terça-feira, 13 de maio de 2008

XXIV. BRASIL RODOVIÁRIO

Dentre os países de grandes dimensões territorais como os EUA, Índia e Rússia, o Brasil é o único que tem a integração do território nacional feita por rodovias. No entanto, essa opção não é ideal para um país na proporção territorial do Brasil e, apesar de barato na implantação, à longo prazo, o sistema rodoviário acaba sendo muito caro, já que tem um alto custo de manutenção e operacionalização.

O alto custo de manutenção se deve ao fato de o asfalto ser feito de derivados do petróleo e ao seu rápido desgaste exigindo obras constantes. Apesar de ser barato na época em que JK optou pelo rodoviarismo para integrar o território brasileiro, a partir dos anos 70 o preço do petróleo subiu muito e hoje é um produto demasiadamente caro. Desse modo, grandes quantias de dinheiro são necessárias todos os anos para manter os asfaltos em boas condições, o que rende às empresas de contrução civil que atuam nessa área lucros exorbitantes, na casa dos bilhões.

Outra desvantagem do sistema rodoviário é a operacionalização. Esta é cara não só porque tem que se comprar muitos caminhões e estes duram pouco e têm uma capacidade de carga pequena se comparada a de um trem ou de um navio. Mas também porque são necessários muitos pneus (derivados do petróleo) que são caros e desgastam rápido – existem caminhões por exemplo que precisam de 18 pneus – e há ainda o custo com problemas mecânicos, os quais acontecem bastante.

Além disso, como desdobramento da insegurança nas estradas — tanto por roubos quanto por acidentes, cada vez mais frequentes como podemos observar nos jornais — muito dinheiro é gasto com o seguro dos caminhões e da carga. O óleo diesel, combustível de ônibus e caminhões, chegam aos postos com um preço menor. Isso é resultado de subsídios do governo , os quais recaem sobre nós na forma de impostos e levam a Petrobrás a colocar o preço alto na gasolina de modo a compensar o que não se ganha no diesel que é na verdade mais caro.

Em virtude dos fatos mencionados somos levados a constatar como a estrutura rodoviária é cara e, em vários sentidos, prejudicial à economia e à sociedade brasileira. Uma solução para essa situação seria investir em ferrovias que apesar do alto custo de implantação são bem mais baratas à longo prazo. Ou aproveitar o pontencial de navegação do Brasil , que tem uma ampla e diversificada rede hidrográfica, investindo em hidrovias.

Bruno T 1202

43 comentários:

Catarina Schumann disse...

Bruno,
Por coincidência, eu estou preparando uma interpretação de texto para vocês que fala exatamente neste assunto e mostra a possibilidade da exploração dos rios nacionais como verdadeiras estradas a ligarem os quatro cantos do Brasil. Seu texto veio bem a calhar.
Um abraço da sua professora!

13 de Maio de 2008 19:24

Anônimo disse...

Queria poder andar pelos país sem pensar em problemas.
Mas o Brasil é m lugar que até nas ruas observamos milhares de problemas.
Brasil um país bom = Uma utopia!

Aluna:Anna Carolina Botelho
N°9
Turma:1101

Anônimo disse...

Quando andamos na rua, vemos vários problemas e um deles é a condição precária das ruas. A maioria tem buracos e vários problemas. Quando viajamos de carro e passamos por estradas podemos ver que a situação é ainda pior.
Mariana
N°: 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

pois é, a situação das estradas no Brasil é muito precária. Precisamos de reformas, mas seria praticamente impossível porque temos um número de problemas enorme nesse país.

Anônimo disse...

Com o fim do arquipélago econômico nos tempos de JK, ultimamente tem sido melhor aceito e explorado o sistema hidroviário. Com as modernizações dos portos, os próprios navios-cargueiros e o avanço tecnológico relacionado aos fatores que são o próprio reflexo do investimento e diversidade nos meios de transporte.

BRUNA - nº 09 T. 1202

Anônimo disse...

Realmente, o Brasil teria muitas outras opções de meios de integração do esapço, o que falta é investimento. Já que escolheu as estradas, espera-se que as mantivesse em bom estado, mas elas só ficam cada vez menos conservadas e em condições mais precárias.

Clarissa 1101

Nathalie disse...

Realmente, acho que essa grande quantia que é gasta na manutenção do sist. rodoviário poderia estar sendo usada para outras coisas. Ainda num país como o Brasil que deixa tanto a desejar no sistema de saúde pública, no policiamento entre outras coisas.

Nathalie t. 1102

Unknown disse...

realmente isso é um fato,o custo
pra fazer estradas são mesmo baratas mas depois de um tempo tem
que gasta muito dinheiro com manutenção.O Brasil tinha que ter
um rede de trens que nem o da Russia que liga o país inteiro
e poderia usar também os rios para
transportes de cargas etc.

Anônimo disse...

Realmente, um país com a capacidade hidroviária brasileira e com o início ferroviário nos meios de transporte, teria todas as oportunidades para ter uma estrutura de transporte menos acumulada sobre o rodoviarismo. Isso concerteza faria com que não ouvessem tantos problemas de locomoção no Brasil e os gastos enormes com manutenção das estradas não seriam tão altos. Esse dinheiro provavelmente poderia ser investido de forma mais lucrativa para todo o país.

Texto muito bom e explicativo sobre as consequencias negativas do rodoviarismo no Brasil

Victor nº8 T:1202

Fernanda - 1103 disse...

Exelente o texto. Concordo quando diz que o governo deveria optar pelas ferrovias, por exemplo. O metrô, como vemos em vários países como frança e inglaterra, é um ótimo meio de transporte de massa, e como você disse, a longo prazo fica bem mais barato. A precariedade nas ruas mostra o descaso do governo em relação aos brasileiros. Na época do pan as principais ruas do rio de janeiro foram restauradas, e porque? Porque aquelas seriam ruas onde estrangeiros passariam. Do que adianta os outros terem boa impressão do Brasil, quando nós sabemos que tudo é uma mentira, e o Brasil está indo de mal a pior (em vários sentidos) ?

Anônimo disse...

O sistema rodoviário brasileiro é outro sistema que sofre de danos contatantemente mas o governo nao investe suficientemente ao ponto de deixar as rodovias brasileiras trafegáveis de maneira geral pois muitas estradas encontradas principalmente no interior do país são abandonadas com buracos, deslizes, em péssimo estado e pelo fato comentado pelo Bruno, é sim um sistema difícil de ser operacionado e mantido em bom estado,devido ao fato de ser um sistema rodoviário extenso e manutenção cara.
Mas mesmo sendo um fator apresentado no texto como insolucionável muitas indústrias e empresas dependem do sistema rodoviário amplo apresentado no Brasil, empresas as quais muitas não podem bancar o transporte em um sistema em hidrovias até mesmo pelo fato da mão-de-obra desqualificada que mantém o transporte de tais empresas, dessa mao-de-obra boa parte dela nao conseguiria trafegar em hidrovais pois teria que ter um mínimo de profissionalização na área. Mas mesmo assim concordo com o fato de que nosso país pode ter um sistema hidrográfico bem mais evoluído que o apresentado hoje em dia. Então aí está mais um fator pouco explorado pelo governo que mesmo estando atolado com muitos sistemas frágeis no país não está sabendo priorizar o investimento de verbas públicas o que faz o desenvolvimento do Brasil desacelerar cada vez mais até uma hora que ficará subdesenvolvido e estático, o que não pode ocorrer.

André Barra - Nº1
Turma 1102

Anônimo disse...

Com a implantação de ferrovias além de custar menos (a longo prazo), as viagens teriam o seus percursos diminuídos e por consequência teriam menor duração.Além de beneficiar os usúarios, beneficiará também os cofres públicos!

Anônimo disse...

O Brasil possui estradas com condições muito precárias. Nem é preciso ir muito longe pra perceber o problema das ruas. Em um simples caminho de casa até a padaria, podemos perceber as ruas esburacadas.

Ana Paula turma:1102 - nº8

blablablah disse...

É veradade que em países de grande dimensão territorial a ferrovia e a hidrovia sejam escolha inteligentes.
Contudo, a ferrovia como meio de transporte de carga é considerada uma tecnologia um tanto ultrapassada, e os países que hoje as possuem tiveram sua implantação no decorrer do século passado e retrasado, e sua implantação hoje seria um tanto caótica, já que um grande número de tais empresas vieram a falência no séc.XX. Mas quando abrangem-se o transporte de pessoas, já saiu na mídia a intençãodo governo de materializar a construção de um trem bala Ligando RJ-SP e outro, mais futuramente, ligando a capital paulista à Buenos Aires.
Outro ponto que desfavorece a implantação de uma logística de transporte mais eficaz em nosso país, é a questão de interesse. Não sejamos inocentes, por mais que os produtores de soja incentivem a construção de ferrovias interligando o centro-oeste à portos, o setor automobilístico - e todos intrínsecos para sua existência - têm maior influência no governo, logo não é de interesse político investir em tal sistema de transporte.

Antonio número:1 Turma:1201

Anônimo disse...

Temos uma malha rodoviária de granda extensão e péssima em conservação. Essa precariadade das estradas atrasa as entregas, encarece os produtos e poem em risco a vida das pessoas.
Lucas Santos
T:1103

Anônimo disse...

Com um país tão grande como o Brasil, diversos meio de transporte deveriam ser explorados para que o acesso a certos lugares fosse possível.
Mas ainda hoje vemos problemas nas estradas e o Brasil sendo um país rodoviário, onde mais de 80% do país é interligado por estradas e rodovias, atitudes deveriam ser tomadas para que as mesmas melhorassem.
Gostei muito do seu tema e do tema abordado.

Gabriel Diniz T:1202

Anônimo disse...

Aula de geografia! Com certeza o rodoviarismo é o sistema mais caro na parte de manutenção, mas acho que para surgir uma iniciativa de reverter esse quadro falta muito. Até porque políticos não se preocupam nem com as necessidades básicas do povo, quanto mais pra mecher em algo que flui, podemos dizer, bem. Até porque não há rios em todas as regiões e ferrovias não são tão ramificadas.

Danielle Manera Turma: 1202

Anônimo disse...

A condição do país precisa melhorar. As estradas alem de sujas, estão cheias de buracos em condições muito ruins.Nossas riquezas naturais, como rios, estão sendo exploradas Precisamos reverter esta situação.

Anônimo disse...

Até as ruas são uma preocupação para nós!Qundo poderemos olhar para nossas vidas e pensar:Nossa, estamos conseguindo superar os problemas...Precisamos nos unir, precisamos de pessoas honestas que queiram realmente mudar nosso Brasil para melhor.

Luana Magri
1102

Anônimo disse...

Putz o cara deu aula de geografia agora, texto ta muito bom, com ideias muito inovadoras!
Parabens pelo otimo texto


Evandro 1101

Anônimo disse...

É realmente entristecedor,viajar para Sao Paulo por exemplo, e ver as condiçoes das estradas do Brasil, e uma pena que as autoridades que deveriam arcar com essas responsabilidades, nao o façam.
Eu apenas torço que isso melhore.

Mas, bom texto, otimo assunto !

Oswaldo Alves-1103/no.10

Anônimo disse...

É uma pena que a situaçao das rodovias do nosso país estejam assim,a pouco tempo viaje à Sao Paulo, ecada vez mais , é visivel a precaria situaçao das nossas estradas.

Otimo texto

Oswaldo Alves-1103/no.10

Anônimo disse...

Muito bom seu texto, Bruno!
As nossas estradas precisam de reajustes e substituição. É inacreditável como o nosso Brasil, que é presenteado com hidrovias que ligam o país inteiro, passa por problemas como esses.
Necessitamos de mudanças drásticas; não só em relação às estradas e sim, na questão geral do nosso país e que façam com que a nossa esperança verde e amarela se acenda novamente.

Carolina Guimarães
T: 1101

Anônimo disse...

Bruno, seu texto esta muito bom por que conseguiu absorver o conteúdo da aula de geografia e com isso fazer uma dissertação que critica, com toda a razão o nosso sistema de transporte.
Filipe Borsani N:2 T:1202

Anônimo disse...

é constrangedor entrar aqui e ainda ter de ler um problema desses sendo falado.
O brasil não pode ter ruas e estradas tão precárias quanto tem, isso é um desrespeito a toda a sociedade brasileira.
o texto esta muito bom bruno, parabéns! :)
Vanessa 1103 nº 18

Anônimo disse...

Belo texto!Aula de geografia em uma dissertação!
Realmete o sistema rodoviário não seria o ideal tendo em vista a grande capacidade fluviométrica e a extensão de nosso país, porém foi o método mais eficiente no governo de JK para atrair as multinacionais e dar fim ao arquipélogo econômico. Desta maneira, o meio de trasnporte mais investido na época não pode ser, agora, deixado de lado.

Anônimo disse...

T:1202 Marisa bond

Anônimo disse...

Queria poder andar pelos país sem pensar em problemas.masa situação das estradas no Brasil é muito precária

Anônimo disse...

O maior problema do Brasil, em termos de transportes, é a excessiva presença das rodovias. Assim como o texto disse, podem parecer uma melhor solução, mas também possuem um lado ruim: a necessidade de manutenção. Não são duráveis e vão se estragando com o tempo. Além disso, há a questão da poluição; a presença de uma grande quantidade de carros equivale a uma grande concentração de gases poluentes, o que prejudica (e muito) o meio ambiente.
Se houvesse um aumento no número de ferrovias ou hidrovias, esses problemas iriam ser diminuídos; além de melhorar a vida das pessoas que precisam se locomover, mas que estão limitadas a ônibus, combes e carros.

Anônimo disse...

Na minha opinião, nós brasileiros, não deviamos viver na monotonia. Com um território rico na sua hidrografia e grande extensão territorial deviamos ter opiçoes. O transporte rodoviario é bom, mais a cada dia sofre mais com o transito super intenso e engarrafamentos quilómétricos, além dos danos citados no texto.
A contrução de ferrovias e o uso do traporte pelas águas seriam uma boa opção pra reduzir o fluxo nas vias rodoviarias.
Natália Oliveira T:1102

Anônimo disse...

Achar problemas no Brasil?Não é tão difícil assim. As ruas são um ótimo exemplo né..buracos e mais buracos. Muitas estradas não estão nem em condições de se andar.Sem asfalto, esburacadas, enfim, algo deve ser feito para que o Brasil rodoviário aconteça.
Joana Feital
T:1102

Anônimo disse...

O governo só olha para uma coisa, o lucro que ele vai ter; sendo assim para ele o sistema rodoviário é mais vantagioso, porque ele lucra por ser barato e ainda mostra a sociedade que esta melhorando o Brasil, mas na verdade e;e também está pensando no que vem depois dele no qual vai ter que "pagar o pato", não pensa nunca de como isso vai ser repercutido da economia brasileira. Os políticos deveriam pensar melhor antes de fazer uma coisas dessas por que não é somente o povo que perde com isso, mas sim, também ele, por que ele também faz parte da sociedade brasileira.

Samara T:1101

Anônimo disse...

Sinceramente acho que não tem o que comentar. o texto foi abordado tão perfeitamente que não se pode discordar, ainda mais se tratando de um assunto histórico!

Rhayanna Gaglianone
T:1202

Unknown disse...

É fato que a opção do modelo rodoviarista não foi a mais adequada a longo prazo mas no contexto do governo de JK não foi algo assim tão deplorável, na minha opinião pelo contrário a integração de um território tão vasto em 5 anos é um fato memorável. Porém no contexto atual o Brasil já deveria ter investido em outros transportes, até por que é um país de potencial hidrográfico enorme, pois como estamos agora quem paga o preço do alto custo do modelo rodoviarista é a população, com transportes mais caros, alimentos com preços cada vez mais elevados, etc...

Raphael N:9 T:1201

Mariana Amorim disse...

O Brasil tem uma grande extensão hidrográfica, e acredito que seria vantajoso para o Brasil investir mais em hidrovias, que suportam muito carga, levam em grande distância, não causam congestionamento, e os casos de assaltos e acidentes são muito menores! É obvio que até mesmo como a ferrovia e a rodovia têm os seus prós e contras, como no caso da hidrovia causa impactos negativos na natureza, mas se pararmos para pensar, o asfalto, derivado do petróleo, usado nas rodovias também causa impactos negativos ao meio ambiente, como por exemplo, a perfuração do solo, em busca de petróleo, pode causar rachaduras que causam terremotos, e outros problemas!

Mariana Amorim – nº: 13
T: 1201

Patrícia disse...

Devida as precárias condições que algumas extradas se encontram e aos constantes trânsitos das grandes cidades o Brasil deveria mesmo investir mais em outros meios de transporte com hidrovias e ferrovias.

Patricia Viana Carapeto
turma:1202 numero:14

Anônimo disse...

As rodovias serviram muito bem para terminar o arquipélago economico. Porém as hidrovias também seria um meio ideal para o Brasil pois é um país amplo e diversificada de hidrovias, que seria muito bom pois as hidrovias tem muitas vantagens, o baixo custo da implantação e também na manutenção e carrega grandes quantidades de carga porém é um dos transporte que iria trazer muitos impactos ambientais e sociais ao país. Já a ferrovia tambem tem seus pos e contras. Mas o governo deveria sim investir em outros meios de tranporte, assim o Brasil poderia ter melhores rendimentos tanto no seu mercado interno quanto no mercado externo.

Karina Yamamoto nº12 T.:1201

Anônimo disse...

Diante de muita estradas estarem muita comprometidas e acabarem causando acidentes o governo deveria investir em meios de transportes mais seguros e mais economicos como ferrovias e hidrovias.

Giuseppe Noronha
T:1102

Anônimo disse...

A opção certa para nós ( Brasil) seria mesmo a ferrovia, tomando por base nossa grande extensão territorial.
Porém, os setores ligados ao automobilismo estão tão fortes( empresas de combustíveis, asfalto, pneus...) que criaram uma "barreira" de impedimento do desenvolvimento ferroviário, visando seu próprio lucro (como sempre em nosso sistema econômico).

Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

O Brasil como pais deveria realmente ver bem antes de fazer uma escolha e levar em conta não somente os benefícios a curto prazo, mais também a longo prazo.
Ramon Dias N:7 T:1202

Faiaia disse...

O Brasil é um dos únicos países no mundo de grande território que ultiliza o sistema rodoviário como seu principal sistema. Além de alto custo de manutenção, o sistema rodoviário exige a implantação de postos de gasolina ao longo das estradas, leva uma carga pequena comparada aos sistemas hidrográfico e ferroviário, sem falar que a veçocidade com que os caminhões transportam as mercadorias é muito lenta, estando também propícios à acidentes. Infelizmente, nesse sentido, o Brasil está um pouco desnorteado sobre o que se deve fazer. Ao invés de investir na integração das ilhas econômicas com ferrovias e hidrovias, que embora mais caras a curto prazo, são mais seguras e baratas em sua manutenção, o Brasil continua investindo em obras faraônicas, como a Transaamazônica, que apenas incentiva as rodovias.

Ana Flávia de oliveira Barbosa
T:1201 nº:11

Anônimo disse...

O sistema rodoviário no Brasil, como muitos outros, anda precário. As ruas estão cada vez mais esburacadas e mal cuidadas. Tudo isso por causa do descaso dos políticos.

Anônimo disse...

O Brasil dentre os milhares de problemas ainda enfrenta mais este, as estradas em pássimas condições que se tornam cenários para muitos acidentes diários em toda a extenção do território. O nosso governo tem a obrigação de modificar essa situação porém não é algo pelo qual possamosfazer muito infelizmente, são obras caras e dependem da vontade do governo.

O texto está ótimo !

Marianne 1101