sexta-feira, 27 de junho de 2008

XXIX. INSTÂNCIAS

Ter vontades é normal, mas se não lutar por elas...Necessidades são indispensáveis, mas como fazer para que elas se realizem? Por motivos ocorridos, a sociedade ora se estabelece de forma cômoda, ora se torna conivente com as falhas no sistema. Contudo, a hipótese de "enxergar, mas não ver" começa a atrapalhar aqueles que realmente querem melhorias. Deixar que erros ocorram reflete em nosso atraso, do qual ninguém é a favor.

Com orgulho, são perceptíveis as conquistas em prol de melhores governos - passeatas como as "DIRETAS ", "FORA, COLLOR" etc - e suas conseqüências. Não somente as passeatas, mas também as mobilizações universitárias (como a recente ocupação da reitoria na UnB, com os alunos de medicina da UFRJ procurando por progressos no Hospital Universitário, entre outras mudanças), almejando condições mais favoráveis de estudo.

Todos são responsáveis por uma nação melhor; desde os adultos formados e assalariados até os mais jovens. Entretanto, grande parte da juventude brasileira, influenciada pela mídia negativa, torna-se cega e não toma conhecimento do processo ligado às mudanças sócio-econômicas. Levando-se em conta que cerca de 45% da população brasileira é formada por jovens, pode-se considerar temerário e duvidoso o avanço do Brasil.

Em suma, embora muitos acreditem na submissão e descaso de grande parte da população, como pôde ser visto, empenhar-se por melhorias tanto sociais quanto políticas é indispensável. A acomodação abrupta é o erro fatal para aqueles que deixam suas ideologias e futuras realizações serem destruídas por impunidades e a falta de persistência. Ao oposto de Cazuza, o "assistir a tudo por cima do muro" agora é ultrapassado, e o "morrer de overdose" se for devido ao ócio e ao desleixo.

BRUNA - T. 1202

38 comentários:

Anônimo disse...

Bruna!!Gostei das citações e concordo! Principalmente nos dias atuais a maior parte da população vive no comodismo sem lutar por seus direitos e reivindicar o certo e o errado e desta maneira nada muda! Para que possamos conseguir o que prentendemos devemos mostrar insatisfação e no cruzar os braços!
Marisa Bond
T;1202

Anônimo disse...

Sempre escutamos reclamações sobre diversas coisas. Essas pessoas que reclamam geralmente não lutam para conseguirem o que querem. Sempre esperam que alguém faça alguma coisa por elas.
Para essas pessoas é mais fácil ficar reclamando do que tomar uma atitude para mudar.
Mariana Taufie
Turma: 1101
Número: 15

Anônimo disse...

Realmente a maioria dos brasileiros
parece que nãp se encomodam com todos so problemas que vem ocorrendo no Brasil e não lutam por seus direitos.

PLÍNIO
T:1103

Anônimo disse...

Isso é o que realmente acontece no no Brasil.As pessoas por mas que notem ,vejam e reflitam sobre a situação que nos encontramos são totalmentes apáticas e acabam se tornando coniventescom todo esse sistema.Não adianta apenas você dizer que está errado porque todos nós sabemos disso e sim tentar construir o certo.
Danielle Cavalher.1103

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto ,Bruna. Principalmente porque vivemos em uma democracia e faz parte dessa forma de governo lutarmos pelos nossos direitos. Só assim estaremos exercendo nossos direitos como cidadãos.

Barbara Mendes n:10 t:1102

Anônimo disse...

Voce está certíssima, devemos lutar mais sobre nossos direitos, porque se nao lutarmos, quem vai lutar pela gente?

Otimo texto

Evandro 1101

Unknown disse...

Bruna, concordo com você que a maior parte das pessoas se acomodou com a atual situação do país. No entanto, é de suma importância que o povo brasileiro brigue por melhoras. Não podemos assistir passivamente aos acontecimentos ou simplesmente ignora-los.

Bruno T: 1202

Anônimo disse...

Concordo que antigamente a juventude brasileira apresentava-se de forma mais atuante, lutando por seus ideais, de modo que alcançassem um plano real. Tal quadro está inserido no contexto que abarcou a ditadura, período marcado pela censura – caracterizada pela redução gradativa das liberdades individuais. Na atualidade, a maioria dos jovens encontra-se estagnada diante da corrupção, da violência e da fome. Alguns casos de rebeldia, como os citados por Bruna, tornam-se exceção quando deveriam ser maioria. Os nossos jovens ainda têm muito a aprender com os europeus.
Ana Paula P. Farias t:1102 nº8

Anônimo disse...

Bruna, gostei muito do seu texto pois reflete exatamente a situação do brasileiro. Brasileiro é um povo acomodado que só sabe reclamar, está sempre insatisfeito com tudo mas não quer se esforçar para mudar. Prefere cruzar os braços e esperar que alguém resolva a situação ( melhor ainda seria se ela se resolvesse sozinha!) Às vezes, ele também dá seu famoso "jeitinho" para fazer algo errado porque não concorda com a lei, pois isso é mais fácil que tentar mudá-la. Só que agindo assim, a situação só piora e tudo vira uma grande bagunça, onde cada um faz o que quer.

Clarissa 1101

Anônimo disse...

Realmente, acho que o Brasil está tão acostumado ao comodismo, que já se esqueceu como é realmente lutar pelo o que deseja.
A população tornou-se estagnada, não se importam mais se o governo está retirando dinheiro do povo para suas próprias necessidades e fingem não ver as deficiências na rede educacional e de saúde.
Comodismo é algo ridiculo! Leva as pessoas a se habituarem à violência, à tristeza, ao medo. Afinal, no fim, isso é tudo o que resta nos corações do povo.

Anônimo disse...

O grande mal do cidadão de hoje, tanto no Brasil, quanto no mundo é o costume de somente reclamar da vida, do governo e dos problemas sociais em casa. O fato das pessoas se acomodarem e literalmente acharem que não tem como fazer nada para mudar o mundo é o motivo de cada dia estarmos vivendo ondas maiores de corrupção, violencia, analfabetismo, pobreza e muitos outros problemas. "lavo as minhas mãos" essa é a frase que a sociedade direta ou indiretamente está dizendo para o mundo.
Natália Oliveira T:1102

Anônimo disse...

Gostei muito do texto. Quando queremos mudanças, devemos agir. Parados não conseguiremos mudar nada. Nosso país precisa de pessoas decididas a lutar por melhoras!
Isabelle T.1103

Anônimo disse...

Devemos viamente lutar por nossos direitos.Sermos firmes e fortes pelo o que queremos. Até porque, onde vivemos se não lutarmos pelo que queremos e o que temos que ter...o que teríamos?

Joana Feital
t:1102

Anônimo disse...

Se queremos algo temos que fazer por onde, por que querer é poder, não podemos mais ficar somente olhando o que acontece temos que lutar, lutar pelo que queremos e nunca desistir ou se acomodar por que quando isso acontecer é que você não vai estar fazendo mais nada. Faça por onde, mude o mundo.

Samara T:1101

Unknown disse...

Concordo, na atualida principalmente no Brasil as pessoas meio que se acomodaram e não lutam mais por sesu direitos muitas vezes nem se quer os conhecem bem.

Raphael N:9 T:1201

Pedro disse...

Excelente! Aplaudo de pé seu texto!
Foi citado no texto mobilizações recentes do movimento estudantil. A única coisa que eu gostaria de acrescentar é que ideologia e visão de mudança é coisa de intelectual no Brasil.
Devemos saber que a maioria esmagadora da população vive em um outro mundo, não só de pobreza não, mas de falta de instrução. A falta de estudos e de visão crítica faz com que as pessoas se alienem da realidade do país, enquanto assistem assiduamente as novelas da Tv.
Lembremos, quem estuda nesta terra
somos nós, poucos privilegiados. Cabe a nós começar a luta por uma sociedade melhor. O primeiro passo é a conscientização.

Pedro Bras t.: 1201

Mariana Amorim disse...

Nossa você disse tudo, adorei o texto Bruna, infelizmente nós, os jovens, sempre achamos que apenas um ato nosso não mudará o mundo, quando só queremos mudar a sociedade em que vivemos, porém se todos nos pensarmos assim, serão atos desperdiçados por pura preguiça de tentar, e quando cada um faz sua parte, nada além disso, o produto final fica 100% melhor!

Mariana Amorim – nº: 13
T: 1201

Anônimo disse...

Temos que lutar por nossos direitos se não nunca vai mudar vai continuar tudo na mesma!Temos que monstrar que estamos insatisfeitos e tentar mudar isso.
Beatriz Arrepia
Turma:1101
Número:10

Patrícia disse...

Bruna, concordo com você quando diz que devemos ir atrás do que jugamos ser o melhor para nós e lutarmos por nossos ideais. Tambem acho que grande parte da população vive atualmente uma fase de acomodação onde ela não luta pelos seu direitos.

Patricia Viana Carapeto
turma:1202 numero:14

Anônimo disse...

Realmente, estamos numa população acomodada, se hoje temos o minimo de direito é por que as passeatas anteriores conquistaram para a gente, temos que nos mobilizar e lutar pelo o que é nosso por direito.
Rhayanna Gaglianone
N:15 T:1202

Anônimo disse...

Bruna, você explorou o tema muito bem, conccordo com as suas citações.
O mundo de hoje não luta, vive somente no comodismo.
Temos que lutar, temos que se torna eternos inconformados.

Anna Carolina Botelho N°9 turma:1101

Anônimo disse...

A maior parte da população sempre estão reclamando das coisas que estão erradas e tudo mais, porem elas não conseguem, não leva pra frente suas opiniões e sempre guardam pra si mesmas, sempre esperando alguem tomar iniciativa para tambem mostrar a sua opinião.

Karina Yamamoto nº12 t.:1201

Anônimo disse...

A maioria das pessoas de acomodou com nossa situação e ainda não perceberam que c naum lutarem por seus direitos ninguem vai lutar por elas.Lute pelo que você acredita, não espere acontecer.

Giuseppe Noronha
T:1102

Anônimo disse...

A acomodação das muitas pessoas é evidente. Concordo quando citou as mobiizações recentes e que essas estimulam muito nosso sentimento de revolta e por fim acões a fim de melhoramentos daquilo que não estamos de acordo. Também achei importante a citação daqueles que não estão nem cientes dos problemas devido à alienação da mídia.

Sofia Maia
T: 1201

Anônimo disse...

Concordo plenamente a sociedade deveria lutar mais pelas suas vontades e não viver cômoda pelo que lhe é imposto e deixar de reclamar sem lutar.
Ramon Dias N:7 T:1202

Anônimo disse...

Bruna, gostei das recordações de momentos em que a comunidade foi a luta pelos seus direitos. Nos dias de hoje todos vivem no comodismo, mesmo. Todos reclamam muito dos problemas que acontecem, mas na hora de agir contra eles, as pessoas se omitem.
Não devemos aceitar tudo aquilo que nos é imposto! Devemos levantar e lutar!

Victor nº8 T:1202

Anônimo disse...

Acho que a população deveria se mover mais por aquilo que critica, que reclama. Na maioria das vezes, as pessoas reclamam por algo pelo qual não está contente e fica por isso mesmo: não faz nada para mudar. Com isso, aquilo pelo qual protestam continuará e assim os anos se passam, e o problema continua presente. Devemos lutar pelo que achamos certo e o melhor para todos. Devemos ter consciência de que tudo o que deseja na vida tem de ser conquistado, nada virá "de mão beijada" para nós: temos que lutar pelo que queremos, com muita responsabilidade.
Aki Uehara nº 10 T: 1201

Anônimo disse...

É verdade, o comodismo está muito presente não so na juventude da atualidade!
Nós nos conformamos muito facilmente com os problemas em que vivemos. Uma minoria organizam passeatas e prol das suas reinvidicações.
Temos que nos movimentar, mais, e nos conformar menos.

Tassia Cordeiro
nº15
1201

Faiaia disse...

Nossa!! Texto maravilhoso!! Vc está completamente certa!! Hoje em dia, as pessoas assistem a vida passar e as coisas acontecerem diante de seus olhos sem perceber. Gostamos tanto de receber as coisas prontas, de mão beijada, que nem paramos para perguntar 'como' e 'porque'. O comodismo acaba se tornando o grande mal da nossa sociedade, que gosta de reclamar da viol~encia, da fome, das injustiças sociais, mas não levanta um dedo para mudar essa situação.

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
Turma: 1201 Nº:11
Série: 2º ano

blablablah disse...

Não teria como concordar mais com você, Bruna! As mudanças só acontecerão se mostrarmos que estamos descontentes com nosso governo. Afinal o governo é para administrar a sociedade de acordo com a vontande no povo, e não o contrário. Somnos jovens, temos nossa opinião e devemos lutar por melhorias erm nossa sociedade, pois é assim que ocorre em todo o mundo! Por exemplo, na França, com a proibição do fuymo em locais públicos, houve um grande protesto em frente ao palácio de Versalhes criticando a nova lei. É claro que este não foi o melhor exemplo de luta pelos seus direitos, mas acredito que o ponto tenha sido feito: temos que tomar uma atitude já!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o seu texto, está muito bom.
Acredito sinceramente que precisamos fazer alguma coisa para mudar a situaçãio na qual estamos vivendo, e não podemos ficar somente sentados reclamando.
Parabéns !

Vanessa Kranen Turma: 1103

Anônimo disse...

As pessoas hoje em dia parecem estar acostumadas com a vida que levam e não fazem nada pra mudar o nosso país mesmo ele estando em condições precárias. Todos estão envolvidos pelo comodismo e acham que sozinhos não vão fazer diferença. A verdade é que se todos se unissem poderiam melhorar todo o mundo a sua volta.

Anônimo disse...

É verdade, falar é tão simples mas lutar pelo que realmente se quer é algo que nem todo mundo se preocupa em fazer. Reclamar dos outros, do governo, de nossas vidas é tão mais simples...
Deveriamos nos preocupar com a mudança, com o que podemos melhorar, ajudamor uns aos outros. Nossa geração não tem lutado por nenhum ideial, acho que já estamos na hora de fazer algo por nós mesmos e por nosso futuro. Para nossa primeira mudança temos que assumir que somos acomodados e assim buscar a melhora.

Anônimo disse...

É possível mudar o mundo em que vivemos com pequenas ações, como essa citada. Não devemos ficar de braços cruzados, devemos lutar pelo que queremos, sem depender do outro, de opiniões.

Luis Octavio - n° 06 - 1101

Anônimo disse...

As pessoas reclamam muito mas onde esta a força para lutar pelos seus direitos? É isso que falta, a garra para tentar conseguir o que queremos, sei que pode nao ser facil...mas é preciso !

Luana Magri
1102

Anônimo disse...

A participação do jovem na sociedade, que é fundamental em qualquer lugar, está cada vez mais diminuindo no Brasil.Mas não acho nada dificil isso se reverter, só é preciso o incentivo dos jovens mais ativos na sociedade. É importante ressaltar que é mais do que normal que um país com uma grande parcela da população ignorante e fora da realidade tenham dificuldades na hora de reivindicar seus direitos.
Pedro Pieri
T: 1202
nº 6

Oswaldo Alves 1202 disse...

Tem toda a razao, muitos reclamam de muitas coisas, mas pouco fazem para mudar as coisas e torna-las melhor. Ficam acomodados, esperando que caia do ceu.

Otimo texto

Oswaldo Alves 1103-10

Anônimo disse...

De fato, o mundo hoje vive de forma cômoda como se não estivesse acontecendo nada, enquanto o mundo está sendo destruido, e mesmo assim essas pessoas tem o direito e o poder de mudar esse mundo, mas como já disse, estão cômodos, então, para que né? Belas citações e exelente texto!

Rodrigo Gonzalez
T:1101 Nº 08