domingo, 22 de junho de 2008

XXVI. SOMOS DIFERENTES, SIM!

Essa semana foi de muita reflexão para mim, depois dos trabalhos feitos com a professora de sociologia, onde meu tema foi mostrar o preconceito em nossa realidade, resolvi expor minha opinião aqui. Todos nós sabemos que por mais difícil que seja, muitas pessoas são ameaçadas e discriminadas todos os dias, seja por sua condição social, seu estilo, sua raça, enfim, existem milhões de motivos que as pessoas usam para serem preconceituosas umas com as outras.

Agora me digam qual o problema em ser diferente? Isso não é motivo para agirmos com atos grosseiros e rudes uns com os outros; ser diferente é normal. Cada um com seu estilo, seu jeito, sua cor, suas palavras. Essa é a verdadeira beleza da vida: conhecermos novas pessoas e opiniões. Podemos, muitas vezes, não concordar uns com os outros, ou não gostar das mesmas coisas, mas e daí? Assim que é bom, a vida cheia de pontos de vista, cheia de idéias, de ações, e de cores diferentes.

Vemos na TV e jornais todos os dias pessoas que às vezes até são mortas pelo simples fato de serem diferentes socialmente; enfim, que mundo é esse?! Isso virou rotina, e, a cada dia que passa, esses assuntos me assustam mais. Por que as pessoas são assim? Por que não aprendem a viver em sociedade? Por que não existe amor entre as pessoas? Por que tudo é quase sempre resolvido na base da violência? Essas e outras perguntas são para todos nós refletirmos e pensarmos como podemos mudar isso. Vamos mesmo deixar esse tipo de pensamento permanecer em nossas mentes e nas das futuras gerações? Ou vamos nos unir e aprender a respeitar as diferenças?

Pensem e reflitam, é a nossa vida, nosso país, é o futuro de nosso planeta.

Luana Magri 1102

46 comentários:

Catarina Schumann disse...

Luana,
Sua professora de Sociologia está de parabéns! Conseguiu levá-la a uma bela reflexão. Tomara que esse efeito tenha sido geral. A sociologia é realmente um diferencial na vida do aluno que entra em contato com ela. Suas palavras são importantes e muito sábias. Parabéns!
Um abraço da sua professora!

Anônimo disse...

Parabéns, Luana! Adorei seu texto!
Concordo plenamente que cada tem sua cor, sua opinião, sua forma de ver o mundo em que vive e isso deve ser respeitado.
Afinal, imagine se todos nós fossemos iguais? Nossas vidas seriam bem monótonas, não?

Carolina Guimarães
T: 1101

Anônimo disse...

O texto está muito bom,e acho que nem tem muito o que comentar,porque o texto ja diz tudo. Parabens pelo texto.



Evandro 1101

Anônimo disse...

O preconceito infelizmente ainda é muito grande, tanto no Brasil como em vários países.
Todos somos diferentes e é muito importante nós respeitarmos as outras pessoas.
Muitos problemas atuais poderiam ser resolvidos se as pessoas se respeitassem mais.
Mariana Taufie
Turma: 1101
Número: 15

Anônimo disse...

Embora o programa de conscientização do "somos todos diferentes" seja bastante presente entre a sociedade, muitos ainda acreditam e seguem os padrões. Infelizmente, somos coniventes com o que acontece, mesmo que seja indiretamente.

BRUNA - nº 09 T.: 1202

Anônimo disse...

O grande problema é que o homem das cidades grandes têm o hábito de esteriotipar o modo de se vestir, o jeito de falar, ou seja, o modo de se viver em sociedade. Portanto, as pessoas se analisam com um olhar pré-formado, o que as torna pessoas preconceituosas e pequenas.

Barbara Mendes n:10 t:1102

Anônimo disse...

é isso mesmo, hoje em dia o preconceito esta em todo lugar, e em todas as pessoas. Por mais que seja de classe social alta ou baixa, sempre vai haver preconceito.

Anônimo disse...

não existe uma ou outra pessoa direfente, pelo contrário, todos nós somos diferentes, existindo uma ou outra pessoa parecida! esse tal negócio de existir moda, estilo, beleza... isso tudo é comércio, para você sempre estar comprando uma roupa, um sapato... algo novo, porque o que você tem também nunca é o sufuciente! mas todos temos o direito de ser como quisermos, sem preconceito nenhum!

ana beatriz ribeiro - 1103

Anônimo disse...

gostei do assunto abordado pela aluna. preconceito é algo que ja deveria ter sido extindo! porque afinal quem não é diferente ? ridiculo seria todos nós iguais !

maria alice
turma: 1103

Anônimo disse...

Realmente não é compreensível que a sociedade viva com tanta descriminação tendo em vista tantas guerras, conflitos e torturas causadas por diferenças culturais.
O bonito é o diferente! A beleza e o diferencial de nosso país é justamente esse a mistura, o colorido!É lamentável essa situação!
Marisa Bond T :1202

Anônimo disse...

Muito bom o texto,so acho que esta exagerando um pouco,parece que toda nossa sociedade é preconceituosa e que tudo acaba em violência.

PLÍNIO
T:1103

Unknown disse...

A reflexão feita é muito importante. O Brasil é um país de grandes misturas étnicas e culturais, portanto, é fundamental que saibamos respeitar as diferenças. Afinal, são elas que tornam cada um especial.

Bruno 1202

Anônimo disse...

O preconceito sempre existiu e sempre vai existir. Preconceito é natural no ser humano, já que acontece quando lembramos de algo ou alguma situação que já vivemos. Isso é normal. O que devemos criticar e evitar a qualquer preço é a intolerância diante do que é diferente e estranho para nós.
Há lugar para todos no mundo, para todas as diferenças.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

realmente no mundo q vivemos o preconceito causa grandes problems !!! c nao todos ,onde cada um pensa so em seus preceitos e ignora os dos outros!

Anônimo disse...

O preconceito ainda é um grande problema na nossa sociedade. As pessoas deveriam aprender a conviver com as diferenças. Pois não haveria graça se todos fossem iguais. Além disso, diferente não significa pior. Conviver com quem é igual é muito fácil, mas aprender a lidar e, principalmente, respeitar as diferenças, é um grande dom e é isso que fará nosso mundo mais igual para todos.

Clarissa 1101

Anônimo disse...

Concordo com a Luana. Todos somos diferentes, cada um tem seu estilo, seu jeito. O ruim do Brasil é que a população discrimina muito as pessoas, não só pela cor, mas também por seu nível social, cor do cabelo, estilo de roupa e etc, o que eu acho uma bobagem. Muitas pessoas julgam as outras pela cara, sem ao menos tentar conhece-la e ver que o legal é sermos diferentes sim. Pois se formos iguais, que graça teria?
Ana Paula turma:1102 nº8

Anônimo disse...

As pessoas discriminam umas as outras, isto é um fato. Um fato estúpido, irritante e enfurecedor! Estamos em pleno século XXI, e as pessoas ainda agem como um bando de colonizadores idiotas, que se importam mais com a cor da pele de uma pessoa ou com o seu status social, do que com quem ela realmente é!
As pessoas são hipócritas, pois, andando pela rua, nunca encontraremos sequer um que diga "Realmente, eu sou preconceituoso", todos dirão que acreditam na igualdade de todos e que são totalmente contra esse tipo de discriminação; mas, por trás dessa máscara de bondade, muitos aplicam o racismo ou o preconceito.
Creio que toda essa segregação racial ou social é uma bobagem! Atualmente, em uma país como o Brasil, é ridiculo tentar insultar um certo tipo de pessoas, porque elas também fazem parte de você! Somos negros, brancos, pardos, amarelos, roxos, vermelhos e rosas; bonitos, feios; engraçados, timidos, extrovertidos, rabugentos; ricos, pobres e miseráveis! O povo brasileiro é de todas as cores, de todas as raças, de todos os jeitos!
Agora, por favor, antes de praticar alguma forma de preconceito, se olha no espelho!

Anônimo disse...

Adorei o texto!
O fato é: ninguém é igual a ninguém no mundo, as diferenças existem tanto na maneira de pensarmos e agirmos como nas questões mais superficiais. O importante é entendremos que cada um de nós devemos respeitar o outro independente de concordarmos ou não com o "jeito de ser" dele.
A graça do mundo está exatamente no fato de a cada dia podermos conhecer pessoas novas e aprendermos a aceita-las como elas são!
Natália Oliveira T:1102

Anônimo disse...

Realmente, eu concordo com a Luana. Preconceito é uma coisa mesquinha e ridícula. Todos nós somos um só, feitos da mesma matéria, das mesmas coisas!Só porque um é preto, amarelo ou azul podemos julgá-las?Podemos condená-las? Cada um tem suas opiniões, suas cores, suas idéias. Temos que respeitá-las assim como nós temos a nossa.
Joana Feital
t:1102

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Querendo ou não,uma grande maioria da sociedade age com preconceito, mesmo que sem intenção. É necessário perceber que cada pessoa tem uma maneira diferente de ser e não podemos as julgar por isso. O melhor é ser diferente!
Isabelle T. 1103

Anônimo disse...

Respeitar as diferenças é a base de toda a sociedade, se um não respita o outro não temos como viver em sociedade, todos tem o livre direito de pensar e viver da maneira que decidem e não é outra pessoa que pode mudar isto. Afinal, o que seria do azul se todos gostassem do rosa?

Samara T:1101

Anônimo disse...

Realmente existe muito preconceito em nossa sociedade.Parabens pelo texto.

Gustavo T.:1103

Anônimo disse...

racismo, preconceito e discriminaçao em geral, é uma burrice coletiva sem explicação, afinal que justificativa voce me dá, para um povo que precisa de união?
A "elite" que devia dar um bom exemplo, é a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento,num complexo de superioridade infantil, ou justificando um sistema de relação servil, e o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação.Não tem a união e não vê a solução da questão que por incrível que pareça está em nossas mãos.
Não seja um imbecil, não seja um Paulo Francis, Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista, é o que pensa que o racismo não existe.
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca,
E desde sempre não para pra pensar, nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar.
E de pai pra filho o racismo passa, em forma de piadas que teriam bem mais graça, se não fossem o retrato da nossa ignorância transmitindo a discriminação desde a infância.
E o que as crianças aprendem brincando, é nada mais nada menos do que a estupidez se propagando

gabriela berner 1102

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, está bem legal. No meu ponto de vista pelo menos o Brasil como todos os problemas que têm não é tão preconceituoso como outros países. Vemos essas onde de xenofobia,etc... tão fortes na Europa, nos EUA.

Raphael N:9 T:1201

Anônimo disse...

O que mais me chamou atenção no texto foi o fato da "semana ter sido de muita reflexão" e sobre você querer "expor sua opinião". Acredito que seja assim que se formam os cidadãos e que não só as aulas de Sociologia sirvam para outros alunos passarem a refletir também, pois aí está o primeiro passo para uma real mudança.
Agora o tema foi a discriminação. Algo presente desde séculos atrás na sociedade brasileira. Somos o povo da miscigenação então o que mais se verá são pessoas diferentes que devem ser respeitadas.
No entanto, o pensamento de alguns brasileiros é que deve parar de ser "colonial".

Jonathas - T:1201 - N°4

Mariana Amorim disse...

É a famosa frase “o que seria do azul, se todos gostassem do amarelo?!”, é tão boa essa diversidade que temos tanto de etnia quanto de gostos. Preconceito é burrice! Sinceramente, se um garoto quer beijar um garoto, ou se uma garota quer beijar uma garota, qual é o problema?! Se isso os deixa felizes o problema são deles, e ninguém tem nada a ver com isso, a vida é tão simples e nós a complicamos muito! O fato de sermos negros, brancos, amarelos, verdes, roxos, heterossexuais, homossexuais, bissexuais, católicos, evangélicos, ateus, ou seja o que for, não muda em nada o nosso caráter, personalidade, e principalmente capacidade!

Mariana Amorim – nº: 13
T: 1201

Anônimo disse...

Intrigante, nesse mundo em que vivemos, cada um tem um estilo...uma cor...um modo de ver o mundo, que é sempre diferente do outro.
Mas muitas vezes, essas pessoas que veêm o mundo de uma forma diferente, são discriminadas.

Bem, exelente o texto, espero que mais pessoas reflitam lendo-o.

Matheus Fragoso T.:1103

Unknown disse...

Realmente não sei qual seria o problema de algumas pessoas em nosso pais que não aceitam e muito menos não respeitam a linda mistura da nossa raça brasileira , que por ter essa linda mistura demonstra e faz coisas maravilhosas que todo o resto do mundo idolatra . O bonito é o diferente e ter personalidade de fazer oque ninguem fez , esse é o povo brasileiro , verde , amarelo , azul e branco !

Pedro André turma 1202

Anônimo disse...

Por sermos diferentes há o preconceito o que é simplesmente ridículo, pois se todos fossemos iguais o mundo também seria a mesma porcaria que é. Parabéns pelo texto!

Rodrigo Gonzalez
1101

Anônimo disse...

O preconceito ainda no Brasil é muito grande.Temos que entender que cada um tem seu jeito e saber respeitar.
Beatriz Arrepia
Turma:1101
Número:10

Patrícia disse...

Você tem razão, o bom da sociedade é ser diferente, de possuir ideias e conceitos diferentes. Cada um com o seu estilo, o seu jeito de ser, de agir e de pensar afinal ser diferente é normal.

Patricia Viana Carapeto
turma:1202 numero:14

Anônimo disse...

Não há o que discordar,ser diferente, agir e pensar diferente é um direito nosso!!
Rhayanna Gaglianone
T:1202

Anônimo disse...

O que importar o que a gente tem por fora, se o que importa mesmo é o que temos dentro(dentro dos nossos corações).
O que a gente tem dentro dos nossos corações é diferente em cada um, podemos ver isso pelo comportamento.Cada um tem um compramento diferente, alguns são mais extrovertidos, outros são mais timidos, o que importa é que todos somos diferentes e é assim que somos.

Anna carolina Botelho N°9 turma:1101

Anônimo disse...

A sociedade tem discriminado muitas pessoas que agem, vestem... diferente do resto da população. As pessoas devem respeitar o seu gosto e sua opinião, pois se todas as pessoas fossem iguais, não saberiamos distinguir quem é quem... Ser diferente é o que determina a pessoa...

Karina Yamamoto nº12 t.:1201

Anônimo disse...

é impossível não concordar com o que foi dito no texto. De fato somos todos diferentes e isso tem que ser respeitado, independente de cor, raça, opinião...
Parabéns !
Vanessa t: 1103

Anônimo disse...

Concordo com você,cada um tem suas ideias,pensamentos,criticas,cor,aparencia,
e não devem ser julgadas por isso.

Giuseppe Noronha
T:1102

Anônimo disse...

Concordo com a grande existência do preconceito em nossa sociedade. E que todos nós temos um discurso contra este.
Mas ainda creio que embora tentemos nos livrar do preconceito e estarmos cientes de que não é o certo a se ter; exista ainda um resquício deste o qual tentamos disfarçar e até maquiá-lo, achando que estamos eliminando.
É uma questão social histórica...

Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

Concordo com o que foi dito. Ser diferente é mais do que normal. Não existem pessoas iguais, não há um padrão correto que deve ser seguido. As diferenças entre todos nós faz parte da vida, e ela se torna muito mais proveitosa se todos souberem respeita estas diferenças.

Victor nº8 T:1202

Anônimo disse...

A sociedade deveria aceitar que a própria sociedade muda e com isso deveria aceitar as mudanças que nela ocorrem sem muita discriminação e preconceito.
Ramon Dias N:7 T:1202

Anônimo disse...

Concordo plenamente. As pessoas tem de aceitar umas às outras, não importa como são ou de onde vem. Todos nós devemos tratar e ser tratados de forma igual. Na maioria das vezes o país, ou até mesmo o mundo não vão para frente pelo simples fato da população não aceitar aqueles que são diferentes. O preconceito atinge milhares de pessoas, que passam por muita dificuldade e sofrimento pelo mesmo. Devemos nos conscientizar e aprender que somos diferentes e devemos ser aceitos pelas pessoas como somos, e não pelo que temos.
Aki Uehara
T: 1201 nº 10

Anônimo disse...

Imaginemos um mundo onde todos fossem iguais. Que sem graça seria.
Conquistamos ao longo de nossa história a liberdade de expressão, assim podemos expor nossas opnioes e dúvidas, sem quaisquer influência.
Viveos numa sociedade etnicamente variada, na qual pretos brancos amarelos e vermelhos têm os mesmos direitos, ninguém é melhor do que ninguém. Temos que respeitar as diferenças.
Tassia Cordeiro
nº15
1201

Faiaia disse...

Parabéns, Luana!!Você abordou um tema que me afeta muito. Eu sou filha de mãe branca descendente de portugueses, e pai negro. Minha vida toda cresci ouvindo minha família materna dizer que eu era branca, portanto até meus 14 anos realmente acreditei nisso.Mas ao chegar no 1º ano no Cambaúba, após algumas aulas com o Roosevelt de história, levei uns baques que mudaram minha vida. Hoje em dia me considero mestiça. Não sou negra nem branca. Não sou parda. Sou brasileira, descendente de negros, índios, portugueses e holandeses. Sou uma mistura do que o Brasil foi e ainda é, como todos nós. Acho que o preconceito é uma coisa absurda, sem sentido e ignorante. Todos nós nascemos para ser diferentes. Um mundo em preto e branco seria depressivo. O que falta em cada um de nós é perceber que, apesar de tantas diferenças, somos todos iguais, feitos da mesma matéria, dos mesmos sentimentos, no mesmo mundo. Com isso, o mundo teria mais amor e poderíamos, finalmente, viver em paz.

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
T:1201 nº:11 Série:2º ano

blablablah disse...

Temos mesmo que parar com esse preconceito, erradamente considerado inato em nós. O preconceito que leva a assassinatos é um absurso, por mais que seja considerado inevitável. E pelo menos ao meu ver, é impossível mudar os cidadãos já de hoje. Por isso devemos mudar a mente de nossos jovens, visando criar um mundo menos hostil ao próximo.

Antonio Número 1 Turma 1201

Anônimo disse...

Concordo com a Luana, mesmo nos dias de hoje o preconceito parece não acabar nunca. Acho isso tudo completamente sem sentido qual o problema de termos diferenças? Se todos se respeitassem nosso país seria muito melhor.

Anônimo disse...

É Luana, nem todas as pessoas são capazes de perceber que sua fisionomia não a faz mais umanas ou menos. Somos diferentes por opção ou não. Ninguém escolhe a cor da sua pele, mas seu cabelo e suas roupas sim. Não é por isso ou aquilo que uma pessoa pode ser julgada como mais ou menos humana.
Já que buscamos tanto a semelhança, aí está ela, todos nós temos sentimentos. Por tanto conheça as pessoas antes de julga-las por algo que você pressupoe ser melhor ou mais bunito. Algum dia o julgado pode ser você.

Anônimo disse...

a questão do preconceito é vista intensamente na sociedade ...
levando em conta que, no caso do Brasil, o preconceito veio se desenvolvendo há 500 anos e infelizmente já faz parte do nosso povo, precisaríamos de um bom tempo pra arranaca-lo da sociedade
Pedro Pieri
T 1202