terça-feira, 13 de maio de 2008

XXI. LEI E FISCALIZAÇÃO


Um dos mais graves problemas do Brasil é o trabalho infantil. Essa questão não deve ser analisada como um problema isolado, ela está relacionada às questões de pobreza e desigualdade social.

Trata-se de uma injusta exploração que está ligada à situação precária de algumas regiões do país, onde a pobreza é muito grande.

Uma criança ou um adolescente trabalham pela necessidade de ajudar em casa, ou porque foram abandonados. Mas a função de sustentar a família é dos adultos, e a função de cuidar da criança e do adolescente é da família.

O trabalho infantil faz com que a criança ou o adolescente abandonem a escola. A educação e o estudo dos jovens são muito importantes para o avanço da sociedade e para a formação de adultos conscientes dos direitos dele e dos outros.

Outro problema causado pelo trabalho infantil é que a criança acaba se alimentando mal e prejudicando sua saúde.

Os jovens que podem brincar têm mais chances de crescer seguindo as regras da vida em sociedade.

Deveria haver uma fiscalização mais rígida e as pessoas que exploram essas crianças e jovens deveriam ser punidas, pois todo jovem tem o direito de estudar e de aproveitar a sua infância e juventude.

Mariana Taufie - T. 1101

42 comentários:

Anônimo disse...

é verdade ... a exploração infantil é um grande problema para o Brasil !

ela é fruto de uma sociedade desigual e até da ignorancia dos pais, que substituem toda alegria que a infancia traz à criança por muitas responsabilidades que só deveríamos ter quando adultos
Pedro Pieri
T:1202

Catarina Schumann disse...

Mariana
Postei seu texto no dia certo. Demorou, mas valeu!
O trabalho infantil é covarde e revoltante. Infelizmente, está longe de chegar ao fim. Hoje mesmo, o jornal trouxe um caso de uma menina de 15 anos que amarra cana na fazenda de um deputado, ganhando quarenta reais por mês. Pode? Dê uma olhadinha na Revista Megazine que veio no jornal O GLOBO de hoje.

Um abraço da sua professora!

13 de Maio de 2008 19:40
Excluir

Anônimo disse...

Estar numa sociedade desigual, nos trás vários problemas em relação ao trabalho infantil.
Uma sociedade em que o desemprego impera, com certeza haverá crianças trabalhando para ganhar uma escola apenas, que ajuda em casa.
Crianças de seis anos ou até menos, já estão trabalhando para sustentar suas famílias, muitas vezes os que essas pequeninas pessoas ganham serve para sustentar uma família inteira. Famílias de quarto,cinco pessoas são sustentadas por crianças de seis anos.
Descordo com a Mariana em alguns aspectos, concordo que o pilantra que explora criança deveria ser preso sim, mas também acho que a culpa também é do país que não melhora a economia que conseqüentemente, melhorara o desemprego. Os pais dessas crianças se beneficiaram quando a economia melhorar.
Olhar para o mundo e ver crianças pedindo esmola para complementar renda, é de partir o coração.
E o que estão fazendo? Estamos sentados na frente do computador?
Não seja que nem um cidadão citado na música de André Rios “Não gosto de guerra”
“Trabalho infantil:realidade de um país chamado Brasil
Se todo mundo vê, por que finge que não viu?”
Faça alguma coisa.

Aluna:Anna Carolina Bootelho
N°:9
Turma:1101

Unknown disse...

Na teoria, consta o direito igual e democrático de todo cidadão na sociedade. Todavia, na prática, é escancarada a falta de sensibilidade e noção perante ao que é (e já foi) visto em relação ao trabalho infanto-juvenil. Nem sempre alguém que se sente comovido, ou revoltado, dá tudo de si para que, ao menos, sua parte seja feita e resulte em boas conseqüências para que a vida daquele jovem trabalhador mude o quanto antes. E são essas pessoas que são os verdadeiros heróis.

BRUNA - nº 09 - T. 1202

Unknown disse...

seu tema foi muito bem escolhido mariana, afinal ninguém da muito importância para esse assunto que deveria ser bem falado. uma vez ou outra nós vemos alguma reportagem falando sobre a exploração. e eu acredito que isso tudo seja culpa dessa sociedade desigal na qual nós vivemos, uns estudam outros não, uns comem outros não, uns tem casa outros não. e era um assunto que deveria ser tratado mais em todos os lugares!

ana beatriz ribeiro f. lavagnino -
1103

Raquel disse...

Mariana,

existe na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos - RJ um Programa denominado PETI(PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL).
São verbas do Governo Federal em conjunto com o Governo Estadual enviadas às Prefeituras com vistas a ampliação da cobertura do atendimento às crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias através de atividades sócioeducativas e de Inclusão Produtiva.Além disso é um estímulo ao controle social.Infelizmente, ainda estamos engatinhando na área, mas é um bom começo.Vc não acha?

Raquel Guimarães
Mãe da Carolina Guimarães T:1101

Anônimo disse...

a exploraçao infantil é um problema muito grande que ainda acontece no Brasil.E as crianças ainda perdem tempo de estudo pois são obrigadas a abandonar a escola e isso é muito preudicial no seu futuro.

Anônimo disse...

Mariana, realmente o trabalho infantil é um dos problemas mais graves de nosso país. Se as crianças estudassem ao invés de trabalhar, talvez conseguíssemos um dia melhores condições, com pessoas preparadas. Além do mais brincar também é importante para a formação da criança. Não é certo que uma criança tenha que se expor, fazendo trabalhos que são perigosos muitas mesmo para adultos.

Clarissa 1101

blablablah disse...

O trabalho infantil é realmente triste e revoltante. E é óbvio que há inúmeras razões para o trabalho infantil, indo de mau caráter de sues respectivos responsáveis até a extrema e sincera necessida.
Contudo, resolver os problemas sociais em nossos textos é fácil. Mas, quando se trata de concretizar nosso espírito altruísta, encorporamos um egoísmo profundo. São poucos os heróis de carne e osso que salvam crianças todos os dias.
Portanto, creio que devemos medir nossas palavras pois falar apenas não resolve nenhum problema social.

Antonio número:1 Turma: 1201

Nathalie disse...

Concordo que deveria haver uma fiscalização sobre o trabalho infantil. Mar antes disso deveria haver uma educação digna para os jovens, para que eles consigam um trabalho que sutente sua família e um salário mínimo humano que sirva para pelo menos o auto-sustentamento. Por que a maioria desses jovens tem que trabalhar para anjudar a sustentar sua família. Com o estudo e os salários,aí sim os pais conseguiriam sustentar os filhos e estes poderiam estudar e brincar normalmente.

Nathalie t. 1102

Anônimo disse...

Trabalho infantil realmente é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade brasileira. Existem muitos fatores socias e economicos
que fizeram a situação chegar ao altíssimo nível que chegou.
Problemas assim só são revertidos com muita atenção dos governantes e tempo.

Unknown disse...

Muito bom o texto da Mariana.Fala
sobre alguns problemas muito comuns no Brasil como o trabalho infantil

Fernanda - 1103 disse...

Pura verdade. Acho que hoje no Brasil está fazendo muita falta esse tipo de fiscalização, muitos jovens estão crescendo com a educação precária por causa desse tipo de exploração, e a verdade é que a sociedade só tende a piorar se esse tipo de problema não for resolvido. Nenhuma criança deve ser obrigada a se responsabilizar por toda uma família !

Anônimo disse...

Concordo que o problema do trabalho infantil no Brasil é grave por isso não deve e nunca deverá deixar de ser analisado e enfim ser tratado de uma forma que diminua ao máximo o mais rápido possivel.
É sem duvidas, como a Mariana disse, uma consequência da desigualdade social, pobreza, pois as crianças estão buscando o trabalho mais cedo pra poder sustentar suas famílias.
O fato é que a questão do trabalho infantil aumenta cada vez mais a violência também devido a necessidade de se alimentar e de tentar ter o mais próximo de uma vida normal sem miséria. A sorte que somos capazes de perceber as causas dos problemas de hoje em dia e saber que de alguma maneira ele ainda pode ser tratado até alcançar um ponto de estabilidade, "tranquilidade" pra nossa sociedade atual.

André Barra - Nº1
Turma 1102

Anônimo disse...

O trabalho infantil é um problema mundial, presente em muitos países sub desenvolvidos. A primeira coisa que me vem a cabeça quando leio sobre esse tema é dor. A dor dessas crianças, desses adolescentes, desses países. E a raiva de não saber o que fazer para ajudar. Todos dizemos que temos que não podemos ficar parados, que se cada um fizer sua parte, o mundo pode mudar. Mas por onde começar? O trabalho infantil não será exterminado de uma só vez!
Concordo com o texto completamente; crianças perdem sua infancia, sua saúde e sua educação graças a necessidade de sustentar uma casa. Isto não deveria ser sua responsabilidade! Mas estamos falando de países sub-desenvolvidos, como o Brasil, em que a maior parte da população não tem educação ou um emprego decente.
Acho que o desemprego da povo e a exploração infantil estão intimamente ligados, é preciso melhorar o primeiro fator para que haja mudança no segundo. Claro que não será o bastante, mas será um começo.

Anônimo disse...

Sempre que o assunto é "criança", devemos parar e refletir bastante. Afinal, a condição de um ser humano de, digamos, 5 anos de idade em qualquer parte do mundo depende diretamente da ação de um adulto.
As causas da existência do trabalho infantil remetem a medidas tomadas, seja pelo adulto que vive ao seu lado como seu pai ou sua mãe, seja pelo "adulto responsável por governar o país".

O que quero dizer é: dar um fim ao trabalho infantil depende da ação dos adultos que constituem a sociedade que vivemos hoje. Estimular a criança a ser criança e exercer aquele direito que todos devem ter desde que nasce: viver.

Os adultos de amanhã merecem uma chance de não cometer os mesmos erros.

Jonathas - N°:5 - T:1201

Unknown disse...

Muito legal o texto... Realmente o trabalho infantil é um problema grave no Brasil. E concordo que a fiscalização devia ser mais forte ja que é um crime privar uma criança da diversão e inocência de sua infância.
Mas infelizmente, é um problema que ainda parece distante de ser resolvido por estar ligado a problemas sociais complexos como a miséria, a ignorância e ao péssimo sistema de educação brasileiro.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Lugar de criança é na escola !
Na vida existem etapas e essas crianças, por necessidade, são levadas a pular estas...
É um problema grave , pois essa criança nunca terá o direito de tentar ser alguém na vida !E isso, como eu disse no texto sobre educação ,ocasionará outros problemas (em consequência essa deficiência).

Anônimo disse...

O trabalho infantil é um dos maiores problemas do Brasil. Muitas crianças saem às ruas para trabalhar a fim de ajudar nas despesas de casa. Na minha opinião lugar de criança é na escola e não nas ruas, pedindo esmola e trabalhando. Se as famílias que fazem isso com seus filhos parassem para pensar na situação, veriam que com seus filhos na escola, estes teriam uma formação mais adequada e, consequentemente, teriam mais oportunidades no mercado de trabalho.

Ana Paula, turma 1102 - nº8

Anônimo disse...

Até hoje enfrentamos esse fato que muitos acham ser algo já abolido.
A sociedade em que vivemos, infelizmente, é uma sociedade em que o mais importante não é alegria das crianças e sim o trabalho e os bens que o trabalho das mesmas, proporciona e traz a sociedade.
É triste viver em uma sociedade onde as relações sociais são tão díspares, consequentes de um passado obscuro.

Gabriel Diniz T:1202

Anônimo disse...

Concordo com o o texto. O trabalho infantil é um grande absurdo! O lugar das crianças é na escola estudando e brincando. Infelizmente esse problema acontece por causa da grande desigualdade do nosso país e piora com a fiscalização que é precária. As pessoas deveriam abrir os olhos se preocupar mais com essas criança.

Anônimo disse...

O trabalho infantil é uma vergonha nesse país! Com tantas pessoas precisando de emprego, é revoltante vermos crianças trabalhando. É uma exploração, um absurdo.

Anônimo disse...

Exploraçao infantil no Brasil é um absurdo.
estams em pleno seculo 21 e ainda temos essas barbaridades no nosso pais.
A culpa é do governo que nao pune corretamente

Evandro 1101

Anônimo disse...

Concordo Mariana, além de ser um grande problema, também é muito triste vermos esses jovens trabalhando para sobreviver e muitas vezes até obrigados pelos próprios pais, em pensar que poderiam estar estudando para conseguir um futuro melhor...

Luana Magri
1102

Anônimo disse...

o trabalho infantil é totamlmente inaceitavel no século XVI. com tantos recursos e tecnologias hoje em dia no mundo, será que é preciso a exploração do trabalho infantil ? realmente não. as crianças precisarm estudar para que no futuro elas sejam pessoas do bem e que tenham condições de vida boa e que elas também brinquem agora, porque é isso que as cianças "normais" fazem !

maria alice 1103

Vanessa Kranen disse...

Por pior que possa parecer é inegável que o trabalho infantil é um grande problema no nosso país. Ele está presente no nosso dia-a-dia e as vezes nem nos damos conta disso.
É necessário que isso mude, as crianças de nosso país tem que crescer com uma infância digna, para que futuramente possa crescer como um adulto qualificado para entrar no mercado de trabalho.
parabéns, o texto está ótimo !

Vanessa T:1103

Anônimo disse...

É de conhecimento de toda a sociedade e de todo o governo que o trabalho infantil é algo que atrasa o desenvolvimento de uma sociedade e que traz sérios problemas para as crianças. Esse problema , porém, não é resolvido porque traz benefícios para os governantes. Isto porque, crianças exploradas são sinônimo de pobreza e ignorância de uma parte da população. Tudo isso colabora para que políticos comprem votos com promessas de melhorias na vida dessas pessoas e colabora para que os políticos planejem programas sociais para ajudá-los, que na verdade são mais uma forma de desvio de verbas.

Barbara Mendes n:10 t:1102

Anônimo disse...

O trabalho infantil é algo realmente preocupante pois interfere na criação, educação e alimentação da criança. Este é fruto da desigualdade social que leva as famílias a não ter escolha a não ser colocar os filhos pra trabalharem, principalmente na zona rural.
Marisa Bond
T:1202

Anônimo disse...

Na aula de Sociologia um dos assuntos discutidos foi o trabalho infantil.
Na aula foram mostrados vídeos sobre crianças que vivem sem o mínimo de esperança e sofrem muito trabalhando o tempo todo.
Isso é realmente preocupante.
Mariana Taufie
Turma: 1101
Número: 15

Anônimo disse...

O trabalho infantil realmente é um absurdo!Ele tira a infância destas crianças, podem trazer doenças.Acho que ningúem merece algo como isso! Algumas chegam até a não ir a escola.Educação é muito mais importante do que trabalho né?Pois é a partir deste que se consegue um.

Joana Feital
t:1102

Anônimo disse...

Para ptoteger a criança temos leis, multas, mas, como se ve, nada disso é bem fiscalisado, fazendo com que muitas pessoas coloquem seus filhos para trabalhar. Maioria das veses é porque essas pessoas também não tiveram uma educação (escolar ou familiar) adequada e não sabe que é contra lei, mas apesar de tudo isso se ouvesse uma fiscalisação adequada os pais teriam consequencia de que é uma coisa ruim aos seua filhos e a criança terá um melhor desenvolvimento educacional.

Samara T:1101

Anônimo disse...

Para ptoteger a criança temos leis, multas, mas, como se ve, nada disso é bem fiscalisado, fazendo com que muitas pessoas coloquem seus filhos para trabalhar. Maioria das veses é porque essas pessoas também não tiveram uma educação (escolar ou familiar) adequada e não sabe que é contra lei, mas apesar de tudo isso se ouvesse uma fiscalisação adequada os pais teriam consequencia de que é uma coisa ruim aos seua filhos e a criança terá um melhor desenvolvimento educacional.

Samara T:1101

Anônimo disse...

Adorei o texto!! O tema foi escrito de uma forma interessante, abordando todos os pontos das causas e das consequêcias do trabalho infantil.

Rhayanna Gaglianone
T:1202

Anônimo disse...

Interessante ver que, no papel, a humanidade praticamente seria perfeita. Poderíamos levar horas escrevendo leis, estatutos, artigos relacionados às crianças e, que se dependessem deles, a infância de ninguém teria sido prejudicada.
As crianças de todo o mundo que passam por tal situação talvez estejam exaustas de escutar esses discursos (isso se ao menos tiveram a oportunidade...), o difícil é verem a ação.
Então repete-se aquela velha pergunta que todos aqui fizeram muito nessa fase da vida: "Por quê?"

Jonathas - T:1201 - N°4

Mariana Amorim disse...

Concordo plenamente, que o trabalho infantil é um absurdo, e lugar de criança é na escola, porém, proibição do trabalho infantil, é certo e deve ser feito com mais rigidez sim, mas não adianta nada, muito pelo contrário, se essa criança, não trabalhar, sua família não terá condições de continuar vivendo, seus pais, ele e milhões de irmãos que ele provavelmente tem morrerão de fome, o que deve ser feito é dar condições dessas crianças largarem o emprego para ir para escola, sem ter a preocupação de como fará para se alimentar, como o programa do presidente Lula o “Bolsa Família” já vem fazendo! Isso sim irá mudar a situação desse jovem!

Mariana Amorim – nº: 13
T: 1201

Patrícia disse...

Devemos parar para pensar e nos perguntar porque existe o trabalho infantil?
A verdade é que essas criança trabalham para sustentar suas familias em que cada centavo faz a diferença e onde é preferivel ganhar pouco do que não ganhar nada.

Patricia Viana Carapeto
turma:1202 numero:14

Anônimo disse...

Concordo, o trabalho infantil é um dos grandes probelas do país. Lugar dessas crianças é na escola, porém existe muitas outras coisas que não permite essas crianças a irem pra escola e uma delas é a falta de condições em que a família está passando, então para ajudar sua família que é grande essas crianças tem de trabalhar para ajudar nas despesas da casa.

Karina Yamamoto nº12 Turma:1201

Anônimo disse...

Concordo e penso que no Brasil deveria haver mais leis de repreensão, e com isso maior apoio do governo para famílias que não tem condições, para as mesmas no precisarem mandar seus filhos trabalharem.
Ramon Dias N:7 T:1202

Anônimo disse...

Concordo que a fiscalizaçao do nosso país é pouco rígida, não somente ao trabalho infantil relacionado e sim, várias outras leis que deveria sem cumpridas e que caso não fosse, a fiscalização atuaria.
A exploração de crianças é realmente revoltante!

Sofia Maia
T:1201

Faiaia disse...

As crianças de hoje são o futuro de amanhã e, uma vez que estas não têm direito à sua infãncia, educação, saúde, etc, elas acabam sendo atropeladas pelo tempo e se tornando um 'nada social'.A desigualdade social é um dos maiores problemas do nosso país e o trabalho infantil é cruel e absurdo!!!Devemos nos conscientizar de que somos todos iguais perante a lei, portanto, temos os mesmos direitos, e lutar por um país mais justo e iqualitário!!!

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
T:1201 nº:11

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o texto, não é possível que um país que é por exemplo auto suficiente em petróleo tenha crianças trabalhando em condiões miseráveis e em algumas vezes como verdadeiras escravas. Essa situação precisa ser mudada com urgência, nossas crianças tem direito a saúde, educação, como todos os outros cidadãos brasileiros.

Adorei o texto!
Marianne 1101

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o texto, não é possível que um país que é por exemplo auto suficiente em petróleo tenha crianças trabalhando em condiões miseráveis e em algumas vezes como verdadeiras escravas. Essa situação precisa ser mudada com urgência, nossas crianças tem direito a saúde, educação, como todos os outros cidadãos brasileiros.

Adorei o texto!
Marianne 1101