terça-feira, 13 de maio de 2008

XXIII. SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO

O sistema público de educação revela o descaso dos governantes com as crianças e os jovens deste país, uma vez que há desvios das verbas de merendas escolares e uma péssima manutenção na infra-estrutura das escolas. Além do mais, os professores são mal remunerados e estão em pouca quantidade.

Como se já não bastasse crianças passarem fome em casa, estão passando também em suas escolas. Adultos que estudam à noite, depois de um dia inteiro de trabalho, também não têm o que comer. Enquanto isso, os políticos inventam notas fiscais de compras inexistentes e desviam o dinheiro para seus supérfluos.

Outro fator que mostra o descaso do governo é a situação em que se encontram muitas das instituições públicas. Paredes pichadas, infiltrações, banheiros com vazamentos, cadeiras, mesas e quadros quebrados, condições estas consideradas deploráveis.

Somado a isso, o pouco número de professores e seus salários baixos geram greves e insatisfações. O que atrapalha definitivamente a manutenção de uma educação de qualidade.

Mencionados esses fatos, podemos constatar que o sistema público de educação está passando por sérios problemas, o que acaba prejudicando os futuros cidadãos de nosso país. E cabe a nós, cidadãos cumpridores de seus deveres, exigirmos dos políticos que cumpram o básico do que prometeram, tentando mostrar-lhes o que seus professores ensinaram, mas que eles, certamente, esqueceram: a ética.

Danielle Manera T. 1202

47 comentários:

Catarina Schumann disse...

Danielle,
Impressionante! Enquanto eu estava postando seu texto, o RJ TV estava mostrando exatamante a pouca vergonha que você mencionou. As fraudes cometidas por esses políticos vão muito além do que o supérfluo deles; são verdadeiras fortunas. E o nosso país, com isso, vai ficando cada vez mais atrasado em matéria de educação.

Um abraço da sua professora!

Anônimo disse...

O sistema de educação é algo muito importante porém não funciona corretamente no nosso país.
Com um bom sistema de educação, muitos problemas do Brasil seriam resolvidos.
Mariana
Nº: 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

A educação é algo que todas as pessoas deveriam desfrutar, sendo você, rico ou pobre, negro ou branco, sem nem uma intervenção.
Quando as pessoas não têm dinheiro de colocar seus filhos em uma escola, de boa qualidade que são as mais caras, colocam as suas crianças em uma escola de ensino publico e ficam preocupadas, pois há um mau uso deste ensino.
O seu voto pode influenciar essa má utilização dessa verba, escolhendo um bom político podemos acabar com a corrupção.
Então antes de votar, pense bem eu seu voto é a educação de milhares de pessoas que está em jogo.

Aluna:Anna Carolina Botelho
N°:9
Turma: 1101

Unknown disse...

realmente,
as escolas públicas estão cada vez mais deploráveis e como a maioria dos problemas da nossa sociedade, é culpa dos governantes do nosso país que só querem ganhar mais e mais e ao invés de investir em crianças e adolescentes que poderiam gerar uma grande qualidade de vida de agora em diante.

ana beatriz ribeiro f. lavagnino -
1103

Anônimo disse...

Países que apostaram tudo na educação do seu povo hoje são grandes potências. Enquanto nossos governantes não entenderem isso e investirem pesadamente na educação o nosso país não vai mudar. E nós também precisamos saber votar. Afinal, os políticos estão lá porque nós os colocamos. Como vamos começar a votar, precisamos prestar muita atenção nos seus objetivos e conhecer o passado do nosso candidato.
Lucas Costa Santos Nº 7 Turma:1103

Anônimo disse...

é isso mesmo, as escolas( públicas) estão com ensinos muito ruim, e isso é tudo culpa de nossos governantes, que do dinheiro que ganham para investir na educação retiram metade para seu bolso. Temos que escolhe-los melhor.

Anônimo disse...

Além das desavenças dos nossos representantes que estão no Planalto sendo indentificados pelas fraudes incomensuráveis e inexplicáveis, o mais ilógico dessa situação é ter noção de que tudo isso está acontecendo, e a falta de sensibilidade ao ver a miséria de famílias mal remuneradas, como se isso fosse incapaz de nos atingir num futuro. E cadê a "ética" tão exigida e questionada?

BRUNA - nº 09 T. 1202

Anônimo disse...

A educação é uma das melhores armas que um país pode ter. Só com ela criamos pessoas capacitadas e capazes de mudar o mundo. Só que aqui no Brasil o sistema de educação não é levado a sério, o que nos gera grandes problamas que nunca vão melhorar se continuar o pouco caso que está.

Clarissa 1101

Anônimo disse...

Hoje em dia, muitas escolas públicas não tem um ensinamento como deveriam ter, mas isso so acontece porque os politicos que deveriam gastar o dinheiro na educação acaba roubando metade desse dinheiro para eles.

Nathalie disse...

O governo deveria oferecer aos jovens de baixa renda no mínimo uma educação decente. Mas além de desviar dinheiro, deixam as crianças sem comida, não pagam bem os professores fazendo com que eles largem muitas das vezes a escola. Tudo isso gera cidadões que não tiveram oportunidade de ter uma educação, um estudo e sem oportunidades na vida. Sem ter um emprego decente que os sustente, acabam na marginalidade até porque, se conseguem algum emprego, ganham um salário mínimo o que nos leva a outra vergonha nacional.

Nathalie t. 1102

Unknown disse...

não é de hoje esse descaso do governo com a educação,a maioria das escolas públicas são um lixo,
o que faz muitas pessoas gastarem dinheiro com escolas particulares

Anônimo disse...

Concordo, as escolas públicas brasileiras estao em um estado deplorável. Porém, para que isso seja mudado, é necessário que tudo comece com uma renovação da política, já que existe um grande descaso com a ajuda financeira à educação.

Victor nº8 T:1202

Fernanda - 1103 disse...

Concordo plenamente. Esses dias estava vendo no jornal essa história de estarem roubando dinheiro que seria direcionado a faetec para o bolso dos políticos envolvidos com a escola a partir de preço absurdos nas notas fiscais ! Nem o maoir veículo de crescimento da nossa sociedade (a educação) foi privado das mãos da corrupção. A escola que deveria ser um lugar para adiquirir informação, agora está se tornando somente mais uma fonte de dinheiro, e para os jovens só está ajudando na marginalização, já que a ética e a educação foram esquecidas nessas instituições.

Anônimo disse...

Para falarmos de educação devemos antes de tudo lembrar que a cultura política do nosso País nos leva sempre a lembrar que a classe governamental sempre prioriza investimento que consegue resposta imediata.
Como o que é investido em educação soma resultados a longo prazo e com isso a visão limitada e maldosa dos governantes faz do orçamento que uma parcela inadequada tenha o endereço da educação, não permitindo assim que no futuro gere educação de qualidade que passa pelo, preparo do corpo docente, carga horária adequada para os alunos, ambientes preparados, alunos com estrutura física e emocional que permitam desenvolvimento satisfatório....
Não podemos negar também que pela grande massa que temos em idade escolar qualquer aumento pequeno em percentual significa grande quantias.
Mas vejo algo acontecendo, mesmo ações que foram amplamente questionadas no passado, hoje rendem frutos na nossa população, como incentivo do governo em algumas instituições particulares que receberam benefícios fiscais se tornando filantrópicas.
E fato afirmar que as instituições de ensino particulares tanto da educação básica como superior contribuíram e ainda contribuem com a qualidade do nosso ensino.
Outro ponto de um passado não muito distante a democratização do ensino superior levou uma grande massa as universidades, o grande problema da dita democratização é que ela na minha visão está solta e não dentro de um projeto, mas isso comento em outro momento.
Para finalizar devemos ter o cuidado de nunca analisar a educação de um único ângulo sugiro que o colégio que fazemos parte poderia promover esse amplo debate desse tema tão gostoso e angustiante.
Educação base sólida para um crescimento seja pessoal ou como nação.

José Carlos Gonçalo - Pai da aluna Anna Carolina Gonçalo N°:9/Turma:1101

Anônimo disse...

A Danielle tocou num fator importantíssimo para a explicação do subdesenvolvimento do nosso país, o sistema público de educação é só mais um sistema afetado por essa corrupção no governo brasileiro, mas nao deixa de ser um dos mais importantes e que merecem mais atenção. Como o fato da professora Catarina ter visto na televisão um noticiário sobre esse assunto podemos assim perceber que essa corrupção não é uma coisa que ocorre eventualmente e que é resolvida todas as vezes que ocorrida pois não é! Essa situação de corrupção escancarada do dinheiro público brasileiro que vem dos bolsos de cada cidadão brasileiro que além de lutar para salvar suas vidas e de suas famílias, têm que pagar impostos ao governo confiando que no fim esse dinheiro será investido na educação, conservação de instituições publicas, remuneração de funcionários públicos e etc; quando na verdade esse dinheiro é desviado de seus destinos para a melhoria do desenvolvimento social e são depositados em contas bancárias de deputados corruptos que fraudam os cofres públicos para se manterem ricos e milhonários, típico de sujeitos extremamente egoístas, absurdamentes inconsequentes e nada mais do que completos assaltantes pelo sentido geral da palavra, são assaltantes de dinheiro, são assaltantes de desenvolvimento, são assaltantes de cultura, de educação, de saúde, enfim, assaltantes de vidas!

André Barra - Nº1
Turma 1102

Anônimo disse...

Concordo plenamente! Creio até que o maior problema do Brasil é seu governo, repleto de políticos corruptos que se importam mais com suas próprias contas bancárias, que com o estado da população.
A educação brasileira afeta, indiretamente, todos os outros setores de serviço! As escolas destruídas e a falta de professores é somente o início de tudo. Se não houver uma melhora na educação, haverá um aumento no nível de desemprego, na super-lotação dos hospitais e por aí vai.
A educação é nossa fonte de informações, nosso unico meio de progredir. Vontade de ajudar o Brasil não falta para o povo, mas parece que o governo não sente o mesmo.

Anônimo disse...

Para melhorarmos as condições dos estudantes de escolas publicas do brasil não é necessário somente a manutenção da educação em si, como também devemos criar toda uma infra - estrutura ligada às escolas.
Há vários lugares expalhados no Brasil em que os alunos tem que enfrentar horas e horas de caminhada, atravessar rios entre outros obstaculos só pra chegar na escola e isso só os afasta da educação .
Pedro Pieri
nº6
T;1202

Anônimo disse...

Os governantes têm que perceber que o problema da educação, não só traz um ou outro problema e sim um verdadeiro efeito em cadeia , outras atividades, áreas são claramente afetadas , ou seja,resolvendo o problema da educação(que não vai ser fácil)resolveriam-se outros !

Oswaldo Alves 1202 disse...

E realmente uma pena que em um pais que tinha tudo para dar certo como o Brasil,politicos que so agem de ma fe ,vsisando seus proprios beneficios, nao deem a educaçao adequada as crianças de baixa renda, que nao tem a capacidade e nao podem pagar uma escola particular

Otimo texto, parabens pelo assunto

OSWALDO ALVES-1103

Anônimo disse...

Não só os governantes, mas nós também temos culpa nessa situação, pois somos nós que escolhemos, através das votações, quem queremos que nos ajude, quem queremos que represente nosso país. É claro que esse problema têm 98% de culpa dos governantes, mas eu acho que se fizessemos uma melhor escolha dos candidatos, podiamos reverter, mesmo que pouco, esta situação em que vivemos, cheia de corrupção, péssima educação em escolas públicas, etc.

Ana Paula turma:1102 - nº8

Anônimo disse...

É mesmo,o sistema público de educação está muito precário em nosso país.Os políticos só sabem desviar as verbas que deveriam ser da educação.Por isso muitas pessoas são analfabetas pois não tem lugar para estudar.
Beatriz
Nº 10
Turma 1101

Anônimo disse...

Os governantes são tão gananciosos que se quer lembram de ter que investir em alguem para o futuro, isso é totalmente inaceitável! Gostei do tema abordado pela aluna Danielle.


Maria Alice 1103

Anônimo disse...

Enquanto a população votar em políticos sem caráter vai continuar sendo assim. O mínimo que deveria ser feito seria proibir pessoas que estão sendo processada a participar da vida política do nosso país. Assim, quem sabe, sobra verba para investirem em educação.
Lucas Santos
t:1103

Anônimo disse...

Há políticos em nosso país, que deveriam estar melhorando as condições, porem estão roubando. O que precisamos é investir na educação, pois nem todas as escolas publicas possuem um ensino descente.

Anônimo disse...

Infelizmente esse políticos pensam mais neles do que em qualquer outra coisa, e acabam esquecendo de coisas básicas como a educação, que é algo indispensável e super importante para a formação de qualquer bom cidadão.

Luana Magri
1102

Anônimo disse...

É o governo ta agindo errado, porque o que garante o futuro de uma naçao na economia, em tudo, é o que é investido nos jovens.
Uma pena.

Anônimo disse...

É realmente uma pena,pois algo tao importante como a educaçao em um país, talvez a coisa mais importante para o progresso de uma naçao, nao receba a devida atençao de quem é de direito.

Otimo texto

Oswaldo Alves-1103/no.10

Anônimo disse...

É vergonhoso ver que os próprios filhos do Brasil conspiram para o seu regresso. Verbas direcionadas à Educação Pública, que é uma regra básica para um país seguir em frente sem deixar que nada caia sobre o caminho, são desviadas para garantirem o conforto e prazer daqueles que não merecem nosso respeito.
E o pior, é que quem paga o pato são as crianças pobres que sofrem com a situação em que a sua escola está: caindo aos pedaços, sem alimentação, sem professores.
E é aí que eu lhe pergunto: cadê a "ética"?

Carolina Guimarães
T: 1101

Anônimo disse...

Danielle, Seu texto deveria ser enviado diretamente para o Sr. prefeito, Sr. governador e Sr. presidente, porque esses políticos que desviam verbas tanto da escola quanto de hospitais são uns monstros.

Anônimo disse...

Danielle, Seu texto deveria ser enviado diretamente para o Sr. prefeito, Sr. governador e Sr. presidente, porque esses políticos que desviam verbas tanto da escola quanto de hospitais são uns monstros.

Filipe Borsani N:2 T:1202

Anônimo disse...

Como se não bastasse o descaso total quanto à educação, os políticos agora resolveram mostrar que realmente não se importam com o estudo desse país. Pode-se dizer isso depois da lei em que o governo aprova que as crianças das escolas estaduais e municipais sejam aprovadas automaticamente para o próximoa ano, mesmo que não atinjam a nota mínima para isso.Este é o exemplo máximo de que o que interessa para a política brasileira é que as pessoas se tornem cada vez mais alienadas, sem consciência de seus direitos e deveres como cidadãos.

Barbara Mendes n:10 t:1102

Anônimo disse...

pois é, o que os prefeitos fazem com o dinheiro que deveria ser usado nas escolas? no ensino?
eles pegam para eles, o que é totalmente errado. nossas escolas tinham como ser uma das melhores e nao sao, isso e um pecado.

Anônimo disse...

Infelizmente não podemos dizer que o sistema público de nossa país é modelo ou eficiente, é inegável a ridicularidade que esta se tornando a educação pública, atitudes devem ser tomadas.
muito bom o texto. parabéns!
Vanessa 1103

Anônimo disse...

Apenas com a educação criamos pessoas que são capazese de mudar o mundo em que vivemos. Mas aqui no Brasil não acontece como deveria...e os políticos parecem que não estão nem aí.Desde jeito o mundo não anda pra frente, né.
Joana Feital
t:1102

Anônimo disse...

Qual professor gostaria de dar aula em uma escola "caindo aos pedaços"? Eu axo que nenhum, e ainda com os maus salários, quase nenhum professor consegue dar uma aula satisfatória dando um aprendizado adequado aos alunos, ainda mais quando estes estão com fome, por causa do desvio das verbas que deixa as escolas sem merenda escolar. Temos que mudar isto fazendo com que os políticos não sejam corrupitos e que se aumente o salário e as condições de trabalho de um professor, por que só assim vamos conseguir uma educação adequada.

Samara T:1101

Anônimo disse...

É totalmente revoltante esses casos, é vergonhoso morar no país como esse, desviando verbas. O brasil está cada vez mais podre. E infelizmente ou felizmente cabe a nós os afortunados, que têm condição de um bom estudo, mudar o país!

Fifa, você abordou tema complicado e ralativamente polêmico. Eu também concordo que todos nós devemos ter acesso e liberdade na internet, porém, existem pessoas que abusam disso para fazer coisas contra a lei. Portanto, eu não discordo das providências chinesas de monitorar tudo o que ocorre na internet.

Rhayanna Gaglianone
T:1202

Anônimo disse...

Os políticos do nosso país representam aquele perfil do ser humano individualista ao extremo que busca uma conta bancária cada vez mais cheia. Para isso, não medem esforços: iludem, compram, enganam, matam e, principalmente, tiram das pessoas a chance de lutarem contra isso - a completa alienação - "desarmando" o ser humano como ser pensante e crítico e tornando-o apenas mais um esquecido em meio a 180 milhões, apenas um número na soma de seus votos e da conta bancária.

Jonathas - T:1201 - N°4

Pedro disse...

Vale lembrar os baxíssimos investimentos do governo em gastos sociais.
Hoje, no Brasil, se gasta em torno de 4,5% do PIB em educação por ano. O que é baixo se compararmos com o dinheiro da união que vai para o pagamento de dívidas (33%).
Como já comentei anteriormente, devemos nos informar e escolher mais sabiamente os políticos que elegeremos. O interesse de muitos não são as causas sociais, mas sim investimentos econômicos que só concentram cada vez mais renda, das plantações de soja até as indústrias da mídia.
Uma coisa que se aprende em ciência política e de que um político não faz o que quer, é mandado pelo partido (ideologia) e principalmente pelas esferas do poder, principalmente os empresários, financiados por nós. Todo mundo quer política que beneficie a sí próprio, com eles não é diferente.
Tenham cuidado ao descobrir que a campanha de alguem é financiada por alguma empresa, quem paga quer receber de volta.

Pedro disse...

catarina, o último comentário para este texto eu esqueci de botar meu nome.

Pedro Bras t.: 1201

Patrícia disse...

Realmente você tem razão,
se o governo investisse mais na educação brasileira talves não nos encontrariamos na situação em que estamos, com alunos que não estão capacitado para enfrentar o futuro.

Patricia Viana Carapeto
turma:1202 numero:14

Anônimo disse...

A educação é umas das bases para que haja uma boa sociedade. Porém o governo também deve impor mais na parte da educação, dando verbas e não desviando para si. Mutias vezes, nas eleições, os candidatos prometem muitas coisas e uma delas é a melhoria na educação do país, ele ganha o voto da população é eleito, depois disso não faz nada daquilo que ele falou no discurso. Nós devemos saber bem nas pessoas em que vamos votar daqui para frente, assim será um problema a menos no Brasil.
Karina Yamamoto nº12 t. 1201

Anônimo disse...

É realmente vergonhoso o ponto o qual chegamos relacionado à corrupção.
Está se tornando cada vez mais comum casos de desvios financeiros como os relatados no texto.
Isso se tornou um ponto a ser pensado na hora do voto: qual é aquele que na minha opinião irá roubar menos??
Isso é um absurdo!

Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

A culpa não é somente dos governantes mais sim da sociedade em geral que nada exige mais de seus governantes e luta por seus direitos de cidadão.
Ramon Dias N:7 T:1202

Faiaia disse...

O egocentrismo dos políticos e as más escolhas da população para seus representantes acaba refletindo em nossa sociedade. O sistema de educação pública está cada vez mais precário devido ao desvio de verbas da educação para outros fins lucrativos. Enquanto os políticos nadam no dinheiro, a população brasileira sofre as consequências.

Ana Flávia de Oliveira Barbosa
T:1201 nº:11

Anônimo disse...

A educação deveria ser tratada com muito mais importância já que ela afeta também vários outros setores do país. Infelizmente a corrupção e os políticos desonestos não dão espaço ao investimento nessa área.

Anônimo disse...

As nossas crianças e adolescentes, quando seus pais não tem uma renda suficiente para pagar uma escola particular são obrigadas a crescer com o ensino público brasileiro em péssimas condições. Isso é um descaso do Governo, que deveria investir basicamente na educação para criar melhores profissionais futuramente. Essa situação não pode continuar sendo aceita pelos brasileiros desta maneira.

O texto está muito bom, gostei !
parabéns.

Marianne 1103

Anônimo disse...

As nossas crianças e adolescentes, quando seus pais não tem uma renda suficiente para pagar uma escola particular são obrigadas a crescer com o ensino público brasileiro em péssimas condições. Isso é um descaso do Governo, que deveria investir basicamente na educação para criar melhores profissionais futuramente. Essa situação não pode continuar sendo aceita pelos brasileiros desta maneira.

O texto está muito bom, gostei !
parabéns.

Marianne 1103