mudar o visual do blog à vontade, e ele aparecerá sempre com modelitos lindos.
Espero que vocês gostem daqui tanto quanto eu.
Um grande abraço da professora!

XIV. A ILUSÃO DA PERFEIÇÃO

A beleza de um corpo escultural é o sonho de muitos jovens que cada vez exigem mais de si mesmos. A cobrança estética já não é exclusivamente feminina há um bom tempo, por isso não são só mulheres que exageram na corrida contra a balança.

Em ambos os sexos, a preocupação exagerada com a imagem faz com que as pessoas mudem suas dietas drasticamente por conta própria, o que as leva a desenvolver distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia.

A anorexia é considerada a única doença psiquiátrica fatal, pois o doente se achando gordo faz dietas absurdas ou pára de comer. Entretanto na bulimia, a pessoa se sente culpada em relação à comida e acaba provocando vômitos, e tomando laxantes ou diuréticos para eliminar o que foi ingerido e não engordar.

É importante relatar que diferentemente das mulheres, os homens não chegam à extrema magreza, porque geralmente já foram obesos e só não querem voltar a ser gordos.

Para chegar à cura mais facilmente, o apoio familiar, juntamente com a ajuda profissional é o que conta para a aceitação do próprio corpo. Conscientizar-se seria entender que a saúde está acima da beleza.

Arnoldo Mansur T.1102

sexta-feira, 4 de abril de 2008

XIII. VIOLÊNCIA: ONDE FOMOS PARAR ?

')">Comments: Quinta-feira, Abril 03, 2008



Nos últimos anos, a violência vem aumentando cada vez mais no Brasil. Aumentou o número de assaltos, mortes, seqüestros e outros fatos que vêm preocupando muitos brasileiros. Ano passado, o caso do menino João Hélio, de 6 anos, que foi arrastado por sete quilômetros durante um assalto no Rio, mobilizou muitas pessoas em todo o país. Mas depois de meses na mídia, o assunto foi esquecido.
Nessa semana, mais um crime vem assustando os brasileiros. O caso da menina Isabela Nardoni, de 5 anos, que foi encontrada morta no jardim do prédio onde passava o fim de semana com o pai e a madrasta, em São Paulo. A polícia até agora não tem certeza se foi um acidente ou um assassinato e investiga também se Isabella foi agredida e jogada antes de seu corpo ter sido encontrado no jardim do prédio, ou se ela caiu acidentalmente do 6º andar.
Os peritos estão examinando o local da tragédia mais detalhadamente, usando produtos químicos que ajudem nas investigações, como o luminol, que detecta sangue mesmo em locais já lavados.
Ou seja, em menos de meio ano, já presenciamos cenas que chocam qualquer um, duas tragédias sem tamanho, que demonstram a situação precária da segurança nacional. Se continuarmos deste modo, com barbáries acontecendo a cada seis meses, aonde vamos parar ? Crimes tão bárbaros não são vistos nem em guerras. Temos de pôr um basta nesta situação !

Luis Octávio 1101

XII. AS INCONSEQÜÊNCIAS JUVENIS

Nos dias atuais, a juventude não pode mais ser considerada como uma fase para aproveitar e curtir a vida; a juventude agora é considerada como uma fase de preocupações.
Muitos jovens do século XXI, aos catorze ou dezesseis anos, já são pais, mães, ex/atuais presidiários, alcoólatras, viciados e etc. A adolescência, que era pra ser aproveitada em festas, shows e viagens, sofre modificações radicais a ponto de resultar em paternidade precoce, em prisões prematuras e, principalmente, em responsabilidades que, na maioria das vezes, não são cumpridas a contento.
Isso pode ser explicado única e exclusivamente pela influência das transformações contínuas na sociedade, como a internet e os meios de comunicação, extremamente acessíveis a todos. Todas essas facilidades, muitas vezes, influenciam negativamente os jovens, interferindo em suas atitudes diante da vida. As meninas se espelham em uma simples história de novela para moldar suas vidas, iludindo-se e transformando ficção em realidade. Enquanto isso, os meninos são influenciados pelos jogos violentos, acreditando que eles são a sua realidade. Isso, muitas vezes, atinge outras pessoas inocentes, que são vítimas ou sofrem influência dessas atitudes inconseqüentes.
Assistimos, com freqüência, à influência de colegas que, por alguma situação ou chance, aproveitaram para experimentar o uso de drogas e se viciam até o organismo não resistir mais, dizendo para o grupo que esta é a onda, ou que esta é a “parada do momento”. Infelizmente, seus “seguidores”, para poderem se enquadrar no grupo e serem considerados como eles, caem nessa e acabam com suas vidas. Um simples fato que começa como uma brincadeira pode acabar com vidas, levar ao desespero e gerar mágoas, angústias e preocupações.
O número de meninas engravidando é cada vez maior. Meninos roubando, matando e se viciando é rotina. Sem falar que, muitas vezes, até meninas embarcam nessa onda. Como resultado, vemos suas vidas, assim como a de outros, sendo expostas e destruídas por atos inconseqüentes, que podem prejudicar os jovens, seus familiares, amigos e, na maioria das vezes, pessoas inocentes.


Maria Alice Moreira Nahes T. 1103

XI. MUNDO: A QUE PONTO CHEGAMOS?

Hoje em dia, quem olhar à sua volta, irá ver poluição do ar, da água, e da terra. Geleiras derretendo, o mundo esquentando, violência crescendo e doenças se espalhando. O mundo está virando um caos. Você pode chegar e pensar, nossa olhe como o mundo está...mas será que você faz alguma coisa para ajudá-lo ao invés de ficar parado vendo-o se esgotar?
O aquecimento global está aí. Vidas estão acabando e muitas ainda vão acabar. O mundo está se complicando! O nível do mar está subindo por causa do derretimento das geleiras e, se continuar assim, as cidades litorâneas vão ser inundadas.
Existem tantos problemas, mas se todos os cidadãos se unirem podemos tentar melhorar a situação, ainda dá tempo para isso! Poderíamos começar tomando algumas medidas: utilização de meios de transportes públicos para diminuir o gás que sai dos carros; filtros em fábricas; menos tempo no banho para gastar menos energia e água. Será que é tão difícil assim cada um contribuir um pouquinho? Reciclar materiais também iria ajudar bastante. Coleta seletiva é outro ótimo meio de diminuir a quantidade de lixo no mundo e ainda reaproveitá-lo. Tantas coisas podem ser feitas com uma garrafa pet... ou então imagina quantas árvores seriam poupadas, se reciclássemos os papéis!
Ainda existem as queimadas, que além de poluírem o meio ambiente com a fumaça liberada, destroem o habitat de vários animais, acabam com as plantas, que sempre foram benéficas para nós, os seres vivos.
Vamos pensar um pouco em todos esses problemas e ajudar o planeta Terra, que está implorando para continuar vivo; mas nós mesmos estamos acabando com ele e com nossas vidas. Vamos agir e mudar esse destino tão cruel que está se dando ao mundo.Como diz o ditado, “De grão em grão, a galinha enche o papo. Se cada um fizer a sua parte, pode ter certeza de que poderemos melhorar, e se somássemos cada uma dessas pessoas poderíamos ter uma quantidade significativa de ajuda. O que você está esperando? O mundo acabar? Ajude o seu habitat! E faça de nós um povo feliz!

Joana Feital 1º ano Turma: 1102

X. MULHERES

A maioria dos meninos da minha faixa etária tem duas grandes paixões: esportes e mulheres. Ah mulheres! Muitos meninos têm sérios problemas com mulheres, alguns levam esses problemas até a fase adulta; outros os superam. Esses problemas podem variar bastante, desde timidez a problemas nervosos. Alguns chegam a passar mal quando conversam com mulheres.
Na juventude, a pressão dos colegas sobre um menino que é "bv" ,ou seja, que nunca beijou, é muitos grande. Alguns chegam a excluir meninos pelo fato de ser "bv".
Mas, para se conquistar as mulheres, não há nenhum mistério. Se você é um menino bonito, já é um bom começo; se não é um menino privilegiado pela beleza, é necessário ter um bom diálogo com a garota, isto é, conversar sobre assuntos que interessem a ela. Um fator muito importante também é não ficar nervoso.
Se você é um menino que tem problemas com mulheres, tente essas dicas. Se depois dessas dicas, você não conseguir conquistar uma garota, só posso lamentar. E não sei mais o que você pode fazer. Vá procurar ajuda profissional. Quem sabe você não supera seus problemas?

Gabriel Garcia 1101

IX. DIGA SIM À VIDA

Velhos, adultos e crianças morrem todos os dias entubados em hospitais. Junto a eles, morre a esperança dos que os amam e querem vê-los bem.
Quem nunca ouviu um médico dizer: "não tem cura", ou "nós fizemos tudo o que estava a nosso alcance"? Já ouvi isso algumas vezes, mas a ciência nos colocou uma nova esperança. Ela se chama célula tronco. Com ela, nós poderíamos ajudar pessoas que sofrem das mais raras doenças ou até achar a prevenção contra o câncer.
Porém, uma das entidades que há séculos se diz ser destinada a ajudar os outros, está cometendo um crime bárbaro. Está desrespeitando uma lei reconhecida internacionalmente: o direito à vida.
Essa nova esperança esbarra em alguns de seus dogmas. A Igreja Católica diz que só Deus pode tirar a vida de outros, mas o que ela está fazendo é crime. Negando essa nova descoberta ela indiretamente mata e arranca dos doentes o alento.
Acho absurda essa atitude, pois nenhum direito tem a Igreja de interferir na ciência, já que ambas estão separadas.
Dizer não às pesquisas com células tronco é dizer não à vida, e, se permitirmos tal retrocesso seremos os maiores assassinos, já que é nosso e não dos políticos e nem tão pouco da Igreja o papel de decidir o que queremos para nosso país.

Nome: Hugo Souto. T. 1103

VIII. VIOLÊNCIA URBANA

Terça-feira, Abril 01, 2008

Atualmente, vivemos em uma redoma social e nos protegemos de tudo e todos. Não há mais liberdade para sair na rua, ou para crianças brincarem nela, entre outras coisas. Isso ocorre pelo fato de o crime organizado ter aumentado nos últimos anos, gradativamente. Devido a este fato, a insegurança aumentou e, como conseqüência disso, cresceu o número de homicídios, furtos, seqüestros e assaltos. Igualmente, houve o aumento de corrupção na polícia. Ao invés de proteger os cidadãos, ela se aliou aos criminosos para ganhar dinheiro e obter benefícios!
Com isso, esse grande problema social vai se transformando em uma enorme bola de neve. Culpa e displicência dos nossos governantes que não tomam uma atitude rígida. Sabemos que a mudança não ocorre de uma hora para a outra, porém, mesmo que o processo seja lento, é preciso fazer algo! É possível reivindicar por maior qualificação dos policiais, aumentar os seus salários e dar melhores equipamentos de trabalho, maior controle das fronteiras internacionais - pois é pela maioria delas que entram drogas e armas. Por último, é preciso que se faça a socialização das favelas, dando melhor qualidade de vida para aquelas pessoas humildes. Com esse derradeiro tópico, estaríamos evitando a formação de novos marginais. É preciso dar dignidade a essas pessoas; assim elas seguirão um caminho de honestidade no meio social.
Ao falar tudo isso, recordo que também temos grande culpa, sim. Há pessoas que não votam com consciência e entregam nossas vidas aos “bandidos de colarinho branco”, os políticos corruptos e indígnos. Por isso, vote com responsabilidade! Assim você estará contribuindo para diminuir a violência urbana e muitos outros problemas conseqüentes dessa grande corrupção.
Cíntia Paredes – T. 1101

VII. BRASIL: FUTEBOL E SAMBA?

Segunda-feira, Março 31, 2008

As primeiras coisas em que se pensa quando se fala no Brasil é futebol e samba. E isto porque todo brasileiro adora futebol e samba. Eu, por exemplo, adoro futebol. Mas o Brasil não é formado somente por isso. É necessário reconhecer que o nosso país possui muitas outras qualidades, boas e ruins. A violência, o analfabetismo, a fome, a miséria e a pobreza são exemplos de coisas ruins que temos em nosso país. E as praias, as riquezas naturais, a cultura e a natureza são exemplos de coisas boas que temos no Brasil.
O governo, juntamente com os meios de comunicação, deveria se preocupar em divulgar mais esse outro lado do Brasil, não só aqui dentro, mas como fora do país também. Porque o Brasil é um país com riquezas de diversos tipos, a ponto de causar inveja a muitos outros países do mundo. No entanto, se o Brasil não souber aproveita-las, não sei como vai ser. Reportagens, propagandas, imagens em revistas são exemplos de maneiras para se divulgar essas qualidades.
Portanto temos que reconhecer todas as coisas boas, que o Brasil tem a nos oferecer, sabendo aproveitar as boas e tentar solucionar as ruins para que ele possa ir para frente. Tudo isso, sem nos esquecermos do futebol e do samba.
Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?


Gustavo C. Maciel T:1103

VI. DIREITO DE ESCOLHA, VANTAGEM?

Domingo, Março 30, 2008

Vestibular, carreiras, carro,casa, amigos, amores. Aonde ir? Com quem? Quando? Como? É tudo uma questão de escolha. Desde muito pequenos, somos “forçados” a escolher. Inicialmente, as opções são simples: um brinquedo ou outro; colo da mãe ou do pai; comer isso ou aquilo.
A dificuldade passa a aumentar de acordo com a nossa maturidade e a quantidade de aniversários que fazemos. Chega um momento em que uma única escolha pode vir a mudar a nossa vida.
Desde o início dos tempos, o direito da escolha foi sempre muito reivindicado por aqueles que não o tinham: escravos, mulheres, trabalhadores... Alguns desses direitos foram dados a eles, mas mudou alguma coisa?
Os trabalhadores, se escolhem dar uma boa escola aos filhos e ter uma aposentadoria descente, têm que trabalhar muito mais que oito horas por dia.
As mulheres, que tanto lutaram por seus direitos de escolha, até ganharam um dia internacional, mas, ainda hoje, recebem menos do que os homens, mesmo quando ocupam o mesmo posto que eles.
Os escravos foram libertados, mas seus descendentes, até os dias de hoje, sofrem um preconceito injusto e dificuldades, entre outros problemas...
As escolhas estão em nossas mãos e à nossa frente. Mas quantas vezes alguém não passou por um mendigo na rua e, se não passou reto, a única coisa que disse foi “coitadinho”? Quantas vezes, não reclamou dos políticos, mas na hora de votar, votou neles? Quantas vezes, olhou “torto” para um negro e depois disse que não é preconceituoso? Ou disse que a cidade está imunda, mas é incapaz de jogar um papel de bala no lixo?
Tudo o que acontece em nossas vidas, em nossa cidade ou nosso país, é fruto de uma reunião de escolhas de uma ou de várias pessoas.
Se o país está com tantos defeitos, por que as pessoas não utilizam dos seus tão reivindicados direitos de escolha para mudá-lo? Talvez a solução do mundo sejam as pequenas ações resultantes das escolhas. Cada mente, pensando em não poluir, em não julgar; cada pessoa deixando de discriminar... Um pensando no outro, e o outro pensando no um. Talvez, com essa pequena escolha, a de tentar mudar, possamos realmente mudar o país... o mundo.

Vanessa Kranen T. 1103

V. QUESTÕES DE UM ESTUDANTE

Todo aluno já se perguntou no que o conteúdo de química ou de matemática ou de sociologia terá de funcional em sua vida adulta quando será médico, engenheiro, escritor ou desenhista e nada daquilo do que ele estudou será necessário em sua profissão.
Quando rabiscamos números, letras ou símbolos que nos parecem ter sido criados por gênios cujo nível nunca alcançaríamos, nós não percebemos que essas pessoas também passaram por tudo isso que passamos agora. Uma aula de espanhol pode mostrar coisas que nunca imaginaríamos. Lições de física são a realidade que vivemos em folhas de papel. A geografia é o estudo do que temos agora e do que podemos ter amanhã. Todas essas peças andam juntas para que possamos formar o conhecimento, a essência da cultura.
O conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós. As matérias de que gostamos como biologia ou história, por exemplo, são as que nos guiam para as futuras profissões. A aptidão de cada um em uma matéria específica nos determina quem seremos no amanhã, mas o conjunto de todas nos mostra quem somos hoje. Então antes mesmo de pensar em ignorar a aula de inglês ou português, pense no que ela poderá lhe adicionar e aonde ela poderá levá-lo.

Bruno Aguilar
Turma 1101

IV. A ALIENAÇÃO TRAZIDA PELA TELEVISÃO

Todos nós sabemos que os meios de comunicação são muito importantes para informar as pessoas sobre acontecimentos de seu bairro, país e mundo. O principal deles é a televisão, isto porque, todas as pessoas têm um aparelho de televisão em casa, porém, nem todas as pessoas têm o hábito de ler jornais, ouvir rádio ou não tem acesso à Internet.
Apesar disso, a televisão não usa sua influência para informar as pessoas, mas sim para influenciá-las, e existem vários exemplos para comprovar esse fato.
Primeiramente, podemos pensar no poder que a televisão exerce politicamente nas pessoas. A televisão não mostra com imparcialidade as idéias políticas de cada partido, o que ela faz é mostrar tais idéias, o que no final influencia na opinião dos telespectadores.
Em segundo lugar, a televisão atualmente está preocupada em vender produtos, os comerciais de roupas, acessórios e outras coisas são exemplo disso. Então, ela é mais um objeto a serviço do capitalismo.
Por fim, vemos que a televisão tende para uma posição de política de “pão e circo” na sociedade brasileira, pode-se falar disso porque percebemos que a televisão está mais preocupada em distrair e desviar a atenção de nossa população com programas de entretenimento, como “Big Brother Brasil” e novelas, do que de informar sobre problemas políticos e sociais brasileiros. Dessa forma, concluímos que a televisão se desviou de sua função e atualmente seu papel é de alienar o povo.

Bárbara Mendes 1102

Sexta-feira, Março 28, 2008

III. VOCÊ JÁ LUTOU PELO SEU PAÍS HOJE?

Sexta-feira, Março 28, 2008

Comerciais do governo federal na televisão incentivam o voto da população, mostrando os "heróis"do país que tanto lutaram para nos dar este direito que, hoje, infelizmente, muitos desperdiçam por simples falta de "saco" para votar pelo futuro do país e votam em um candidato qualquer que só age de forma banal.
Nosso querido Brasil, já não é tão querido. Problemas com saúde, educação etc fazem com que o cidadão brasileiro acabe desistindo de lutar. Alguns dizem que a melhor batalha é aquela que não se trava. Essa frase é dita com muita certeza, mas, ao mesmo tempo, com grande ingenuidade de quem a fala.
Nosso país precisa de ajuda! Precisamos de mentes pensantes e batalhadoras para tirar o Brasil do Terceiro Mundo e o transformar em um território realmente brasileiro, porque temos condições plenas de sermos um país do Primeiro Mundo. Isso a nossa reserva de dinheiro já nos mostra claramente. Podemos parar de baixar a cabeça diante de outros países e deixar de sermos subordinados, mas sim chefes, mandantes; como os grandes.
Tantos lutaram desde muito tempo para termos todos os direitos que temos hoje, e ninguém pode negar isso. No entanto, temos de convir que muitos outros nos colocaram em "sinucas" espetaculares, transformando o nosso país no que ele é hoje: um país do Terceiro Mundo subordinado às grandes potências.
Vamos deixar isso como está, ou lutaremos pelo que queremos ter?
“Vamos deixar isso como está.” É a resposta de muitos. E continuam: “Ah! o que eu tenho a ver com isso? Cheio de problemas na minha vida e ainda vou sair à rua pra ganhar um direito inútil?"
As conseqüências estão aí. Nossas escolas estão sujas e mal cuidadas, a educação é de péssima qualidade. Por quê? Porque os poderosos não querem pessoas que pensem. Não querem lutadores da pátria para não gerar mais problemas (para eles, é claro).
Mas eles já nem se importam com tal coisa; pois devem imaginar que se até hoje ninguém fez uma revolução, mesmo com um ensino melhor que o atual, agora é que não vai acontecer nada mesmo. Então, para que se preocupar?
Portanto vamos lutar! Lutemos pelos nossos direitos! Avante força brasileira! Vamos mudar essa situação!

E você... já lutou pelo seu país hoje?

Rodrigo Gonzalez Gonzalez de Castro T: 1101

II. AMOR BANALIZADO

Ao pensar nesse assunto, a primeira coisa que me veio à cabeça foi o fato de que no passado as pessoas eram mais românticas, acreditavam em amores verdadeiros e não amavam a qualquer um. Sabiam que esse é um sentimento verdadeiro e puro, sentido com a alma. Atualmente, ouvimos ‘eu te amo’ a qualquer instante, já não faz mais sentido. Hoje, ama-se o amor mais profundo, e amanhã, nada mais disso existe. O sentimento se banalizou; não sabemos mais distingui-lo do real.
Mas existe também o amor como sentimento profundo, como valorizar as pequenas coisas do mundo. Na correria diária do mundo moderno ninguém se preocupa com os abandonados, ou até mesmo, com a vontade de melhorar o nosso país, amar o lugar onde nascemos e vivemos. A falta de amor por aquilo que realmente é nosso, faz com que a cada momento deixemos de lado nossa essência. Se parássemos e observássemos o mundo a nossa volta, veríamos que com simples atitudes de carinho, melhoraríamos cada vez mais nossa sociedade. Mas nos conformamos e preferimos deixar tudo como está.
A própria sociedade capitalista fez com que amássemos cada vez mais o dinheiro e aquilo que se pode comprar. Idolatram-se os bens materiais e acredita-se que são a maior fonte de felicidade. São poucos os que ainda procuram se encantar com um simples pôr-do-sol, essas coisas pequenas, mas que são incrivelmente encantadoras.
Corajosos são aqueles que meio a todo esse esquecimento do significado do verdadeiro sentimento, ainda param para olhar ao lado, vivem o essencial. Aqueles que possuem amor-próprio, amor ao próximo e a vida. Essas são as pessoas realmente felizes de coração.

Isabelle – 1º ano – T: 1103

I. DENGUE

Muitos doentes para poucos médicos. É assim que se encontram os hospitais públicos e postos de saúde no Rio de Janeiro.

Como se pode deixar de fazer procedimentos tão simples como não deixar água parada, virar garrafas de cabeça para baixo, e botar terra no lugar de água nos pratos dos vasinhos de planta? O resultado foi que a doença se tornou uma epidemia.

Só neste ano de 2008, já houve milhares de casos de dengue registrados e um número de mortes absurdo. Mas não foi por falta de aviso, tanto que o dia D (o Dia Nacional de Combate à Dengue) já existe há muito tempo. Mas é aquela velha frase que explica tudo:

"NUNCA VAI ACONTECER COMIGO!”

E é por isso que estamos onde estamos.

O que temos a fazer agora, é aquilo que já deveríamos ter feito: a prevenção contra a dengue, ajudando da maneira que pudermos.

Só assim nós acabaremos com essa epidemia.

Você concorda?

Ana Beatriz Ribeiro Fieschi Lavagnino t. 1103

PALAVRAS DA PROFESSORA III

Agora vamos ao que interessa: o nosso blog. Ele tem uma finalidade que é transformar-se em um livro ao final do ano. Para isso , é importante que todos participem dele. Participar de um blog não é somente escrever um texto e postá-lo; é bem mais que isso. É cuidar deste espaço com carinho, visitando-o rotineiramente e interagindo com os escritores das postagens diárias.
Cada escritor, ao fazer seu "post", estará livre para escolher o assunto sobre o qual queira abordar, desde que não contenham opiniões preconceituosas e ofensivas a algum segmento da sociedade. Outra condição para seu texto ser publicado é o cuidado que você deverá demonstrar com relação ao padrão culto da língua; o que não vai ser nenhuma dificuldade para vocês, tendo em vista a pequena mostragem a que eu tive acesso, durante a correção das redações solicitadas por mim em sala de aula.
Ao ser publicado, o texto trará um espaço para o comentário dos leitores, produzidos no mesmo padrão formal da língua. São esses comentários que serão revertidos em pontos da nota de tarefa. Eles deverão ser pertinentes ao assunto abordado pelo colega com sua opinião ou seu questionamento. Comentários apenas elogiosos não serão considerados; eles deverão apresentar conteúdo relativo ao respectivo tema. O espaço do comentarista é limitado e não poderá ser ultrapassado.
Agora foi dada a largada! Daqui para frente, postarei muito pouco, mas espero que haja postagens todos os dias.
Até...

PALAVRAS DA PROFESSORA II

Os textos que estão no blog antigo aparecerão aqui na mesma ordem em que foram postados lá. Os comentários também.

PALAVRAS DA PROFESSORA I

Estamos em casa nova. Não sei por que cargas d'água os comentários não querem mais aparecer. Fui obrigada a me transferir para este espaço. Espero não ter os mesmos problemas; nem outros.
De qualquer forma, os textos e comentários já feitos estão preservados, e eu estarei transferindo um a um para cá. Peço mil desculpas pelo transtorno, mas o problema maior, na verdade, é a minha falta de conhecimento. Sou apenas uma professora metida, que acredita saber tudo sobre internet, informática e coisas do gênero.

Um abraço a todos!