sexta-feira, 4 de abril de 2008

XIII. VIOLÊNCIA: ONDE FOMOS PARAR ?

')">Comments: Quinta-feira, Abril 03, 2008



Nos últimos anos, a violência vem aumentando cada vez mais no Brasil. Aumentou o número de assaltos, mortes, seqüestros e outros fatos que vêm preocupando muitos brasileiros. Ano passado, o caso do menino João Hélio, de 6 anos, que foi arrastado por sete quilômetros durante um assalto no Rio, mobilizou muitas pessoas em todo o país. Mas depois de meses na mídia, o assunto foi esquecido.
Nessa semana, mais um crime vem assustando os brasileiros. O caso da menina Isabela Nardoni, de 5 anos, que foi encontrada morta no jardim do prédio onde passava o fim de semana com o pai e a madrasta, em São Paulo. A polícia até agora não tem certeza se foi um acidente ou um assassinato e investiga também se Isabella foi agredida e jogada antes de seu corpo ter sido encontrado no jardim do prédio, ou se ela caiu acidentalmente do 6º andar.
Os peritos estão examinando o local da tragédia mais detalhadamente, usando produtos químicos que ajudem nas investigações, como o luminol, que detecta sangue mesmo em locais já lavados.
Ou seja, em menos de meio ano, já presenciamos cenas que chocam qualquer um, duas tragédias sem tamanho, que demonstram a situação precária da segurança nacional. Se continuarmos deste modo, com barbáries acontecendo a cada seis meses, aonde vamos parar ? Crimes tão bárbaros não são vistos nem em guerras. Temos de pôr um basta nesta situação !

Luis Octávio 1101

46 comentários:

Clarissa Biscainho disse...

Luis, você falou de um assunto que descreve perfeitamente nossa realidade. Vivemos em uma cidade violenta, em que se sai de casa sem saber se se vai voltar. é muito trite! Estamos praticamente em guerra! Seu texto está muito bom! Parabéns!!

Catarina Schumann disse...

Não há jeito de não ficar indignado diante das barbaridades cometidas contra crianças, como vem acontecendo ultimamente. Além de João Hélio e Isabella, há menos de um mês,em Goiás, uma menina foi encontrada em cárcere privado, sofrendo as piores torturas por parte de sua "mãe" adotiva. Esta semana, no Espírito Santo, outra menina de 10 anos caiu da janela de seu apartamento ao ser ameaçada pelo pai, que queria lhe dar uma surra. Nossas crianças são nossos tesouros, são uma jóia que ganhamos de Deus e devem ser tratados com carinho, e sobretudo, respeito.
Um abraço da sua professora!

Barbara Mendes 1102 disse...

Esse periodo em que estamos vivendo realmente é muito trite, como a Clarissa escreveu, saimos de casa mas não sabemos se iremos voltar.
Mas o que podemos fazer, se os nossos representantes politicos só pensam no seu bem estar e esquecem de quem os colocou no poder.

Anônimo disse...

É Luis...infelizmente a violência só aumenta em nosso país, cada dia que passa mais mortes, mais assaltos, mais tristezas...quando e onde isso vai parar?! Não é bom viver assim, precisamos encontrar uma saída !

Luana Magri 1102

Anônimo disse...

O Brasil está em um momento muito triste de toda sua existência. A violência atingiu um nível tão alto que chega a ser ridiculo.
Não saímos de casa sem antes pensar que podemos ser assaltados, mortos ou sabe-se mais o que! Os policiais corruptos, os traficantes, os assassinos... Todos saem impunes de crimes como o dessa menina em São Paulo. Isabella é o exemplo de que ninguém sai ileso desta guerra.
Mas o governo e a policia procuram subterfugios, em lugar de buscar respostas e prisões! Só a ideia de que a menina podia ter-se acidentado ou se suicidado me faz rir! Uma tela rasgada, rastros de sangue pela casa... E a possibildade (por mais remota que seja) de que alguém teve a coragem de invadir o apartamento (detalhe: sem arrombar a porta) e agredir essa garotinha, me dá arrepios. Não estamos seguros nem em nossas casas!

Vanessa Kranen disse...

A violencia hoje em dia infelizmente ja virou rotina para nós, alguém aqui sai na rua com um celular na mão? um tenis de marca? ou uma roupa mais cara? claro que não. o medo esta presente entre nós,
atrocidades vem acontecendo em nosso pais, simbolos de violencias, que o luiz aborda muito bem com o seu texto.
Gostei do texto , parabéns !

Unknown disse...

Não sei que futuro esse mundo vai levar. Além disso, esses são apenas os casos que aparecem na midia, o que nos leva a pensar que existem muitas outras barbaridades escondidas. Temos de lutar contra isso!

Isabelle T.1103

Caio Cordeiro Turma 1102 disse...

Pois é Luís, a que ponto chegamos não? Uma criança arrastada por 7 Km e outra que têm a probabilidade de ter sido jogada seis andares abaixo! Mas todos nós sabemos que o poço é sempre mais fundo, devem existir coisas piores que a polícia impede que sejam divulgadas não? Infelizmente essa é a nossa realidade.

Anônimo disse...

O mundo de hoje em dia está num estado muito preocupante. Você sai de casa com medo de algo acontecer, qualquer pessoa na rua pode ser um assaltante ou um assassino, a todos os momnetos vemos casos trágicos, absurdos e inimagináveis na televisão. Gostria de saber se um dia toda essa violência vai diminuir e poderemos, toda noite, deitar nossas cabeças em nossos travesseiros e dormir sossegados sem se preocupar com dia de amanhã.

Anônimo disse...

O texto retratou muito bem o estado em que nossa sociedade se encontra hoje. Esperar a agressão de um estranho, como no caso do João Hélio já é algo que deixa qualquer um mobilizado. Quando tal agressão vem de pessoas mais próximas, como a polícia acredita que foi no caso de Isabella Nardoni, a indignação por parte da sociedade é maior ainda, pois justamente das pessoas que esperamos que nos protejam é que vem a violência.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

Realmente fatos como os que ocorreram com essas duas crianças chocam qualquer pessoa.
Mas o que também é triste é ver o país mobilizar-se apenas quando tragédias assim ocorrem. Elas são apenas reflexos da realidade cotidiana do brasileiro.

Está na hora de cada cidadão não indignar-se apenas com as notícias amplamente exploradas pela mídia (que mostra-se cada vez mais sensacionalista), e sim com aquela verdade que muitas vezes é omitida, mas que está presente.

Parabéns pelo texto!

Jonathas - 1201

Anônimo disse...

As barbaridades são cometidas e moximo que fazemos por elas é descobrir a verdadeira causa da morte, quem matou e fazer passeatas, mas isso não adianta de muita coisa por temos um longo processo pela frente, que é, no mínimo, diminuir a violência, e isso teria que ter muita ajuda, até do governo. Parando para pensar me sinto até mal por está falando isso por que eu na verdade não estou fazendo nada pelo meu país hoje (nisso colocaria o texto do rodrigo "VOCÊ JÁ LUTOU PELO SEU PAÍS HOJE?") a única coisa que faço é escrever este comentário, seria mehor se podessimos ajudar mais, falamos para ajudar mas nem nós sabemos como ajudar (não sei se este nós está bem colocado por que pode ser uma opinião somente minha e não tenho certesa se é a do grupo, mas é também o que eu acho que o grupo pensa).

Anônimo disse...

Atualmente temos medo de sair de casa.
Sempre pensamos na violência que tanto vemos nos jornais, na televisão e nas ruas.
Como a Clarissa falou, parece que estamos em uma guerra.
Mariana
Nº 15
Turma: 1101

Anônimo disse...

Quando a violência só atingia pessoas adultas, a sociedade aceitava com mais facilidade , e isso virava apenas mais um dado nas estatísticas.Porém agora chegou ao ponto de atingir a crianças , o que indigna a todos (pois as pessoas se colocam no lugar dos pais que perderam seu filho).

Karla França T: 1102

Faiaia disse...

A violência é um fator social inevitável. Nada realmente mudou, nós é que começamos a ficar mais espantados com o que acontece. Com o "descobrimento" do Brasil, um massacre dos povos originários foi feito baseado ganância, religião e ódio. Hoje em dia o grande problema do Brasil é apenas um reflexo de tal massacre séculos atrás. O atraso e as diferenças sociais fez com que a população brasileira chegasse ao seu limite. Infelizmente, a culpa de tais barbaridades é toda nossa. Como uma pessoa que nunca teve o que comer, nunca teve amor, nunca teve o carinho e conforto de um lar vai saber que matar é errado?Como nós, que fazemos, no mínimo, três refeições ao dia, podemos julgar aquele menino de rua que rouba ou é usuário de drogas para poder comer e se sentir saciado por cerca de apenas um dia?Essas pessoas não possuem chances de uma boa educação, pois as verbas que deveriam ser destinadas à educação é desviada; elas também não podem estudar, pois tem que trabalhar pra sustentar suas famílias.Mas quando ninguém empregaria uma criança analfabeta, a única saída dela será o tráfico, que leva às drogas, que leva aos assaltos, que leva às situações mencionadas anteriormente!

Ana Flávia T:1201 nº:11

Anônimo disse...

A situação em que o mundo anda hoje em dia é realmente assustadora. A violência esta atingindo níveis absurdos e atingindo a todos, e até mesmo crianças o que deixa todos indignados. As pessoas tem medo de tudo , até mesmo de sair na rua e ninguém sabe onde isso vai parar. Isso é realmente triste!

Anônimo disse...

Crimes como esse acontecem TODOS OS DIAS!!! E se a situação do nosso país continuar como está, isso vai piorar cada vez mais!
O que nos resta a fazer é torcer para a melhora desse problema... O resto está nas mãos dos políticos e da conscientização de cada cidadão!
Danielle T:1202

Anônimo disse...

Acho que esse assunto nunca sai da atualidade,afinal ninguém toma nenhuma proviência em relação a isso ,não podemos sair de casa muito tarde co medo e isso é um absurdo.



Carolina valle t:1102

blablablah disse...

São realmente muito tristes esses casos, mas creio que não são culpa da segurança nacional. O que cabe ao governo neste caso, pelo menos na minha opinião, é punir severamente o monstro que cometeu vil ato.
Positivamente, é bom que estes casos tem grande repercussão na mídia, pois sua pena intimidará um possivelmente sucessor desta rotina hedionda.

Anônimo disse...

De fato, vivemos numa guerra urbano que cada um vive por si e ninguém olha por todos. Há quem tenha condições de “se trancafiar em redomas de vidro” cobertas de segurança e nem se quem olharem pro que ocorre com o resto das pessoas que não tem esse privilégio. Cada dia é uma constante guerra contra nosso medo e nossa angustia. Barbaridades acontecem o tempo todo e nós vivemos apavorados com a possibilidade de sermos as próxima vitima.

Anônimo disse...

De fato, vivemos numa guerra urbano que cada um vive por si e ninguém olha por todos. Há quem tenha condições de “se trancafiar em redomas de vidro” cobertas de segurança e nem se quem olharem pro que ocorre com o resto das pessoas que não tem esse privilégio. Cada dia é uma constante guerra contra nosso medo e nossa angustia. Barbaridades acontecem o tempo todo e nós vivemos apavorados com a possibilidade de sermos as próxima vitima.

Um passo à frente disse...

Esta violência causa muita tristeza.Como outros comentários relatam:"em que se sai de casa sem saber se vai voltar",isto é real.Nos deixa com medo de "Viver"!.E nós,jovens,somos diretamente afetados pois diante de tanta preocupação de voltar ou não para casa,somos impedidos de sair.Isto é,não há tanta liberdade em função desta falta de segurança.

Parabéns pelo texto.

André Cabral 1101

Anônimo disse...

Realmente esses casos chocam. Cabe ao governo punir severamente essas pessoas. E para isso a presença e a pressão da mídia é fundamental.
Essas barbáries feitas com essas crianças não podem continuar acontecendo, de modo que ações contundentes tem que ser tomadas.
Além da punição que é uma solução a curto prazo, investir na educação é fundamental apesar de demorar a surtir efeitos.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Discordo na parte que a morte de Jo�o Helio foi esquecida depois de alguns dias.Acho sim que a midia parou de mostrar, por�m se caso comentar com uma pessoa sobre o assunto, ela precisamnete ficar� comovida.Tamb�m n�o concordo que nao haja violencias como estas nas guerras.O que deve acontecer � o fim das violencias tantos das guerras quanto das ruas, que aqui ficamos cientes.

Sofia Maia

Anônimo disse...

Hoje vivemos em uma sociedade em que a violência, assaltos... está se tornando algo muito comum. Certamente as mortes dessas duas crianças, abalou e comoveu a população... Isso é triste! Parabéns pelo texto, está mostrando o que estamos presenciando.

Karina Yamamoto t.:1201

Mariana Amorim disse...

Não estou dizendo que não acho uns absurdos esses dois casos, é sim, uma brutalidade terrível, e aqueles que os cometeram deveriam “pagar” muito caro por isso, porém acho um absurdo também ter esse bafafá todo só com esses casos, a mídia esta divulgando tanto assim esse caso, tanto se fala ultimamente no jornais sobre o caso da Isabela, e tudo mais, mas só está tendo esse alarme todo por ser uma menina da classe média ou classe média alta, porque acontece tantas coisas piores com crianças bem mais pobres, vítimas por traficantes, atrocidades em favela, mas isso não é mostrado na mídia! E porque, não?!

Mariana Amorim nº13
T:1201

Anônimo disse...

Com certeza esses dois casos mencionados foram um choque para todos. Porém, creio que estes possuem diferentes características. O caso do menino João é uma preocupação da sociedade que a violência está chegando a tamanha crueldade até com uma criança, o que seria capaz um homem para conseguir uma carro no assasto?
J´´a o da menina os principais suspeitos é seu próprio pai e sua madrasta.
E o que mais nos impressiona é que muitos ocorridos não são revelados e existem a todo momento.
É hora de darmos um basta!
Marisa
T:1202

Unknown disse...

O texto está muito bom,é um assunto bem da nossa realidade,normal de ser discutido,
o Luís só falo o que todo mundo
já sabe,se barbaridades assim acontesecem de seis em seis meses
nem estaria tão ruim,essas coisas
acontecem todo dia principalmente
em grandes cidades como Rio e São Paulo,os acontecimentos citados
forão apenas os mais destacados pela mídia

blablablah disse...

São realmente muito tristes esses casos, mas creio que não são culpa da segurança nacional. O que cabe ao governo neste caso, pelo menos na minha opinião, é punir severamente o monstro que cometeu vil ato.
Positivamente, é bom que estes casos tem grande repercussão na mídia, pois sua pena intimidará um possivelmente sucessor desta rotina hedionda.

Antonio T 1201 n*1

Anônimo disse...

realmente, a situaçao de violencia em nosso pais,e no rio está insuportavel.
e seu texto está ótimo, parabens


Evandro 1101

Anônimo disse...

Este tema que o Luis abordou é muito sério. Nosso país está sendo dominado pela violência, e agora o alvo está sendo as crianças que são inocentes nessa história toda. Adorei o texto!

Patrícia disse...

Realmente não dá mais para viver com tanta violência. É nessa hora que nos perguntamos: onde está a policia para resolver essa situação?

Patrícia Viana Carapeto
turma:1202 número:14

Anônimo disse...

Como pode alguém conseguir fazer mal a uma criança tão indefesa, é falta de Deus no coração. Espero que os culpados sejam severamente julgados. Esse assunto é revoltante. Temos que dar um basta nisso, o fim dos tempos está realmente chegando são pais matando filhos, filhos matando pais.Basta, queremos paz
Tassia
1201

Matheus disse...

Esse tema é serio e concordo com as afirmações que vc fez sobre ele, só acho que os casos citados não deveriam ser vistos como coisas raras e sim como coisas que acontecem constantemente só que quando é com a criança de classe media-baixa isso nem chega ao jornal.

Unknown disse...

Não é possível que “ninguém”, políticos no geral, e até nos mesmos não fazemos nenhuma atitude dramática contra esse fato da violência no Brasil, pois acho que no ponto que estamos somente uma medida drástica resolveria.

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Anônimo disse...

Realmente. Vivemos em uma cidade que está muito violenta e em que temos medo de sair às ruas com medo de ser atingido por uma bala perdida. O governo deve impedir que esse medo prevaleça e que assim, podemos sair de casa pensando que estará seguro, que não estará correndo risco de vida. Mas até agora, nada é feito e a violência no Rio de Janeiro aumenta a cada dia que passa. Não só no Rio, mas em milhares de cidades espalhadas mundo afora.
Aki Uehara
nº 10 T: 1201

Anônimo disse...

vivemos num mundo onde somos totalmente presos em nossas casas onde sair ja não é tão seguro como era a pouco tempo atras!!
hoje em dia nós ja fomos tomados de tal maneira por esse medo de ser assaltados ,que erroneamente fazemos pré conceitos em relação a peessoas que vemos nas ruas!É so ver um menino mal vestido ou morador de rua que logo nos preocupamos com isso!

Matheus Mandarino
1103

Anônimo disse...

Infelizmente a violencia só aumenta a cada dia e é cada caso que vemos na tv que é de assustar.Até sair de casa da medo hoje em dia, precisamos mudar isso, nao temos mais vida direito, vivemos com medo de tudo, isso nao está certo !

Luana magri 1102

Unknown disse...

Este assunto é exatamente nossa realidade.A nossa realidade é de medo, de violência.Temos medo de sair de casa pra ir até a esquina comprar pão.é muito triste isso!
Seu texto está ótimo!
Joana Feital 1102

Fernanda - 1103 disse...

Luis, seu texto é completamente realista. As vezes, por estarmos acostumados com as condições da nossa sociedade, esquecemos o absurdo que estamos vivendo; pais assassinando filhas? que tipo de pessoas estão vivendo ao nosso lado? que tipo de pessoas vamos nos tornar nessa sociedade? é para nos preocuparmos mesmo !

Unknown disse...

A sociedade vem se deteriorando ao passar do tempo. Coisas que seriam impensáveis à 30 anos atrás vem se tornando comuns. Temos que mudar essa sociedade que permite feitos de extrema violência. Ótimo texto.

Anônimo disse...

A violência de hoje no país não é culpa apenas da (péssima) segurança nacional.
Ultimamente apareceram na mídia muitos casos de crianças violentadas por seus próprios familiares. Isso só mostra o que pessoas desunamas como essas, são capazes.

Fernanda
T:1202

Anônimo disse...

Texto muito discutido sobre nossa sociedade, onde todos nos somos veneráveis a isto. Parece que vivemos em uma guerra, onde vivemos fugindo e com medo de deparar diante destas situações. O caso de João Hélio, Isabela e entre outros, são um exemplo da violência que existe no meio onde vivemos. Seu texto esta muito bom! Parabéns.

Unknown disse...

Esse basta deve partir de cada um. Cada uma devia de fazer a sua parte e juntamente com o governo lutar contra tanta violência. Esses exemplos são só dois em meio de milhares que ocorrem a cada dia ! Porém, só esses foram exaltados pela mídia. Mas essa preocupação quanto a violência urbana deve ser combatida mesmo e o povo brasileiro tem que faezr jus ao lutar por isso. É um processo longo em virtude de que devemos recorrer às origens do problema que podem ir desde displicência das classes média e alta até a pobreza generalizada.

Camila - Turma:1202

Anônimo disse...

É hoje em dia a violência ja virou rotina,naum podemos + sair de casa com carros caros,roupas de marca dentre outros objetos q estão visados por bandidos.


Giuseppe t:1102

Anônimo disse...

A violência já faz parte de nosso cotidiano...vivemos hj na ditadura da violência...hora pra sair e para chegar ditadas pelo trafico e tudo isso devido ao descaso do governo