domingo, 22 de junho de 2008

XXVIII. O VALOR DA APARÊNCIA

O ser humano, ao longo da história da sociedade, construiu uma cultura, muito presenteatualmente, que implica na valorização das aparências ao invés da essência, e do caráter. Após a consolidação do capitalismo, a intensificaçãovalor cultural foi significativa. Devido ao consumo constante e a buscapor tecnologias mais atuais. desse
Outro fator, que justifica a prioridade do julgamento da aparência, é a globalização, ilimitando os meios de comunicação e a mídia. Estes realizam a função de divulgar e influenciam a consciência mundial determinando padrões e incentivando o maior consumo.
A grande preocupação com o “possuir”, leva a sociedade ao esquecimento da necessidade do “ser”, ou seja, isso causa um descompromisso que desvaloriza valores humanos essenciais para se viver em harmonia e com dignidade. Tais fatores amenizam a desigualdade social e, conseqüentemente, o preconceito.
Portanto, é possível compreender que é necessário modificar conceitos da população, propiciando educação e opinião crítica, principalmente. Valores tão essenciais não podem ser deixados por uma cultura da extrema valorização da aparência.

Marisa Bond T:1202

44 comentários:

Catarina Schumann disse...

Indiscutivelmente, a aparência tem o seu valor. O problema todo está no modelo imposto que não pode ser associado à aparência. A primeira está relacionada à elegância, à higiene e à estética; enquanto o segundo é fruto de um esteriótipo ditado pela mídia e pela padronização fabricada nas academias.
Um abraço da sua profesora!

Anônimo disse...

Parabéns Marisa, seu texto está muito bom pelo fato ter como tema, um assunto que faz as pessoas pararem para pensar e refletir.
Somado a isso possui um conteudo histórico, geográfico e sociológico muito importante para todos.

Filipe Borsani, N:2 T:1202

Anônimo disse...

Na nossa sociedade quase todos valorizam demais a aparência e acabam esquecendo do que realmente importa que é o caráter.
Para muitas pessoas é mais importante se parecer com uma celebridade do que ter um bom caráter.
Mariana Taufie
Turma: 1101
Número: 15

Anônimo disse...

Concordo com você, Marisa. E ainda tem um ourro fator muito importante, que é o fato do valor da aparência estar causando distúrbios na vida das adolescentes, como a bulimia e a anorexia, que podem inclusive levar essas meninas à morte.

Barbara Mendes n:10 t:1102

Anônimo disse...

concordo plenamente, hoje em dia o que mais acontece é sermos julgados pelo o que temos e nao pelo que somos, voce esta crretissima.

Unknown disse...

Impecável, o texto mostra a importância máxima que damos ao que realmente não precisa, e como o consumismo nos leva a perder totalmente a credibilidade e a pesonalidade, esperando que, ao ter o que está no auge, ou o que é a "moda", seja semelhante ao status que tanta gente espera conseguir.

BRUNA - nº 09 T.: 1202

Anônimo disse...

Muito bom esse texto,concordo com tudo que foi dito,realmente é o que acontece hoje

PLÍNIO
T:1103

Anônimo disse...

Muito bom o texto, hoje em dia as pessoas dao muito valor ao que temos,esquecendo de nosso carater

Parabens pelo texto


Evandro 1101

Unknown disse...

A Marisa está correta, a sociedade atual tem a tendência de se preocupar muito com os bens materiais e em estar sempre dentro dos estereótipos ditados pela mídia. Com essa preocupação, a sociedade acaba esquecendo a essência e o caráter.

Bruno T:1202

Anônimo disse...

vivemos numa epoca onde somente a aparencia importa e suas posses e q vc tem!!!e nao oq vc realmente é!

Anônimo disse...

A aparência é muito mais valorizada na sociedade de hoje do que o que realmente importa: o caráter, a índole e a honestidade de uma pessoa. Isso é uma coisa degradante e que só faz com que as pessoas queiram ser algo às vezes utópico e deixem de lado o que realmente faria nosso mundo melhor.

Clarissa 1101

Anônimo disse...

Atualmente, as aparências são tudo. Não importa o que uma pessoa realmente é, mas o que ela parece ser; a primeira impressão que passa.
É triste pensar que beleza ou elegância importem tanto, mas o fazem. É a sociedade atual, influenciada pela mídia e pelo capitalismo.

Anônimo disse...

Hoje em dia, a aparencia parece estar imposta pela mídia. O bonito e feio, nao são mais conceitos pessoais e sim impostos como regras na sociedade. O padrão leva o ser humano a perder sua própria identidade!
Natália Oliveira T:1102

Anônimo disse...

Concordo. Atualmente as pessoas são julgadas pela aparência ou pelo que possuem. As pessoas deveriam dar maior valor para aquilo que realmente é imutavel e valioso, o carater.

Isabelle T.1103

Anônimo disse...

O texto está ótimo!Nesses tempos realmente para as pessoas a aparência é tudo! A beleza e a estética sonhos de consumos de todos...todo mundo quer emagrecer tendo o biotipo de uma modelo, os homens querer se fortalecer.E o que influencia bastante nisso é a mídia, que leva todas essas informações ás pessoas.

Joana Feital
t:1102

Anônimo disse...

A aperencia não é tudo, temos que aproveitar uma pessoa pelo que elea é e não pelo que ela aparenta ser por que ai vamos está colocando a educação em segundo plano, já que a aparencia é o que importa, se todos tivessem a consiencia de que a aparencia pode aé valer, mas não mais do que o ser, as pessoas dariam mais importancia a educação.

Samara T:1101

Anônimo disse...

Realmente, não somos o que somos...somos o que temos e aparentamos.

Anônimo disse...

Realmente, não somos o que somos...somos o que temos e o que aparentamos.


gabriela berner 1102

Unknown disse...

É verdade que cada vez mais as pessoas seguem o padrão imposto pela mídia, pelo consumismo sem muitas vezes perceber o que realmente é importante, mas que aparência também tem seu preço...Se tem...

Raphael N:9 T:1201

Unknown disse...

É engraçado também ver a mudança dos padrões de beleza. Antigamente, as mais gordinhas faziam muito mais sucesso. Hoje, as magras em excesso são as responsáveis por impressionar muitas pessoas.
O que nunca mudou é o uso da imagem como uma mera forma de divulgação de produtos, ou seja, sempre o capitalismo esteve presente na construção desses padrões e de como eles serão utilizados para atingir o principal objetivo burguês: lucro.
E também, como sempre, alienando pessoas da realidade, impedindo-as de desenvolver um senso crítico, de serem pessoas.

Jonathas - T:1201 - N°4

Mariana Amorim disse...

É o perfeito ou nada, a nossa sociedade é feita de aparências, podem reparar, a maioria das pessoas de baixa renda, tem os melhores celulares, os celulares mais modernos e novos, muitas vezes não tem nem dinheiro para pagar a conta, mas sempre junta o dinheiro para a compra do celular, e isso é puramente por aparência, para se destacar no ciclo social em que vive, se mostrar para os outros, mostrar para os outros um lado que não é o seu real. Somos muito consumistas, e somente para ficarmos na moda, para sermos aceitos na sociedade, como se o fato de sermos nós mesmos não fosse o suficiente, compramos tanto, que muitas vezes nem nos perguntamos se realmente precisamos do produto comprado, e fazemos tudo isso, só para entrarmos nesse tal mundo de aparências!

Mariana Amorim – nº: 13
T: 1201

Anônimo disse...

É o que mais acontece hoje em dia sermos julgados pela nossa aparência e não pelo que somos.
Beatriz Arrepia
Turma:1101
Número:10

Anônimo disse...

A aparência realmente é o maior "valor" hoje em dia deixando de lado valores tão mais importantes como o caráter e o respeito ao próximo. A sociedade só coloca este "valor" (se é que podemos chamar de valor) acima de todos os outros, pois ela mesma impós que fosse assim. Infelizmente, esta é nossa triste realidade.
Parabéns pelo texto.

Rodrigo Gonzalez
1101

Patrícia disse...

Atualmente a mídia vem ditando um modelo de aparência seguindo pela sociedade em que as pessoas dão mais valor a aparência do que para essência.

Patricia Viana Carapeto
turma:1202 numero:14

Anônimo disse...

Incrível, o texto fala do nosso descompromisso com a autenticidade e a essência do verdadeiro ser, explicando com fatores históricos a que nos levaram a tal quadro.
Rhayanna Gaglianone
N:15 T:1202

Anônimo disse...

Incrível, o texto fala do nosso descompromisso com a autenticidade e a essência do verdadeiro ser, explicando com fatores históricos a que nos levaram a tal quadro.
Rhayanna Gaglianone
N:15 T:1202

Anônimo disse...

Quanto vale sua aparencia? Uma anorexia?uma bulimia?
Acho que não, a aparecia vale o quanto você acha que vale.
Vale a sua satisfação, não a dos outros.
Parabéns Marisa, tema muito bem abordado.

Anna Carolina Botelho N°9 Turma:1101

Anônimo disse...

Quanto vale sua aparencia? Uma anorexia?uma bulimia?
Acho que não, a aparecia vale o quanto você acha que vale.
Vale a sua satisfação, não a dos outros.
Parabéns Marisa, tema muito bem abordado.

Anna Carolina Botelho N°9 Turma:1101

Anônimo disse...

Mutias pessoas hoje me dia, gastam muito dinheiro para mudar a sua aparecia, isso porque elas querem está bem na sociedade, ou então porque está na moda... O que importa não é a aparencia das pessoas mais sim o carater que elas possuem...

Karina Yamamoto nº 12 t.:1201

Anônimo disse...

Muito bom o texto,hoje em dia as pessoas dão mais valor para o que aparentamos ser do que para o que somos realmente.

Anônimo disse...

Concordo com você,hoje em dia as pessoas dão mais valor para o que aparentamos ser para o que somos realmente.

Giuseppe Noronha
T:1102

Anônimo disse...

A aparência ao meu ver não deixa de ser importante visto que é a primeira impressão que temos da pessoa. Mas atualmente as pessoas aderiram ao sistema de que só esta é importante, esquecendo ou deixando passar despercebido a essência a qual deveria ser dado o maior valor.
concordo que o poder da mídia a isso relacionado é indiscutível!

Sofia Maia
T: 1201

Anônimo disse...

Não posso negar que o seu texto trata de um assunto bastante atual , porém acredito que a aparência seja algo que tenha que ser valorizado, mas o interior não pode ser esquecido, assim como vem acontecendo.
o texto está muito bom, parabéns!
Vanessa 1103

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o assunto abordado no texto. Conforme os anos vão passando as pessoas vão se alinhando cada vez mais a área de estética, e os homens também estão entrando nessa. O grande problema, anteriormente dito, é o fato das pessoas não darem tanta importância para a beleza interior quanto deveriam dar.
ótimo texto, com um ótimo tema. parabéns!

Juliana 1103

Anônimo disse...

Definitivamente os meios de comunicação são responsáveis por um modelo de aparência imposto a todos. Em programas e novelas vemos sempre as pessoas famosas. Muitos tem a necessidade se seguir o jeito dessas pessoas, talvez para se sentir importante, ou então chamar a atenção. Mas concerteza, essa definição de o que é o certo de se usar não deveria existir. Cada um com seu estilo e visual, demonstrando a evidente diferença entre cada um de nós.

Victor nº8 1202

Anônimo disse...

A sociedade necessita parar de viver a “sociedade da padronização“ e ser feliz consigo mesma independente do que dita a mídia.
Ramon Dias N:7 T:1202

Anônimo disse...

É verdade, a preocupação com a aparencia é uma questão séria que envolve pessoas de topdas as idades, principalmente jovens, que procuram sempre chamar a atenção para impressionar.
A mídia, nos impõe maneiras de viver, na qual todos procuram seguir a qualquer custo, maemos que isso custe sua próprioa imagem. E com isso esquecem do próximo, que muitas vezes estão gritando por ajuda, mas na maioria das vezes estamos ocupados, com cabelos, batom, cirurgias e etc. Hoje o que importa é a nossa beleza, aí sim nos incluimos na sociedade
e não o nosso valor.
Tassia Cordeiro
nº15
1201

Faiaia disse...

Vivemos em um mundo onde as aparências contam sim! Seria hipocrisia dizer que não ligo para aparências. Todos nós ligamos! Mas cabe a nós distinguir as coisas. Acredito que vaidade é uma característica saudável, uma vez que a pessoa se cuida e quer se sentir bem consigo mesma. Uma vez que padrões são impostos, distinguindo o certo do errado, determinando o que é beleza para o mundo, as coisas mudam. Nada é igual a nada e ninguém nunca será igual a ninguém. Por mais que tentemos, todos nós temos qualidades e defeitos, que são parte de cada um. Se fomos feitos para ser iguais, não nasceríamos tão diferentes. Se cada indivíduo tem opinião própria, livre arbítrio e liberdade de expressão, porque deveríamos supor que devemos ser todos igualmente bonitos? A sociedade impõe um padrão de beleza por insegurança. Os conceitos de beleza não devem ser influenciados pela mídia, mas sim devem ser conceitos próprios, que partem de nós mesmos. Nós devemos nos amar e amar aos outros de dentro pra fora, pois nosso estado de espírito se reflete no nosso 'eu exterior'. Devemos aprender a enxergar isso em nós mesmos e nos outros, para que possamos viver mais em paz.

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
Turma:1201 nº:11 Série: 2º ano

blablablah disse...

Sem dúvida vivemos em uma sociedade na qual o verbo 'ter' é ,mais imoportante que o 'ser'. É muito triste a situação, porque acho que independe do nível cultural de cada cidadão. Por experiência própria, conheço pessoas com altos níveis de escolaridade e que só se preocupam com aparência.´Por mais terrével que seja admitir, creio que tenhamos que nos acostumar a esse tipo de modelo superficial.

Nome:Antonhio Número:1 Turma:1201

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o seu texto. Hoje em dia infelizmente o caráter da pessoa não importa mais, o que importa são seus bens e como ela aparente ser. Isso é imposto pela mídia e seus produtos e as pessoas parecem aceitar tudo, deveriam das valor ao interior que é o que realmente faz diferença.

Anônimo disse...

A aparência que deveria ser pouco valorizada, hoje em dia muitas vezes é quesito quase principal para conquista de um emprego, a aparência hoje em dia é o que nos fará inicar e terminar relações entre muitas outras coisas, o que deveria ser mais considerados por nós é o interior e o caracter dsa peessoa muitas vezes é completamente esquecido e deixado de lado, o que podemos verificar por exemplo em novelas, revistas e defiles de moda, com os quais nos sentimos na obrigação de estar naqueles moldes de beleza.
O texto está muito bom e o assunto é muito interessante.

Marianne 1101

Anônimo disse...

Infelizmente muitas pessoas pensam muito no que ta por fora e esquecem o que realmente importa e que faz a diferença que é o caráter.

Luana Magri
1102

Anônimo disse...

concordo com a marisa. mas acho que a preocupação moderada com a aparência é sempre importante, para muitos significam bem estar pessoal.Quanto aos padrões de beleza impostos pela mídia, trazem riscos à autenticidade e à personalidade das pessoas.
Pedro Pieri T: 1202
nº 6

Oswaldo Alves 1202 disse...

E indiscutivel que a aparecencia tem sua importancia, mas nao pode ser colocada acima de carater, de forma alguma. E eh o que acontece muitas vezes.

Parabens pelo texto, otima ideia falar sobre isso.

Oswaldo Alves 1103/10