sexta-feira, 4 de abril de 2008

XI. MUNDO: A QUE PONTO CHEGAMOS?

Hoje em dia, quem olhar à sua volta, irá ver poluição do ar, da água, e da terra. Geleiras derretendo, o mundo esquentando, violência crescendo e doenças se espalhando. O mundo está virando um caos. Você pode chegar e pensar, nossa olhe como o mundo está...mas será que você faz alguma coisa para ajudá-lo ao invés de ficar parado vendo-o se esgotar?
O aquecimento global está aí. Vidas estão acabando e muitas ainda vão acabar. O mundo está se complicando! O nível do mar está subindo por causa do derretimento das geleiras e, se continuar assim, as cidades litorâneas vão ser inundadas.
Existem tantos problemas, mas se todos os cidadãos se unirem podemos tentar melhorar a situação, ainda dá tempo para isso! Poderíamos começar tomando algumas medidas: utilização de meios de transportes públicos para diminuir o gás que sai dos carros; filtros em fábricas; menos tempo no banho para gastar menos energia e água. Será que é tão difícil assim cada um contribuir um pouquinho? Reciclar materiais também iria ajudar bastante. Coleta seletiva é outro ótimo meio de diminuir a quantidade de lixo no mundo e ainda reaproveitá-lo. Tantas coisas podem ser feitas com uma garrafa pet... ou então imagina quantas árvores seriam poupadas, se reciclássemos os papéis!
Ainda existem as queimadas, que além de poluírem o meio ambiente com a fumaça liberada, destroem o habitat de vários animais, acabam com as plantas, que sempre foram benéficas para nós, os seres vivos.
Vamos pensar um pouco em todos esses problemas e ajudar o planeta Terra, que está implorando para continuar vivo; mas nós mesmos estamos acabando com ele e com nossas vidas. Vamos agir e mudar esse destino tão cruel que está se dando ao mundo.Como diz o ditado, “De grão em grão, a galinha enche o papo. Se cada um fizer a sua parte, pode ter certeza de que poderemos melhorar, e se somássemos cada uma dessas pessoas poderíamos ter uma quantidade significativa de ajuda. O que você está esperando? O mundo acabar? Ajude o seu habitat! E faça de nós um povo feliz!

Joana Feital 1º ano Turma: 1102

42 comentários:

Clarissa Biscainho disse...

Joana, seu texto está muito bom! Você falou de um tema atual, que, com certeza afeta a todos. Temos que pensar nisso mesmo desde agora, enquanto, como você disse, dá tempo de fazer algo! Parabéns!!

Clarissa 1101

Catarina Schumann disse...

Como você mesmo disse "de grão em grão a galinha enche o papo" isto pode ajudar e muito a todas as dificuldades em que o mundo passa hoje em dia, além da que foi enfatisada por você, as dificuldades biologicas, as que a natureza esta passando. Cada um ajuda um pouco e o mundo de pouquinho em pouquinho vai melhorando.




Seu texto me fez lembrar de um documentário que vi há pouco tempo:UMA VERDADE INCONVENIENTE. É imperdível. É um grito de alerta relativo a todas essas questões levantadas por você. Essas preocupações deveriam ser de todos, e quando forem, certamente, seremos um povo feliz. Parabéns! Um abraço da sua professora!

Anônimo disse...

É Jo...realmente precisamos agir rápido antes que seja tarde ! As pessoas geralmente costumam falar mas na hora de agir não fazem nada, vamos mudar isso, vamos agir, vamos ajudar o nosso mundo que está em nossas mãos, se cada um fizer a sua parte nós conseguiremos !

Luana Magri 1102

Barbara Mendes 1102 disse...

é, temos que tentar resolver essas questões ambientais enquanto ainda podemos.
o seu txto está muito bom !

Anônimo disse...

É isso aí, Joana!
O planeta está definhando e todos assistimos a isso sem fazer nada, como se não tivessemos nenhuma relação com aquilo!
Porque, tipo, o aumento do nível do mar, a maior incidencia de raios UV, os deslizamentos de terra e os desastres naturais não afetam em nada a nossa vida, não?
Chega a dar raiva como todos somos tão ignorantes! E somos porque eu sei que, por mais que tente ajudar, sempre acabo fazendo algo errado.
A salvação do mundo depende de nós, e o mais incrivel é que ninguém liga para isso.

Vanessa Kranen disse...

A joana esta repleta de razaão, o mundo esta virando um caos cada vez maior. e as soluções apresentadas por ela são muito faceis e úteis.
Cada um deve fazer a sua parte.
Esta muito bom o texto. parabéns!

Anônimo disse...

Muitas pessoas não querem fazer nada para ajudar a melhorar o nosso planeta, sempre ficam esperando que alguém faça. Mas também tem muitas pessoas que estão começando a ajudar a mudar essa situação. Todos temos que fazer a nossa parte.
Mariana
Turma: 1101
Número: 15

Anônimo disse...

Concordo plenamente com você. Todos comentam sobre o estado precário em que o mundo se encontra hoje em dia, mas ninguém faz nada para contribuir com sua melhora. As pessoas têm que começar a agir mais e criticar menos, porque se contuinuar do jeito que está, a situação ficará cada vez mais crítica. Muitas pessoas estão morrendo por causa desses problemas, então temos que nos manifestar.

Márcia Viegas
Turma 1103

Anônimo disse...

Pequenas coisas que podem mudar o mudo !Só basta fazermos e não so falarmos !!!

Unknown disse...

É Joana, precisamos tomar uma atitude enquanto é tempo. Se continuar assim, daqui a pouco não terá mais solução! A melhora do mundo depende de pequenas ações de cada um de nois! Parabéns pelo texto, gostei muito!

Isabelle T.1103

Anônimo disse...

Como você mesmo disse "de grão em grão a galinha enche o papo" isto pode ajudar e muito a todas as dificuldades em que o mundo passa hoje em dia, além da que foi enfatisada por você, as dificuldades biologicas, as que a natureza esta passando. Cada um ajuda um pouco e o mundo de pouquinho em pouquinho vai melhorando.

Faiaia disse...

Com certeza a salvação desse planeta depende única e exclusivamente de nós. O aquecimento global realmente está aí e ele é só a Natureza dando o seu recado, dizendo:"CHEGA!!!" Depende de cada um de nós. Todo e qualquer ação ajuda. O exemplo disso era o "buraco" na camada de ozônio que era muito abordado anos atrás. Devido à conscientização das pessoas e dos países, conseguimos diminuir esse fator. Nós podemos fazer algo!! Com pequenas ações podemos transformar o mundo!

Ana Flávia T:1201 nº:11

Anônimo disse...

Concordo com a Joana. A situação do mundo está cada vez pior, as pessoas tem q começar a enxergar isso e agir e não só ficar esperando que alguém resolva tudo por elas. Temos que fazer alguma coisa enquanto ainda há tempo!

Anônimo disse...

É isso ai! Cada um fazendo sua parte, não adianta só cobrar do governo... Eu já faço a minha, não é tão difícil assim, é só fazer isso que a Joana falou em seu texto! Nosso planeta precisa e agradece! :)
Danielle T:1202

Portilho .. disse...

nao tenho nem oq falar..
joana, vc ja falou tudo
mt bom texto, parabens!

daniel portilho 1102

Anônimo disse...

Joana é um ótimo texto,as pessoa deveriam realmente parar de só falar e começar a agir,antes que não tenhamos mais tempo.



Carolina valle t:1102

Anônimo disse...

Já passou a hora de fingirmos que nada está acontecendo ou que não podemos fazer nada e culpas "os países desenvolvidos que só pensam no dinheiro". Temos nossa culpa nisso tudo, nossos hábitos, caprichos, preguiça e egoísmo.
O que podemos fazer já é conhecido, nos resta finalmente agir.

Jonathas - T:1201

blablablah disse...

O Aquecimento Global está aí, devemos fazer nossa parte. Blá, blá, blá... Cadê a originalidade? Não que esse seja um tema de pouca importância, mas abordagem foi completamente batida.

Unknown disse...

Todos já estão cansados de saber o que vem acontecendo com o nosso planta, as conseqüências disso, o que é preciso para evitá-lo ou que seja retardá-lo. Devemos descruzar os braços e utilizar nossas informações e saber para fazer algo mais do que ficar olhando nosso planeta se destruir e assim, nós mesmos

Anônimo disse...

Todos já estão cansados de saber o que vem acontecendo com o nosso planta, as conseqüências disso, o que é preciso para evitá-lo ou que seja retardá-lo. Devemos descruzar os braços e utilizar nossas informações e saber para fazer algo mais do que ficar olhando nosso planeta se destruir e assim, nós mesmos.

Anônimo disse...

Seu texto está ótimo, e fala sobre um tema muito importante porque a culpa é de cada um de nós. Principalmente do governo que podia diminuir as emissões de gases,etc.

Evandro 1101

Anônimo disse...

Concordo com a Joana. Temos parar de fingir que não é com a gente e de achar que as consequências não vão nos atingir. Ou então trocar as críticas aos outros e começar a fazer nossa parte. Criando hábitos como reciclar, ficar menos tempo no chuveiro e etc. Afinal, Terra só tem uma, não da pra fugir depois.

Bruno 1202

Anônimo disse...

Com cada um fazendo sua parte, teremos um resultado positivo para o meio ambiente, e não podemos esquecer que irá nos ajudar também.
A natureza não é só a arvore e os animais que estao pedindo socorro. Nós, humanos, fazemos parte da natureza.Por isso essas medidas tomadas serão à nosso favor.

Sofia Maia
T:1201

Anônimo disse...

Se todos contribuirem, reciclando, economizando agua e muito outras... poderemos transformar o nosso mundo, em um mundo melhor de viver, sempre preocupando com o meio ambiente.

Karina Yamamoto t.:1201

Mariana Amorim disse...

Se cada um fizer sua parte, já vai fazer uma diferença tão grande, acredito que agora já é tarde para revertermos o quadro, os acontecimentos irão acontecer sim, as geleiras se derreterão, e tudo mais, o jeito agora é amenizar as efeitos que isso acarretará, agora é questão de adaptação, seja por produtos reciclados , na questão da economia da água, entre outros!

Mariana Amorim nº13
T:1201

Unknown disse...

Minha opinião é que o aquecimento global é só uma preocupação inutíl,
o que estamospassando é normal e
isso já aconteceu no passado, o mundo não vai acabar mais é claro
não é por causa disso que vamos sair poluindo,bem essa é a minha opinião.

blablablah disse...

O Aquecimento Global está aí, devemos fazer nossa parte. Blá, blá, blá... Cadê a originalidade? Não que esse seja um tema de pouca importância, mas abordagem foi completamente batida.

Antonio 1201

Anônimo disse...

O desenvolvimento de tecnologias energéticas que emitem menos dióxido de carbono seria uma boa saída para evitarmos o aquecimento global.Gostei do texto!

Anônimo disse...

A verdade é que o homem ainda não percebeu que destruindo a Terra ele também é destruído.
Uma solução é promover medidas do desenvolvimento sustentável, economizar energia e água. Com a contribuição de todos é possível vermos uma luz no fim do túnel.
Marisa
T:1202

Patrícia disse...

Joana você tem razão, ainda temos tempo para mudar a situação em que estamos mas para isso as pessoas terão que fazer alguma coisa pois ficar parado não vai adiantar nada.

Patrícia Viana Carapeto
turma;1202 número:14

Matheus disse...

Joana concordo com vc. O tempo de agir é agora, se deixarmos isso para a proxima geração pode ser que aconteça danos inreversíveis ao planeta. Todos devemos lutar por um mundo melhor.

Anônimo disse...

O mundo está se destruindo embaixo de nossos olhos e não enchergamos. Estamos a caminho da nossa própria extinção.
Temos que nos conscientizar e através de pequenos gestos mudar totalmente a condição em que o mundo se encontra. Bem colocado esse tema
Tassia
1201

Anônimo disse...

Com certeza devemos começar a cuidar do planeta em que vivemos. Devemos pensar no futuro daqueles que virão e no que será do mundo nos próximos anos. Mas não somos só nós que temos que nos conscientizar em melhorar o mundo, mas também os grandes países, os maiores poluidores que devem apoiar projetos de menos agressão à natureza, pois eles são os maiores causadores das catástrofes que vem acontecendo. Temos de unir nessa causa para que as próximas gerações não sofram com o erro que nós cometemos e que não resolvemos.
Aki Uehara
nº 10 T: 1201

Anônimo disse...

É, o documentário "UMA VERDADE INCONVENIENTE" mostra bem essa aflição relacionada aos problemas ambientais. Mas, como não podia ser diferente, o egoísmo e a mentalidade de que: "Isso é besteira" chega a ser uma demonstração de falta de solidariedade com as futuras gerações.

BRUNA - T. 1202 nº 09

Unknown disse...

Se cada um fizesse sua parte conseguiríamos reverter esse quadro facilmente , pois querendo ou não cada um tem uma parte por menor que seja na culpa do quadro geral em que se encontra o nosso planeta.

Ramon Dias T:1202 Nº.:7

Fernanda - 1103 disse...

Ah Joana . bom tema.
Você tem razão . temos de para de falar tanto e começarmos a agir pra valer ! Se cada um fizer um pouco alguma coisa tem de melhorar, alguns já começaram, é nossa vez !

Anônimo disse...

Um texto que abordar muitos assuntos juntos, mas que se resumem em um só tópico: O planeta terra e seus desastres ecológicos.
Poluição, geleira derretendo, violência, aquecimento global.. Se pararmos para pensar, poderemos ver que tudo isso, possui apenas um agente causador: O Homem! São tantos problemas que concordo com você Joana, só poderá ser combatido se todos nos nós unirmos e debater contra eles!
Texto muito interessante e educativo!

Unknown disse...

O único problema do mundo é a comodidade e a displiscência do governo de cada país. É claro que eles não vão mudar se estão bem dessa forma, né ? Pra quê ? Sair do que está cômodo ? Jamais. As pessoas realmente não fazem nada pra mudar e mesmo sabendo que o mundo está sendo degradado. E ao final de tudo ainda exigem seus direitos, sem mesmo cumprir o seu dever de cidadão. Contudo, ainda acho que a situação não pode ser invertida por estar num estágio muito avançado. Portanto, a única coisa que temos a fazer é diminuir o ritmo de degradação do meio ambiente para ver se conseguimos adiar um pouco a duração da Terra. Seria bom, sim, os governos incentivarem seus povos e quem sabe até impor leis e com rigorosidade.

Camila - Turma:1202

Anônimo disse...

Isso ai Jo,como vc disse ainda da tempo d fazer algo e c kda um fizer sua parte ainda podemos n acabar com o mundo.

Anônimo disse...

Isso ae Jo,como vc disse ainda da tempo de fazermos algo,c kda um fizer sua parte ainda podemos n acabar com o mundo.



Giuseppe T:1102

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Joana!

Tema atual que nos afeta e foi bem abordado

Nós temos que resolver esse problema enquanto dá

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Joana!

Tema atual que nos afeta e foi bem abordado

Nós temos que resolver esse problema enquanto dá