sexta-feira, 27 de junho de 2008

XXXI. VIOLÊNCIA URBANA

Acho que todos que visitam esse Blog passaram ou conhecem alguém que passou pela situação de ser assaltado. Hoje em dia, as pessoas ficam com medo de sair á noite e, às vezes, não podem ir a algum lugar, por ser violento. Conheço pessoas da minha idade que foram assaltadas mais de três vezes, e, com certeza, alguém que está lendo esse texto passou por algo assim.

Mas acontece que, hoje em dia, assalto e violência não m mais hora. Os assaltos durante o dia são cada vez mais comuns, e os tiroteios cada vez mais frenqüentes, seja na Linha Vermelha, Amarela ou qualquer outro lugar. Esse tipo de violência é apenas o resultado de vários outros fatores que todos nós conhecemos, falta de um sistema de ensino eficiente, falta de postos de trabalho, falta principalmente de policiamento adequado e organização do governo para cuidar melhorar segurança do povo, o qual vive com medo de toda essa violência.

Cabe a nós a posição de reféns da violência que não é controlada por quem é de direito fazê-lo. É uma pena que em um país com tantas qualidades, haja esse tipo de mancha, denegrindo a imagem de nosso país e fazendo cada vez mais vítimas da violência.

Oswaldo Alves 1103

44 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente temos que conviver com esse pesadelo,uma pena,já que vivemos em um país com muitas qualidades.Muito bom texto,parabens.

Gustavo T.:1103

Anônimo disse...

A violência parece crescer cada vez mais. Temos medo de sair de casa para qualquer lugar que não seja perto. Deixamos de nos divertir por causa da violência.
Temos que tentar melhorar o nosso país, começando pelo aumento da segurança.
Mariana Taufie
Turma: 1101
Número:15

Anônimo disse...

É reamente uma pena, porém é a realidade de nosso país, a violência está tomando uma proporção inacreditável. Tudo fruto de uma sociedade desigual, excludente com o descompromisso dos governantes, além disso, há o desinteresse da papulação em relação ao que se pode mudar esse cenário, o voto!
Marisa Bond
T:1202

Anônimo disse...

Bom Oswaldo sem querer ser chato mas achei sua redação muito ruim,
um assunto repetitivo e chato...

PLÍNIO
T:1103

Unknown disse...

Todos os cidadãos estão horrorizados com esta situação que o nosso país se encontra. Não é mais apenas preocupação de adulto, visto que muitos jovens hoje tornam-se vítimas diretas da violência.
Resta a todos nós continuarmos insistindo em mudanças, mesmo que seja repetitivo. Nada mudou na história da humanidade em apenas um dia. São processos que devemos estar atentos e preparados para encarar.

Jonathas - T:1201 - n°4

Anônimo disse...

Owsvaldo está super certo.
E cada vez ficará pior,pois o descaso das autoridades é contínuo.
E é claro que nao irão fazer nada para melhorar,ainda não chegou assaltantes e violência nas vias aréas.
Danielle Cavalher.1103

Anônimo disse...

A incerteza de que podemos andar nas ruas com segurança é preocupante
Parabens pelo texto/

Anônimo disse...

Concordo com você, quando diz que os assaltos atualmente não tem hora pra acontecer.
Realmente e infelizmente nós vivemos em uma realidade em que já não se é possível sair nas ruas para passear, ou para brincar no caso das crianças por exemplo a qualquer hora do dia.
Somo todos vítimas dessa dura realidade onde a violência, seja ela de qualquer forma, está presente.
Gabriel Diniz, T:1202

Unknown disse...

O atual quadro da violência no Brasil reamente é grave. Este é resultado da falta de comprometimento dos governantes, das grandes desigualdades sociais, da falta de oportunidades e do péssimo sistema de educação.Como o autor disse, é uma pena que isso aconteça, já que denigre a imagem de nossa pátria. Cabe aos cidadãos brasileiros fazer o melhor uso possível da ferramenta do voto e não aceitar a banalização desse quadro.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Já pensaram como deveria ser bom o tempo de nossos pais, ou nossos avós? Sair de uma festa na hora que quiséssemos, sem nos preocupar com horário, qual caminho é mais seguro, podendo andar a pé, passeando sem pressa.
Será que conseguiremos isso algum dia? Espero, sinceramente, que sim.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

realmente o oswaldo diz a verdade,hj nos q vivemos presos e nao os verdadeiros bandidos!!!
nao podemos desfrutar de nossa cidade!!!

Anônimo disse...

Eu concordo com o Oswaldo e ratifico a necessidade de investimentos na segurança nacional, tendo em vista o rompimento do laço que criamos com a violência. Nesse contexto, assaltos, seqüestros e assassinatos configuram-se como um obstáculo à vida e ao turismo, uma vez que ninguém está imune a esse mal que aflinge o país. Portanto, o governo deveria incluir como uma das medidas prioritárias o combate à violência de uma forma mais efetiva, a fim de favorecer a entrada de pessoas e não a saída delas.
Ana Paula t: 1102 nº8

Anônimo disse...

A violência é um grande problema hoje em dia que afeta a todos, sem exceção. Saímos de casa de manhã e não sabemos se vamos voltar. Vivemos em pânico com qualquer movimento suspeito e muitas vezes evitamos sair de casa. Vivemos praticamente "engaiolados". Onde está nossa liberdade?

Precisamos de mais segurança!

Clarissa 1101

Oswaldo Alves 1202 disse...

Realmente Oswaldo, texto muito bom .hahaha

Mas e verdade, a violencia so tende a amentar, junto com o descaso dos politicos.

E uma pena

Oswaldo Alves-1103/10

Anônimo disse...

A violência é, verdadeiramente, algo terrível, que denigre a imagem do Brasil no exterior e para os próprios brasileiros. O maior problema é que ela deixou de ser algo isolado e tornou-se comum na nossa realidade; não é só o Rio e São Paulo que passam por dificuldades, mas todo o país!
Os criminosos tomaram conta do Brasil! Isto é um fato incontestável. Além do mais, o governo e a força policial parecem não entender a gravidade disso tudo. Nos resta pedir a deus (a letra minúscula foi intencional, para não ser discriminatória) para não levarmos uma bala perdida ao sair de casa.

Anônimo disse...

Realmente, hoje em dia parece que nós que vivemos constantimente em um presídio, enquanto as ruas sao domidas pelo crime. Acho que esse problema atingiu niveis extremos e para acabarmos com ele devemos começar pelas melhoras nos problemas que os originaram: Má educação, desigualdade social, corrupção, etc.
Natália Oliveira T:1102

Anônimo disse...

Infelizmente, é uma triste realidade de nosso país. É necessário melhor segurança para desfrutarmos das qualidades desse lugar maravilhoso.
Isabelle T. 1103

Anônimo disse...

Cada vez mais a violencia tem aumentado e com isso somente quem perde é o povo no qual fica a merce dos bandidos sem nenhum policiamento ou qualquer outra segurança por que eles não recebem o suficiente para o perigo em trabalho que tem. Melhorar o brasil é diminuir a violencia a aumentar o salário dos policiais.

Samara T:1101

Anônimo disse...

É a realidade que infelismente somos levianos o bastante para ignora-la.Afinal se não fossemos, pararíamos de reclamar e lamentar, e lutariamos por um país menos violento e desigual.


gabriela 1102

Unknown disse...

Infelizmente a violência vem se intensificando nos últimos anos. já que as autoridades cada vez mais falham com o seu dever, o que pesa para nós cidadãos que pagamos o preço dessa incompetência.

Raphael N:9 T:1201

Pedro disse...

Só esqueceu de dizer que falta, também, mobilização da população para resolver o problema, principalmente de nós, insulanos de classe média. Somos os principais afetados pelo problema, por sermos quem detem dinheiro neste país e não pode pagar por segurança, como quem é muito rico.
O problema, está em ver que quem sustentamos no poder é o próprio problema. Já ví muitos dizerem: "Hoje em dia você não vota mais para escolher quem fará o melhor, mas sim pra escolher quem roubará menos.", o que é absurdo! Nós esquecemos que votamos para eleger o Clodovil, Maluf, Roberto Jeferson entre outros.
Brincadeira cobrar atitude de políticos assim. Mais brincadeira ainda, é cobrar atitude da população.
Leia mais sobre política, aprenda mais sobre a sociedade e o mundo em que vive. Saiba que os dados de fome, miséria e desemprego são reais, e então, vote com mais qualidade, ao invés de só ficar reclamando do problema!

Pedro Bras T.: 1201

Mariana Amorim disse...

A violência é um absurdo mesmo, acabamos ficando dentro de casa muitas vezes por medo de sermos assaltados, e sem percebemos acabamos sendo os prisioneiros, e os bandidos que ficam soltos, um absurdo!! Absurdo também é no meio da noite uma criança assustada com o tiroteio vai até o quarto da mãe com medo e a mãe, até mesmo para acalmá-lo, o diz que está tudo bem, quando na verdade nada está bem, sem contar o fato que um tiroteio está se tornando uma coisa bananal, apenas mais um fato do nosso cotidiano! Acontece que esse quadro precisa ser mudado urgentemente, porém a quem recorrer?! Se alguns dos próprios policiais são bandidos!

Mariana Amorim – nº: 13
T: 1201

Mariana Amorim disse...

A violência é um absurdo mesmo, acabamos ficando dentro de casa muitas vezes por medo de sermos assaltados, e sem percebemos acabamos sendo os prisioneiros, e os bandidos que ficam soltos, um absurdo!! Absurdo também é no meio da noite uma criança assustada com o tiroteio vai até o quarto da mãe com medo e a mãe, até mesmo para acalmá-lo, o diz que está tudo bem, quando na verdade nada está bem, sem contar o fato que um tiroteio está se tornando uma coisa bananal, apenas mais um fato do nosso cotidiano! Acontece que esse quadro precisa ser mudado urgentemente, porém a quem recorrer?! Se alguns dos próprios policiais são bandidos!

Mariana Amorim – nº: 13
T: 1201

Anônimo disse...

A violência está a cada dia crescendo mais.Infelizmente temos que conviver com isso, o que nos faz deixar de sair e nos divertir.
Temos que melhorar o nosso país.
Beatriz Arrepia
Turma:1101
Número:10

Patrícia disse...

A violência só tem crescido nos últimos anos e hoje nos tornamos vítimas dela em que somos obrigados a ficar em casa porque temos medo de sair.
Mas, nós que somos culpados da violência chegar nesse estágio pois não exigimos dos governantes uma melhora na segurança.

Patricia viana carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

Bem cara, eu concordo com você, assalto durante o dia?! isso é um absurdo....
Acho que isso, é uma das consequências das coisas erradas existentes em nosso país.

Muito bom texto,

Matheus Fragoso T.:1103

Anônimo disse...

Somos reféns da violência e das drogas. A privação de uma saida, até pela parte do dia, fica enorme com este rodiar de violência do mundo atual. Exelente texto.

Rodrigo Gonzalez
1101

Anônimo disse...

Às vezes acho que o Brasil nem tem mais volta, mas esse é o discurso de gente acomodada, temos que tirar da cabeça esse tipo de pensamento e lutar pelo nosso país!
Rhayanna Gaglianone
T:1202 Nº:15

Anônimo disse...

Viver com está violencia é algo que todos os brasileiros passam, infelizmente temos que conviver até que alguém seja um inconformado e mude está situação.
Medo a rotina de quem sai a noite.

Anna Carolina Botelho N°9 Turma:1101

Anônimo disse...

infelizmente essa é nossa triste realidade eu mesmo ja deixei de sair anoite para locais distante com medo de ser assaltado.O que devemos fazer e tomar cuidado e rezar para voltarmos inteiros para casa.



Giuseppe Noronha
T:1102

Anônimo disse...

Realmente, com esse quadro de violencia relatado pelo autor e vivido por todos nós, acabamos nos privando de sairmos de casa, perdendo nossa liberdade de ir e vir! Mas nao basta nos descontentarmos e guardarmos esse descontentamento para nós. Temos que achar meios de nos mobilizar para que haja enfim uma mudança em prol da melhoria de nossas vidas. Como sabemos o voto consciente já um passo dado, agora o próximo passo é cobrar as melhorias prometidas aos governantes.

Sofia Maia
T: 1201

Anônimo disse...

Realmente a violência tem feito muita gente refém e esta insuportável a sociedade deveria impor mais de governo e governantes, por melhore condições sociais!
Ramon Dias N:7 T:1202

Anônimo disse...

É mais do que certo que a violência está chegando a um nível absurdo. Cada dia mais viramos reféns do medo. Temos receio de sair na rua. Muito triste mesmo, ver a imagem de uma cidade bonita como o Rio de Janeiro ser suja por casos de violência.
Um tema muito bom a ser levantado.

Victor nº8 T:1202

Unknown disse...

Quando se é vítima de um assalto, você não pára pra pensar no que está errado ou no que está certo. Talvez você nem pense, a única coisa que você imagina é como você pôde ter a vida nas mãos de um desconhecido com uma arma, ou como tudo parecia surreal naquele momento. Depois, realmente, você se pergunta como foi acontecer isso, justo com você, o 'cidadão-exemplo', que paga as contas em dia, que nunca passou ninguém pra trás e que espera sempre um futuro promissor, conseqüência dos seus acertos passados. É pra quebrar qualquer um, fatalmente. Não adianta esperar por resultados quando se sabe que eles tardarão a vir, ou que talvez nunca venham. Por mais que digam que "nunca é tarde", acredito que, para alguns aspectos, já é tarde sim.

Quando se é vítima de um assalto, você não pára pra pensar no que está errado ou no que está certo. Talvez você nem pense, a única coisa que você imagina é como você pôde ter a vida nas mãos de um desconhecido com uma arma, ou como tudo parecia surreal naquele momento. Depois, realmente, você se pergunta como foi acontecer isso, justo com você, o 'cidadão-exemplo', que paga as contas em dia, que nunca passou ninguém pra trás e que espera sempre um futuro promissor, conseqüência dos seus acertos passados. É pra quebrar qualquer um, fatalmente. Não adianta esperar por resultados quando se sabe que eles tardarão a vir, ou que talvez nunca venham. Por mais que digam que "nunca é tarde", acredito que, para alguns aspectos, já é tarde sim.

Quando se é vítima de um assalto, você não pára pra pensar no que está errado ou no que está certo. Talvez você nem pense, a única coisa que você imagina é como você pôde ter a vida nas mãos de um desconhecido com uma arma, ou como tudo parecia surreal naquele momento. Depois, realmente, você se pergunta como foi acontecer isso, justo com você, o 'cidadão-exemplo', que paga as contas em dia, que nunca passou ninguém pra trás e que espera sempre um futuro promissor, conseqüência dos seus acertos passados. É pra quebrar qualquer um, fatalmente. Não adianta esperar por resultados quando se sabe que eles tardarão a vir, ou que talvez nunca venham. Por mais que digam que "nunca é tarde", acredito que, para alguns aspectos, já é tarde sim.

BRUNA - nº 09 T.: 1202

Anônimo disse...

Felizmente nunca passei por esse desconforto de ser assaltada. Mas meus pais, ja sofreram muito com isso, e por essa razão fico muito preocupada. Realmente não tem mais horários certos para os assaltantes entrarem em ação, qualquer hora é hora. Andamos cada vez mais apreensivos e ligados a tudo.
Um país tão rico, conhceido por suas belezas naturais, é realmente de se lamentar a situação em que se encontra.
Tassia Cordeiro
nº15
1201

Faiaia disse...

A violência é só um resultado da negligência das pessoas no passado. No Brasil, furos no sistema de educação, saúde, lazer, etc são alguns dos fatores que geraram e ainda geram uma diferença social muito grande. Tal diferença e suas consequências geraram um desespero enorme numa população faminta e carente, que passou a tirar de quem tem para tentar sobreviver. Somos os culpados por isso, pois a maioria de nós tem uma situação financeira estável, onde temos acesso à cultura, escola, casa pra morar e 3 refeições ao dia, coisa que nos acomoda. Nosso silêncio diante de uma desigualdade social é ensurdecedor. A prova disso é a violência.

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
Turma: 1201 Nº:11
Série: 2º ano

Anônimo disse...

A mais pura verdade. Andamos com medo de ir na esquina, seja à noite ou de manhã mesmo. Nada adianta fazermos para que isso se resolva, a não ser votar com consciência num representante que vá cumprir o que promete (hoje em dia não é tão fácil assim, uma vez que cada vez mais há pessoas corruptas no governo) ou então rezar. E principalmente não financiar a violência, não comprando armas ou drogas.

Danielle Manera Almeida T: 1202

blablablah disse...

Pesadelo: não há melhor palavra para descrever a nossa atual situação. Concordo plenamente com o autor quando é citada a falta de investimentos no policiamente, a falta de emporegos e principalmente e o péssimo sistemas de ensino em nosso país e principalemnte em nossa cidade.É ultrajante não podermos aproveitar nosso sábado com receio de sermos vítimas de uma bala perdida. É triste, muito triste mesmo.

Nome: Antonio Número:12 Turma:1201

Vanessa Kranen disse...

As crianças de hoje em dia já crescem com a idéia de que não podem andar nas ruas sozinhas, segurando coisas de valor, ou em lugares perigosos, não podem falar com estranhos, entre outras coisas, está crescendo no mundo uma onda de medo causada por tamanha violencia que nos é mostrada diariamente por noticiários e jornais, nestes mesmo raramente recebemos boas notícias ou ouvimos falar sobre qualidades da sociedade em que estamos vivendo.
é terrível ter que conviver com isso.

muito bom o texto Oswaldo, o assunto abordado é interessante e polemico

Vanessa Kranen 1103

Anônimo disse...

Vivemos aprisionados em nossas próprias casas reféns de uma violencia hurbana cada dia mais incontrolável. Não sabemos definir mais quem é o bandido. Temos autoridas que não tomam altitudes, que vivem olhando no conforto de suas casas seguras a população apavorada por ter suas vidas e pertences ameaçados.
Acho que todos nós estamos cansados dessa situação.

Anônimo disse...

Tudo o que o Oswaldo disse realmente acontece nesse seculo XXI.
Eu sei disso porque ja tive a infelicidade de ser assaltado 2 vezes e garanto que nao e nada agradavel.
So espero entao que o policiamento e a seguranca desse pais passam a controlar melhor esse problema.

Flavio Medeiros
T:1201
nº 3

Anônimo disse...

Não estou satisfeito em concordar com o texto. Infelizmente é a mais pura verdade. A cada dia que passa, a ousadia do tráfico nos assustada cada vez mais. As pessoas estão se tornando prisioneiras dentro de suas casas, o que é um absurdo.

Luis Octávio - n° 06 - 1101

Anônimo disse...

É...realmente nosso país sofre de muita violencia,na tv, no jornal,sempre tem notícias falando sobre mortes,assaltos,enfim...onde será que isso vai parar?Nao conseguimos mais nem sair de casa direito com medo!

Luana Magri
1102

Oswaldo Alves 1202 disse...

E do jeito que a situaçao estao e ninguem toma atitude alguma, esta situaçao so tende a piorar.
E uma pena, em um pais como esse, termos de nso preocupar onde e quando ir, se iremos ou nao ser assaltados.

Oswaldo Alves-1103