sexta-feira, 4 de abril de 2008

XII. AS INCONSEQÜÊNCIAS JUVENIS

Nos dias atuais, a juventude não pode mais ser considerada como uma fase para aproveitar e curtir a vida; a juventude agora é considerada como uma fase de preocupações.
Muitos jovens do século XXI, aos catorze ou dezesseis anos, já são pais, mães, ex/atuais presidiários, alcoólatras, viciados e etc. A adolescência, que era pra ser aproveitada em festas, shows e viagens, sofre modificações radicais a ponto de resultar em paternidade precoce, em prisões prematuras e, principalmente, em responsabilidades que, na maioria das vezes, não são cumpridas a contento.
Isso pode ser explicado única e exclusivamente pela influência das transformações contínuas na sociedade, como a internet e os meios de comunicação, extremamente acessíveis a todos. Todas essas facilidades, muitas vezes, influenciam negativamente os jovens, interferindo em suas atitudes diante da vida. As meninas se espelham em uma simples história de novela para moldar suas vidas, iludindo-se e transformando ficção em realidade. Enquanto isso, os meninos são influenciados pelos jogos violentos, acreditando que eles são a sua realidade. Isso, muitas vezes, atinge outras pessoas inocentes, que são vítimas ou sofrem influência dessas atitudes inconseqüentes.
Assistimos, com freqüência, à influência de colegas que, por alguma situação ou chance, aproveitaram para experimentar o uso de drogas e se viciam até o organismo não resistir mais, dizendo para o grupo que esta é a onda, ou que esta é a “parada do momento”. Infelizmente, seus “seguidores”, para poderem se enquadrar no grupo e serem considerados como eles, caem nessa e acabam com suas vidas. Um simples fato que começa como uma brincadeira pode acabar com vidas, levar ao desespero e gerar mágoas, angústias e preocupações.
O número de meninas engravidando é cada vez maior. Meninos roubando, matando e se viciando é rotina. Sem falar que, muitas vezes, até meninas embarcam nessa onda. Como resultado, vemos suas vidas, assim como a de outros, sendo expostas e destruídas por atos inconseqüentes, que podem prejudicar os jovens, seus familiares, amigos e, na maioria das vezes, pessoas inocentes.


Maria Alice Moreira Nahes T. 1103

43 comentários:

Clarissa Biscainho disse...

Maria Alice, seu texto está ótimo. Fala de um tema que tem tudo a ver com a realidade da nossa faixa etária e que pode nos afetar. Parabéns!!

Catarina Schumann disse...

Como educadora, penso que o que falta a essa criançada inconseqüente é educação. Como mãe e avó, penso que o que falta a els é amor.
Educação e amor: este é o binômio que resulta em meninos e meninas felizes, vivendo um dia depois do outro; sem antecipar etapas; sem deixar de encaixar todas as peças que lhe serão necessárias para o futuro.
Um abraço da sua professora!

Catarina Schumann disse...

Sua preocupação tem fundamento. Realmente, é impressionante constatar como a delinqüência está chegando cada vez mais cedo aos núcleos sociais, independentemente de nível econômico ou espaço físico. Ontem fiquei estarrecida quando soube que crianças entre 9 e 10 anos tramaram o assassinato da professora. Não podemos culpar apenas a internet ou os meios de comunicação por isso, eles têm apenas uma parcela de culpa. Há muitos mais fatores causadores de todas essas transformações, penso que uma das principais seja a já tão falada falta de amor e de generosidade.
Outro abraço da sua professora!

Barbara Mendes 1102 disse...

Tudo o que voce escreveu é verdade.
Acho, que precisamos de boas escolas para que esses adolescentes frequentem e possam ter algum futuro, para que problemas como esses não existam mais ou pelo menos que o numero de situações como essas diminua.

Anônimo disse...

Realmente as atitudes dos jovens cada vez mais se tornam mais preocupantes,e o pior de tudo que como vc disse um vai seguindo o outro para poder se enquadrar no grupo, podemos dizer também que isso pode ter haver com a impossibilidade de acesso deses adolescentes na educação devido as suas condições precárias que a vida impõe e o governo não muda !

Luana Magri 1102

Anônimo disse...

Nossa, adorei o texto.
Descreve exatamente como as vidas de jovens são alteradas e facilmente manipuladas pelas infuencias externas. Assim como fala dos problemas que os adolescentes tem que enfrentar: a pressão do grupo, a necessidade de ser aceito, a facilidade de se envolver com irrealidades. São coisas muito presentes no nosso cotidiano.
Acho que todos sabemos como é dificil manter o nosso jeito de ser em um mundo que cobra mais e mais que você se adapte aos novos costumes.
Não que seja só culpa da sociedade, os jovens precisam entender que, agora, novas responsabilidades nos serão impostas e temos que estar preparados para enfrentá-las.

Vanessa Kranen disse...

Não sei como eram os jonvens antigamente, mas pelo que ouço falar, percebo que tambem temos comparações boas em relações a eles, como por exemplo, somos mais inteligentes e abertos para o mundo, talvez abertos demais como diz a Maria Alice no texto. concordo com ela em todos os seus argumentos,
parabéns , muito bom o texto

Anônimo disse...

Verdade, os jovens tem tido atitudes preocupantes, que pode acabar com a vida deles e do futuro da humanidade. Parabéns por se preocupar com isso !

Isabelle T.1103

Caio Cordeiro Turma 1102 disse...

Interessante, um assunto que nós convivemos diretamente e constantemente sendo jovens. Isso acontecesse muito porque os jovens da nossa época não são fortes o bastante, para que possam agüentar a pressão dos "coleguinhas" e acabam fazendo besteiras para entrar num grupo, acredito que o que falta nesses jovens é individualidade e força de vontade.

Anônimo disse...

Realmente esse é um problema atual de nossa sociedade. Muitos jovens se enquadram em tais descrições feitas.Os meios de comunicações atuais influenciam muito no modo de agir dos jovens atuais.E os jovens influenciados, influenciam outros jovens e isso vira um ciclo que prejudica muito qualquer sociedade ou indivíduo.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

O tema fala de uma situação que podemos ver no nosso cotidiano. Sempre ouvimos os mais velhos falando que na época deles os jovens não eram como hoje, aconteceram mudanças boas e mudanças ruins.
Mariana
Turma:1101
Número:15

Anônimo disse...

Alice,o texto está plenamente de acordo com a realidade vivida nos dias atuais.Acho que a falta de valores resultante de uma falta de educação ou descompromisso dos pais está tornando a sociedade cada vez mais donte.

Anônimo disse...

A vida tem que ser vivida. Cada pessoa vai para um lado diferente, nã podemos dizer quem é mau ou quem é bom, quando uma pessoa começa a usar drogas ela ve ali um refugio para as preocupações do mundo, quam não gostaria de pelo menos uma vez na vida faltar a aula, não fazer dever de casa e ainda fica de bobeira e a mãe não brigasse? Assim é basicamente o que um adolecente procura, não necessariamente nas drogas,por que ele não tem a maturidade suficiente para encarar a realidade que o mundo lhes traz.

Anônimo disse...

O texto retrata bem a vida de muitos jovens .
Eu acho q se a família , sobretudo ,estivesse acompanhando/orientando esse jovem em sua decisões, creio que a maioria dos problemas estariam resolvidos !

Karla França T: 1102

Faiaia disse...

Eu sou obrigada a discordar em parte com ele. Acredito que sexo, drogas e violência existe há muito tempo em todas as sociedades. Embora concorde que a mídia tenha uma grande influência para que os jovens cometam decisões imaturas, precipitadas e erradas, ela não é a principal culpada. Acho que os valores das pessoas estão mudando. É o tipo de coisa que é formado dentro de casa, baseado em diálogos, educação e atenção que deveriam ser fornecidos pelos pais e não são. Além disso, outro fator de grande culpa é o comodismo!!É muito mais fácil fazer o errado e ser aceito por todos do que dizer não ao que não é bom e servir de exemplo.O que precisa mudar, primeiramente, são as relações entre pais e filhos, para que os adolescentes possam distinguir certo de errado, sabendo que não precisam provar nada a ninguém!

Faiaia disse...

Catarina, esqueci d colocar meu nome no meu último comentário! É o que eu falo que o necessário é uma melhora nas relações entre pais e filhos.

Ana Flávia T:1201 nº:11

Anônimo disse...

Nós, os jovens de hoje, vivemos realmente em uma realidade em que tudo virá fácil, mas nossa mentalidade ainda não está pronta para suportar tantas informações.
O que os jovens necessitam é de uma família, principalmente, buscar uma atividade que o estimule a dar o seu melhor, conhecer, se divertir, etc Basicamente ser feliz de uma forma saudável, e mudar o nosso país de forma efetiva.

Jonathas T:1201

Anônimo disse...

Ótimo texto, Alice...
Abrangiu um tema que nós, adolescentes, estamos vendo e ouvindo cada vez com mais frequência. Hoje em dia, tudo está mudado. Jovens cada vez mais influenciados e querendo seguir a "modinha". Sorte que temos pais presentes e uma escola que, além de ensinar as matérias, nos educa também pela ética.
Danielle T:1202

Anônimo disse...

Acho que isso tem muito a ver com o que nós vemos no dia-a-dia nos jornais e tal, eu acho que isso depende muito da vida que o jovem leva , sua vida em casa e na escola.


Carolina valle t:1102

blablablah disse...

Concordando com a Maria Alice, os meios de comunicação e as más companhias realmente influenciam a mente de adolescentes para estes cometerem atrocidades. Obviamente que um jovem oriundo de uma criação não deficiente em amor, educação e carinho terá maior resistência a esse tipo de pressão.

Anônimo disse...

Nos dias atuais esse problema descrito no texto é vivido por todas as classes sócias, vemos adolescentes de classe alta e média, que tiveram estudo, informação e oportunidades na vida, entrando nessa história. E há o outro lado, de pessoas que entram nessa vida pela falta de acesso, de instrução. Vemos a opção diante da sobrevivência

Anônimo disse...

Realmente, muitos jovens estão perdendo parte de sua adolescência.
Os meios de comunicação mais fortes e com grande poder de influência podem ser uma razão. Além disso,tem as más companhias, as quais sempre existiram. Alguns estão à margem da sociedade e por isso entram no crime. A melhor solução realmente é educação e pais que realmente se preocupem com os filhos.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Como a maioria, acho que a ra�z do problema est� na educa�ao dada pelos pais dentro de casa.Com esse problema solucionado fica mais facil de se esperar alguma coisa desse adolescente do lado de fora.

Sofia Maia
T: 1201

Anônimo disse...

Um bom tema. Está retratando bem a realidade dos adolecentes. Assim como todos o que falta é educação, amor e comunicação na família... Com isso, todos os adolecentes aproveitariam mais a sua adolecencia, afinal só ficamos uma vez adolecentes...

Karina Yamamoto t.:1201

Mariana Amorim disse...

Mas não são os jovens de hoje, os jovens sempre, em todas as décadas foram mais revoltados, os rebeldes da sociedade, é aquela faixa em que alguns já não se acham crianças, e se acham muito velhos, os melhores e com isso fazem o que querem, sem saber o que pode acarretar no próximo, para esses jovens o que lhes faltam é educação, é uma criação mais rigorosa por parte dos pais.

Mariana Amorim nº13
T:1201

Unknown disse...

Muito bom essa redação da Maria Alice,um assunto que ajente convive
diretamente.
Não sabia que menor de idade podia
ser preso no Brasil,vo passar a me
policiar mais agora

blablablah disse...

Concordando com a Maria Alice, os meios de comunicação e as más companhias realmente influenciam a mente de adolescentes para estes cometerem atrocidades. Obviamente que um jovem oriundo de uma criação não deficiente em amor, educação e carinho terá maior resistência a esse tipo de pressão.

Antonio 1201 n*1

Anônimo disse...

Po o texto fico maneiro porque fala sobre um tema da nossa idade,e fora que ta muito bem escrito. Parabéns


Evandro 1101

Anônimo disse...

Mando bem Alice ! O texto caiu muito bem no momento que os jovens estão vivendo !
Muito bempensado , concordo com o que vc falo dos meios de comunicação , hoje são o maior ' cancêr ' na vida dos jovens !


Pedro Libardoni T:1201 nº: 8

Anônimo disse...

Concordo com a Maria Alice. Muitos adolcescentes consomem drogas hoje em dia, e muitas meninas ficam grávidas com apenas 15 anos de idade, ou até menos. Assim, eles acabam estragando sua vida. Para mim, a adolescência é quando devemos aproveitar mais a nossa vida, nos divertir, ir a festas, sair com os amigos, etc.

Patrícia disse...

Concordo com você. A juventude de agora passou a ser uma preocupação,
e grande parte disso é culpa dos pais que não dão a devida atenção a seus filhos, não lhes fornecendo uma boa base familiar.

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

A adolescência tem sido uma fase de "aborrecência" para os pais e de problemas para os próprios jovens. Meninas se tornam cada vez mais focadas em moldar sua vida em menininhas de novelas, e garotos nos playboyzinhos que toman bomba e fumam maconha.
A adolescência é a melhor fase da nossa vida que deveria ser marcada por momentos inesquecíveis, entretanto está se tornando um problema para todos.
Tassia
1201

Matheus disse...

O texto está muito bom. Vc retratou as mudanças nos jovens que vem acontecendo de uns tempos pra cá.
Só discordo contra influencias de amigos porque amigo de verdade não é aquele que quer lucrar em cima de vc.

Matheus 1201

Anônimo disse...

A causa desses atos dos adolescentes é a falta de educação. Os pais devem conversar mais com seus filhos sobre esses tipos de assunto, ver o que eles acham e discuti-los. Mas além dos pais, as escolas também tem de mostrar o que irá acontecer se cometerem tais atos, alertando-os de que o que estão fazendo não está certo e que deve ter consciência antes de fazê-lo. Assim, muitas situações seriam evitadas e banidas de uma vez por todas.
Aki Uehara
nº 10 T: 1201

Unknown disse...

Concordo plenamente com tudo e acho que deveria haver uma maior mobilização social de todas as formas (pais, professores,... a sociedade em geral) para conseguirmos reverter esse quadro, e resolvendo esses problemas é quase que certo ter um Brasil melhor.

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

Com o molde 'ideal' de perfeições que são mostradas, ou o estilo de vida 'ideal', muitas pessoas passam a crer que suas próprias vidas são um porre, ou fora dos padrões "idealizados". Cada um deve saber cuidar de si da melhor maneira possível, e deveria ser proibido mostrar e querer moldar mentes e estilos.

BRUNA - T. 1202 nº 09

Anônimo disse...

Parabens alice !
Para mim a culpa não é só dos jovens e sim dos pais!
Eles que tem que educar os filhos, prestar atenção às companhias dele, e acima de tudodemonstrar amor a eles .
Pedro Pieri
nº6
T:1202

Unknown disse...

Concordo plenamente!Realmente os jovens tem tidos atitudes preocupantes!E elas são na maioria das vezes consequência da pressão spfrida pelos amigos e essas coisas! As vezes também pode ser porque ele não tem acesso à escolas e outras coisas devido às suas condições.Por exemplo, a mãe pode obrigar o filho a vendr bala nas ruas para conseguir dinheiro para a família ou então o menino pode se esquivar de seus problemas nas drogas o que vai resultar em sérios problemas ou ele pode roubar para conseguir o dinheiro de sua única alimentção do dia.Isso poderia mudar até com a ajuda do governo!

Joana Feital 1102

Fernanda - 1103 disse...

é Alice, texto muito bom. Acho que todos nos identificamos com esse texto pois tem tudo a ver com a gente, e nos faz refletir sobra as influências a que estamos impostos e a que caminhos devemos tomar, considerando os outros presentes em nossas vidas.

Anônimo disse...

Um texto que alem de explicativo, nos faz refletir, por que somos adolescentes, vemos situações tão ruins sobre alguns de nós, como as drogas e a violência. Tema muito bom, principalmente para nossa faixa etária, bem educativo e concordo quando diz que os adolescentes de hoje em dia, precisam da escola para se educar.
Muito bom!

Unknown disse...

O grande problema disso tudo é a educação recebida em casa. Os pais de hoje em dia estão mais liberais, o que significa uma maior liberdade, cuja os adolescentes não sabem utilizar e acabam abusando da mesma. Adolescentes atuais acham que podem faze o que bem entendem e os pais não tentam impedir, ora porque não tem tempo, ora porque não ligam pra os atos indisciplinados dos filhos. Enfim, nesse mundo cada um só quer saber do que é seu, sem respeitar o próximo, tudo em função da consolidação do capitalismo que torna as pessoas mais competitivas e mais egoístas.

Camila - Turma:1202

Unknown disse...

O grande problema disso tudo é a educação recebida em casa. Os pais de hoje em dia estão mais liberais, o que significa uma maior liberdade, cuja os adolescentes não sabem utilizar e acabam abusando da mesma. Adolescentes atuais acham que podem faze o que bem entendem e os pais não tentam impedir, ora porque não tem tempo, ora porque não ligam pra os atos indisciplinados dos filhos. Enfim, nesse mundo cada um só quer saber do que é seu, sem respeitar o próximo, tudo em função da consolidação do capitalismo que torna as pessoas mais competitivas e mais egoístas.

Camila - Turma:1202

Anônimo disse...

Os jovens tem essa atitude de indiferença aqui no Brasil pela certeza da impunidade...essa horrivel situaçao é pela carencia de recursos desses jovens ou pela propria indole