sexta-feira, 27 de junho de 2008

XXX. FOME NO MUNDO

Nos países desenvolvidos, as pessoas desfrutam da boa vida, de seus altos cargos, e de seus bens materiais. Até nos países em desenvolvimento uma pequena parte da população vive muito bem. É vergonhosa a situação a que chegou o homem, em que a fome mata milhões de crianças no mundo.

A culpa da fome no mundo não é porque o mundo não pode produzir alimento suficiente. A Terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira.

O problema também não é porque somos muitos populosos, um exemplo é a China, que é um país populoso, mas nãomuitos casos de fome, enquanto em países que não são muitos habitados, as pessoas pobres realmente morrem por causa da fome.

A culpa da fome, na África, tem a ver com o governo, que desvia

dinheiro em conflitos armados, e com esse dinheiro usado nas compras de armas, não sobra para compra de alimentos, água, saúde, etc. Outra causa para a fome é a divida externa que esses países possuem, que usam a maior parte do PIB no país para pagar os juros dela, e sobra pouco para compra de alimentos.

Uma das soluções para a fome seria a melhor distribuição do dinheiro, e, se houvesse leis mais severas contra a corrupção.

Evandro 1101

42 comentários:

Anônimo disse...

a fome é um assunto que pode ser aberto em vários tópicos, como: a pobreza de pessoas que nao tem dinheiro para nada e muito menos para se alimentar, os mendigos de rua e tambem o caso citado, a África, que o governo dos países se quer investem em alimento, pensando somente em armas.

ana beatriz ribeiro - 1103

Anônimo disse...

Realmente, a fome é um problema mundial.Exemplo mais evidente é a África.
Esta não é causada pela escassez de alimento nem por superpopulação, mas sim pela má distribuição de renda. Uns tem muito enquanto outros não têm nada!
Marisa Bond
T: 1202

Anônimo disse...

A fome é um grande problema no Brasil.
Tanto alimento é produzido e o problema da fome não é resolvido.
Esse problema está presente em vários países.
Devemos pensar melhor antes de jogar a nossa comida no lixo.
Mariana Taufie
Turma: 1101
Número: 15

Anônimo disse...

A fome é um problema muito discutido hoje em dia principalmente a fome na África,
o que ocorre por vários motivos atuais e historicos.
Não gostei do texto,o que não me supreendeu pois foi o Evandro que fez.

PLÍNIO
T:1103

Anônimo disse...

Acredito que focar apenas na "distribuição de dinheiro" não seria o mais adeqüado. E sim, na distribuição de oportunidades, afinal políticas apenas assistencialistas, não acompanhadas de educação e instrução, de nada adiantam. Apenas uma forma de abafar a real causa do problema.
Nós, como cidadãos, devemos estar atentos a essas táticas que servem apenas para nos ludibriar e causar uma falsa sensação de conforto.
As reais causas devem ser ponderadas e devidamente acertadas/punidas.

Jonathas - T: 1201 - n°4

Anônimo disse...

Acho que a melhor solução para a fome ,não seria exatamente redestribuir o dinheiro e sim dar base a estas pessoas e a geração por vir.Elas só não têm dinheiro porque não tem uma boa qualificação para ganhar o suficiente para sua alimentação.Logo a educação é a chave para o fim da fim fome no mundo.
Danielle Cavalher.1103

Anônimo disse...

Além de tudo o que você apontou como contribuição para o mundo, ainda podemos falar que nós, moradores do mundo ocidental não ajudamos para reverter essa situação. As atitudes que nós tomamos para tentar resolver esse problema ainda são mínimas diante de sua gravidade.

Barbara Mendes n:10 t:1102

Unknown disse...

Concordo plenamente que a fome é um grave problema mundial e que algo tem que ser feito. Entretando, acho que "distribuição de dinheiro" é uma medida palheativa. Esta amenizaria o problema mas seria uma solução. Considero que para resolver o problema da fome seja necessário geração de oportunidades para as pessoas ganharem seu dinheiro e de investimentos em educação.

Bruno 1202

Anônimo disse...

relmente,nao é possivel mais q o ser humano passe fome no mundo!!!!
é inaceitavel!!
temos q combater esse problema ,pois comida é o essencial!!
bjos e abraços!

Anônimo disse...

Eu também acredito que uma hipotética falta de alimentos futura não é uma causa para a fome, mesmo porque a teoria malthusiana já foi contestada há anos. Além disso, já foi comprovado que o mundo produz quantidade suficiente de alimentos para abastecer todos que o habitam, tornando-se nítida a má distribuição de renda verificada em escala global. Os ricos estão gradativamente mais ricos e os pobres, mais pobres, tendência evidenciada no cenário da globalização.
Ana Paula P. Farias t:1102 nº8

Anônimo disse...

O problema da fome não tem nada a ver com falta de alimento. Alimento para todos tem e sobra. O problema é a péssima distribuição de renda especialmente nos países subdesenvolvidos, como o Brasil. Enquanto uns jogam quilos de comida no lixo, outros catam o que comer no lixão. é um absurdo!

Clarissa 1101

Anônimo disse...

A fome é um assunto muito sério, está presente em todo o mundo, sem exceções. Por todo o planeta, adultos e crianças sofrem com essa realidade, adoecendo e morrendo graças a ela. São pessoas pobres e sozinhas, que não possuem meio algum de conseguir alimento.
Não há como fugir desse problema, ele se infiltra nas ruas da cidade, acabando com o mundo de conto de fadas que a população de classe média para cima criou.
Não é só o desvio de verbas, a má distribuição de renda ou a miséria que trazem a fome, mas também a falta de compaixão do povo, que fica sentado, vendo pessoas morrerem, e as divergências políticas, que arrasam o país e, conseqüentemente, a população.

Anônimo disse...

O incrivel é pensar que o motivo para a fome no mundo, nao é a falta de alimento. Em muitos paises se produz muito, mais ser xportado, e quanto aos que não tem o que botar na mesa em seu proprio país? Outro motivo é a desigualdade social, enquanto uns tem muito outros não tem nada!
Natália Oliveira T:1102

Anônimo disse...

A fome. Fator que atinge à muitas pessoas. Na minha opinião são vários fatores reunidos que resultam na fome. Como: a pobreza, a falta de empregos, que vem se tornando cada vez maior. Muito preocupante e que o governo devia dar um jeito nisso...porque o bolsa familia e cestas básicas não dão conta disso não.
Joana Feital
t:1102

Anônimo disse...

Enquanto estou aqui escrevendo pode ter alguma pessoa morrendo por causa da fome em algum país, isso é degradante, uma pessoa morrer por que outra desviou o dinheiro nessessário para ajuda-la, e cada ves piora mais os casos encontrados por que cada vez mais aumenta a corrupção e a falta de consiencia de que muitos políticos tem quando fazem isto.

Samara T:1101

Anônimo disse...

È verdade Evandro,a fome é um dos grandes problemas do mundo,e o pior é,que não tem hora para ser erradicada,se é que vai ser erradicada.

Gustavo T.:1103

Anônimo disse...

se todos tivessem acesso á educação e se as ofertas de emprego aumentassem, o número de desempregados não seria o absurdo que é, e certamente o número de pessoas famintas não seria o mesmo. Talvez se o governo realmente se importasse para o problema e com o próximo, esquecendo do surreal que é o luxo em que vivem, talvez..2/3 do mundo não estaria morrendo de fome nesse momento.

Unknown disse...

Inicialmente eu gostaria de dizer que esse "muitos" na verdade é "muito" já que é um advérbio de intensidade. Em segundo lugar a fome na África não é apenas provocada pelos conflitos armados sócio-econômicos, dados pricipalmente pelos chamados diamantes de sangue mas também por má distribuição de renda e outros fatores mais complexos. Mesmo assim é indiscutível que a fome vem se agravando nos últimos anos, o que é lastimável em um século que se debate tanto as questões humanas.

Raphael N:9 T:1201

Pedro disse...

O mundo produz alimentos suficientes para matar a 6 vezes a fome de toda a população.
Os Estados Unidos, em 3 anos no Iraque, gastaram o suficiente para alimentar minimamente por um ano todas as 950 milhões de pessoas que morrem de fome no mundo (mais de 1,1 bilhão de dólares).
O problema não e casual, é histórico. Hoje se gasta muito em guerras por toda a África, porque no século XIX os Europeus dividiram as terras africanos a seu bel prazer. Deixando juntas etinias que se odeiam e separando etinias aliadas. Basta olhar o mapa, a África é toda uma colcha de retalhos.
Os governos não tem dinheiro para dar um mínimo de sustento a população, porque os países desenvolvidos estorquem até o último centavo de suas dívidas e ainda financiam governos ditatoriais, altamente corruptos, que visam somente fornecer commodities as industrias estadunidenses e européias para seus produtos "made in China".
Antes de reclamar da fome na África observem bem quais países agente apoia. Aonde vamos passar nossas férias de final de ano, qual marca de rupa, carros, ou outros produtos, vamos comprar. É difícil de entender, mas nós somos os principais financiadores deste tipo de política, muitas vezes sem opção de saída.

Pedro Bras T.:1201

Mariana Amorim disse...

A fome no Brasil, não é por falta de alimento. Acontece que o Brasil, sendo um país ganancioso, como todos os outros, (o que infelizmente não é de todo errado, uma vez que para alcançarmos quase tudo na vida precisa de ganância), exporta muito o seu alimento, o que sobra é insuficiente, e a oferta acaba sendo menor, e isso causa inflações, ou seja, preço final do alimento mais caro, que gera a fome, aqueles que possuem renda comprarão esse alimento, mas aqueles sem condições não o comprará, o que acaba desencadeando em vários outros problemas brasileiros!

Mariana Amorim – nº: 13
T: 1201

Anônimo disse...

A fome é um grande problema nao só no Brasil como em vários países do mundo.Um dos países mais afetado é a África mas isso ocorre pela má distribuição de renda,que não ocorre so na África mas em tudos os países que sofrem com esse problema.
Beatriz Arrepia
Turma:1101
Número:10

Patrícia disse...

Realmente, a fome não é um problema só do Brasil.
Não é de hoje que podemos ver o grande número de pessoas que vem morrendo por causa da fome. Entretanto isso se deve a má distribuição de renda e a falta de oportunidade de trabalho.

Patricia Viana Carapeto
turma:1202 numero:14

Anônimo disse...

Realmente o mundo está totalmente mal organizado. Até em países desenvolvidos temos casos de fome, poucos, mas temos. Culpa da má distribuição de alimentos deste mundo capitalista. Parabéns pelo texto.

Rodrigo Gonzalez
1101

Anônimo disse...

Não adianta apenas criar leis já que os mais burlam são os governantes. A fome é problema mundial sim, mas com vários tópicos, para essas cusas temos toda uma questão econômica, social e política, é muito mais complexo que parece.
Rhayanna Gaglianone
T:1202 Nº:15

Anônimo disse...

O que é fome?Só quem não tem o que comer?
Não, as pessoas que não tem onde morar, quem não tem estudos, estas pessoas são pessoas que passam fome. O governo tem que investir, pois ninguem merece passar fome.

Anna Carolina Botelho N °9 Turma:1101

Anônimo disse...

A fome é um dos problemas mundiais, tudo se dá ao fato que as pessoas de baixa renda não consegue comprar comida por causa da inflação, também a má distribuição de renda. A solução seria dar novas oportunidades para essas pessoas do que distribuir o dinheiro.

Karina Yamamoto nº12 t.: 1201

Anônimo disse...

A fome é um problema discutido em todo o mundo,causado pela má distribuição de rendo.Uma das soluções para fome seria aumento do setor educacional que qualificaria diversas pessoas para que possam ter oportunidades de brigar por um emprego e assim conseguirem se manter.

Giuseppe Noronha
T:1102

Anônimo disse...

É certo que o primeiro significante que surge em nossas cabeças ao pensarmos em fome é a África, uma vez que a intensidade deste problema neste continente é visível a todos os olhos. Porém, acho que muitas vezes esquecemos deste problema que beira nossas portas e vivenciamos todos os dias ao sairmos de casa e nos deparamos com inúmeros mendigos nas ruas implorando a cada pessoa que passa por um mísero centavo para matar sua fome de hoje, e sem saber o que fazer com a de amanhã! Acho que começarmos por aqui já é um bom princípio.

Sofia Maia
T: 1201

Anônimo disse...

A fome é mesmo um problema muito sério. É vergonhoso em pleno século XXI, pessoas morrerem de fome. A má divisão de riquezas que causa esse problema é devido ao fato de muitos pensarem apenas em si mesmos. Projetos de ajuda sérios e de incentivo seriam muito bons para tentar resolver o problema. Afinal, não é dando comida que o problema irá cabar, e sim se lutarmos para mudar a situação atual, que é responsável por tudo isso.

Victor nº8 T:1202

Unknown disse...

Com a má distribuição de renda, é fato notar pelas desigualdades. Projetos, mobilizações, todos esses fatores fazem com que haja uma 'máscara' para o que realmente está errado e, embora procurem por melhorias, os erros continuam presentes sócio e economicamente.

BRUNA - nº 09 T.: 1202

Anônimo disse...

A fome é uma preocupação mundial. Milhares de pessoas morrem anualmente devido a falta de comida para todos. A África é o continente que mais sofre com isso. O motivo são os desvios de dinheiro feitos por políticos corruptos que só pensam em "aumentar mais um zero" na conta bancária: um pensamento individualista e egoísta, enquanto pessoas que necessitam desse dinheiro morrem porque não tem um tratamento digno que um ser humano deve ter. Enquanto uns desfrutam do bom e do melhor na sua casa, outros não comem por dias, semanas!
Aki Uehara T: 1201 nº 10

Anônimo disse...

Vivemos num sociedade onde poucos têm muito, e muitos têm muito pouco.
Como diz o evandro é vergonhoso uma terra tão fértil q possuimos, com capacidades de gerar tantos frutos, passe por essa situação!
Enquanto formos governados por ladrões a situação em que o mundo se encontra continuará estagnada.
Tassia Cordeiro
nº15
1201

Anônimo disse...

Vivemos num sociedade onde poucos têm muito, e muitos têm muito pouco.
Como diz o evandro é vergonhoso uma terra tão fértil q possuimos, com capacidades de gerar tantos frutos, passe por essa situação!
Enquanto formos governados por ladrões a situação em que o mundo se encontra continuará estagnada.
Tassia Cordeiro
nº15
1201

Anônimo disse...

Vivemos num sociedade onde poucos têm muito, e muitos têm muito pouco.
Como diz o evandro é vergonhoso uma terra tão fértil q possuimos, com capacidades de gerar tantos frutos, passe por essa situação!
Enquanto formos governados por ladrões a situação em que o mundo se encontra continuará estagnada.
Tassia Cordeiro
nº15
1201

Faiaia disse...

A fome não é um problema causa causado pela escassez de alimentos para a população, mas sim por uma desigualdade social devastadora. Enquanto uma minoria tem condições de ter tudo e um pouco mais, outras pessoas vivem sem acesso a nada. A distribuição da renda é desigual, característica presente há muito tempo nas mais diversas sociedades, mas esse não é o único motivo. Além de não serem amparados devidamente pelo governo, órgão que deveria visar o bem da população, a minoria que tem acesso a educação, lazer, cultura, esportes, saúde, etc se acomoda e assite tais injustiças acontecerem calados. Nosso silêncio concorda com as injustiças do mundo, portanto devemos sair da bolha em que vivemos e cuidar do mundo, pois somos nós quem pagaremos o preço.

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
Turma: 1201 Nº:11
Série: 2º ano

Anônimo disse...

A corrupção é a fonte de quase todos os problemas do mundo mesmo... Penso a cada dia, quando estou comendo, que há milhões de pessoas com seus estômagos se auto-digrerindo, com a sensação de fome, com as barrigas roncando, sem mais nenhuma gordura pra ser queimada e nada no armário de casa, se é que têm casas. Só peço que um dia os governantes pensem nisso também e façam algo!

Danielle Manera Almeida T: 1202

blablablah disse...

Querido autor, em um país como o Zimbábue, por exexplo, que tem uma inflação de absurdos 335.000% e um representante político que se apossou de forma, na mais ingênua escolha de palavras ilícita, de mais de 80% do PIB do país, a criação de leis não vai ajudar. Deve haver intervenção internacional para lutar contra fome. E é isto o que está acontecendo. Há cerca de um mês atrás, representantes de vários áíses se reuniram em Roma para discutir justamente sobre esse quesito ( e sua relação com o programa pró-álcool) e surgiu a idéias de serem implantadas na África algumas fazerndas com o capital intarnacional, visando justamente acabar com essa indigna e humilhante qualidade de vida africana, criando empregos e logo acabando com a fome. Vamos torcer para que este idéias entre em prática o quanto antes.

Nome: Antonio Número:1 Turma:1201

Anônimo disse...

A fome é uma coisa da qual falamos o tempo inteiro, " estou com fome" " vou morrer de fome" porém rapidamente conseguimos saciar nossas vontades e seguimos em frente até a próxima vez que morreremos de fome. Mas e as pessoas que estão aternamente "morrendo de fome", e muitas das vezes literalmente? essas pessoas muitas das vezes não podem saciar suas vontades, e realemente comer algo que as faça "viver" .
Não é possível que uma situação como esta continue acontecendo em nosso mundo. Pessoas que joam comida fora, e outras que morrem de fome.
o texto está muito bom.

Vanessa Kranen 1103

Anônimo disse...

Realmente, muitas áreas que poderiam estar sendo utilizadas para o cultivo de alimentos fundamentais para a subsistencia de muitas família é aproveitada de forma inadequada.
Ao invéz de termos pena e ficarmos falando coisas para nos sentir confortáveis a respeito de outras pessoas estarem passando fome e nós não.
Assim, acho seu texto bem colocado, já que nem todos reconhecem como a fome pode ser tão fácilmente acabada.

Anônimo disse...

Existem varios motivos pela causa da fome mundial, mas dentre elas voce destacou as principais.
Bem... na minha opiniao o que é necessario para minimizar a fome mundial, é que estes paises passem a construir mais industrias para ocorrer o aumento de emprego, o que geraria uma diminuicao de desemprego, e com isso, a populacao teria mais dinheiro para fazer a sua alimentacao.

Flavio Medeiros
T: 1201
Nº: 3

Anônimo disse...

A fome, assim como a violencia, tem sido um problema mundial, mas que afeta principalmente os países subdesenvolvidos. Isso por conta de corrupção do governo, como na África, ou por outros fatores.
Poucos com muito, e muitos com pouco, essa é nossa realidade.

Luis Octavio - n° 06 - 1101

Anônimo disse...

Tem razao evandro, a fome é um grande problema mundial, e como sabemos nao é a falta de alimentos que faz isso e sim a falta de organizaçao, de distribuiçao de renda... e que acarreta esse problema que causa tanto sofrimento e mortes.

Luana Magri
1102